sábado, 31 de outubro de 2009

GOVERNO LULA DEMONSTRA, NA PRÁTICA, COMBATE DURO À CORRUPÇÃO.


União já expulsou 2,2 mil servidores (Blog do Eliomar de Lima)
“A expulsão de mais de 2,2 mil servidores públicos pela prática de irregularidades, principalmente corrupção; a exibição, para o controle social, de informações sobre R$ 5,9 trilhões de recursos do orçamento federal no Portal da Transparência; e o Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas exibindo 1.310 nomes de empresas punidas e impedidas de contratar com o poder público.
Essas são apenas algumas das ações desenvolvidas nos últimos sete anos pela Controladoria-Geral da União na prevenção e combate à corrupção. As iniciativas foram detalhadas pelo ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, em palestra proferida hoje (sexta-feira), no XIV Congresso do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento, que se realiza no Hotel Pestana. Os servidores expulsos do serviço público chegam a exatos 2.276.
Na área do fomento ao controle social, o ministro destacou o programa da CGU Olho Vivo no Dinheiro Público, que vem realizando por todo o país cursos presenciais e a distância sobre como fiscalizar a gestão de recursos públicos. O programa já distribuiu 1,6 milhões de cartilhas em todo o país.” (Site da CGU)
VAMOS NÓS: Na época do (des)governo FHC, Zé Serra, Tasso e companhia, a Controladoria Geral da União era apenas um enfeite, sem qualquer atuação prática no combate à corrupção.

PARABÉNS AOS EVANGÉLICOS DE BOA VIAGEM PELO DIA A ELES DEDICADO.

SAUDAMOS A TODA A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE BOA VIAGEM, DESTACANDO A HISTÓRIA DA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA EM BOA VIAGEM...
(Para visualizar bem as fotos dos pastores clique em cima da cima)
Corria o ano de l928, quando o irmao José da Silva Filho, novo convertido, deixa Brejo dos Santos - PB e passa a residir em Jacú, um sítio no município de Pombal - PB. Cheio de entusiasmo e fervor, começa aí a fazer o trabalho de evangelizaçao pessoal, surgindo, como fruto de suas atividades evangelísticas, uma Congregaçao naquele lugar. O primeiro culto foi dirigido pelo evangelista Sinfrônio Costa, na residencia do irmao José da Silva Filho. Depois, o grupo de crentes passa a receber assistencia do Rev. Harry G. Briault, sendo realizados os cultos na residencia de Cícero Fragoso Vieira (pai do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira), novo convertido.
O missionário Harry G. Briault, que residia em Patos - PB, dava boa assistencia a Jacú e a Congregaçao prosperou, sendo organizada igreja com o nome de Igreja Evangélica de Jacú. A primeira sessao foi realizada as 12:00H do dia 21 de fevereiro de 1937, presidida pelo Rev. Harry G. Briault, no salao de culto na residencia do irmao Daniel Fragoso Vieira, que na ocasiao, foi eleito Presbítero da igreja. Foram eleitos: Diáconos: Manoel José da Silva e Pompeu Fragoso Vieira; Secretário - Manuel Maria de Jesus e Tesoureiro - Cícero Fragoso Vieira. Pouco tempo depois é construído e inaugurado o templo da igreja em terreno de propriedade do secretário Manoel Maria de Jesus (avô do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira).
Pressionado pela família que se dedicava a agricultura e precisava de mais terras para as suas plantaçoes, Manoel Maria de Jesus vende a sua propriedade, o Jacú, e compra Cachoeira, uma propriedade bem maior, no município de Boa Viagem - CE. Na época, o Ceará, nesta regiao, era pouco habitado, e o paraibano, com pouco dinheiro, comprava muitas terras. Os evangélicos deixaram o Jacú e passaram a residir e trabalhar na nova fazenda de Manoel Maria de Jesus.
Do dinheiro do templo de Jacú, a igreja deixou Quinhentos Mil Réis para ajudar na construçao de um templo em Gado Bravo PB, onde tinha uma Congregaçao. Dois Contos de Réis a igreja doou ao trabalho em Condado PB.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OLHA QUE COISA MAIS LINDA... MAIS CHEIA DE GRAÇA!



Essa coisinha linda aí ao lado é a atriz Juliana Baroni, que fará o papel de dona Marisa Letícia, primeira dama do País, no filme "Lula, o Filho do Brasil. (Blog do Eliomar de Lima).
Quer ver e ouvir um exemplo de dignidade, de consciência política, coragem e de cidadania ativa? Entre no Youtube e veja a luta de um garoto de 10 (dez) anos de idade conclamando o povo a lutar contra os golpistas em Honduras. http://www.youtube.com/watch?v=FF5BVTE39Mc

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SECRETÁRIO DEODATO RAMALHO DÁ EXEMPLO DE TRANSPARÊNCIA E DE DECISÃO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.

(Foto: Parque Adahil Barreto, Fortaleza)
Publicado: 28 de outubro de 2009 às 14:01 (Blog do Eliomar de Lima)
A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) promoverá nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Seminário Urbano de Fortaleza. O objetivo, segundo o titular da Seman, Deodato Ramalho, é interagir com esses segmentos e esclarecer qual documentação é necessária para a aprovação de projetos.
Além disso, os participantes conhecerão todos os detalhes do Plano Diretor Paticipativo e critérios exigidos no licenciamento de projetos. Participam do encontro dirigentes de sindicatos e associações ligadas à construção civil.
VAMOS NÓS: A SEMAM, na gestão do nosso Diretor Geral, Deodato Ramalho, tem realmente revolucionado o órgão responsável pelo Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza. Nesse seminário, que teve início hoje e que terá continuidade no próximo dia 04.11.2009, tem a participação de todos os segmentos que se relacionam com a secretaria: empresariado da construção civil e sua entidade de classe (SINDUSCOM), arquitetos e engenheiros e suas entidades (CREA, INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - IAB e SINDICATO DOS ENGENHEIROS). A iniciativa tem sido elogiada por todos esses segmentos e se insere na linha de ação traçada pelo secretário no quadrinômio DIÁLOGO, AGILIDADE, LEGALIDADE e TRANSPARÊNCIA - Sistema DALT mencionado no discurso de posse do nosso Deodato Ramalho.

PARABÉNS AO SERVIDOR PÚBLICO. SEM ELE NÃO HÁ SERVIÇO PÚBLICO, NÃO HÁ CIDADANIA.

Os serviços públicos dependem, fundamentalmente, dos servidores públicos. Saúde, educação, infraestrutura, cultura, enfim, o atuação do poder público não é eficiente e eficaz se não dispor de servidores públicos, tanto em quantidade quanto em qualidade. Quando os governos neoliberais do Collor de Melo e do FHC fizeram intensa campanha contra os servidores, perseguiram, demitiram, tudo em nome do estado mínimo, o que se viu foi exatamente a queda de qualidade de atendimento da população. Hoje, apesar das dificuldades, o estado brasileiro está recuperando aautoestima dos servidores, com a realização de inúmeros concursos Brasil afora. Infelizmente, aqui em Boa Viagem o que estamos vendo é uma perseguição inominável aos nossos barnabés, a desvalorização e falta de perspecitivas. Porém, os servidores não devem se desaniminar, não devem baixar a cabeça. Afinal, os servidores são permanentes, quem é passageiro é quem persegue, quem maltrata, quem humilha os nossos servidores.
Homenageando a todos os bravos servidores de Boa Viagem (e tantos outros Brasil afora) coloco o site abaixo expressando não apenas a minha lembrança, mas, principalmente, a força da superação mesmo diante das dificuldades. Trata-se de apresentação do músico Paganini. Segundo relatos, mesmo quando três cordas do instrumento se quebraram ele continuou uma apresentação e emocinou a multidão que o assistia. Diante disso, passou a ser considerado "o símbolo do profissional que continua diante do impossível"!!!!!!
Não deixem de ver é bem ilustrativo do momento que os servidores de Boa Viagem vivem.
Parabéns a todos.

Deodato Ramalho

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RICO QUE ESQUECE QUE JÁ FOI POBRE ENDURECE O CORAÇÃO.


A respeito do comentário de um blogueiro anônimo, que fala da precariedade das condições do espaço onde se encontravam os computadores da Ilha Digital, diga-se, proveniente de emenda parlamentardo deputado Nelson Martis (atendendo a pedido do PT de Boa Viagem, tendo à frente o Dr. Márcio Ary), precisa entender que ali é uma comunidade pobre, abandonada eternamente pelos donos do poder em Boa Viagem. Estive várias vezes no local. Realmente é pobre, porém as crianças e jovens da área estavam tendo a oportunidade de acesso à informática. Demais disso, para o adequado funcionamento da Ilha seria necessário o apoio do poder público, o que, infelizmente, não aconteceu, por pura maldade de um prefeito que, embora hoje seja um homem milionário,se esquece que já foi muito pobre, muito pobre mesmo.Aliás, a declaração prestada pela secretária de educação, quando visitou o local, dá bem dimensão da sensibilidade social dos que fazem essa gestão de Boa Viagem. Disse a secretária que não entendia como é que se coloca tantos computadores num local tão pobre.

Fico me indagando: o que esperar de uma equipe governamental que tem esse tipo de postura?

FIEL ALIADO DE FHC ,O VELHO OPORTUNISTA ROBERTO FREIRE SUGERE ESCONDER O ANTIGO LÍDER (FHC), DA CAMPANHA DO PSDB.


PSDB terá de renegar FHC, diz presidente do PPS
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse que a política econômica adotada por FHC não será exemplo a ser lembrado durante a campanha do PSDB à Presidência, em 2010. Defensor do nome de José Serra, ele disse que o tucano é mais esquerda que Lula

O presidente nacional do PPS e um dos principais opositores do governo Lula, Roberto Freire, disse no programa Coletiva da TV O POVO que foi ao ar ontem, que a campanha do PSDB à Presidência da República deverá renegar o modelo econômico adotado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC governou o Brasil entre 1995 e 2002 com base em uma linha neoliberal, marcada por privatizações e redução da interferência do Estado na economia. Já prevendo comparações que podem vir à tona nas próximas eleições, entre a chamada ``Era FHC`` e a gestão de Lula, Freire defendeu que ``a política econômica de Fernando Henrique não é a do PSDB. Não vamos associar isso ao programa de José Serra, por favor!``, insistiu, em referência à pré-candidatura do governador de São Paulo ao Palácio do Planalto. Sem esconder sua preferência por Serra & ele sequer citou o nome do governador de Minas Gerais e outra opção tucana para a disputa, Aécio Neves &, Freire avaliou que é em Lula que se deve colar a imagem de ``monetarista``. O presidente do PPS acusou o petista de ter dado continuidade ao modelo que faz ``banqueiro rir à toa``, classificando como ``inadmissível que o Brasil tenha uma das maiores taxas de juros do mundo`` & hoje, a taxa de referência é cotada em 8,75%. Mas, se por um lado, Freire teceu duras críticas a FHC, por outro, era só elogios à postura administrativa de Serra. O ex-senador chegou a dizer que o tucano é ``mais esquerdista`` que o próprio Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o nome prefeito pelo Palácio do Planalto. ``Eu disse em 2002 e hoje repetiria com ainda mais força: o candidato apoiado pelas esquerdas era Lula. Mas o candidato da esquerda sempre foi Serra`` & a quem ele classificou como ``desenvolvimentista`` e ``dissidente`` político. Serra foi ministro do Planejamento e Orçamento do Governo FHC e ficou dois anos (1995 e 1996) à frente de uma das pastas diretamente ligadas à gestão econômica do Governo. Ceará Ao longo da entrevista, Roberto Freire também traçou um perfil da pré-disputa pelo Executivo estadual, ao lembrar que, nos últimos dias, o cenário que antes parecia estático e de pouca competitividade agora ganhou novo ritmo. Ele ressaltou que o PPS local apoiará a candidatura do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR) ao Governo do Estado. Entretanto, lançou um ultimato: ao contrário do que vem cogitando, Pessoa precisará abraçar o candidato de oposição a Lula, no plano nacional. O aviso de Roberto Freire veio 20 dias após o prefeito de Maracanaú ter sugerido à ministra Dilma, em Brasília, a formação de um palanque pró-PT no Ceará, protagonizado por ele próprio. ``Evidente que, assim, ele não vai ser competitivo. Num Ceará onde todos estão ao lado do Governo, ele vai ser só mais um, mas (com perfil de) patinho feio. Ele (Pessoa) seria muito ingênuo se imaginasse que o palanque que ele quer construir com o PPS vai ser prestigiado por Lula``, avaliou Freire.

Hébely Rebouças (Jornal O POVO - hebely@opovo.com.br - 26 Out 2009 - 03h40min)

VAMOS NÓS: Esse Roberto Freire é o ex-comunista mais desmoralizado da política brasileira. Na política, hoje é um zumbi, e vive às expensas do povo de São Paulo num baita emprego de fachada que lhe foi presenteado pelo antinordestino Zé Serrá (um dos principais ministros do governo FHC, fato que, agora, o aliado canino Roberto Freire quer esconder). Eita que esse pessoal do PSDB já gosta de um funcionário fantasma!

sábado, 24 de outubro de 2009

A MÁ E A BOA NOTÍCIA! ONDE RESIDE O PROBLEMA?


Diante das desencontradas palavras do "nosso" prefeito, Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, nos ocorre fazer uma pequena e importante observação e uma indagação: o problema não é quem divulga a má notícia. O problema reside em QUEM produz a má notícia!
O que vocês acham, merece reprimenda quem informa que o mal existe ou o próprio mal é quem merece reprimenda?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (20)


Charlles,

fale para o Sampaio que ele deixe de demagogia e não adianta ele querer cobrir o sol com a peneira ou então querer ser surdo e moco e cego, a ponto de achar que as coisas estão ótimas nesta cidade, o tempo de validade dessa administraçao já se venceu. Já se passaram 297 dias e faltam apenas 68 dias para o ano terminar, e os cidadãos boa-viagenses perderam um ano que poderiam ter acontecidos várias coisas importantes para a população e, no entanto, foi um ano de perdas, perseguições com os funcionarios publicos, falta de saúde, descaso com a educação, cultura, esportes e outras mais e esse prefeito passou um ano dando desculpa e nada aconteceu. Se isso pega, todos os prefeitos que assumirem a prefeitura vão passar os 4 anos dando desculpas e assim vão enrolando a população. AS SECRETARIAS SÃO DIRIGIDAS POR PESSOAS INCOMPETENTES QUE SE TRATAM UNS COM OS OUTROS MUITO MAL E TOME CONSTRANGIMENTOS. Veja bem a sec. de educação tem um GRUPO de chefes que estão se achando. Quando estão em reunião humilham tanto os educadores que dá até choro. Você acha isso certo?

RESPONDA SAMPAIO!!!!Voce acha certo este mesmo GRUPO abusar tanto dos educadores a PONTO de mandar os mesmo pedirem contas se não estiverem satisfeitos? AFINAL QUAL A META, OS OBJETIVOS DESSES GRUPOS?????? OU NAO TÊM OBJETIVOS?

(Blogueiro colaborador)

A FOTO E O FATO QUE O PIG TENTA ESCONDER...

Veja a foto que o PiG(*) quer esconder
20/outubro/2009 9:36

Como dizia o Sergio Ricardo, o sertão vai virar mar ...

Essa foto de Ricardo Stuckert, da Presidência da República, foi a que o presidente Lula mostrou ao presidente Uribe da Colômbia. Ela dá uma idéia do que é a fantástica transposição das águas do São Francisco. Admire com atenção, amigo navegante, porque o PiG (*) não vai mostrar isso. O PiG (*) tem pavor do Brasil, e mais ainda do Nordeste do Brasil. Paulo Henrique Amorim.
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista


VAMOS NÓS: Vendo a concretude dessa monumental obra, reclamada pelos nordestinos há mais de um século, não dá para não lembrar a farsa do discurso dos tucanos/demo (FHC, Tasso Jereissati, Zé Serra etc) nas campanhas de 1994 e 1998 (duas eleições do "esqueçam o que eu escrevi" FHC). Nas duas campanhas fizeram intensa propaganda negativa do PT e do presidente Lula dizendo que o partido e o então candidato (Lula) eram contra a transposição das águas do São Francisco... Governaram oito (8) anos e não moveram uma palha para a concretização dessa grande e importante obra. Oito (8) é só para referir aos últimos oitos anos de governo desses entreguistas, pois, na verdade, essa elite preconceituosa, arrogante e antinacional (des)governaram o Brasil durante mais de quatro séculos...NÃO VOLTARÃO!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CIDADÃOS CRIAM O MVC PARA COMBATER O PIG - PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA.

(Na foto: o Alexandre Mentirinha, ex-porta voz do general Figueiredo, último chefe da ditadura militar).


Carta Aberta a William Waack:
Não utilizamos aqui qualquer pronome ou outro tratamento à sua pessoa, por você mesmo se desqualificar através de seus conhecidos e ingentes esforços como traidor da pátria.
Nós, do MVC - Movimento pela Vergonha na Cara, tivemos o desprazer de acompanhar hoje, 16/10/09, sua declaração ao programa Entre Aspas da Globo News de que a reserva petrolífera do Pré Sal não terá relevância alguma ao futuro do país, em razão do desenvolvimento de energias alternativas.
Fosse você um completo desinformado, incapaz de deduzir as milhares de aplicações dos derivados do petróleo, poderíamos compreender a ignorância contida nessa afirmação e procurar esclarecê-lo, fornecendo-lhe informações elementares a respeito do assunto. Mas é evidente que a bobagem proferida não reflete ignorância ou imbecilidade. Muito pior, reflete mórbida falta de caráter que se faz persistente, denotando-lhe como um dos mais esforçados porta-vozes da UGP - União dos Gigolôs da Pátria.
Sabemos que você não é um idiota de graça. Sabemos que ganha para desinformar o povo brasileiro em benefício do maior crime lesa-pátria já intentado em nossa história com a não consumada privatização da Petrobras, quando já se evidenciavam os indícios de uma das maiores bacias terrestres da matéria prima. Sabemos que, como cúmplice daqueles gigolôs, você é um dos que sobrevive através de mentiras desenvolvidas para enganar ao povo brasileiro e incentivar a prostituição do país aos interesses internacionais.
Esta carta para desmascarar suas intenções será distribuída pela internet através da rede de correspondentes que integra o Movimento pela Vergonha na Cara e, certos de que chegará até você através daqueles a quem tenta enganar, esclarecemos que nosso objetivo é erradicar o malefício que você, seus colegas, seus patrões, e os políticos a que vocês apóiam e promovem, representam para o Brasil e o povo brasileiro.
Esteja certo de que voltaremos a apontar suas farsas a cada vez que você usar de espaços públicos de comunicação, sejam concedidos ou assinados, para mentir aos brasileiros se passando por idiota, imbecil ou ignorante.
Sempre que para desqualificar os esforços do maior patrimônio empresarial do povo brasileiro, a Petrobras, você se mentir como incapaz de imaginar que mesmo depois de que todos os biocombustíveis e fontes alternativas de energia substituírem a gasolina ou o diesel, a ampla diversidade de empregos e aplicações do petróleo continuará tornando a exploração do Pré Sal um dos mais significativos empreendimentos mundiais; desmascararemos abertamente sua farsa.
Destacaremos que você mesmo entrevistou, com abjeta subserviência, um general do Departamento de Defesa dos Estados Unidos especialmente enviado ao Brasil para negociar a participação daquele país na exploração do Pré Sal, como você mesmo anunciou em notável demonstração da canalhice contida em sua personalidade que com tamanha empáfia, hoje, declara nossa reserva do Pré Sal como inócua.
Se faz de imbecil, mas tem plena ciência de que se o Pré Sal fosse tão insignificante quanto afirmou para sua colega (em caráter inclusive) Monica Waldvogel no "Entre Aspas", aquele seu entrevistado não seria enviado pelo governo norte-americano ao Brasil e nem teria se servido, há poucas semanas atrás, de seu servilismo no lamentável noticiário que você apresenta.
Não nos interessa quem lhe paga para ser capacho dos interesses externos e prepotentemente contrário aos interesses do futuro do povo brasileiro, mas nos esforçaremos para tornar pública sua função de gigolô da pátria, alertando a todos que queiram recuperar a dignidade e a vergonha na cara, até que um dia possamos erradicar os farsantes que como você trabalham para corromper o futuro de nossos filhos e do nosso país.
Por enquanto, continuaremos colhendo informações sobre sua longa experiência como sabujo dos interesses do capital estrangeiro, a serem usadas sempre que tornar a expor suas mentiras e enganações de gigolô.
MVC - MOVIMENTO PELA VERGONHA NA CARA

AÇÃO DA SEMAM/FORTALEZA CRIA CULTURA DO RESPEITO À CIDADE.



Gomes de Matos é entregue à população livre da poluição visual
Últimas 8 placas serão retiradas nesta quinta-feira
Depois de 4 semanas de trabalhos a avenida Gomes de Matos recebe nesta quinta-feira, 22 de outubro, a última visita da equipe de combate a poluição visual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano para retirada de placas e engenhos publicitários irregulares. As placas foram notificadas por estarem colocadas na calçada estão impedindo a livre circulação de pedestres. Na avenida Gomes de Matos, no Montese, foram notificadas 107 placas, destas 74 foram retiradas pelos próprios proprietários, e outras 25 pela Semam. As últimas 8 placas serã retiradas na manhã desta quinta-feira. Os números mostram que os donos dos engenhos publicitários irregulares estão aderindo a campanha de combate a poluição visual.
Serviço: retirada de placas irregulares da Avenida Gomes de Matos, no Montese. Hora: a partir das 7 horas da manhã. Local: em frente ao número 740 - Loja Insinuante

SERÁ CEGUEIRA? SERÁ IGORÂNCIA? OU SERÁ MÁ-FÉ MESMO?


Somente agora estou podendo responder ao Anônino (insisto em lembrar: por quê o anonimato, quando se discute civilizadamente posições políticas?) que indaga sobre o filme que conta a história do presidente Lula.

1. O filme é da iniciativa privada, ou seja, um diretor e produtor de cinema, obedecendo à lógica mercadológica lança um filme sobre um dos mais importantes - senão a mais importante - lideranças políticas nacional, de todos os tempos;

2. A história de vida do presidente Lula é, de fato, uma história rica de emoções, de superação de preconceitos, de superação de obstáculos e de muito sucesso. Aliás, por isso mesmo é capaz de despertar o interesse cinematográfico. Um filme sobre "qualquer um" por exemplo seria pura perda de tempo e de dinheiro (repita-se: o filme é totalmente privado, não contando nem mesmo com os incentivos da lei Rounet que permite o patrocînio desse tipo de empreendimento. Situação que,eticamente, está correta, pois o presidente Lula ainda está no exercício do cargo);

3. Importante (talvez o mais importante): O PRESIDENTE LULA NÃO É CANDIDATO EM 2010... A teimosa cegueira dos que tentam negar o óbvio, ou seja, o reconhecimento do prestígio nacional e internacional do presidente Lula, está deixando totalmente encandeados(para lembrar o meu amigo Antônio da Patrocina) muitos de seus detratores ou adversárioss...Ora, o Lula não é candidato em 2010. Para tristeza do povo brasileiro, diga-se;

4. A possibilidade de uma terceira candidatura (veja: candidatura e não reeleição. A reeleição, quando permitida, só se dá quando a vontade soberana do povo acontece NAS URNAS), diferente dos encandeados (olhe aí o meu querido Antônio da Patrocina de novo) que viviam atacando o PT e o Lula dizendo que queríamos mudar a Constituição para permitir essa nova candidatura. O PT e o Lula nunca admitiram essa possibilidade, apesar de ser perfeitamente democrático e possível uma eventual mudança na Carta Magna para tanto. É bom lembrar: foi o "democrático" Fernando Henrique Cardoso e sua turma quem promoveu a mudança na Constituição para incluir o instituto da reeleição no Brasil. Logo...Aliás, a propósito desse tema é sempre bom refrescar a memória de alguns para a hipocrisia que cerca esse assunto: quando o presidente da Venezuela Hugo Chavez promoveu, democraticamente, a mudança a mídia (de direita) brasileira e do exterior cairam de pau; aqui no Brasil, mesmo sem o PT ou Lula fazerem qualquer gesto nesse sentido, cairam de pau, neste caso criando artificialmente um fato; idêntica situação quando a mudança foi promovida, repita-se, democraticamente, na Bolívia e no Equador. Contudo, quando o direitista, que segue à risca as ordens do império americano, Uribe da Colômbia promoveu essa mudança em seu país, ninguém deu um piu...Por isso mesmo essa imprensa partidarizada está sendo chamada de PIG - Partido da Imprensa Golpista, capitaneada pela sempre golpista Rede Globo;

5. Finalmente: quem, meu caro ou minha cara anônimo(a), na oposição aqui no Brasil tem uma história de vida digna de ir para as telas de cinemas?


MAIS: que tal os cegos e os ignorantes estudarem os números que retratam a situação do Brasil, em todos os aspectos, antes e depois do governo do PT? Bem, não convido os de má fé a fazerem o mesmo por que estes já sabem desses números, dessa nova realidade brasileira, de cor e salteado, mas como estão mesmo de má fé seria pura perda de tempo solicitar algo sim desse tipo de pessoa...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PSDB E SERRA: A SÃO PAULO QUE A MÍDIA TUCANA ESCONDE...


Dilma já ganhou
Eduardo Guimarães - Representante comercial, presidente do MSM, Movimento dos Sem-Mídia.
Se a nova ofensiva contra a candidatura Dilma no último fim de semana é o melhor que o governador José Serra e seus jornais, revistas, tevês e rádios conseguem fazer a esta altura do campeonato, já às portas do ano eleitoral de 2010, acho que os partidários da ministra-chefe da Casa Civil já podem começar a comemorar.
Enquanto o governo Lula faz o efeito da crise internacional no Brasil ser mesmo uma marolinha, faz um programa habitacional que já produziu quase 400 mil contratos, faz a maior criação de empregos formais do mundo em plena crise, faz o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 e dá ao país um prestígio internacional jamais visto, o que é que Serra, através de seus meios de propaganda, oferece?
A maioria dos paulistas pode não enxergar, mas a piora progressiva da qualidade de vida em São Paulo, o aumento da criminalidade, o caos no trânsito da capital do Estado, os salários miseráveis de professores, policiais e médicos paulistas e um dos mais baixos desempenhos da Educação no país são percebidos cada vez mais pelo resto dos brasileiros.
Enquanto São Paulo cresce timidamente, o Nordeste cresce a taxas chinesas. E, enquanto o presidente Lula vai dando emprego, renda, moradias, acesso de todos ao ensino superior e uma credibilidade e prestígio inéditos ao país, a oposição oferece Lina Vieira e suas acusações absurdas, que dão seqüência à idéia "brilhante" do governador paulista de carimbar na pré-candidata do PT a pecha de “mentirosa”.
O que mais impressiona é que a mentira de Lina é tão mambembe, mas tão mambembe que já caiu por terra antes mesmo de ser posta de pé, pois, no depoimento da ex-secretária da Receita ao Senado em agosto último, ela afirmou que viajou a São Paulo no dia do tal encontro com Dilma em Brasília (9 de outubro de 2008).
Há que perguntar, também, por que tanto trabalho para difamar uma pré-candidata que a mídia tem dito que estaria “caindo” nas pesquisas e que seria um fiasco eleitoral no ano que vem...
A resposta é muito simples: primeiro que as pesquisas não mostram nada disso. Dilma permaneceu estável e Serra é que tem caído. Em segundo lugar, simplesmente metade do eleitorado brasileiro, a parte mais pobre e menos informada da população, ainda não faz nem idéia de que o presidente que apóia com tanto vigor escolheu alguém para apoiar na eleição presidencial do ano que vem.
Não tendo encontrado nada no passado de Dilma para atacá-la, Serra manda seus jornais, revistas e tevês criarem o que denunciar, um factóide talhado para agir na mentalidade majoritária – mas não única – do povo de São Paulo, o único Estado em que o serrismo-midiático tem parte tão significativa da população sob controle mental.
Algumas vezes, nos últimos anos, fiz prognósticos temerários (na época em que foram feitos), como o de que Lula passaria como um trator sobre a mídia e a oposição em 2006 ou o de que a crise financeira internacional no Brasil seria mesmo uma marolinha. Agora, faço outro desses prognósticos: Dilma já ganhou a eleição presidencial do ano que vem.

sábado, 17 de outubro de 2009

LULA GANHA CAMISA DO VOZÃO...

(Do blog do Eliomar de Lima)
Eis o mimo que o presidente Lula ganhou do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), quando de sua passagem pela cidade de Mauriti (Região do Cariri), no momento em que inspecionava obras da transposição do rio São Francsco: uma camisa oficial do time do Ceará, o “Mais Querido”.
Lula agradeceu e desejou boa sorte ao time que, se Deus quiser, vai estar ano que vem na primeira divisão do Brasileirão.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

DETALHE – Pra quem já torce Corinthians, torcer Ceará é fácil, fácil…

CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MARCA DO PSDB.

Suprimir direitos é traição
Estudos mostram que se o mundo fosse diminuído ou minimizado; como se diz na linguagem eletrônica à 100 pessoas.
Seis delas possuiriam 59% de todas as riquezas existentes. Isso é realmente incrível. A mesma projeção diz que das 100 pessoas, 80 viveriam em condições sub-humanas.Agora vamos maximizar para poder falarmos da realidade do nosso país. No Brasil após oito anos de governo capitalista do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati e companhia o resultado foi um saldo negativo de exatamente 52 milhões de miseráveis. Digamos: 80 dos 100 no mundo reduzido. Para esses 52 milhões de miseráveis, o presidente Lula criou o programa fome zero, que os livra da morte por inanição. Para garantir os recursos necessários a sustentabilidade do programa se tinha o imposto sobre emissão de cheques, ou seja, os mais ricos, subsidiando os mais pobres.O Estado do Ceará como sabemos é muito pobre. Aqui com um grau de intensidade maior do que outros Estados da Federação a pobreza é nossa constante companheira, daí a necessidade imperiosa de políticas públicas e programas sociais, mas ao contrário, o senador Tasso Jereissati, representante dos interesses dos ricos, por conseguinte dele próprio foi o principal articulador pela retirado do imposto. Com isso ele retirou diretamente o pão da boca de milhares de irmãos e irmãs nossas.Verdadeiramente esse tipo de representação não é bom para as terras patativenses, como bem diz o meu companheiro, professor Antonio Carlos.
Antonio Ibiapino da Silva, é executiva do PT Ce.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TCM INICIA FISCALIZAÇÃO EM MAIS 13 MUNICÍPIOS, ENTRE OS QUAIS, BOA VIAGEM.


Eis a lista que traz 13 Prefeituras:
Aiuaba, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Cascavel, Croatá, Ipaumirim, Madalena, Pindoretama, Pires Ferreira, Saboeiro. Salitre e Sobral
VAMOS NÓS: Essa fiscalização se insere dentro de uma atribuição normal, rotineira do TCM, que vem melhorando o nível de acompanhamento das gestões municipais, inclusive com a criação do Portal da Transparência que está proporcionando a qualquer cidadão ter acesso às contas públicas. Mesmo não sendo uma tarefa simples, vez que os dados disponibilizados são meros registros contábeis, esse acesso ajuda a criar uma consciência cidadã e permite, ainda que superficialmente, que qualquer cidadão possa saber onde o seu dinheiro está sendo gasto. Nessa fiscalização em Boa Viagem, entre outros itens, os técnicos do TCM bem poderiam examinar o seguinte:
1. Por quê os editais de licitação não são disponibilizados no site da Prefeitura?
2. Por quê são feitas contratações temporárias, se há concursados esperando nomeação?
3. Como foi a licitação para compra de combustível que beneficiou o posto do irmão do vice-prefeito?
4. Os preços praticados na compra de referigerantes estão compatíveis?
5. Está na conformidade da lei os pagamentos feitos ao dr. Gutemberg, que tem como chefe sua própria mulher? Como o dr. Gutemberg consegue compatibilizar tantos horários de trabalho?
6. Não parece estranho o que aconteceu com a licitação para construção das obras de saneamento? De quem é mesmo a empresa vencedora dessa licitação?
7. Qual a triangulação está sendo realizada para pagar publicidade na rádio Asa Branca, de propriedade do senhor prefeito?
8. É verdadeira a informação de que há determinação de que as escolas comprem apenas de um comerciante?
9. Quantos carros estão locados à prefeitura e de quem são?
Bem, quem lembrar de mais alguma coisa é só ir sugerindo...

SEMAM E IGREJAS DE FORTALEZA CELEBRAM PACTO CONTRA A POLUIÇÃO SONORA.


































(Fotos do eventos - vídeo e fotos no site http://www.ministeriocanaa.com.br/)
Primeira Igreja assina termo de ajustamento de conduta para acabar com poluição sonora.
Dando seguimento às ações que estão ordenando a cidade de Fortaleza, e após inúmeras reuniões com comunidades religiosas (Shalon da Igreja católica, Denominações evangélicas etc), o secretário Deodato Ramalho já se encontrou com centenas de líderes religiosos. Tem sido unânime o reconhecimento das Igrejas pela abertura desse diálogo que já vem rendendo enormes frutos positivos.
Dia 14.10.09 (quarta-feira passada) o secretário Deodato Ramalho, juntamente com sua equipe de Controle da Poluição Sonora, participaram de um emocionante culto da Igreja Canãa, ocasião em que, na presença de mais de 10.000 (dez mil) fiéis, foi assinado o primeiro Termo de Compromisso entre a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, e o Ministério Canaã, Igreja evangélica liderada pelo carismático pastor Jecer Goes (fotos).
O objetivo é proporcionar a regularização de todos os templos para utilização de equipamentos sonoros, com a adequação acústica e atenuando o conflito com os moradores do entorno desses locais. “Não queremos apenas embagar estabelecimentos. É mais importante para a cidade que os templos religiosos, assim como qualquer outro local que utilize equipamentos sonoros, se adequem e passem a respeitar o meio ambiente. Por isso a Semam está articulando uma série de reuniões para costurar acordos para que os locais mais reclamados passem a se adequar. Com isso toda a cidade sai ganhando”, explicou Deodato Ramalho, titular da Semam.
O pastor Jecer Goes, na ocasião, fez uma bela e Cristã pregação em defesa do Meio Ambiente. Ao elogiar a ação desenvolvida pelo secretário Deodato Ramalho e seus auxiliares Joaquim Monteiro e Aurélio Brito, ambos evangélicos, o líder do Ministério Canaã exortou a todos os pastores das 109 (cento e nove) Igrejas da Congregação, e aos seus fiéis a envidarem esforços no sentido de evitar qualquer problema relacionado ao uso do som nas igrejas.
Cerca de 20% das reclamações que chegam a Equipe de Combate a Poluição Sonora da Semam dão conta de exageros dos ruídos emitidos em missas e cultos das diversas Igrejas da capital cearense.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VERGONHA: SENADOR TASSO, ATENDENDO A INTERESSES COMERCIAIS DOS ESTADOS UNIDOS, TENTA PREJUDICAR O BRASIL E A INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL.

Irresponsabilidade tucana

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital

Como já era esperado, o senador tucano Tasso Jereissati apresentou um relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, proposta em um Contrato de Adesão que tramita no Congresso desde julho de 2006.

Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 1º de outubro, quando Jereissati leu o parecer que fez, não apanhou ninguém de surpresa.

Era uma carta já marcada. O relator, por exemplo, ausentou-se das sessões em que os depoentes apresentaram argumentos e informações divergentes dos palpites dele sobre a questão.

O que representam o relatório e o comportamento de Jereissati?

"Um ato hostil a um país com quem o Brasil tem aprofundado laços não apenas econômicos, mas também culturais e científicos. Lamentavelmente, o parecer não é apenas diplomaticamente equivocado. É também irresponsável", responde o professor Fabiano Santos, coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Congresso (Necon/Iuperj), que faz acompanhamentos das comissões do Parlamento que tratam de temas relevantes para a inserção internacional do Brasil".

"Segundo Fabiano Santos os dados do comércio entre Brasil e Venezuela nos últimos nove anos (gráfico) mostram "o tamanho da irresponsabilidade do relator".

A aproximação comercial com a Venezuela é francamente favorável ao Brasil. Nos últimos dez anos, as exportações para a Venezuela aumentaram 858%, passando de 536,7 milhões de dólares, em 1999, para 4,6 bilhões de dólares em 2008.

No ano passado, o Brasil teve um superávit comercial com os EUA de 1,8 bilhão de dólares.

Com a crise, a Venezuela passou a representar 29% de todo o saldo da balança comercial brasileira. Dos 3 bilhões de dólares do saldo da balança, neste ano, 878 milhões de dólares vieram de negócios com os venezuelanos.

"A irresponsabilidade da rejeição do Protocolo de Adesão é ainda maior no campo político. O relatório de Jereissati, que evidencia uma forte preocupação com a fragilidade da democracia naquele país, sugere, como terapia, o isolamento político, negligenciando o potencial de contenção institucional que a inclusão ao Mercosul poderia ter, em um contexto em que tanto Chávez quanto a oposição se veem enredados em estratégias de radicalização política", explica o coordenador do Necon.

Esse ponto provocou a indignação do senador Pedro Simon, durante acalorado debate com Jereissati. Em um momento de retorno aos seus melhores desempenhos na tribuna, Simon lembrou que "com a Venezuela dentro do Mercosul" haveria condição, na avaliação dele, "de garantir a democracia naquele país".

Simon acredita que a posição do tucano Jereissati "favorece interesses contrários à integração continental, principalmente os norte-americanos".

Mas não seria essa a motivação do senador Jereissati?

OS ENTREGUISTAS DO PSDB FICAM MORDIDOS DE RAIVA... MAIS UM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO GOVERNO DO PT.


Le Monde: Lula cria a Universidade do Século

Por Adriana

A UFABC (Universidado ABC) de Federal teve seu projeto pedagógico elogiado pela BBC e o Le Monde (e repercutido em rodapé no site do Estadão):

É um tema interessante para discutir os rumos da tecnologia, educação e pesquisa universitária.

Aqui no ABC, um dos frutos que ela já está rendendo é a instalação de um pólo tecnológico,que certamente vai ajudar a região a sair do caos pós-desindustrialização dos anos 90.

Estadão/Le Monde

Da BBC Brasil

‘Le Monde’: Lula inventa universidade do século 21

Jornal publica reportagem elogiosa sobre o Brasil em caderno especial sobre educação.

De Paris para a BBC Brasil – Na edição desta quarta-feira, o jornal francês Le Monde publica uma elogiosa reportagem sobre educação no Brasil nesta quarta-feira, na qual afirma que, com sua política para a área, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “inventa a universidade brasileira do século 21″.

Em um caderno especial sobre educação, o correspondente do jornal em São Paulo, Philippe Jacqué, afirma que o presidente Lula deu “um sopro de oxigênio ao ensino superior” e multiplicou, desde 2002, planos para dinamizar as universidades do país.

O Le Monde cita como exemplos a Universidade Federal do ABC, em São Paulo, criada em 2005, para “formar os engenheiros do futuro” e as inovações da Universidade Federal do ABC, “na zona operária onde Lula começou sua carreira”.

“O governo federal não economizou na Universidade ABC. Meio bilhão de euros foi injetado. Desde 2005, pelo menos 280 professores foram contratados, todos titulares de um doutorado”.

‘Reformulação total’

O Le Monde afirma também que a equipe jovem de professores, com idade média de 35 anos, corresponde ao desejo de reformular totalmente o modelo universitário brasileiro.

“Na Universidade ABC, não há departamentos de disciplinas, mas centros de pesquisas multidisciplinares para facilitar a cooperação”.

Outra inovação da Universidade ABC, segundo o diário francês, é a criação de 300 bolsas de iniciação à pesquisa por ano.

O jornal afirma ainda que o presidente Lula desenvolveu instrumentos para facilitar o acesso ao ensino universitário.

“Com apenas 4,9 milhões de universitários (16% dos brasileiros entre 18 e 24 anos), o país não soube até o momento democratizar o seu ensino superior”, escreve o Le Monde, afirmando que é a classe média alta, em grande maioria, que tem acesso às 200 instituições de ensino superior público e gratuito.

O jornal lembra que o sistema universitário brasileiro, “seletivo”, favorece alunos com maior poder aquisitivo, que são mais bem preparados porque puderam estudar nas melhores e mais caras escolas privadas.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROGRAMAS POLICIAIS SENSACIONALISTAS: FARSA, MANIPULAÇÃO E CRIME.


Força-tarefa que investiga suposta organização criminosa revela nova estrutura, em que o deputado estadual cassado Wallace Souza e o filho dele, Raphael Souza, chefiavam quadrilha de cerca de 30 pessoas, entre PMs e traficantes.


VAMOS NÓS: As manchetes acima são do jornal amanonenze ACRÍTICA. O assunto vem bem a calhar no momento em que o secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, dr. Roberto Monteiro, acertadamente, determina aos delegados que cumpram o disposto na Constituição Federal, ou seja, impede que a ação policial se desenvolva espetaculosamente, para satisfazer a setores da mídia sensacionalista que busca não a promoção da segurança dos cidadãos, mas a promoção pessoal e política de . A firme e legal decisão do secretário vem sendo atacada exatamente por setores da chamada imprensa policial, que, de regra, se alimenta da desgraça humana para, pelo discurso demagógico e da truculência, granjear simpatia na sociedade amedrontada e pavimentar carreiras políticas de pouca utilidade para a sociedade.
Taí mais um resultado dessa tragédia: o apresentador de programa policial, da TV Amazonense, Wallace Souza se notabilizou como um desses falsos salvadores da pátria, estriônico, populista e, sobretudo, enganador, o que lhe valeu extrema popularidade e prestígio político. Liderou forte grupo político, sempre respaldado na demagogia midiática e justiceira, foi eleito o deputado estadual mais bem votado do Amazonas, o irmão é o vice-prefeito de Manaus e tem outro irmão vereador da capital amazonense. Pois bem: vieram à tona, agora, graves acusações de que comandava um grupo criminoso, envolvido com justiçamentos, assassinatos, armação contra inocentes, ações policiais preparadas para angariar popularidade, o que resultou na cassação de seu mandato de deputado estadual e prisão preventiva. No momento, juntamente com o filho Raphael Souza, está preso em quartel da polícia militar do Amazonas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BANDIDOS FRAUDAM PROVAS DO ENEM. QUAL A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO?

ENEM: aplique-se a Lei 8666/93 ao Grupo Folha
Jornalista Fernando Carvalho
No âmbito do direito cível e do administrativo, a gráfica Plural, que pertence ao grupo Folha de São Paulo, foi contratada por meio de licitação pública. Ou seja, comprometeu-se a cumprir todas as exigências do edital, pelo menor preço. E uma dessas exigências era o sigilo e a confidencialidade do trabalho, que era a impressão de provas de um concurso. E a essa exigência, evidente e notoriamente o grupo não cumpriu.
O roubo das provas do ENEM está sendo apurado pela Polícia Federal.
Três empregados da gráfica Plural já estão presos e confessaram terem participado da ação.
Um deles, disse que roubou para denunciar a falta de segurança.
Os outros dois disseram que era para “fazer um dinheirinho”.
No âmbito do direito cível e do administrativo, a gráfica, que pertence ao grupo Folha de São Paulo, de propriedade do senhor Otávio Frias, aquele que diz que eleições no Brasil não valem nada, foi contratada por meio de licitação pública.
Ou seja, comprometeu-se a cumprir todas as exigências do edital, pelo menor preço. E uma dessas exigências era o sigilo e a confidencialidade do trabalho, que era a impressão de provas de um concurso. E a essa exigência, evidente e notoriamente o grupo não cumpriu.
O prejuízo para milhões de jovens foi incalculável, pois todo o “stress” que é natural na preparação do aluno, terá que ser repetido.
O prejuízo financeiro para o governo, para imprimir novas provas, será de 34 milhões de reais.
Mas o prejuízo maior, aquele que foi causado pela quebra do sigilo, atinge ao próprio sistema educacional brasileiro, pois transmite a impressão de que exista falta de organização, de segurança e de confiabilidade no sistema do ENEM.
Consultando a Lei de Licitações, de numero 8666/93, verifica-se em seu artigo 87, na Seção II, “Das Sanções Administrativas”:
Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:
I - advertência;
II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;
III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;
IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.
Nada mais normal e justo para com todos os outros fornecedores, que cumprem em dia com todas as suas obrigações, que em obediência à lei, o Grupo Folha de São Paulo seja proibido de prestar serviços para qualquer entidade da administração pública pelo prazo de dois anos.
Garantindo-se, é claro, o direito de defesa da Folha de São Paulo de tentar convencer os juízes e magistrados e principalmente à sociedade e principalmente aos estudantes e seus pais de que não foi de dentro de sua gráfica que as provas vazaram.
Afinal, não é porque seja de propriedade de um jornal de oposição ao governo federal que a Folha de São Paulo deveria ser poupada da punição legal. Uma punição administrativa prevista em lei, para fato tão bem caracterizado, nunca poderia ser tomada como “perseguição política” ou tentativa de calar a imprensa que faz oposição ao governo.
Transigir nessa hora seria contrariar a lei e os direitos de todos os demais fornecedores, inclusive de material didático, que cumprem cabalmente seus contratos e não permitem que esse tipo de incidente ocorra.
Com a palavra o Ministério da Educação e a Polícia Federal.
As famílias dos jovens fraudados em suas esperanças esperam que ambos os órgãos cumpram o seu dever, apurando com isenção e sem interferência da política, o ocorrido.
E punindo, na forma da Lei, não apenas aos autores materiais desse crime, mas aos seus autores intelectuais, se existirem e aos que possuem responsabilidades objetivas no caso, por força de contrato firmado com a Administração Federal.
Simples assim.
VAMOS NÓS: O jornal Folha de São Paulo se tem destacado como ferrenho adversário do PT e do presidente Lula. Uma de suas empresas, como demonstra o artigo acima, ganha uma licitação para realizar as provas do ENEM e não garante a segurança da aplicação das provas. Imaginemos se tívessemos noutra situação, ou seja, a empresa ganhadora da licitação tivesse alguma relação com alguém do PT ou do governo! Com certeza, a leviandade estaria correndo solta. E agora Folha de São Paulo? E agora Otávio Frias? PF NELES!!!

TURISMO SUSTENTÁVEL. DESENVOLVER E SUSTENTAR É POSSÍVEL.

Para aumentar o zoom clique nas fotos.
O maior dilema do mundo moderno é a compatibilização do desenvolvimento com a sustentabilidade, especialmente a ambiental. A Amazônia, como maior floresta tropical do mundo, com sua riquíssima fauna e flora, se insere no centro desse debate. Os três painéis (abaixo) mostra fotos de um empreendimento hoteleiro às margens do rio Negro, município de Iranduba, no Amazonas, cujo fonte inspiradora foi o oceonógrafo Jacques-Yves Cousteau. O Hotel Ariaú (http://www.ariau.tur.br/). O Hotel Ariaú pertence ao advogado e empresário Francisco Ritta Bernardino (nas fotos com o nosso diretor Deodato Ramalho, a drª Rachel Ramalho, o boa-viagense, hoje radicado em Manaus, dr. Umbelino Alves Neto, advogado, engenheiro e estudante de medicina, e sua mulher drª Ana Paula, professor de direito dr. Edson e drª Sílvia, advogados paulistas).

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

OH! MUNDÃO BRASIL... AMAZÔNIA!

Clique na foto para aumentar o zoom - painel com fotos da apresentação do Boi Garantido.


O Brasil, sem dúvida, é um País de uma extraordináriam diversidade, especialmente territorial. A Amazônia, além de ter uma ostentosa beleza natural, produz uma formidável cultura ligada aos povos das florestas. Partilhamos com todos os blogueiros e ouvintes da Liberdade algumas fotos da apresentação dos famosos Bois de Parintins: Caprichoso (Azul) e Garantido (Vermelho) por ocasião do encerramento da Cúpula Amazônica de Governos Locais, realizada em Manaus, de 07 a 10.10.09.

OH! MUNDÃO BRASIL... AMAZÔNIA!

Clique na foto para aumentar o zoom - painel com fotos da apresentação do Boi Caprichoso.
(Foto central, em cima: Deodato Ramalho, secretário do Meio Ambiente de Fortaleza; Eduardo Jorge, secretário da Secretaria do Verde de São Paulo e professor Garcia, secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre).
O Brasil, sem dúvida, é um País de uma extraordináriam diversidade, especialmente territorial. A Amazônia, além de ter uma ostentosa beleza natural, produz uma formidável cultura ligada aos povos das florestas. Partilhamos com todos os blogueiros e ouvintes da Liberdade algumas fotos da apresentação dos famosos Bois de Parintins: Caprichoso (Azul) e Garantido (Vermelho) por ocasião do encerramento da Cúpula Amazônica de Governos Locais, realizada em Manaus, de 07 a 10.10.09.

DIA DA CRIANÇA.


Editorial do Jornal O POVO de 12.10.2009.
O Dia da Criança deve ser motivo de reflexão sobre a situação da infância no país. O decreto é 1920, mas a indústria e o comércio a tornaram conhecida no Brasil
São compreensíveis os apelos publicitários e a movimentação no comércio em datas especiais, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e, também, Dia da Criança. O que se deve evitar, no entanto, é a ausência de reflexão sobre o verdadeiro sentido dessas celebrações. O Dia da Criança, que transcorre nesta segunda-feira, foi instituído no Brasil na década de 20, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho que tomou a iniciativa de apresentar projeto de lei criando um dia em homenagem às crianças. O Congresso Nacional aprovou a propositura e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto de nº 4867, de 5 de novembro de 1924. A data, no entanto, só passou a ser comemorada a partir de 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela realizou campanha conjunta com a Johnson & Johnson denominada ``Semana do Bebê Robusto``, com o propósito de aumentar a venda dos seus produtos. Em seguida, outras empresas resolveram criar também a Semana da Criança, com idêntico objetivo. Em 1961, os fabricantes de brinquedos decidiram optar por uma única data para a campanha e desenterraram o antigo decreto. A iniciativa obteve sucesso e, desde o início dos anos 60, o Dia da Criança vem sendo celebrado com presentes e anúncios na mídia. É data expressiva para o comércio brasileiro, notadamente o segmento de brinquedos. A maioria das nações mundiais festeja o dia das Crianças em 20 de novembro. É que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece a data como Dia Universal das Crianças, quando se celebra ainda a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. O documento diz, entre outras coisas, que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi promulgado em 1990, com a finalidade de estabelecer os direitos e as responsabilidades das pessoas nessas faixas de idade. O documento estabelece mecanismos de proteção nos setores de educação, saúde e trabalho e põe fim às punições legais para adolescentes, que, em casos de desvio de conduta, passam a ser tratados com medidas educacionais e de proteção. É reconhecido, desde a Antiguidade, que a infância é componente principal para o desenvolvimento do eu e da personalidade de todo o ser humano. Daí a necessidade de cuidados especiais com relação às crianças.

O dia de hoje deve ser, portanto, um momento para se refletir sobre a situação das crianças brasileiras.

NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL.


História
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.
A Pescaria Milagrosa
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
Início da Devoção
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.
A primeira Capela
Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.
Visita de Dom Pedro I
Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, Dom Pedro I e sua comitiva visitaram a capela e a imagem.
Primeira Igreja (Basílica Velha)
Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha) para acomodar e receber os fiéis que aumentavam significadamente, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.
Coroa de Ouro e o Manto Azul
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
Chegada dos Missionários Redentoristas
Em 28 de outubro de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
[editar] Coroação da Imagem
A coroa doada pela Princesa Isabel.
A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.
Instalação da Basílica
No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909 e recebendo os ossos de são Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.
Município de Aparecida - SP
Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade.
A Rainha e Padroeira do Brasil
Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
Rosa de Ouro
Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, reconhecendo a importância da santa devoção.
[editar] O maior Santúario Mariano do mundo
Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.
Centenário da Coroação
No mês de maio de 2004 o papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil. Após um concurso nacional, devotos e autoridades eclesiais elegeram a Coroa do Centenário, que marcaria as festividades do jubileu de coroação realizado naquele ano.
Descrição da imagem
A imagem, tal como se encontra no interior da Catedral.
A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.
A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em 1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que a examinou, juntamente com o dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus.
Apontam para esses mestres as seguintes características: forma sorridente dos lábios; queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha; penteado e flores nos cabelos em relevo; broche de três pérolas na testa; e porte corporal empinado para trás. (Fonte: Wikipedia).