terça-feira, 31 de maio de 2011

BLOG DO ELIOMAR DE LIMA REPERCUTE NOME DE DEODATO RAMALHO.


Titular da Seman entra na lista de “Prefeituráveis”

Mais um petista entra no páreo da disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012. O secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Seman), disse estar à disposição da legenda para o embate.

Sinto-me em condições de disputar a Prefeitura”, afirmou o secretário que, segundo alguns petistas, tenta fazer um contraponto ao nome do também petista Camilo Santana, secretário estadual das Cidades, cujo nome é da preferência do governador Cid Gomes (PSB) para a sucessão da prefeita.

Deodato não entra nessa questão e prefere apostar na tese de que, ao final, a base aliada saberá resolver suas pendências e apresentar para o fortalezense uma opção que preserve os avanços sociais registrados na administração municipal.

(Foto – Paulo MOska)


VAMOS NÓS: Ao nosso blog (da Liberdade), o nosso diretor geral, Deodato Ramalho, afirmou que fica honrado com a lembrança do seu nome, como um dos nomes do PT referenciados para a disputa de Fortaleza, mas tem como objetivo em 2012 a sua candidatura a Vereador. Afirmou mais que defende que a articulação do nome do PT saia de uma articulação da prefeita Luizianne Lins que, juntamente com o governador Cid Gomes, deverá conduzir à repetição da mesma aliança que a levou ao segundo mandato e às duas eleições do governador Cid. Deodato afirma que recebe a lembrança de seu nome, em alguns círculos políticos, sociais e econômicos de Fortaleza, como reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM, mas, embora sem afastar nenhuma possibilidade, já que está no jogo político de Fortaleza, não alimenta nenhuma expectativa em relação ao assunto.


Cuca legal

31.05.2011| 01:30 - JORNAL O POVO.

Ontem, no Bairro São Cristóvão, assinei a ordem de serviço para a construção de um novo equipamento público para a juventude de Fortaleza: o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional VI.

A ideia do nome surgiu quando, ainda no movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará, discutíamos um espaço que se chamaria de Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte, proposta que, na época, não foi levada adiante.

Mas a ideia dos Cucas como uma política pública para a juventude começou a se materializar no segundo turno das eleições de 2004. Ao assumir o Governo, assumi a responsabilidade de criar os conceitos e valores que iriam orientar esta política. Para isso, usei as experiências que vivenciei com a juventude nos meus mandatos parlamentares (afinal, fui eleita vereadora, sendo a mais votada do PT, com 26 anos de idade e, mais tarde, eleita prefeita de Fortaleza com 35 anos).

Assim, inauguramos o primeiro Cuca na Regional I, em frente ao encontro do Rio Ceará com o mar, na Barra do Ceará. O segundo equipamento, na Regional V, está em fase bastante avançada de obras, defronte à Lagoa do Mondubim. Exatamente como o primeiro, todo os demais serão dotados de ginásio coberto, anfiteatro, pistas de esportes radicais, piscina semiolímpica, campo de futebol de areia, cinema-teatro, videoclube, laboratórios de informática, fotografia, rádio e TV.

Queria, antes de tudo, que o Cuca fosse um espaço de liberdade e de respeito pelo outro, além de um espaço de socialização. Um local de grande atração para os jovens a partir dos seus desejos, sonhos e aptidões!

Daqui por diante, temos o desafio de iniciar mais três Cucas para as Regionais II, III e IV. O importante é que agora temos a exata dimensão dos impactos que este equipamento tem trazido para os mais de 35 mil jovens que, só em 2010, estiveram no Cuca Che Guevara: milhares de descobertas, milhares de formações, milhares de conhecimentos e milhares de jovens felizes!

Luizianne Lins

luiziannelins@bol.com.br

Prefeita de Fortaleza

segunda-feira, 30 de maio de 2011

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO CEARÁ COROADO DE MUITO SUCESSO!



Conversa Afiada
Sujos de Fortaleza se preparam para Encontro Nacional
    Publicado em 29/05/2011 - Conversa Afiada e no Blog da Dilma.

O incansável Daniel Bezerra, comandante do Blog da Dilma, realizou em Fortaleza, no Cuca (*) o I Encontro Nacional de Blogueiros (sujos) de Fortaleza, em preparação para o II Encontro Nacional de Blogueiros sujíssimos, reunidos sob a proteção do Instituto Barão de Itararé de Mídia Alternativa.

Na véspera, à noite, em Porto Alegre, o presidente do Barão de Itararé, Miro Borges, do Blog do Miro, fez o mesmo com o Encontro de blogueiros sujos e gaudérios amigos do Cloaca.
O II Encontro Nacional se realiza em Brasília, nos dias 17 e 18 e junho, com a presença do Nunca Dantes (foi o que ele prometeu ao PTrem das 13);
Como se vê trata-se de um movimento que caberia numa Kombi, como diria o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (**), autor de duas (uma, no Crime, ele já perdeu) das 37 ações ajuizadas contra Paulo Henrique Amorim (“diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”).
Em Fortaleza, o Barão está sob a liderança de Francisco Bezerra, da revista “Nordeste Vinte Um”; de Luiz Carlos Antero, um dos pioneiros na batalha para revelar a verdadeira essência do passador de bola apanhado no ato de passar bola, chamado de “banqueiro condenado” da tribuna da Câmara dos Deputados; e Deodato Ramalho, blogueiro e secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, que trava uma batalha feroz com as empresas imobiliárias da cidade.
Este ansioso blogueiro lembrou aos 200 participantes do I Encontro que os blogueiros sujos têm um foco: a Ley de Medios.
E fez questão de chamar a atenção para o risco de a Ley de Medios e o Plano Nacional de Banda Larga serem capturados pelo PiG (**) e as operadores de telefonia.
P ara ser democrático e republicano, o PNBL tem que ser universal, rápido (banda lerda, foi uma invenção do Cerra, governador de São Paulo) barato e neutro.
Ou seja, não pode discriminar os navegantes por volume, audiência ou inclinação política.
Há o risco de haver, numa banda larga não republicana, uma discriminação política, sim, senhor !
Os “operadores” só deixarem passar os blogs “limpos”.
Já imaginou, amigo navegante ?
A quem reclamar ?
À Anatel ?
Quá-quá-quá !
À Anatel, ela própria, que parece servir mais às operadoras do que aos clientes das operadoras?
Também falou no Cuca a diretora-executiva do Conversa Afiada, Geórgia Pinheiro.
Ela explicou como administra este ansioso blog.
O que fez para que ele se tornasse profissional, pagasse as contas e se tornasse lucrativo.
Além de pretender ser um ativo participante deste crescente um mundo blogosfera, explicou Geórgia, o Conversa Afiada precisa pagar a conta dos advogados.

E tratou das 37 ações que se movem contra este ansioso blogueiro.

(Não esquecer que tudo explica pelo princípio bíblico do “diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”.)

E Geórgia, pausadamente, deu o nome de um por um dos que acionam este blogueiro na Justiça.

Lia um nome e fazia pausa.

Daniel Dantas.

A plateia caía na gargalhada.

Carlos Jereissati (este sobrenome deve ter um significado especial no Ceará, tal a reação de indignação da plateia).

Gilmar Dantas (***).

Outra gargalhada (no Ceará, muita gente conhece bem o Gilmar Dantas (***).)

Ali Kamel (a plateia quase vem abaixo).

Geórgia leu, por último, o nome … (pausa) do Cerra.

Aí, ouvia-se da plateia: “É o Padim !”, “o Padim !”.

Como se sabe, o Padim Pade Cícero é um patrimônio da cultura e da religiosidade cearenses.

Foi a consagração daquele que, finalmente, arrumou uma ocupação.

(Por falar nisso, de que vive o Cerra ?)

Veio gente de todo o Ceará.

E muitos dos que pediam a palavra diziam: “fulano de tal, da cidade tal, ainda não processado”.

E a plateia ria !

Este ansioso blogueiro lembrava que a próxima etapa da batalha pela liberdade de expressão se travará na Justiça.

Querem calar os blogs, já que o PiG (**) foi cooptado.

Por isso, vale insistir na idéia que surgiu no Encontro do Rio, com a corajosa deputada Jandira Feghali: construir um fundo para financiar advogados de blogueiros sujos perseguidos Brasil afora.

(Vários dos debatedores contaram que são perseguidos fisicamente, às vezes na ponta de um revólver por líderes políticos do interior, que não têm a sutileza do passador de bola. O Conversa Afiada abre suas portas a todos os blogueiros sujos que queiram descrever as ameaças que sofrem.)

Quem veio a Fortaleza para o I Encontro foi o Ângelo Alves, de 14 anos, que viajou 400 km na estrada.

Ele tem o blog há 3 meses e achou que precisava aperfeiçoar o seu trabalho.

Quantos Ângelos o amigo navegante conhece ?




Ângelo, de 14 anos, também quer liberdade de expressão (fotos de Geórgia Pinheiro)


Daniel Bezerra e a diretora executiva do C Af, Géorgia Pinheiro, no CUCA

Paulo Henrique Amorim

(*) O Centro Urbano de Cultura, Arte , Ciência e Esporte Che Guevara , às margens da foz do rio Ceará, no bairro do Pirambu, o peixe que ronca, o maior conjunto de favelas do Brasil com 300 mil pessoas, é o primeiro de seis Cucas que a prefeita Luizianne Lins pretende instalar. Para os “sulistas”, o Cuca é um Brizolão sem educação formal. Um CEU sem educação formal. É cultura, cultura popular, entretenimento, oficinas de arte e esporte. Por falar nisso: o que o Wellington Moreira Franco fez dos Brizolões quando assumiu o Governo depois do Brizola, no Rio ? O que o Cerra e o Kassab fizeram dos CEUs da Marta Suplicy, quando a sucederam em São Paulo ? Hein, amigo navegante ?

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(***) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

Outras notícias do I Encontro dos Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará

7xqvv.jpg(Bom papo e leveza: Rachel, Deodato, Geórgia e Paulo Henrique Amorim - no Faustino, a melhor cozinha de Fortaleza

Deodato Ramalho (Blog da Dilma) e o Marcelo Branco(Porto Alegre) não param de twittar no palco central dos questionamentos do I Encontro de Blogueiros do Ceará. Muita gente que não está presente pelo Brasil interessada nos andamentos das discussões aqui do Ceará. Ache bom ou ache ruim, o negócio é não para de twittar, é isto! Obs.: foto registrada antes da palestra do Marcelo Branco. Fonte: Blog RastreadoreS de ImpurezaS.

INTERNAUTA LANÇA CAMPANHA DE R$ 1,00 PARA COMPRA DE RAIO X PARA O HOSPITAL DE BOA VIAGEM. VAMOS TODOS AJUDAR!




DEODATO,
NA FALTA DE APARELHO DE RAIO X NO HOSPITAL DE BOA VIAGEM, SUGIRO FAZER UMA CAMPANHA NA RÁDIO PARA A AQUISIÇÃO DE UM APARELHO DESSES E DOAR PARA O HOSPITAL.

SEGUNDO PESQUISA DO JOÃO ALVES, CUSTA 54 MIL REAIS. COMO A POPULAÇÃO DE BOA VIAGEM É DE APROXIMADAMENTE 54 MIL HABITANTES, DÁ 1 REAL PARA CADA HABITANTE.


QUE TAL A IDÉIA?

DESDE JÁ ME DISPONHO A COLABORAR COM UM REAL. VAMOS FAZER UMA LISTA DE DOADORES:

1. Eu = R$ 1,00

2. seja você o próximo doador.

sábado, 28 de maio de 2011

AÉCIO QUE NÃO GOSTA DO SERRA, SERRA QUE NÃO TOLERA TASSO...

PSDB chega rachado à convenção

A busca por acordo entre os grupos de Aécio e Serra varou a noite. A disputa interna entre os dois passa pelo papel de Tasso na sigla

28.05.2011 01:30 - O POVO




A véspera da primeira reunião nacional do PSDB desde a derrota presidencial de 2010 foi de intensa articulação política em busca de acordo entre as duas principais forças do partido: o senador Aécio Neves e o ex-governador de São Paulo, José Serra. O pano de fundo da disputa é a escolha para a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), responsável por estudos e pesquisas da sigla. Aécio defende o nome do cearense Tasso Jereissati, enquanto Serra tenta emplacar a si próprio. A decisão deverá ocorrer hoje, em Brasília, durante a convenção nacional tucana.


A vaga na chefia do ITV divide a sigla entre setores que buscam se cacifar internamente na disputa pelo Palácio do Planalto em 2014, já que Serra e Aécio são aspirantes ao título de próximo candidato do PSDB à Presidência da República.


Tanto o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que deverá ser reconduzido ao cargo, quanto Aécio não querem Serra no ITV por avaliarem que poderá ser criada no partido uma “presidência paralela”. Ontem, por volta das 14 horas, os dois grupos deram início a movimentação nos bastidores em busca de consenso. As reuniões se estenderam pela noite. Até as 21 horas, entretanto, a situação ainda estava em aberto.


O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, que está em Brasília, explicou que, caso não haja acordo, o grupo de Serra pode formar chapa para enfrentar Sérgio Guerra na convenção de hoje e, assim, ter a chance de subir ao topo do ITV. O ex-governador de São Paulo teria se mostrado indignado com o “veto” a seu nome para presidir o Instituto e ameaçou explicitar o racha boicotando a convenção. Nos bastidores, tentava-se convencê-lo a ficar com a presidência de um conselho político.

O que é o Instituto


Com autonomia financeira para gerenciar, este ano, orçamento próprio de R$ 6,2 milhões, o ITV é uma espécie de “cérebro” do PSDB nacional, onde é formulado o conteúdo programático adotado pela executivas. É no Instituto que economistas, sociólogos e outros especialistas planejam programas sociais, diretrizes financeiras, discurso da militância. “No momento em que o partido precisa reformular suas propostas, o ITV ganha importância. Hoje nosso programa está totalmente defasado”, explicou o deputado federal cearense Raimundo Gomes de Matos.


Segundo ele, um dos temores é de que, uma vez indicado para chefiar o posto, Serra dê menos importância que Tasso a questões referentes ao Nordeste, por exemplo. “Tem ainda o fato de ele circular por todas as camadas, desde as mais populares até empresários”, argumentou o deputado, sem mencionar os interesses políticos por trás da disputa. (com agências)

ENTENDA A NOTÍCIA

A relação de Tasso e Serra não é das melhores desde que o ex-governador paulista derrotou o cearense na disputa pelo direito de se candidatar à sucessão do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA PREFEITO DE BOA VIAGEM



O Ministério Público estadual (MP) denunciou, ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), o prefeito de Boa Viagem, Fernando Antônio Vieira Assef, por diversas irregularidades cometidas pelo gestor, no mandato exercido entre 2001 e 2004. O documento cita a realização de uma "força tarefa" formada para investigar a então administração, momento em que foram constatados indícios de crimes.

O prefeito de Boa Viagem, no interior do Ceará, está sendo acusado pelo MP de realizar licitações de maneira ilegal; de contratar servidores de forma excessiva e desnecessária à administração, resultando, segundo a denúncia apresentada, em "prejuízos ao erário municipal"; a conceder e gratificações de forma exagerada e ilegal; além de enviar fora do prazo documentação mensal sobre receitas e despesas da Prefeitura.

A denúncia, apresentada por meio da Procuradoria Judicial dos Crimes Contra a Administração Pública do Ministério Público, ainda revela que também houve a realização de leilão de uma caminhonete L200 GLS 4X4 CD ano 2001, cuja justificativa do prefeito, segundo o MP, seria um estado de emergência no âmbito da administração.

Fonte: DN - 27 de Maio de 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011


(O POVO(
FRUSTRAÇÃO ALVINEGRA

O fim do sonho


A Carroça entristeceu. O sonhado título de campeão da Copa do Brasil foi adiado mais uma vez. O Ceará não resistiu à pressão do Coritiba, ontem, pelas semifinais da competição

quarta-feira, 25 de maio de 2011









Ceará x Coritiba: encontro do melhor visitante contra o melhor mandante

Bruno Balacó Portal Esportes O POVO

Ceará e Coritiba tem motivos de sobra para entrarem confiantes no jogo desta quarta-feira (25), às 21h50min, no estádio Couto Pereira. Cada equipe carraga um trunfo para chegar na final da Copa do Brasil.
Enquanto o time paranaense ostenta a melhor campanha como mandante na competição, o Vovô é o visitante mais eficiente do torneio.
Em casa, o Coxa carrega um retrospecto de eficiência. Jogou quatro vezes e venceu todas as partidas. O ataque fez a diferença: marcou 15 gols (média de quase quatro gols por jogo). A zaga também: só sofreu um.
O Alvinegro também tem o que se vangloriar. Está invicto quando joga longe de casa. Até aqui são três vitórias e um empate. Os jogadores do Ceará comemoraram seis gols e tiveram que lamentar apenas dois em quatro jogos.
Há ainda um componente extra na disputa: a vitória na partida desta quarta-feira sela um ponto final na sequência de três jogos sem vitórias, tanto para Ceará quanto para Coritiba.
Campanha do Coritiba como mandante na Copa do Brasil Coritiba 2x0 Ypiranga-RS (1ª fase) Coritiba 3x1 Atlético-GO (2ª fase) Coritiba 4x0 Caxias (Oitavas-de-final) Coritiba 6x0 Palmeiras (Quartas-de-final) Todos os jogos foram realizados estádio Couto Pereira Jogos: 4 Vitórias: 4 Derotas e empates: 0 Gols marcados: 15 Gols sofridos: 1 Campanha do Ceará como visitante na Copa do Brasil Cuiabá 0x2 Ceará (1ª fase) Brasiliense 0x0 Ceará (2ª fase) Grêmio Prudente 1x2 Ceará (Oitavas-de-final) Flamengo 1x2 Ceará (Quartas-de-final) Jogos: 4 Vitórias: 3 Empates: 1 Derrotas: 0 Gols marcados: 6 Gols sofridos: 2

terça-feira, 24 de maio de 2011

REPONDO A VERDADE. TODA TERÇA-FEIRA. PREFEITA LUIZIANNE LINS.


Mais uma grande obra!

24.05.2011| 01:30 - jORNAL o povo


Luizianne Lins - Prefeita de Fortaleza e jornalista

luiziannelins@bol.com.br

Ontem, vivi a emoção de iniciar a concretização de um sonho: a assinatura da ordem de serviço da reurbanização da encosta do conjunto Santa Terezinha, no Vicente Pinzon.

A geração mais jovem talvez não tenha noção da importância deste lugar, mas quem mora lá e quem o frequentava nas décadas de 80 e 90 sabe do que falo. Ele já foi uma das principais atrações da Cidade, com seus restaurantes e bares e com um mirante que proporciona uma das vistas mais lindas de Fortaleza, de onde assistíamos ao por do sol.

A obra já começou e será uma das maiores que deixaremos concluídas. O Santa Terezinha ganhará praças, escadarias, deck mirante, bondinho, quadra poliesportiva, campo de futebol de areia, playground e anfiteatro. Será um novo ambiente, com cidadania para a comunidade, e convidativo para visitantes e turistas.

A obra é uma das intervenções que vão contemplar os 32 quilômetros da nossa orla. Muitas já podem ser desfrutadas, como o Vila do Mar (orla oeste), onde estamos requalificando 5,5 quilômetros de litoral (três já estão em conclusão), devolvendo para o povo uma bela visão do nosso horizonte; e a Praia de Iracema, que passará por 22 intervenções, dentre elas a reforma do calçadão e do Estoril (já concluídas). Há cerca de 20 anos, muitos fortalezenses não frequentavam a Praia de Iracema. Agora, há todo momento temos notícias de como os cidadãos estão se reapropriando do local. No segundo semestre, iniciaremos as intervenções da nova Beira Mar, que será totalmente requalificada.

São grandes obras que, apesar da necessidade histórica, somente no nosso governo viraram projeto e saíram do papel. E elas só estão acontecendo porque nós lutamos em busca do dinheiro para realizá-las. Em seis anos captamos cerca de R$ 2 bilhões para obras. Por isso, fomos reconhecidos pela Frente Nacional de Prefeitos como a capital nordestina com o maior volume de investimentos públicos em 2007, 2008 e 2009. Isso não é à toa. É fruto de muito trabalho e dedicação!

TAGS | |

A FORTALEZA QUE AVANÇA. ANTIGAS ÁREAS DEGRADADAS SÃO REVITALIZADAS.

Prefeitura lança projeto de urbanização do Morro Santa Terezinha

O projeto prever a instalação de um bondinho, anfiteatro, mirante, praças e espaços para a prática de esportes.

  • O projeto de urbanização faz parte do Prodetur Fortaleza que pretende revitalizar o Morro Santa Terezinha, no Mucuripe (Foto: BANCO DE DADOS) O projeto de urbanização faz parte do Prodetur Fortaleza que pretende revitalizar o Morro Santa Terezinha, no Mucuripe (Foto: BANCO DE DADOS)

A Prefeitura de Fortaleza assinou nesta segunda-feira, 23, a ordem de serviço do projeto de urbanização da encosta do Morro Santa Terezinha, no bairro Mucuripe. As obras iniciaram nesta segunda com a limpeza do terreno entre a Av. Vicente de Castro e as ruas Alto Alegre e José Setúbal de Souza.

O projeto prever a instalação de um bondinho, anfiteatro, mirante, praças e espaços para a prática de esportes. As obras vão ligar o Morro Santa Terezinha à Beira-Mar através de um calçadão.

A obra está orçada em R$ 10 milhões e vai contar com investimentos do Ministério do Turismo, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Prefeitura. O projeto de urbanização faz parte do Prodetur Fortaleza, que viabiliza obras de infraestrutura turística na cidade.

Redação O POVO Online

segunda-feira, 23 de maio de 2011


MORADIA DIGNA NA AGRICULTURA FAMILIAR A COOPHERAF apóia e organiza: A construção de UNIDADES HABITACIONAIS com financiamento do programa “MINHA CASA – MINHA VIDA - PNHR”

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROJETO? Quem...

· Tem mais de 18 anos

· Não é proprietário de outro imóvel

·Não tem outro financiamento para casa própria em andamento

·Nunca ter usado o FGTS (ou outros fundos nacionais) para moradia

· Não tem o nome sujo na praça

· Não é assentado da Reforma Agrária

·Não tem débito não regularizado com a Receita Federal ou o FGTS

· Tem renda familiar bruta menor que R$ 10.000,00 (dez mil reais) ao ano.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governo Dilma reintegra 432 servidores demitidos no período Collor


Mais 432 servidores públicos demitidos no governo do presidente Fernando Collor (1990-1992) e anistiados pela Comissão Especial Interministerial (CEI) coordenada pelo Ministério do Planejamento poderão retornar aos cargos de origem, caso desejem. A reintegração não contempla ressarcimento de salários. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Os atos beneficiam ex-empregados de cinco empresas estatais de telefonia (Telesp, Telebahia, Teleceará, Telemig e Telerj). Relaciona também ex-empregados da Eletronorte e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), bem como dos extintos Fundo de Previdência dos Funcionários da Portobras, Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC), Banco Meridional e Legião Brasileira de Assistência (LBA).
Também foram chamados ex-funcionários do Serpro, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dos Correios, da Indústria Nacional de Material Bélico (INB), da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), da Vale do Rio Doce, da Docas da Bahia (Codeba) e do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (Laqfa).
Os nomes relacionados nas portarias assinadas pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, serão notificados pelo órgão ou entidade em que serão reintegrados e terão prazo de 30 dias para se apresentar ao serviço, sob regime celetista.
Cerca de 11 mil servidores demitidos no governo Collor foram anistiados por seu sucessor, Itamar Franco, em 1994. A maioria alegou que foi desligada da função por perseguição política. O processo de anistia e reintegração começou em 2008, mas ainda restam 1,4 mil pedidos de reconsideração em análise. A previsão é que todos sejam concluídos até o fim do ano, de acordo com a presidente interina da CEI, Erida Maria Feliz.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DADOS POPULACIONAL DE BOA VIAGEM - CE

HABITANTES__________________________________________ 52.498

HOMENS______________________________________________26.340

MULHERES____________________________________________26.158

POPULAÇÃO URBANA____________________________________26.604

POPULAÇÃO RURAL_____________________________________25.894

POPULAÇÃO RURAL MASCULINA___________________________13.561

POPULAÇÃO MASCULINA URBANA__________________________12.779

POPULAÇÃO FEMININA URBANA___________________________13.825

POPULAÇÃO RURAL FEMININA____________________________12.333

DENSIDADE DEMOGRÁFICA 18.51 (quantidade de pessoas por metro quadrado)

FONTE: IBGE

AÇUDE VIEIRÃO SANGRA DESDE AS 10 HORAS DO DIA 11 DE MAIO 2011

O açude Vieirao que abastece a cidade de Boa Viagem ao sangrar, deixa todos nós felizes pelo espetáculo das águas e pela certeza de termos nosso abastecimento garantido por um período mais longo, cabe aos Boaviagenses zelar pelo líquido precioso. Nos finais de semana junta-se uma verdadeira multidão para visitar e tomar banho no sangradouro e adjacências. VEJA AS FOTOS:FOTOS EXTRAIDAS DO SITE LA NA ESQUINA.

terça-feira, 10 de maio de 2011

E A APURAÇÃO DO FURTO DE ÁGUA DA PREFEITURA DE BOA VIAGEM, COMO ANDA?

Prefeito alagoano acusado de furtar água
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica

O prefeito do município de Campo Grande (AL), Arnaldo Higino Lessa (PTB), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual de Alagoas por ter supostamente desviado água da rede de abastecimento da cidade para sua fazenda.

O crime de furto qualificado mediante fraude foi ajuizado no Tribunal de Justiça, segundo nota divulgada ontem no site da Procuradoria.

A descoberta da ligação clandestina na fazenda do prefeito aconteceu quando a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), motivada por reclamações de moradores, realizou vistoria na rede de abastecimento.

O “gato” de Higino Lessa provocava falta de água em três povoados: Cabaças, Traíras e Capim. O prefeito mantém na fazenda um parque de vaquejada - atividade recreativa-competitiva onde cavalos são utilizados para conduzir bois.

O furto de água não é o único escândalo ligado ao prefeito de Campo Grande desde que ele foi reeleito, em 2008. No início de seu segundo mandato, relatório do Conselho Estadual de Educação do Estado de Sergipe incluiu o nome de Higino Lessa entre os políticos alagoanos beneficiados por um centro educacional que emitia certificados de conclusão de curso falsificados.

No ano passado, o petebista chegou a ser afastado do cargo por dois meses enquanto uma denúncia de compra de votos era apurada. (da Agência Estado)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FALTA DE CREDIBILIDADE DO PREFEITO DE BOA VIAGEM RETIROU A CHANCE DE TERMOS O HOSPITAL.


A decisão de localização do hospital regional, no município de Quixeramobim, deixou mais uma vez patenteada a absoluta falta de credibilidade do prefeito Fernando Assef. É inacreditável que um município como Boa Viagem, que geograficamente se situa em área estratégica do Sertão Central, tenha conseguido apenas o voto da Câmara Municipal de Arneiroz. A inação do "gestor" municipal em promover ações efetivas junto aos municípios que participaram da votação demonstrou, de modo cabal, o desastre político-administrativo a que estamos submetidos. A rigor, pelo que podemos constatar em conversas com prefeitos e lideranças da região, o prefeito Fernando Assef não foi capaz de articular nenhuma liderança em favor de Boa Viagem, nem mesmo o seu deputado federal, cujo município estaria mais bem assistido se o hospital viesse para o nosso município. Impressionou, sobretudo, a demora incompreensível do relapso prefeito Fernando Assef em fazer qualquer movimentação junto aos votantes, o que só veio a ocorrer após a campanha encetada por nós aqui da Rádio Liberdade. Mesmo assim, a primeira manifestação pública do ineficiente prefeito foi desastrosa, parecia até que, de fato, pouco lhe interessaria a vinda do hospital para Boa Viagem. De fato, outra não pode ser a conclusão quando analisamos a absurda declaração de que não havia tido tempo de conversar com os prefeitos, vereadores e demais lideranças da região. Com uma declaração dessas, da maior autoridade do município, Boa Viagem não precisaria mais de ninguém torcendo contra. É como diz o dito popular: com um amigo desses Boa Viagem não precisa de inimigos.
O processo todo demonstrou que o corpo eleitoral que decidiu a parada também levou em consideração a situação político-administrativa de cada município que disputava o empreendimento. Não por acaso Boa Viagem e Canindé foram os mais fragilizados na disputa. Por que isso ocorreu? É simples entender a equação: são os dois municípios cujas administrações são mais mal avaliadas na região. Não é demais repetir que um hospital regional, destinado a atender os casos de alta complexidade, necessita ser ancorado por um sistema municipal de saúde razoavelmente bem estruturado (atendimento básico pelo PSF e hospital municipal que atenda a contento as necessidades de baixa e média complexidade).
Como se encontra o Programa de Saúde da Família e a Casa de Saúde Adília Maria?
Amanhã, no Liberdade a Voz do Povo, confiram a cobertura feita pelo radialista Roberta Silva. O depoimento do prefeito de Antônio Goes, de Pedra Branca dá uma pequena mostra da credibilidade do nosso prefeito.

DIA D. BOA SORTE BOA VIAGEM!

Eleição define cidade que receberá hospital regional

Será escolhida hoje a cidade que receberá o Hospital Regional do Sertão Central. Boa localização é o principal argumento dos municípios que disputam a obra

09.05.2011| 01:30 - O POVO

0
Nova unidade de saúde será construída nos mesmos moldes do Hospital do Cariri (RAFAEL CAVALCANTE) Nova unidade de saúde será construída nos mesmos moldes do Hospital do Cariri (RAFAEL CAVALCANTE)

Não é ano eleitoral, mas o clima é de campanha no Interior. Os municípios de Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim disputam a sede do futuro Hospital Regional do Sertão Central.

A decisão sobre onde será construído o hospital sai hoje de manhã, em eleição às 9 horas, no Centro de Convenções. Os outros 16 municípios da Região que não disputam a sede têm direito a voto.

Em abril, prefeitos e vereadores dos quatro municípios que estão no páreo foram a campo para convencer os representantes das cidades vizinhas.

Muito gogó e apertos de mão foram gastos em visitas de cortesia e anúncios em carros de som, rádios e jornais. Para contribuir no debate, O POVO procurou os quatro municípios para saber por que eles devem sediar o hospital.

Em visita aos municípios de Arneiroz, Aiuaba e Tauá, no Sertão de Crateús, o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, defende que o município é o mais bem localizado entre as cidades candidatas. “A menor distancia pode salvar uma vida. De Boa Viagem, não tem nenhum município (da Região) a mais de 200 km”, calcula.

Para Assef, também contam a favor de Boa Viagem uma casa de apoio para os pacientes e bem estruturado projeto de esgoto para o hospital. “Os pacientes que não puderem ficar na casa de apoio vão poder voltar para almoçar na própria cidade, por conta da localização”, avalia.

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, diz que o município está “na briga” e já conta com votos fechados de pelo menos três municípios próximos. Ele também cita a boa localização do terreno de Canindé, às margens da BR-020, como ponto forte do município. “Temos bom fornecimento de água e esgoto, teremos atendimento do Samu e a policlínica está em construção bem adiantada”, enumera.

Segundo Pessoa, também pesam a favor do município o turismo religioso e o fato de 2 milhões de pessoas passarem por Canindé por ano.


Apoio

Para o secretário de obras de Quixadá, Carlos Augusto Cavalcante, a cidade foi preparada ao longo do tempo pelo Governo do Estado para ser sede de uma unidade hospitalar de grande porte. Ele cita a existência do aeroporto regional e do hemocentro regional como dois equipamentos que darão apoio ao futuro hospital.

Além disso, Cavalcante classifica o município como “maior polo universitário fora de Fortaleza” e sede de sete cursos de nível superior na área de saúde. “Diferente de outros municípios, Quixadá atende aos critérios do Ministério da Saúde de assistência, regulação (de leitos) e ensino e pesquisa”, avalia.

O secretário não deixa de citar o sempre lembrado argumento da localização. “O terreno do hospital fica a mil metros do aeroporto. A cidade toda fica num raio de 1km e é em torno de 100 km a maior distância para o município mais distante”, aponta.

O POVO tentou contato, durante dois dias da semana passada, com a prefeitura de Quixeramobim. Ninguém atendeu nos números da prefeitura e no celular do prefeito, Edmílson Vasconcelos Júnior.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

O Sertão Central será a terceira região do Ceará a receber hospital de alta complexidade. Além do inaugurado Hospital do Cariri, deve ficar pronto até o fim do ano o Hospital da Região Norte, em Sobral.

COMO SERÁ A ELEIÇÃO


Quatro municípios apresentaram proposta de terreno para receber o Hospital. São eles: Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim.

Tem direito a voto os outros 16 municípios da Região: prefeitos, presidentes da Câmara Municipal e presidente do Conselho Municipal de Saúde de cada município tem direito a um voto cada.

O peso dos votos é proporcional à população de cada um dos 16 municípios votantes. Um voto de município com 50 mil habitantes, por exemplo, tem peso 50.

A eleição é aberta, realizada em dois turnos. Para levar no primeiro turno, o município deve ter metade dos votos mais um.

Em caso contrário, a eleição vai para segundo turno, entre os dois primeiros colocados. Vence o município que tiver a maioria absoluta
dos votos.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br