quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA...

ATITUDE AMBIENTAL: DEPOIS DE 24 HORAS ILEGALMENTE OCUPADO SEMAM RECUPERA ESPAÇO PÚBLICO.

Fortaleza passa por um processo intenso de recuperação do poder de polícia do poder público municipal. Nos últimos dois (2) anos têm ocorrido inúmeras ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM, em todas as áreas de sua atuação, no sentido de recuperar o que havia sido, ao longo de décadas, abandonado. Impressiona como alguns setores da sociedade, que tanto cobram das administrações, se sentem livres para fazerem o que bem entendem sem dar a mínima para as regras democraticamente estabelecidas. Um bom exemplo ou, na verdade, um mau exemplo disso é a teimosa resistência dos que operam a chamada mídia exterior em Fortaleza (outdoor, placas de led etc). Ao longo dos últimos dois anos a SEMAM, por meio da equipe da Comissão de Controle da Poluição Visual, vem desenvolvendo um intenso trabalho de desobstrução das paisagens da cidade, das fachadas dos prédios, que tem proporcionado uma significativa mudança na sensação de bem-estar visual. Esses resultados positivos têm sido festejado por toda a comunidade. Contudo, ainda ocorrem situações, como a que mostramos nas fotos abaixo, que bem caracterizam a ousadia que esses segmentos resistentes ao cumprimento da lei. Trata-se de uma área verde, em cujo espaço não pode ter esses engenhos, que recentemente a SEMAM havia desobstruído com a retirada de 6 (seis) grandes engenhos. A área ficou visualmente bastante confortável, destacando-se um belo espaço livre da agressão visual. Ocorre que, no último fim de semana, ali foi colocado um imenso painel de led, que mais parecia uma grande tela de cinema (primeira foto). 
 
Painel de Led - Tipo vídeo - colocado no último fim de semana
Logo na segunda-feira, quando pessoalmente constatei a colocação ilegal do engenho, a SEMAM autuou o responsável concedendo o prazo de 24 horas para retirada do equipamento, que, de fato, foi retirado ainda ontem terça-feira. 
Retirada terça-feira, após 24 horas da autuação pela SEMAM
O fato demonstra que a vontade política com a atitude firme do poder público são capazes de construir um estado verdadeiramente republicano, onde as normas legais são cumpridas e valem para todos. 

domingo, 28 de agosto de 2011

A ARTE DA TRAIÇÃO E DO ADESISMO. O VELHO CEARÁ DE SEMPRE: HAY GOBIERNO? SOY A FAVOR, A LÓGICA DOS POLÍTICOS FISIOLÓGICOS.



Política- Diário do Nordeste 

Edison Silva (*)


PESSEDISTAS COMEMORAM

Partido regulariza sua situação no Estado


O PSD no Ceará, enfim, está praticamente abrigando os insatisfeitos com o PSDB, unicamente pelo fato de ele não mais ser Governo e a sede governista da maioria dos nossos políticos daqui, dali e acolá extrapolar a ética, a consideração e o respeito aos eleitores.


Publicado em 28 de agosto de 2011



Almircy pinto disse que o partido formou comissão provisória em 68 municípios, fora Fortaleza
(Foto: TUNO VIEIRA)
A certidão do TRE, dando conta de que o partido cumpriu as formalidades legais no Ceará, já está no TSE


De posse da certidão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), certificando as 9.559 assinaturas de eleitores anexadas ao processo de pedido de registro do PSD no Ceará, a direção estadual da agremiação comemorava, na última sexta-feira, a conclusão dessa etapa, otimista, também, com as informações da direção nacional, dando conta da possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrar a nova sigla, no decorrer do mês de setembro.
Camaleão, muda de cor de acordo com a conveniência.

Reunindo cinco deputados estaduais e três suplentes, 40 prefeitos e algumas centenas de lideranças políticasmunicipais espalhadas no Interior cearense, a partir dos 68 municípios onde estão formadas as comissões provisórias municipais, a direção do PSD, no Estado, diz que tem quadros para participar da disputa de 2012, em algumas dezenas de municípios, formando na aliança de agremiações que apoiam o Governo estadual, de onde ele realmente está brotando.

O PSDB é o partido que mais perde com a criação do PSD no Ceará. Ele perde os deputados estaduais Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola e Gony Arruda. O deputado Téo Menezes, compromissado em ser um

sábado, 27 de agosto de 2011

O "SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?" E O CUMPRIMENTO DA LEI...

Semam inicia a retirada de 61 placas

61 placas são retiradas pela Semam da Senador Virgílio Távora a partir de ontem. Os estabelecimentos foram notificados há 15 dias

27.08.2011

Equipes da Semam retiraram as placas na avenida (IANA SOARES )
Equipes da Semam retiraram as placas na avenida (IANA SOARES )

“Tanto ladrão solto, a prefeitura prejudica quem gera emprego”, reclamou o comerciante não-identificado. “Em geral, como avisamos antes, não existe reclamação. Sabem que estão errados. Mas, vez em quando, não levam numa boa”, relata o Jeremias. Do outro lado da rua, o jornaleiro de 40 anos, Gilberto Oliveira, balançava a cabeça: “Eu não concordo, acho injusto. O cara paga caro pelo aluguel do ponto, pode nem colocar placa!”.

À parada de ônibus, Patrícia de Melo, de 18 anos, a técnica de enfermagem de Tabuleiro do Norte, a 456 quilômetros da Capital: “É informação demais. A gente nem vê as placas de sinalização. Mas me incomodam mais as propagandas nada a ver. Quando é a placa do lugar mesmo, acho tudo bem”.

A mão de obra para retirada das 42 placas não dá conta em um dia apenas. Então a equipe da Semam retorna ao local para conclusão do trabalho a semana que vem - mais uma chance para quem foi notificado e se mantém irregular. Conforme Jeremias, as avenidas maiores levam entre quatro e cinco dias para o trabalho completo. Na Virgílio Távora, a retirada começa à Pontes Vieira e se estende até a Abolição.

Ação continuada

Todos os dias, conforme a Semam, existe retirada de faixas, placas e cavaletes com anúncios. As ações são realizadas através de denúncias populares ou estudos internos ao órgão. Para colaborar com o trabalho da Prefeitura, o citadino liga para 3452 6923 ou vai ao órgão em pessoa - avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras. Quem usa Internet, tem a opção: www.fortaleza.ce.gov.br/semam, através do link “Denúncia Virtual”. Entre janeiro e julho, foram removidas 2.101 faixas, 3.692 placas imobiliárias, 147 placas especiais e 10.575 fotos.


ENTENDA A NOTÍCIA

Propagandear é direito garantido pelo mercado, mas exige civilidade. Quando o interesse atropela o bem-estar, o estado precisa intervir. A poluição visual das ruas esconde prédios históricos e placas de trânsito.

SAIBA MAIS

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PERGUNTINHA À EQUIPE DA CGU : A DESTRUIÇÃO DA ESCOLA AGRÍCOLA, QUE CUSTOU OS OLHOS DA CARA, TEM RESPALDO LEGAL?

Para que os técnicos da Controladoria Geral da União - CGU, o terror dos corruptos, possam examinar a situação reproduzimos a matéria postada neste blog em 16 de novembro de 2010, no "BOTANDO A BOCA NO TROMBONE" denunciando a irresponsabilidade, para dizer o mínimo, do senhor prefeito Fernando Assef, que destruiu a Escola Agrícola de Boa Viagem. 

BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (25)

ESCOLA AGRÍCOLA DE BOA VIAGEM É FECHADA E TRANSFORMADA NUM DEPÓSITO DE MERDA...

Compromisso com a Educação é isso? Compromisso com a lisura nos gastos públicos é isso? Milhões de reais, liberados pelo governo federal, para a construção de uma Escola Agrícola e o prefeito Fernando Assef além de fechar a escola a transforma num depósito de merda...E o pior, já há quem diga que depois de mais outra fortuna gasta para transformar a área rural, que era destinada aos jovens de Boa Viagem, em depósito de merda, a nova obra (que obra!) do senhor prefeito estaria abandonada.
Para que isso seja convenientemente apurado provocaremos o Ministério Público, a fim de que seja instaurado o devido inquérito civil público a fim de apurar:
1. A escola poderia ser fechada?
2. A nova obra (que obra!) do prefeito Fernando Assef está regular?
Vejam as fotos da irresponsabilidade administrativa, da incompetência, enfim, do verdadeira crime que se pratica contra o povo de Boa Viagem, especialmente contra a nossa juventude tão carente de tudo.

55 comentários




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UMA A UMA VÃO CAINDO AS MENTIRAS DA VIVANDEIRA REVISTA VEJA.

WikiLeaks: Revista Veja mentiu para ligar PT com as FARC e prejudicar Lula

Veja fabricou proximidade entre o PT e as FARC por objetivos políticos
No dia 16 de março de 2005, a revista semanal Veja publicou a matéria "Os Tentáculos das FARC no Brasil" (foto), em que detalhava uma possível relação entre membros do PT (Partido dos Trabalhadores) com a guerrilha colombiana. O caso, porém, foi relatado pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília como um exagero, além de uma tentativa de "manobra política". O documento da embaixada com o relato foi divulgado pelo Wikileaks.
Segundo a matéria, candidatos petistas teriam recebido 5 milhões de dólares da guerrilha durante uma reunião no ano de 2002, em uma fazenda próxima a Brasília. Na ocasião, membros do PT teriam se encontrado com o representante da organização colombiana no país, Francisco Antonio Cadenas, e acertado os detalhes. O objetivo seria financiar a campanha de reeleição do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).
O partido, porém, negou as acusações e a Veja não conseguiu provas documentais sobre a transferência de dinheiro.

Para embaixada norte-americana, a revista "exagerou o real nível das relações entre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o PT", segundo o documento datado de março de 2005. Isso porque, após as acusações, membros da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em Brasília, que de acordo com a revista, estavam infiltrados no encontro, não obtiveram provas concretas sobre o recebimento de dinheiro.Citado pela embaixada norte-americana, o general Jorge Armando Felix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Abin e que acompanhou a investigação, afirmou que os documentos internos da agência citados pela Veja como provas foram "forjados", já que não estavam nas formatações da agência.

"O que foi publicado é uma mistura de meias verdades e meias mentiras. Nós não temos qualquer documento oficial que prove que o encontro ocorreu", afirmou o delegado e chefe da Abin, Mauro Marcelo, também citado no despacho.
divulgação do possível financiamento. "A história mais parece uma manobra política. O que é incontestável é que os membros do PT e representantes das FARC estiveram juntos em um encontro, mas não há provas de colaboração financeira", disse.Para ele, o que deveria ser uma denúncia importante tornou-se uma ferramenta arquitetada pela Veja para minar a candidatura de Lula ao segundo mandato. "Enquanto os opositores e a outros veículos de comunicação estão notavelmente desinteressados em prosseguir com as acusações e investigações, parece que a Veja está exagerando os fatos", conclui o embaixador.

O PRIMEIRO ATO QUE PREPAROU OS ANOS DE TREVAS, DE DOR

50 anos de mistério




                 Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista.
Esmerino Arruda esteve no centro dos acontecimentos que antecederam a renúncia de Jânio Quadros, em 1961. Ele garante: se a carta tivesse passado por suas mãos mudaria a história, rasgando-a

25.08.2011| 01:30

Era madrugada de 25 de agosto de 1961, exatos 50 anos atrás. Deputado federal pelo Ceará, Esmerino Arruda tomava uísque na casa do então ministro da Justiça, Pedroso Horta. Saiu de lá às 4 horas e seguiu para descansar no Palace Hotel. Nem imaginava as surpresas que o dia lhe reservava. Chegou às 11 horas à Câmara Federal, quando o deputado Abelardo Jurema lia um texto para a Casa lotada. “Um alvoroço doido”. Para seu espanto e dos colegas, era a carta de renúncia do presidente Jânio Quadros.

“Foi uma decepção muito grande. Como é que o sujeito renuncia sem dar satisfação a ninguém?”, questiona. Para Esmerino, ninguém na festa, que teve início na noite do dia 24 e varou a madrugada, podia prever a atitude que Jânio Quadros estava prestes a tomar. Se estivesse na Casa no momento em que a carta chegou, ele acredita que teria mudado a história. “Se eu estivesse lá, tinha rasgado essa renúncia”, admite.
Hoje, com 89 anos, ainda ativo na política e prefeito licenciado de Granja, Esmerino tem suas teorias para explicar a atitude de Jânio. Para ele, tratou-se de uma tentativa fracassada de “golpe”.
Por dentro

Esmerino Arruda trabalhou na campanha do “Vassourinha” e sabia dos bastidores. Presidente e vice-presidente eram eleitos em votos diferentes. Oficialmente, Jânio declarava apoio a Milton Campos para ser seu vice. “Mas ele mandava a gente botar (apoio a João Goulart) por trás. Era Jan Jan, Jânio e Jango”, conta Esmerino, mostrando a foto do veículo usado na campanha com os nomes de Jânio Quadros e João Goulart como se formassem uma chapa única.


No entender de Esmerino, quando Jânio decidiu apoiar Jango como vice, já estava “maquinando” a renúncia. “Jango não tinha a simpatia dos militares e Jânio sabia que as forças armadas não o aceitavam. Ele fantasiou a renúncia achando que ninguém ia aceitar. Já fez isso de malandro”, interpreta Esmerino. João Goulart havia viajado para China. Seria o momento perfeito. Jânio imaginava que o povo e os militares não aceitariam sua renúncia e clamariam por sua volta. “Se voltasse, Jânio ia pedir plenos poderes”, especula Esmerino. Não foi o que aconteceu.

O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, assumiu a presidência. O povo também não reagiu. Segundo Esmerino, os militares dificultaram a entrada de João Goulart ao país, retardando sua posse.
Na sua lembrança, Jânio era um homem de grande autoridade, muito inteligente, falava corretamente o português, tinha o prestígio dos militares, mesmo que tivesse desagradado a classe quando condecorou Che Guevara e recebeu a visita de Fidel Castro. Tinha oscilações de humor. “Ele era uma pessoa estranha. Mudava da água pro vinho, coisa de doido”, ri.
Jânio foi vereador, deputado estadual, prefeito da maior cidade da nação, São Paulo, governador, deputado federal e chegou a presidente da República, num curto intervalo de tempo. Governou o país por apenas sete meses. No reencontro com Jânio, Esmerino não se satisfez com as explicações. “Falei com ele depois, mas ele não se justificava, sabe? Dizia que foi por forças ocultas. Mas isso não existia”, garante.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A INDÚSTRIA DA MORTE, DAS GRANDES POTÊNCIAS, ESTÁ EM FESTA.

Otan e a cobiça pelo petróleo da Líbia


Por Altamiro Borges - Blog do Miro.

A mídia colonizada está em festa. A vinheta do Jornal das Dez, da Globo News, comemora “o fim da era Kadafi”. Merval Pereira, que mais parece um porta-voz do império, ataca o “ditador líbio” e, de quebra, a política externa do atual governo. O colunista da TV Globo preferia quando o chanceler de FHC tirava os sapatinhos nos aeroportos dos EUA e prometia apoio à invasão do Iraque.

Na imprensa mundial, a queda de Kadafi também parece próxima. Os “rebeldes” – a mídia evita realçar os bombardeios da Otan – já teriam ocupado parte de Trípoli. Barack Obama, o embusteiro que prometeu reduzir a ação belicista dos EUA, encurtou suas férias para comemorar o desfecho do ataque. “O regime de Kadafi está acabado e futuro da Líbia pertence ao povo”. Que povo?

Capitalistas estão excitados

Na Europa em frangalhos, o francês Nicolas Sarkozy e o britânico David Cameron anunciam uma reunião em Paris para discutir a agenda da “reconstrução” do país devastado. Cerca de 20 bilhões de euros do governo líbio, congelados em bancos da Inglaterra e Alemanha, seriam liberados para as obras, que teriam a participação das poderosas empreiteiras francesas e britânicas.

O mundo capitalista em crise está excitado. As bolsas de valores dos EUA e da Europa subiram, com seus pregões sendo puxados pelas ações das empresas de petróleo e gás. Segundo o Estadão, o clima de entusiasmo também atiça os rentistas brasileiros. “Os investidores estão otimistas quanto à possibilidade do fim dos conflitos da Líbia, que interromperam as exportações de petróleo”.

As reviravoltas de Kadafi

Com aponta Saul Leblon, da Carta Maior, o mundo capitalista pouco se importa com os 1.700 líbios mortos nas primeiras horas de combate em Trípoli. A tal “intervenção humanitária” da Otan, repetida milhões de vezes pela mídia, é conversa para enganar os trouxas. O que está em jogo na Líbia são suas riquezas,

A FORTALEZA DE VERDADE!

Fortaleza, destaque nacional

Luizianne Lins - luiziannelins@bol.com.br - Jornalista e prefeita de Fortaleza
Nos últimos 15 dias, Fortaleza foi citada de forma extremamente positiva em veículos nacionais. O interesse da mídia brasileira em nossa cidade é estimulado principalmente pelos nossos índices de desenvolvimento econômico e sociais, como o de geração de empregos e de visitação de turistas no Nordeste, redução da mortalidade infantil e tantos outros, divulgados por entidades oficiais ou de respaldo, como os ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e o Hoteis.com, um dos principais sites de reservas do mundo.

A mais recente matéria foi veiculada no programa Mais Você, que realizou uma blitz em escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Segundo a apresentadora Ana Maria Braga, que se disse surpresa com os resultados, Fortaleza e Rio se destacaram com a qualidade da merenda escolar.
Mesmo sem esperar a matéria, a escola preparava um cardápio nutritivo e saboroso: risoto de frango com abóbora e salada de frutas. E a matéria afirma: “a cada semana a despensa é abastecida e o cardápio renovado”.
É bom ver a repercussão do trabalho da Prefeitura de Fortaleza. Há mais de seis anos, o nosso governo decidiu melhorar radicalmente a merenda, tratando-a como uma política pública de Educação. Muitos dos nossos alunos têm como oportunidade de alimentação apenas o que é servido nas escolas. Era imprescindível oferecer uma boa refeição para eles, inclusive para que tivessem condição de melhorar o seu aprendizado.
Na matéria apresentada, emociona ouvir o depoimento da Dona Maria, que afirma possuir três filhos na escola pública de Fortaleza e que a merenda escolar é de excelente qualidade!
O nosso governo garante mais de 300 mil refeições por dia aos estudantes, com um cardápio elaborado por nutricionistas composto de proteínas, carboidratos, frutas, verduras, legumes e bebidas lácteas. É uma merenda feita com amor, profissionalismo e responsabilidade. Um trabalho que deve ser motivo de orgulho para todos nós. Fonte: Jornal O Povo.

domingo, 21 de agosto de 2011

DILEMA DO PSDB: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME...

FHC pede para líderes do PSDB no Congresso esquecerem a CPI da Corrupção

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Lideranças do PSDB no Congresso não gostaram da sugestão dada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para que o partido abandone a campanha em favor de uma CPI da Corrupção, a fim de evitar que a presidente Dilma Rousseff se torne refém dos setores mais fisiológicos da base aliada. Além disso, na visão de FHC, enfraquecer Dilma seria fortalecer uma eventual candidatura presidencial de Lula em 2014. Como adiantou o Correio no domingo, esse mesmo receio já foi levantado por alguns setores da bancada, embora, em público, todos hesitem em expor essa contradição. Fernando Henrique expôs sua opinião aos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e de Minas, Antonio Anastasia. Os três estiveram juntos com a presidente Dilma Rousseff na quinta-feira, durante o lançamento do plano Brasil Sem Miséria da Região Sudeste, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

E mais:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2011/08/20/interna_politica,266325/fhc-pede-para-lideres-do-psdb-no-congresso-esquecerem-a-cpi-da-corrupcao.shtml

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

É COMO EU SEMPRE PREGO: O MUNDO NÃO ESTÁ PERDIDO. O HOMEM É CAPAZ DE DAR SOLUÇÕES AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS.

Prédios, prédios e mais prédios. Como fica a qualidade do ar nas grandes cidades nós já sabemos: Péssima. Qual a melhor solução, além de plantarmos mais árvores? Para a fabricante de alumínio Alcoa, a melhor solução é a EcoClean, uma tinta que promete limpar o ar.
A tinta é invisível, ou seja, ela não muda a cor dos prédios que a aplicarem e conta com uma camada de partículas de dióxido de titânio. Essa camada, aplicada sobre alumínio, cataliza a luz do sol e faz com que os elétrons da tinta agitem as moléculas de ar para que elas librem seus radicais livres. Isso tudo faz com que poluentes, como o óxido de nitrogênio, sejam quebrados.
Craig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa, diz que “Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar. Só nos EUA existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio, se uma fração desses edifícios usasse o EcoClean, seria o equivalente a plantar milhões de árvores”.
Para melhorar tudo ainda mais, a empresa está testando a tinta em carros(!) além dos dois prédios modelos, um nos EUA e outro na Europa.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMO A CORRUPÇÃO PENALIZA MAIS AINDA À POPULAÇÃO!

Camilo Santana admite desvio de recursos

18.08.2011| 01:30

CÁLCULO DO TCE: Este banheiro custou R$ 29.600,00 




O secretário de Cidades do Governo do Estado, Camilo Santana (PT), admitiu, ontem, que houve desvio de recursos na execução do programa de construção de kits sanitários em diversos municípios cearenses e disse que o programa no interior está suspenso. Em entrevista, durante evento na Assembleia Legislativa, Santana afirmou que a pasta já está tomando providências para apurar as irregularidades.

Segundo Camilo, a equipe técnica do órgão já está inspecionando os banheiros construídos por associações comunitárias, retirando parte da responsabilidade das associações. “Você não pode exigir que uma associação possa ter qualidade. Uma associação não tem engenheiro. Então, às vezes, os banheiros saem das regras. Nem todos são do mesmo padrão”, disse.

O secretário afirmou que vai cobrar que todas as normas estabelecidas na celebração dos convênios sejam cumpridas. “O tamanho dos banheiros, a cobertura, tem que ter um sanitário... Essas coisas é que são exigidas. Aquilo que não estiver, nós vamos cobrar”, destacou.

Ele se eximiu da uma responsabilidade sobre a fiscalização das obras. “Não sou eu quem tem que ir fiscalizar. Eu sou um secretário de Estado. É a equipe técnica, que é paga pelo Estado para isso. Cada um tem seu papel e sua função”, afirmou. “E eles já estão ordenados e já fazem essa fiscalização”, garantiu. (Marcela Belchior)
VAMOS NÓS: A construção de banheiros, numa sociedade que ainda conta com uma multidão de pessoas carentes, é uma política pública essencial para dar dignidade a essas pessoas. Para as sociedades que resolveram os problemas mais elementares da sua população, a falta satisfação dessa necessidade básica parece algo inimaginável. A importância da construção desses banheiros, assim, é fundamental para muitas comunidades, tanto na área urbana quanto na área rural dos nossos municípios. Lembre-se que, no Peru, o ex-presidente Alberto Fugimori, hoje preso por agressão aos direitos humanos quando exercia a presidência daquele país, granjeou enorme simpatia popular porque empreendeu um programa de construção de banheiros para os peruanos.
A corrupção, em si, já um crime hediondo, isso por que penaliza a sociedade como um todo. Um ladrão de galinha, por exemplo, provoca um prejuízo localizado, prejudica apenas aos dono da galinha. A corrupção penaliza a todos, sobretudo aos mais humildes, que deixam de receber os benefícios da educação, da saúde, da infra-estrutura etc por conta da gatunagem de alguns. Nesse escandaloso caso dos banheiros, além desse já grave prejuízo (desvio dos recursos públicos), a corrupção ajuda a perpetuar essa surreal situação da ausência das condições mais elementares de promoção da saúde pública, no caso o local adequado para as pessoas fazerem as suas necessidades fisiológicas. Mais do que um ato físico, fazer essas necessidades em local adequado é uma questão de dignidade humana. Cadeia nesses ladrões, após, evidentemente, as devidas apurações e processos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO, O TERROR DOS CORRUPTOS FINALMENTE CHEGA A BOA VIAGEM.

Os municípios Itapajé, Jaguaribe, Iracema e Boa Viagem foram sorteados pelo Programa de Fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta segunda-feira (15) e passarão por ações que abrangem as áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Já Pentecoste foi sorteado para participar de um programa de capacitação.
Estes municípios, que possuem menos de 50 mil habitantes, serão fiscalizados quanto aos recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais na área social (Saúde, Educação e Desenvolvimento Social), bem como em denúncias e representações enviadas à CGU relativas aos municípios sorteados.
O Programa de Fiscalização sorteou ao todo 60 municípios brasileiros para participarem da fiscalização. Confira lista completa aqui.
O município de Pentecoste, distante 89 quilômetros de Fortaleza, foi sorteado também pela CGU para participar do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública.
O programa tem como objetivo promover em cidades com até 50 mil habitantes, a boa e regular aplicação e prestação de contas dos recursos públicos, por meio da capacitação dos agentes municipais.
Cada estado teve um município sorteado, exceto Acre, Amapá e Roraima, cujos municípios concorreram conjuntamente para a escolha daquele que receberá a ação de capacitação. Confira a lista dos 24 municípios brasileiros que participarão do projeto. As informações são do Portal Verdes Mares.

sábado, 13 de agosto de 2011

VEJA O QUADRO "PERFIL" DO PROGROMA IMÓVEIS DA TV O POVO COM DEODATO RAMALHO

video

OLHA QUE COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DE GRAÇA...


A Surfrider Foundation, ONG americana criada há 25 anos por 3 surfistas, criou um belo calendário em protesto ao desastre do Golfo Do México.
Como uma boa galera de surfistas, a Surfrider tem como missão proteger e ajudar a preservação dos oceanos.
E o maior atendado aos ecossistemas marítimos foi o derramamento de óleo da BP. Para chamar atenção ao caso que caminha para não dar em muita coisa eles criaram um ousado calendário com modelos semi-nuas com “óleo” em seus corpos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A MELHOR HOMENAGEM É MANTER VIVA A HISTÓRIA DE QUEM LUTOU. VALEU CAMARADA "CHICO PASSEATA".

A saudade do “Chico Guerreiro”

Com o título “Chico Guerreiro”, eis artigo assinado por Mário Albuquerque, presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou e conselheiro da Comissão Federal de Anistia (MJ), em tom de homenagem ao querido Francisco Monteiro, o “Chico Paseata”. Monteiro morreu nesta sexta-feira e o enterro ocorrerá às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz. Confira: 
Convivi com o  Chico Monteiro na Casa de Detenção do Recife (PE), onde dei entrada como preso político por volta de junho de 1971 e ele no ano anterior, preso com sua esposa- companheira Helena Serra Azul.  Naqueles tempos pós-AI5, cidadãos brasileiros foram forçados a mudar de cidade para escapar à máquina de tortura e morte da ditadura militar. Muitos se integravam “à produção”, virando operários ou camponeses, os sujeitos da mudança histórica que divisávamos próxima e pela qual todos os sacrifícios valiam a pena. Chico, com Helena, foi um desses.
Estudantes de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), foram pro campo de Pernambuco cortar cana e atuar como fermento para conscientizar e levantar as massas camponesas na derrubada da ditadura. Ambos torturados, o casal despertava carinho, medo e proteção nos presos políticos da Detenção pela juventude, pelo amor que irradiava, pelas famílias no distante Ceará, pelo filho nascido durante a prisão e que Helena criava na penitenciária feminina do Bom Pastor, pois eram tempos inseguros e imprevisíveis.
Em meio a um ambiente de dor e desolação,  de corpos e almas massacradas pela tortura, Chico mantinha um espírito sempre alegre e brincalhão, bem na tradição da boa “molecagem cearense”, o que amenizava o clima adverso. Junto com o Érico, gaúcho, Chico compunha a comissão de saúde do coletivo dos presos políticos, zelando pela saúde desses, cuja principal atividade consistia diagnosticar diariamente o estado da carne que nos era entregue in natura para nós mesmos cozinharmos, sempre duvidosa, fator de tensão e conflito constantes com a direção do presídio.
Também junto comigo e mais dois presos políticos, integrava a equipe de futebol de salão do Cruzeiro, do preso comum Adegilson, espécie de Íbis do futebol da prisão, que conseguimos elevar à categoria de melhor time, impondo pela primeira vez uma derrota histórica ao melhor time da cadeia, o Santa Cruz, protegido da direção e carcereiros. Após dois anos, Chico deixou a prisão e só voltaríamos a nos ver com a anistia de 79, seguindo-se às campanhas das Diretas, da Constituinte, e mais recentemente à sua campanha a vereador, da qual fui seu apoiador, e pela reparação econômica aos perseguidos políticos, juntos às comissões de anistia de Pernambuco, Ceará e federal.
A sua morte nos abala a todos e morremos também um pouco com ele. Mas nada de choro. Antes comemoramos sua vida dedicada ao bom combate pelo Brasil e seu povo.
* Mário Miranda de Albuquerque,
Conselheiro da Comissão Federal de Anistia (Ministério da Justiça)
Presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou.

HASTA LA VISTA LUTADOR...

Uma homenagem ao querido “Chico Passeata”

Do médico sanitarista e professor universitário Marcelo Gurgel, eis o artigo “Ao camarada Chico Passeata”, uma homenagem a um brasileiro que marcou sua vida pela luta em defesa da liberdade e contra a ditadura militar. Confira:
A sociedade cearense e a medicina, em particular, emudecem hoje (12/08/11), diante da perda do seu valoroso varão, o cidadão Francisco das Chagas Dias Monteiro, mais conhecido por “Chico Passeata”, alcunha oriunda de sua combativa militância estudantil, quando pôs sua integridade física sob risco, para dar combate ingente às forças repressivas, vigentes no Brasil pós-64, insurgindo-se ele, com palavras e ações cívicas, contra o estado de exceção então imposto.
O seu posicionamento político, calcado na franca defesa dos seus ideais, rendeu-lhe dissabores, extensivos aos seus familiares, que testemunharam sua via crucis, marcada por sucessivas e irregulares detenções, seguidas de uma condenação, pela justiça militar, cumprida por longos e penosos meses na ilha de Itamaracá.
Em suas diversas passagens, pelos cárceres, conheceu na própria pele e nas suas entranhas, o peso da nefasta intervenção de algozes que, obstinadamente, tentaram minar o seu espírito de luta, mediante a coação e a coerção, com emprego sistemático da tortura física e psicológica, sequer poupando a sua amada Helena Serra Azul, a fiel companheira de mais de quatro décadas de convivência.
Esses percalços de sua juventude truncaram a sua carreira acadêmica, iniciada em 1966, na Faculdade de Medicina da UFC, impedindo-o de se formar em 1971, ao lado dos colegas da Turma Andreas Vesalius, e retardando, em quatro anos e meio, a sua diplomação, como médico, o que aconteceu em evento realizado, na reitoria da universidade, em julho de 1976, para apenas dez diplomados. Apesar da defasagem temporal, os egressos de 1971, que ora se preparam para celebrar os quarenta anos de formatura, sempre o consideraram como um dos integrantes da briosa turma.
Já como médico, cada vez mais Chico Monteiro, porém sem anistiar a sua veia de condutor das marchas de protesto, abraçou, com alentadas determinação e disposição, as grandes causas sociais que afligem o povo brasileiro, notadamente aquelas comprometedoras das condições de saúde. Em resposta a essas carências de seus concidadãos, tornou-se um médico-sanitarista, pela prática, adquirida ao longo de sua atuação médica, começada em Aratuba, inserida no bojo das ações das Comunidades Eclesiais de Base, passando por Paulínia, Campinas, Canindé, especialmente voltada para a Atenção Primária de Saúde, e pela formação técnica e educacional, conquistada na Especialização em Saúde Pública na Unicamp e no Mestrado de Saúde Pública na UFC.
A feliz combinação de experiência de campo e preparo acadêmico com o fervor de seu empenho fizeram dele um baluarte para a construção do Sistema Único de Saúde no Ceará e também no Brasil. Foi presença marcante, por sua desprendida dedicação à Saúde Pública, nas variadas entidades da classe médica cearense (Associação Médica Cearense, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará etc.), e nos fóruns, que levaram à edificação do SUS, a exemplo das Conferências Nacionais de Saúde, e nos Conselhos de Saúde, incluindo o nacional (CNS), do qual foi membro titular, representando a categoria médica.
Apesar de tantos infortúnios juvenis, Chico Monteiro não transparecia guardar ressentimentos daqueles que travaram a consecução dos seus propósitos, levantando-se após os tombos, e carregando a sua pesada cruz, sem um irmão cireneico para ajudá-lo, mas até encontrava forças para consolar e animar os companheiros de labuta cotidiana. A firmeza na defesa de suas convicções não lhe tolhia o acolhimento de escutar outros, de voz discordante, trilhando o diálogo como forma de tomar decisões consistentes.
Talvez por sua sensibilidade de poeta, exibida em dezenove antologias da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Ceará, somando 168 poemas publicados, o aguerrido Chico apascentará ovelhas celestiais, como uma reluzente estrela, a brilhar no firmamento, servindo igualmente de farol, aos que aqui permanecem, a fim de que perseverem no alcance de tão nobres ideais, os quais o destemido Chico tanto perseguiu.
Com um abraço amigo,
*Marcelo Gurgel Carlos da Silva,
Médico-sanitarista.

ATITUDE FORTALEZA. QUASE 17.000 ENGENHOS IRREGULARES SÃO RETIRADOS.

Semam retira 3.086 placas
Fonte:  O POVO Online/OPOVO/Fortaleza
12.08.2011| 01:30
Um total de 3.086 peças publicitárias irregulares foram retiradas das ruas de Fortaleza em julho último pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). Nesse universo estão incluidas 392 faixas, 804 placas imobiliárias, 26 das chamadas placas especiais que tem tamanho superior a oito metros e 1.864 fotos que poluíam visualmente a cidade.
O balanço foi divulgado ontem pelo órgão municipal, que mantém uma comissão de combate a esse tipo de poluição trabalhando todos os dias fazendo esse controle percorrendo ruas e avenidas. A população também podem colaborar com essa ação encaminhando denúncias relativas a poluição visual a Semam pelos telefones 3452 6923 e 3452 6927, ou se dirigindo a sede da secretaria na avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras.
Outra alternativa para denunciar tais situações está sendo inaugurada este mês, possibilitando que as pessoas cadastrem suas denúncias no site www.fortaleza.ce.gov.br/semam, através do link “Denúncia Virtual”. Conforme o levantamento divulgado, de janeiro até o mês passado totalizam 16.551 os objetos do tipo excluídos das vias públicas de Fortaleza.
Nos últimos sete meses foram retiradas 2.101 faixas, 3.692 placas imobiliárias, 10.575 fotos e 147 placas especiais. A Semam revela que em cinco anos de reforço nessa ação já foram retiradas 1.036 dessas placas especiais, objetos com dimensões superiores a oito metros. (Rosa Sá)

E BOA VIAGEM TERÁ UMA ESCOLA FEDERAL. NÃO, A JUVENTUDE NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, ESSA O PREFEITO NÃO FECHARÁ.

Ceará ganhará mais uma universidade federal

O anúncio oficial da criação da Universidade Federal do Cariri deve ocorrer na próxima terça
12.08.2011| 01:30
O Campus Avançado da UFC no Cariri fica em Juazeiro do Norte (EDIMAR SOARES) O Campus Avançado da UFC no Cariri fica em Juazeiro do Norte (EDIMAR SOARES)
O Cariri será a sede da mais nova universidade federal no Ceará. A informação foi antecipada pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, que voltou na última quarta-feira de uma reunião no Ministério da Educação (MEC). “O Ceará pode comemorar porque é uma realidade”, garantiu Jesualdo.


Dois campi avançados e seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também estão previstos. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. Até lá, o MEC informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo o reitor da UFC, uma comissão será criada para definir os detalhes da futura universidade do Cariri. Informações sobre a cidade escolhida para sediar a unidade e quais cursos serão disponibilizados ainda não foram definidos. A expectativa é de que pelo menos cinco mil estudantes sejam atendidos no início do processo.
Na próxima semana, está marcada uma nova reunião com representantes da UFC no MEC para acertar os encaminhamentos rumo à instalação da universidade. “Ainda não sabemos qual será o desenho da universidade. Só teremos mais detalhes depois da oficialização”, explicou.
Além da nova universidade, está previsto a criação de dois Campi Avançados, um no Vale do Jaguaribe e outro nos Inhamuns. “Sei que há a proposta de criar dois campi no mesmo momento da universidade, mas ainda não sabemos quais serão as cidades escolhidas”.
O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) acrescenta a importância para o mercado de trabalho. “O Ceará está focando na formação técnica de nível médio, superior e profissionalizante, atendendo a demanda existente”.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, completa que a mobilização política da sociedade tem contribuído para a interiorização da universidade e pontua os benefícios para a região. “Tem sido impressionante o impacto sócio-econômico, político e cultural da presença de nossas universidades no interior do Estado”.
Atualmente, o Ceará conta com duas universidades federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Ainda não foi confirmado se o Campus Avançado da UFC no Cariri será transformado em Universidade Federal do Cariri ou se na região haverá duas universidades federais: a UFC e a do Cariri. Todas essas definições só serão esclarecidas na próxima terça-feira pelo MEC, segundo Jesualdo. Com a chegada da Universidade Federal do Cariri o Estado somará três universidades federais. (colaborou Thiago Mendes)
Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
A região do Cariri foi escolhida para abrigar a terceira universidade federal do Ceará. A macrorregião envolve 42 municípios e conta com uma densidade demográfica que ultrapassa um milhão de pessoas.

MUNICÍPIOS

Municípios que serão beneficiados com a nova universidade

Cariri
Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Iço, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.

População média: 1.338.496 habitantes

Inhamuns
Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril, Tauá.
População média: 411.407 habitantes

Vale do Jaguaribe
Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.
População média: 566.250 habitantes Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

No Pecém, Dilma posa ao lado de trabalhadores

11.08.2011| 12:06 - O POVO On Line.
A primeira atitude que a presidente Dilma Rousseff teve ao chegar nesta manhã de quinta-feira, 11, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza), foi posar ao lado dos trabalhadores responsáveis pela terraplanagem da futura siderúrgica.

O projeto é tocado pelo consórcio formado pelos grupos Dong Kuk, Posco e Vale do Rio Doce.
Dilma, que já havia distribuído simpatias em Fortaleza, quando da saída do Gran Marquise Hotel, após dar entrevista para emissoras de rádio, conversou com trabalhadores e gostou do que viu no Complexo Industrial do Pecém. A presidente renovou apoio aos grandes projetos tocados com apoio do governador Cid Gomes (PSB).

ESPERAMOS QUE BOA VIAGEM NÃO ESTEJA NESSA FEDENTINA!

"O Tribunal de Contas do Estado (TCE) distribuiu, ontem, a relação de todos os convênios assinados entre a Secretaria das Cidades com prefeituras, sindicatos, fundações, desde o ano de 2008, para construção de kits sanitários, totalizando 92 processos e um volume de recursos da ordem de R$ 17.215.650,00.

A Prefeitura do Município de Ipu, com dois convênios foi a que mais recebeu dinheiro do Estado, R$ 3.160.000,00 para a construção de 2.108 kits. Os demais contratos variam entre R$ 60.000,00 e R$ 600.000,00. As demais prefeituras que conveniaram direto com o Estado são as de: Boa Viagem, Capistrano, Caririaçu, Meruoca, Paramoti e Tamboril.

Comissão

Ontem, na Assembleia, o deputado Heitor Férrer (PDT) chamou de "porcaria" os kits sanitários entregues à população através de convênios celebrados entre a Secretaria das Cidades e associações. Ele reclamou o fato da comissão de Fiscalização da Assembleia fazer apenas visita a órgãos fiscalizadores e disse que a Casa está pegando "carona" no trabalho dessas instituições. Por isso, vai tentar instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.

O parlamentar disse ter ido ao município de Itapipoca, na última sexta-feira, para checar os kits sanitários, mas não gostou do que viu. Por conta disso, protocolou, ontem, um requerimento pedindo o projeto arquitetônico dos kits sanitário.

Ele disse ter percebido não haver critérios definidos para a distribuição dos kits. Férrer ainda disse que não há transparência por parte do Governo, pois o TCE detectou que o Portal da Transparência omitiu alguns convênios. "É o Portal da enganação", classificou."

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

JUSTIÇA RECHAÇA MAIS UMA PERSEGUIÇÃO DO PREFEITO DE BOA VIAGEM. A LILI CONTINUA FIRME NA DEFESA DE BOA VIAGEM.

ee
Primeira página da sentença
"... Caso entendesse infundados todos os comentários constantes do citado "blog" poderia o administrador buscar abrir um canal de comunicação com a população, inclusive por intermédio dos órgãos de imprensa para esclarecer as supostas irregularidades. Ressalte-se que tal medida seria bastante compatível com os princípios da transparência e eficiência a que se sujeitam a Administração Pública." (Parte da sentença da nova magistrada de Boa Viagem).
Conclusão da sentença. Juíza julga improcedente a ação  que pretendia calar a Rádio Liberdade.
"...Com efeito, aqueles que são responsáveis pela política pública estão sujeitos a críticas por parte da população e dos órgãos de imprensa. O elevado número de manifestações contra determinado administrador representa apenas o alto grau de insatisfação dos administrados com a sua atuação." (Trecho da sentença que rejeitou mais uma perseguição do prefeito de Boa Viagem contra a Rádio Liberdade).

PRESIDENTE DO PSDB NÃO NEGA A TRADIÇÃO DO PARTIDO: NADA DE INVESTIGAÇÃO, NADA DE PUNIÇÃO.

“Escândalo dos Banheiros” – PSDB não punirá Teo Menezes

Publicado: 9 de agosto de 2011 às 3:48
Autor: Eliomar de Lima

Deputado Estadual Teo Menezes, PSDB do Ceará.
“Em reunião realizada em Messejana na noite de ontem com lideranças da agremiação, o presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, afirmou que o partido não irá punir o deputado estadual Téo Meneses, por conta de sua possível participação nas denúncias que envolvem seu pai, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – Teodorico Menezes, e o Governo do Estado no escândalo dos banheiros. “Não há ligação direta de Téo” afirmou Cals, que complementou afirmando que “por ele ter liberado a verba a municípios que representa, não quer dizer que tenha que ser penalizado por isso”.

O encontro em Messejana marcou o iniciou de ciclo de debates com lideranças de bairros de Fortaleza, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. O objetivo principal da reunião era “discutir as demandas comunitárias para que tenhamos uma boa proposta para 2012” declarou a secretaria geral do PSDB, Kamila Castro. “Reuniões com os pré-candidatos a vereador do PSDB acontecerão nesta terça, onde discutiremos o fortalecimento da chapa, para que sejam eleitos pelo menos 3 ou 4 vereadores pelo partido” explicou o atual presidente.

Prefeitura

Em relação a candidatura do partido à prefeitura de Fortaleza, Cals afirmou que há grande possibilidade de haver candidato.Quando perguntado quem seria, declarou que o nome dele é “o primeiro em discussão, se houver consistência e força, vai ser sim”.
(O POVO)

Obs: A manchete da matéria é deste blog.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prefeito afastado de Nova Russas é cassado

Plenário no mometo da cassação.
Jamil Pinto (Nova Russas) – Após nove horas de sessão e pelo placar de 6 a 0, foi cassado neste domingo, pela Câmara Municipal de Nova Russas, o mandato do prefeito afastado Marcos Alberto Martins Torres (PSC). A sessão, que teve início às 14 horas, contou com a participação de dois terços da composição daquela casa legislativa. Estiveram presentes os vereadores Carlos Sérgio de Brito (presidente da casa PT), Socorro Arraes (PSB), Chiquinho Diogo (PMDB), Leocádio Pereira (PSB) e Adalberto Filho e Raimundo Juvêncio ambos do DEM. Ausentaram-se da sessão a base aliada do prefeito, que com atestados médicos justificaram as suas faltas, Karla Loiola (PC do B), Chico Martins (PSB) e Luis Teixeira (PSC).
O agora ex-prefeito de Nova Russas que se encontra preso numa cela da Delegacia de Capturas, em Fortaleza, desde 13 de maio – ele é acusado de integrar esquema de desvio de verbas não compareceu. No último sábado, Marcos Alberto, por meio do seu advogado, Flávio Jacinto, deu entrada em petição junto ao superintendente da Polícia Civil, delegado Luís Carlos Dantas, informando que não tinha interesse em participar da sessão.
Diante do não comparecimento do ex-gestor e de seu procurador, a Câmara Municipal nomeou como defensor dativo o advogado José Almir Claudino Sales para fazer a defesa de Marcos Alberto. O processo, com mais de 650 páginas, foi lido pelos vereadores Adalberto Filho, Chiquinho Diogo e Socorro Arraes. Vários populares estiveram presentes nas dependências do poder legislativo do município Nova Russas. Embora tivesse um forte esquema de segurança que contou até com helicóptero do CIOPAER. Marcos Alberto agora perdera o foro privilegiado, passando a ser julgado pelos juízes da Comarca.
ANULAÇÃO
A defesa do prefeito cassado informou que via pedir a anulação da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Nova Russas, Marcos Alberto, alegando que não houve quórum para tal decisão.

domingo, 7 de agosto de 2011

REVISTA ISTO É: A VERDADE QUE INCOMODA.

A vitória da "patinha feia"

Às vésperas de o PT decidir se acaba ou não com as prévias, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, mostra como a democracia partidária pode trazer resultados positivos

Alan Rodrigues
chamada.jpg
INVESTIMENTO
Recursos públicos aqueceram a economia de Fortaleza
e a renda média da população cresceu mais de 50%
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sempre gostou de uma boa briga. Seu embate mais célebre foi travado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria porque queria impedir que ela se candidatasse a prefeita da capital do Ceará no agora distante ano de 2004. Às vésperas da eleição municipal daquele ano, Lula, José Genoino, José Dirceu e a maioria da cúpula petista tentaram intervir no diretório local para que o partido não lançasse candidatura própria. Na época, os “chefões do PT” pretendiam empurrar goela abaixo do partido como candidato ideal o nome do senador Inácio Arruda, do PCdoB. Lula perdeu. Os militantes optaram pela candidatura da petista e, mesmo sem o apoio do presidente da República, Luizianne venceu as eleições. “Eu era a patinha feia da história”, diverte-se hoje a prefeita, que há muito fez as pazes com Lula e boa parte da cúpula petista.

Agora, às vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. O tema, mais uma vez, envolve o poder de decisão dos diretórios em tempos de eleição. O ex-presidente, assim como parte importante dos caciques petistas, quer acabar com as prévias para a escolha de candidatos, pondo fim a uma tradição democrática do PT. Luizianne vai para o congresso nacional do PT, no início de setembro, decidida a lutar contra a proposta. E levará como armas principais para essa briga a sua própria história e o que vem ocorrendo neste momento no diretório municipal do PT de Fortaleza. Lá, mais de um ano antes das eleições, 13 petistas não esperaram a decisão do congresso nacional do partido e lançaram suas pré-candidaturas à sucessão de Luizianne.

A profusão de pré-candidatos em Fortaleza está diretamente ligada ao bom momento que vive a administração municipal. A cada ano, a gestão da prefeita Luizianne coleciona o aumento de expressivos indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos. Dona da quinta maior população entre as capitais do País, com quase 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza foi a capital nordestina que mais reduziu a pobreza em sua periferia, entre 2001 e 2008, segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV). Traduzindo, a renda média dos moradores da periferia da capital cearense aumentou 52,25%, passando de R$ 204,34 para R$ 311,11, um crescimento cinco vezes maior do que o registrado em Salvador ou São Paulo. “Os números revelam uma maior inserção da população no mercado formal de trabalho, consequência de uma política educacional em conjunto com um resultado macroeconômico mais equilibrado”, avalia o economista Mercelo Neri, autor do estudo.

Desde que assumiu a prefeitura, Luizianne tem dado uma atenção especial às populações mais carentes, o que lhe tem rendido duras críticas. “A classe média odeia a prefeita, mas os pobres da cidade representam quase 70% do município”, afirma o cientista político Francisco Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor). “O importante é que aumentamos em muito nossa receita, sem aumentar impostos, e estamos conseguindo investir na cidade”, diz Luizianne. Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidade brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Pelos dados do MTE, a capital cearense abriu 54.669 novos postos de trabalho com carteira assinada, superando Salvador (BA), com 37.786, e quase o dobro de João Pessoa (PB), que contabilizou 28.112 novas vagas de emprego no último ano. “Programas sociais, alinhados a uma política de mão de obra formal, geram uma capacidade de compra que movimenta toda uma economia”, explica o economista Roberto Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB).

Segundo os números da prefeitura, nos sete anos à frente do governo, a gestão de Luizianne reduziu em 52% a mortalidade infantil – crianças mortas antes de completar um ano de vida. Em 2004, morriam 21,2 crianças por 100 mil nascidos e no último ano esse número despencou para 12. Para complementar o saldo positivo da administração, Fortaleza é a terceira maior rede pública municipal de educação, com 240 mil alunos matriculados, só perdendo para São Paulo e Belo Horizonte. Agora resta saber se todos esses números ajudarão Luizianne na batalha que ela vai voltar a travar com a cúpula do PT.  
img.jpg

66 ANOS DEPOIS: O MUNDO PRECISA OUVIR MAIS ROSA DE HIROSHIMA!

video

DEPOIS DE ANOS E ANOS DE MANIPULAÇÃO A REDE GLOBO LANÇA CARTA DE PRINCÍPIOS. VEJAM, ABAIXO, A MANIPULAÇÃO SOBRE A PULADA DE CERCA DO FHC...

Como a Globo deu o golpe da barriga em FHC, mandando Miriam Dutra para Portugal

por Palmério Doria

Assim como existe carro-forte, existe armário-forte. O do Caso FHC-Miriam Dutra não abria nem com pé-de-cabra até abril de 2000, quando Caros Amigos veio com a primeira reportagem sobre o assunto. A revista entrega o jogo logo de cara. “Por que a imprensa esconde o filho de 8 anos de FHC com a jornalista da Globo” é o título que ocupa toda a capa. Não entra em tricas nem futricas, denuncia o silêncio dos grandes grupos de comunicação diante de “Um fato jornalístico”, como diz o título da reportagem.

Por isso, os jornalistas que assinamos a matéria de 6 páginas – eu, Sérgio de Souza, Mylton Severiano, Marina Amaral, José Arbex e João Rocha – deixamos de lado quase todos os detalhes que cercam o romance para ir fundo no essencial: por que, quando lhe interessa, a mídia publica que Fulano ou Cicrano teve caso fora do casamento; e naquele caso, passou uma década escondendo o caso FHC-Miriam Dutra. Então, em 2000, não era o caso de contar que...

· .... o caso de amor começa com a bênção de outro par constante, Alberico de Souza Cruz, o todo-poderoso diretor de jornalismo da Rede Globo, e Rita Camata, a bela deputada federal do PMDB, sensação do Congresso, mulher do senador capixaba Gerson Camata, que um dia seria candidata a vice de Serra nas eleições presidenciais de 2002.
· .... mais saborosa que a pauta da Constituinte, as andanças do quarteto na noite brasiliense eram o grande assunto nos círculos políticos e nas redações. Contudo, os diálogos e as situações vividas por eles não renderam um mísero gossip em coluna social alguma.
· .... o bafafá com status de rififi que se instalou no gabinete de Fernando Henrique, ouvido no corredor por jornalistas do naipe de Rubem Azevedo Lima, e presenciado por seus assessores, quando Miriam Dutra foi comunicar-lhe a gravidez, seria digno dos melhores bordéis do Mangue – “Rameira!”, xingava o senador aos berros. Tudo com direito a efeitos especiais, arrematados por um chute de bico de sapato de cromo alemão no circulador de ar.
· .... a operação cala-a-boca-da-Miriam foi organizada por uma força-tarefa: Alberico de Souza Cruz; o

sábado, 6 de agosto de 2011

É URGENTE A LUTA CONTRA A DROGA.


O POVO traz mais mais uma reportagem da série especial Mães do crack


A vigília das horas

Ao ser tragado, o crack "voa" até o cérebro em 15 segundos. E o prazer que a droga incita é tão fugaz quanto escravizador. Com o tratamento da dependência química, é possível recuperar parte da vida que virou fumaça

06.08.2011| 01:30 - O POVO

Uma vida por um prazer de 5 a 10 minutos. Essa é a troca que o crack exige dos usuários. A droga, que pode ser comprada a partir de R$ 5 (uma pedra das menores, que alguns comparam a um grão de arroz), vai dos pulmões ao cérebro em 15 segundos. E o prazer que incita, ao “turbinar” a liberação de dopamina (substância produzida pelos neurônios e que tem função estimulante), é tão fugaz quanto escravizador. Passada a euforia, vêm a dependência e o descaminho.

Pediatra da UTI do Instituto Doutor José Frota (IJF) há 18 anos, a médica Maria Francielze Holanda Lavor cuida de casos impressionantes. Como o do “menino de 15 anos que já matou várias pessoas e foi atingido, pela polícia ou pelos próprios (comparsas) da droga”. O crack, mais devastador do que a cocaína, subtrai a existência. Por ser um instante, desconhece futuro. Algumas vezes, assina o atestado de óbito ou de “anos potenciais de vida perdidos”, testemunha a pediatra da UTI do IJF, referindo-se também às sequelas que determinam um coma vegetativo. “Um menino de 15 anos poderia trabalhar até os 60. Ele perdeu esse tempo. Para a sociedade, para a saúde pública, é um índice muito grave”, relaciona.

Aos adolescentes que se iniciam no crack aos 12, 14 anos, juntam-se mulheres em plena idade reprodutiva, ampliando as estatísticas da desgraça. Faltam dados precisos e oficiais sobre as mulheres usuárias da droga, mas o tempo calcula um aumento dessa população. “Há maior número de mulheres não só no uso, mas também no tráfico de drogas.

Elas são presas com os maridos ou amantes”, associa Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade – Regional Nordeste I e integrante do Conselho Estadual de Políticas contra Drogas. O caminho da volta (sugestão de intertítulo) As casas de recuperação são um termômetro desse problema de saúde pública. Pelo Instituto Volta a Vida (fundado em 1999), por exemplo, “já passaram muitas grávidas, inclusive, classe média”, indica o fundador, psicólogo Osmar Diógenes Parente.

Já a unidade feminina do Centro de Recuperação Leão de Judá tem, comumente, 40 vagas preenchidas por mulheres a partir dos 14 anos. Hoje, a maioria das internas têm 25, 27 anos. “Mulheres formadas, donas de salão de beleza. Não tem essa de nível social”, perfila Sandramile Rodrigues, agente terapeuta do lugar. “É assustador porque a mulher se degrada e perde a noção de lar, de limpeza. Há entrega pela droga, submissa a maus tratos”, completa.

Os tratamentos tentam remediar a exclusão da vida e da sociedade. E mais, a exclusão de si próprio. “O crack é uma droga que desvincula pessoas que já têm um nível de ausência de vínculos pré-estabelecido. Não só vínculo econômico, mas emocional, afetivo, social. As pessoas já estão abandonadas e vão para a droga”, compreende o médico Alfredo Vieira de Holanda, do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Barra do Ceará.

O caminho da volta pode atravessar inúmeras internações e perdões. O primeiro passo é alcançar a ajuda. Para o Alfredo Holanda, é imprescindível a vontade do dependente. O psicólogo Osmar Parente contradiz: “A maioria não vem, espontaneamente, para o tratamento. Ele vai resistir, tentar ir embora, mas vai ser convencido várias vezes”.

Os dois especialistas concordam em aspectos fundamentais. Primeiro, na necessidade de um acompanhamento por profissionais de áreas afinadas. Segundo, na reaproximação da família e dos amigos. “Quem amar e quer curar não pode desistir”, receita Alfredo Holanda. Nessa vigília das horas, lembra Osmar Parente, “é um tratamento para o resto da vida”.

No qual o tempo se torna, realmente, o melhor remédio. “Ensinamos até como fazer as reparações. Vá com calma”, sugere o psicólogo.

ENTENDA A NOTÍCIA

Instituições públicas, particulares ou religiosas são saídas para dependentes químicos. O tratamento pode se dar com internações ou consultas. Devem continuar fora dos muros das instituições com a reinserção social do ex-usuário e o restabelecimento dos vínculos familiares.

SERVIÇO

CENTRO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS da Barra do Ceará

Na rua Hildebrando de Melo, 1110. Telefones: 3101.2592/2593. O Caps AD da Secretaria Regional I integra a rede municipal de atenção à saúde mental, formada por cinco Caps AD (os endereços no site www.sms.fortaleza.ce.gov.br – link “Saúde Mental”). É gratuito, realizado por uma equipe multidisciplinar, e se desenvolve por consultas (não há internação).

CENTRO DE RECUPERAÇÃO LEÃO DE JUDÁ

Instituição evangélica, mantida pelo Ministério Leão de Judá (também através de doações, convênios com órgãos públicos e apoio de empresas), ramificada em casas no Eusébio (feminina), em Pacatuba e em Caucaia. A base do tratamento, feito por uma equipe multidisciplinar, são leituras bíblicas e práticas terapêuticas. O preço é negociável e a internação dura oito meses. Endereços das unidades e informações podem ser obtidas no site www.leaodejuda-ce.org.br.

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Organismo da CNBB, desdobra-se em grupos de autoajuda que acolhem dependentes químicos, alcoolistas e familiares. No Ceará, mantém grupos em 20 municípios. Na Capital, as reuniões semanais se multiplicam em 24 grupos, nas paróquias dos bairros. Atendimento gratuito.

Mais informações: coordenação da Pastoral da Sobriedade (Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, à rua Rodrigues Jr., 300, Centro. Telefones: 3388.8707 / 8687.9628) ou no site w.sobriedadefortaleza. blogspot.com.

INSTITUTO VOLTA À VIDA – Rua Alzira Parente, 288, Lagoa Redonda. Dedica-se ao tratamento de alcoolismo e dependência química, apoiado pelo programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. O tratamento exige internação de quatro a seis meses. O valor também é negociável, e o instituto mantém alguns convênios. Mais informações: www.institurovoltaavida.com.br

SAIBA MAIS


Além de informações sobre as usuárias de crack, faltam instituições para o tratamento de mulheres dependentes em Fortaleza. “Uma mulher dá trabalho por dez homens”, afirma o psicólogo Osmar Parente. A droga, continua, tanto capacita a mulher para a violência como acentua a sexualidade.


“A maioria das mulheres, como os homens, começa a usar droga cedo”, observa o psicólogo. “A menina de 15, 16 anos, já tem dois anos de uso de droga e tem droga de graça. Os homens querem se aproveitar, então, ela usa muito. Conhece todo tipo de gente e passa por mil situações de perigo. Com o tempo, começa a ser agredida e tem que aprender a se proteger.


Durante o tratamento, é inevitável a abstinência da droga e do sexo. “Fica numa fissura sexual e quer seduzir qualquer um, a qualquer hora, porque conviveu com a promiscuidade. E, aí, dá muito mais trabalho”, conclui o especialista.

LEIA AMANHÃ

No último dia da série, o relato de quem sobreviveu ao inferno. Duas ex-usuárias de crack, em tratamento, que retomam as rédeas da vida. Mães que pedem perdão aos filhos. Mulheres que fazem as pazes consigo mesmas.