segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

POVO BOLIVIANO RATIFICA PROCESSO DE MUDANÇAS. EVO MORALES REELEITO, PARA DESESPERO DAS ELITES CONSERVADORAS E DE SUA MÍDIA.


“O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ter sido reeleito com respaldo popular recorde das urnas e que o resultado mostra que o projeto de mudanças “já não é mais só de um partido”, mas da maioria dos bolivianos.
“Tivemos uma votação de 63% e nossa responsabilidade agora é ainda maior. Também ganhamos os dois terços (maioria consolidada) no Congresso Nacional, o que me obriga a acelerar o processo de mudanças”, disse ele, destacando que as mudanças serão através da regulamentação da nova Constituição, que será debatida pelos novos congressistas.
Morales discursou da varanda do palácio presidencial, na noite de domingo. Milhares de pessoas se concentraram na noite de domingo na Praça Murillo de La Paz, em frente ao Palácio de Governo, após a difusão das pesquisas de boca-de-urna que coincidem em uma ampla vitória de Morales, muito superior ao 53,7% que o levou à Presidência da Bolívia em 2005. Aos gritos de “Evo de novo”, os simpatizantes erguiam bandeiras do país e a whipala, símbolo das comunidades indígenas. Encorajados com música folclórica boliviana, os presentes, entre eles muitos jovens, indígenas e estrangeiros, aguardaram o discurso que o presidente.
O líder bolivariano disse que o “triunfo dos bolivianos” é “um justo reconhecimento aos governos e povos anti-imperialistas”.
Morales destacou que a Alba (Alternativa Bolivariana para a América Latina e o Caribe) se reunirá nos próximos dias 13 e 14 e que agora, mais do que antes, tem a missão de “salvar a humanidade em seu conjunto”.
(Agência Estado)

Um comentário:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

A Bolívia é um Pais pobre, miserável, sem parque industrial, sem empregos, com a população em sua grande maioria vivendo em regime de extrema pobreza. O gás que a Bolívia vende ao Brasil é a salvação da pátria para eles. Dessa forma a reeleição do Presidente Evo Morales, ao meu ver foi um passo decisivo para melhorar as condições de vida do povo Boliviano.