CE o 1º do NE e 3º do Brasil em mortes por acidentes
Em 2010, 683 pessoas morreram por causa de acidentes envolvendo motocicletas. O Estado é o terceiro do Brasil na estatística
05.11.2011| 01:30
O Ceará é o estado do Nordeste onde mais se morreu, em 2010, por causa de aidentes com motocicletas. Dos 1.965 óbitos envolvendo transportes terrestres, 683 foram por causa de motos. Em oito anos, o número de mortes por acidentes de moto foi o maior já registrado por aqui. Superou o ano de 2006 – até então o que apresentava o maior número de óbitos -, quando morreram 579 pessoas. Os dados, divulgados ontem pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, deixam os cearenses em alerta para a redução das estatísticas.
Em todo o Brasil, o Estado ocupa a terceira posição. Fica atrás apenas de São Paulo (1.518) e Paraná (759). Dados de setembro do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que o Ceará conta com uma frota de 797.181 motos. Já São Paulo, com 3.533.327. O Paraná tem 906.156. Para os órgãos de trânsito, a grande quantidade de motocicletas contribui para o aumento no número de acidentes. “As motos hoje correspondem a 42,5% da frota do Estado”, afirmou a diretora de Planejamento de Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Lorena Moreira.
Para completar, segundo ela, a frota concentra-se no Interior (618.305), onde apenas 49 municípios têm órgãos municipais de trânsito. “Nos municípios menores, já existe a cultura de andar sem capacete, andar sem habilitação e ainda faltam órgãos para fiscalizar”, justifica. Mas, os motociclistas da Capital não estão isentos. Segundo o inspetor Márcio Moura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Fortaleza, eles costumam avançar sinal, andar acima da velocidade permitida e ultrapassar pela direita.
Para reduzir as estatísticas, os órgãos de trânsito apostam em conscientização do motociclista e mais fiscalização. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo, acredita que é preciso reforçar noções de educação no trânsito ao tirar a habilitação. A fiscalização é parceria na hora de reduzir os óbitos. De acordo com Lorena Moreira, do Detran, de segunda a quinta, no Estado, são feitas 12 blitze. E, de sexta a domingo, 20.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Não usar o capacete, ultrapassar o limite de velocidade. Atitudes que tem contribuído para o aumento no número de óbitos por acidentes de moto. Órgãos de trânsito apostam em educação e fiscalização.
Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br
11 comentários:
FORAM MUITAS PROMESSAS, NENHUMA CUMPRIDA ATÉ AGORA.
PLACAS, MUITAS PLACAS E NADA MAIS.
FÁBRICA, MUITAS FÁBRICAS, MUITOS EMPREGOS, FARTURA TOTAL. ATÉ AGORA NADICA DE NADA.
AGRICULTURA FALIDA EM BOA VIAGEM.
SAÚDE COM MUITAS MORTES EM 2010 E 2011.
DINHEIRO DO FUNDEB, SERVINDO PARA OUTROS FINS.
CÂMARA DE VEREADORES EM PARTE, É A CULPADA DE TUDO.
ESSE MONSTRO JÁ DEVIA TER SAÍDO.
"ENQUANTO ISSO, ELE ESTÁ MILIONÁRIO NAS BARBAS DESSA GENTE MISERÁVEL, PAUPÉRRIMA QUE NÃO TÊM NADA."
"ATÉ QUANDO ISSO MEU DEUS."
O 70 denunciou na câmara superfaturamentos: combustível, botijão de gás com nota fiscal e tudo.
E não deu em nada.
Por muito menos do que ocontece aqui em Boa Viagem muitos prefeito já foram cassado.
roubo por cima de roubo todo santo dia. Depois tem gente que se admira quando alguém desta terra abençoada furta moto, galinha ou qualquer outra coisa.
Reportagem de VEJA desta semana revela que caciques do PDT comandados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Conforme relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores públicos, o esquema funciona assim: primeiro o ministério contrata entidades para dar cursos de capacitação profissional, e depois assessores exigem propina de 5% a 15% para resolver 'pendências' que eles mesmos criam.
O GOVERNO NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM O CAOS A SAÚDE PÚBLICA, TÃO POUCO COM A CORRUPÇÃO SISTÊMICA EM TODOS OS SETORES GOVERNAMENTAIS, ...E DÁ ARES DE "ESTADO ABSOLUTISTA". AO LIGAR PRA OUVIDORIA DO SUS SOBRE DÚVIDA NO ATENDIMENTO NO 0800 611997 ALÉM DO ASSUNTO EXIGEM QUE FAÇA UM CADASTRO COM SEUS DADOS E PASMEMMMMM!!! , QUEREM (..)
Somente um indivíduo totalmente desprovido de responsabilidade, respeito à vida alheia e insensível com o sofrimento do próximo para fazer uma promessa dessas. E o Ministério Público o que fez ou fará para punir um absurdo desses?
Está dificíl saber hoje em dia no Brasil, onde tem mais ladrão: nas ruas e favelas ou onde trabalham ministros, senadore, deputados, vereadores e seus assessores...está ou não está? o que tem de ladrão de terno e gravata (verdadeiros piratas) neste país sem lei ! É BRINCADEIRA...
Parabenizo a Revista Veja pela contribuição exemplar que está dano no combate a essa praga chamada corrupção. O Lula não quis fazer faxina, a Dilma está indecisa e sem coragem, com medo de perder o manadato, o cobgresso nacional jamais cortará na própria carne,más alguns prgãos da imprensa brasileira estão fazendo as vezes d(..)
Anônimo é como digo, a Veja é uma pedra no sapato de políticos corruptos, mas discordo de você com relação a presidente Dilma, ela não compactua com roubalheira, porém nenhuma queda de ministro foi por causa de sua faxina, mas da denúncia dos órgãos de imprensa que cumprem muito bem o seu papel na República.
VOCES FICAM SE DECLADIANDO POR CAUSA DESTE SAFADOS POLITICOS, OLHE O NANDINHO E INTOCAVEL QUEREM A PROVA DISSO, SAIAM ATRAZ DO ONIBUS DA SAUDE QUE VERAO PARA QUE SERVIU A RECOMANDAÇAO DO MINISTERIO PUBLICO HAHAHAHA, O NANDINHO ESTAVA ERA COM TODO BANDO DELE NA VARZEA DA IPUEIRA. O HOMEM E INTOCAVEL KIKIKIKI MORRAM DE CIUMES KIKIKIKIKI
Olha aqui, Bruno, nós não morremos de ciume da bandalheira que você faz parte. Nós lamentamos que haja pessoas alienadas como voce, que chama de intocável a alguem que usurpa o dinheiro público, se beneficia dele, se locupleta com ele e ainda tem alguém como voce que bate palmas. Disto, nós temos dó.
Ei joão Alves, sabe quem é a mais nova LARANJA do desgoverno de Boa Viagem? Quem diria! SANDRA`s.Pois é.Eu soube aqui na SEFAZ que ela tira nota fria para o SHOPMÒVEIS vender a prefeitura.As diretoras de escola são obrigadas a comprar naquela dita loja e haja NF. A SEFAZ desconfiou e constatou. Pelo que me consta o TCM ja está sabendo.
Postar um comentário