Gilmar Mendes passa por saia-justa em sabatina transmitida pela internet
BERNARDO MELLO FRANCOda Reportagem Local
Às vésperas de deixar a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Gilmar Mendes passou por uma "toga-justa" transmitida ao vivo pela internet. Na última sexta-feira, ele participou de sabatina promovida pelo YouTube, o portal de vídeos mais acessado do mundo. O que era para ser um balanço dos dois anos em que chefiou a corte se transformou num bombardeio de perguntas incômodas, muitas em tom acusatório, sobre polêmicas que marcaram sua gestão.
As questões foram enviadas por internautas e escolhidas em votação, sem interferência do STF. Durante 42 minutos, Mendes teve que ouvir críticas e provocações lidas no ar por uma apresentadora da TV Justiça. Foi chamado de "uma das vozes mais contundentes da direita conservadora" e até de "coronelzinho", numa referência à atuação política de sua família em Mato Grosso.
O tom de constrangimento surgiu logo na abertura, quando a locutora informou que não citaria "textos chulos, às vezes até pornográficos e com ofensas" contra o ministro.
Em seguida, anunciou seis perguntas sobre o tema mais votado: os dois habeas corpus que ele concedeu ao banqueiro Daniel Dantas, alvo da Operação Satiagraha da Polícia Federal, em 2008. Segundo ela, as questões foram agrupadas para evitar uma entrevista "só de um assunto".
O internauta que se apresentou como "Fonjic" afirmou que o STF "se autodestroi e cai em descrédito distribuindo habeas corpus a banqueiros corruptos".
Outro participante, identificado como "marioitalo", questionou a segunda decisão de Mendes em favor de Dantas: "O senhor recusou como prova a entrega, transmitida em rede nacional de TV, de R$ 1 milhão a agente da PF. Qual prova aceitaria para manter o banqueiro condenado a dez anos de prisão na cadeia?"
O ministro, visivelmente surpreso, voltou a criticar o delegado afastado da PF Protógenes Queiroz e o juiz Fausto de Sanctis. "Certamente o Brasil ainda vai saber muitos fatos sobre este episódio."
Em outro momento, Mendes foi acusado de "eleger e reeleger pessoas de confiança para beneficiar sua família" em Diamantino (MT). Rebateu no mesmo tom, apontando suposto envolvimento de um rival do clã com o crime organizado.
O ministro ainda foi cobrado por fazer suposta "denúncia vazia de grampo" contra a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e pelo número de entrevistas que concedeu. "Não seria melhor para a imagem do STF que o seu presidente falasse só nos autos?", perguntou "Diego". "Não sei o que é para o Diego o conceito de voz de direita conservadora. (...) O que é falar nos autos, quando se tem uma missão institucional?", retrucou.
Apesar dos momentos de desconforto, Mendes se disse satisfeito ao fim do programa. "Acho extremamente importante que nós possamos ter este diálogo", disse ele.
Ontem a sabatina já contava mais de 8.000 exibições, mas não aparecia na capa do canal oficial do STF no YouTube.
23 comentários:
Esse ministro é menino de recado do Fernando Hernique e do PSDB. O ministro colega dele no Supremo tinha razão quando disse que ele pensa que tava falando para os capangas dele no Mato Grosso.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) ironizou as críticas de integrantes do PT ao jingle em comemoração aos 45 anos da TV Globo. No Twitter (microblog), Caiado escreveu: “Agora vejo que a Globo foi coagida pelo PT a tirar a campanha dos seus 45 anos. A pesquisa mexeu muito com as ideias dos petistas”. Ele disse que o site lançado hoje pela pré-candidata petista Dilma Rousseff vai dizer daqui a pouco que “Roberto Marinho lançou a TV há 45 anos de forma calculada”. “É muita falta do que fazer.” “Fantasma que o PT enxerga não tem fundamento. Jingle produzido em 11/2009, Globo fundada em 26/04/1965. Chavismo do PT aflorado. #censura”, escreveu ele no Twitter. Um dos coordenadores da campanha da petista Dilma Rousseff à Presidência, Marcelo Branco, disse hoje no Twitterque via uma mensagem sublimar favorável ao pré-candidato tucano José Serra no jingle de comemoração dos 45 anos da Globo. Após a polêmica, a Globo tirou do ar o jingle do ar. Em nota, a emissora afirma que o filme foi criado em novembro de 2009, quando “não existiam nem candidaturas
Tasso vê rancor em Dilma e ‘paz e amor no Serrinha’
O senador Tasso Jereissati, cacique da etnia tucano-cearense, reuniu a tribo para esboçar a estratégia da campanha de José Serra no seu Estado.
Os repórteres instaram Tasso a comentar declaração atribuída ao presidente do PT, José Eduardo Dutra. O mandachuva petista dissera que Serra faz elogios simulados a Lula para achegar-se ao eleitorado que venera o presidente. E Tasso, entre risos:
“O presidente do PT deveria se preocupar mais com a agressividade, com o aspecto rancoroso da sua candidata, do que com a paz e o amor do nosso Serrinha”. Leia mais no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha.
Os sanguessugas da Rede Globo pensam que o povo é otário. Se cevaram na ditadura militar; gozarem de todos os esquemas do FHC, que, em troca, conseguiu o silêncio da Globo nos muitos escândalos e do caso do filho fora do casamento (o garoto só foi reconhecido agora como filho, depois de dezoito anos); a Globo tentou fraudar a eleição do Brizola (1992); manipulou o debate do Lula com o Collor em 1989 etc. etc. Só quem não tem um pingo de juízo acredita nessa desculpa furada de que a campanha publicitária é de 2009. Ora, a campanha subreptícia, evidentemente, não fala nome de candidato, mas sim o número do Partido, o demolidor das coisas públicas 45
Vcs são doentes!!!!!
Até tu Deodato!!!!
Acreditar numa dessas.
Tenha paciência.
Inocente? Conivente? Desinformado? Se for inocente ou desinformado aconselho uma leiturazinha básica sobre a história do Brasil, especialmente sobre o papel da mídia na manipulação da vontade nacional. Um bom começo é conhecer como a Globo nasceu, cresceu e monopolizou a informação no Brasil.
Sugiro aos inocentes e desinformados (os maledicentes deixo de fora porque esses, bem esses não têm jeito, fazem parte do time da mentira, da corruoção e dos esquemas) conhecerem o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" ou a Verdade Sobre a Rede Globo
http://cidadaokane.br.tripod.com/
Artigo interessante. Irrespondível. Os próprios defensores do Serra/FHC demonstram isso quando falam do pós-Lula, ou seja, não têm como desconstruir a realidade do sucesso do governo do PT.
http://vaccarezza.com.br/comparacao-entre-lula-e-fhc-e-inevitavel/
Globo desmascarada novamente:
http://redeglobo.globo.com/novidades/direto-do-projac/noticia/2010/04/direto-do-projac-reynaldo-gianecchini-grava-video-dos-45-anos.html
E tem mais: eu não voto no Serra não. Acho que ele e o Lula são farinha do mesmo saco. Agem nem tendo por alicerce uma ideologia política, mas visando interesses mesquinhos e muitas vezes pessoais. Voto MARINA!!!! Essa sim, era da ala do PT que eu admirava e admiro. Aqueles que não se venderam e que até preferiu deixar o cargo de Ministra por não ser conivente com esse povo que continua mamando nas tetas da administração pública e do dinheiro público.
Se empacotassem esse Ministro gilmar Mendes e o o ex-juiz de Boa Viagem, não fariam nenhuma falta à sociedade e a democracia agradeceria.
Todo o mal que o ex-juiz de boa viagem causou ao nosso município ainda produzirá frutos podres por um longo tempo ainda.
Graças a Deus que agora temos um Promotor e um juiz decentes, comprometidos com a sociedade e que honram a toga que vestem
já que é prá empacotar quem não presta. bota o prefeito dentro.
VAleu ANONIMO........... meu voto tambem e da MARINA SILVA esta sim admiro pois no momento Da vergonhasa mudança deste tal LULA pulou fora, quanto sera que ele ganhara na costruçao vergonhosa de uma hidreletica que vai prejudicar o meio ambiente,Sr deodato o Sr como um secretario do meio ambiente que acha desta construçao, por favor sua opiniao nao um discurso de desefa deste tal LULA. MARINA neles
Ô BESTEIRA ESSA DO 45 DA GLOBO. POIS A ZILMA VIEIRA, MUI AMIGA DA MARIA DIAS, COMEMOROU NO DIA 11 SEUS 45 ANOS.... TEVE VELA VERDE E AZUL E TUDO... SERÁ QUE TEM GENTE DA FAMÍLIA 22 VIRANDO DE LADO??? TAMBÉM PUDERAR PQ ESSE POVO DO 22 TÁ É FRACO IGUAL CALDO DE BILA KKKK
E muita falta do que fazer, que comentário mais f... criatura inutil vai ler um bom livro, a Biblia e isto que tá te faltando, deixe de usar o BLOG para escrever futricas, fofocas, vai arranjar uma trouxa de roupa pra lavar. Meu Deus e muita falta do que fazer. Deixa a Zilma em paz com quem ela quozer como amigos(as).
Caro anônimo vc é que pensa que os 22 sao francos, enganou-se meu bem 22 é muita familia. Vá procurar o que vc fazer, ocupe sua mente com alguma coisa de bom em vx de tá preocupado com a familia 22. Sou 22 com muito orgulho e honra. PASSE BEM!!!!!!!
Essa família é doida pelo poder o importante é ser amigo do rei não importando quem seja o rei.
Viva o poder e a hipocresia sempre.
EU LEIO SEMPRE A BIBLIA. MAS VC É QUE NÃO CONHECE - OU NÃO QUER ENXERGAR (O PIOR!!!) - OS FATOS. A ZILMA VOTOU NA ROSA VIEIRA QUE É 45. ELA VOTOU NA ELEIÇÃO PASSADA NO MARCOS CALS QUE É 45. SÓ NÃO VOTOU NO NANDIM PQ TINHA UMA BOQUINHA... AGORA QUERO É VE COM A PROPOSTA QUE O 45 TÁ FASENDO A ELA. QUEM VIVER VERÁ. ZILMA X MARIA DIAS X ROSA VIEIRA
Fico aqui pensando nessa disputa das eleiçoes 2010. Dilma x Serra, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come! Nem pensar q dou meu voto a um dos dois.
Duas mulheres mais admiravel na politica brasileira, Heloisa Helena e Marina Silva.
2010 meu voto eh Marina Silva!
Gostei dessa! Zilma votou na Rosa Vieira que e 45!ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
E ERA MESMO.. A ROSA SEMPRE FOI 45, DO PSDB... BESTA QUEM PENSOU Q A ROSA VOTOU NO MAZINHO.. A ROSA ERA E SEMPRE FOI 45.. POIS NUM É Q A ZILMA AMIGA DE FERRO E FOGO COM A MARIA DIAS NÃO VOTOU NA ROSA.. AÍ TEM COISA!!! A ZILMA VAI VOTAR DE NOVO É NO MARCOS CALS OUTRO 45. PODE ESCREVER, POIS A FAMILIA 22 TÁ FRACA IGUAL A CAUDO DE BILA.. E VAI COMENDO CHARLES BRAW..
amigo do blog,vc imagina que o 22 estar fraco,a familia da honestidade estar forte e firme,pois só fica do nosso lado quem é honesto,quem é 22 e vai para o outro lado é porque não merece nossa confiança,aqui só ficar pessoas do BEM!por isso eu sou 22 e dilma 13.
Fraco está é o teu juizo anônimo e não a familia 22, talvez você quisesse que os 22 estivessem fracos mas felizmente, neste caso, querer não é poder. Basta ver que nesta ultima eleição para presidente da federação se juntou tudo quanto era de mundiça, 45 e 15 e outros, jogando dinheiro e hora de trator e tudo, contra ficou só a Aline Vieira e o Arnaldo Cavalcante, e com tudo isso ainda não ganharam. Acho que não é a familia 22 que esta fraca não.
Postar um comentário