Autora: Jussara Seixas (Blog da Dilma).
O Brasil está entre os três países que alcançaram a maior evolução no setor educacional na última década. É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados nesta terça-feira. Aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a prova do Pisa avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Sessenta e cinco países participaram do teste.
Desde que o país ingressou no programa há dez anos, a média das três provas subiu de 368 para 401 pontos. Na mesma década, apenas dois países conseguiram progresso superior aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37) e Luxemburgo (mais 38). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009.
Metas de melhoria - O Brasil estabeleceu metas de melhoria no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, será preciso alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, analisou.
Cultura de avaliação - Para Haddad, o “pior momento” da educação brasileira ocorreu entre 2000 e 2001, quando o país ocupou a lanterna no ranking do Pisa. Ele acha que essa tendência está revertida e os avanços se devem, em parte, às mudanças no sistema de avaliação, especialmente a criação do Ideb em 2005 que atribui e divulga nota para cada escola pública.
“Não tenho dúvida que isso impactou muito favoravelmente, mexeu com a educação no Brasil”, entende. Haddad considera que “a avaliação é um elemento que estava faltando na cultura escolar”. O maior crescimento – de 17 pontos – se deu no último triênio (2006-2009).
A OCDE também ressaltou a criação do Ideb, citando o Brasil como exemplo a ser observado por outros países com baixa proficiência. “Recursos federais agora são direcionados para os estados mais pobres, dando às escolas recursos comparáveis aos que são disponibilizados nos mais ricos”, diz o documento referindo-se ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), criado em 2006.
Os dois extremos do ranking – Mesmo com o avanço, os brasileiros ainda freqüentam os últimos lugares do Pisa. O país deixou de segurar a lanterna da competição mas os alunos brasileiros estão na 53ª posição em ciências e português e na 57ª em matemática. O topo do ranking é ocupado pela província chinesa de Shangai com 577pontos. Embora pertencente à China, Shangai, por ser autônoma, participa de forma independente. Seguem- se mais três asiáticos e um europeu: Hong Kong (546), Finlândia (543), Cingapura (543) e Japão (529). No extremo oposto estão Albânia (384), Catar (373), Panamá (369), Peru (368) e Quirziquistão (325).
Dentro do país, os resultados mostraram um melhor desempenho dos alunos das escolas privadas sobre aqueles que estudam na rede pública. Enquanto as particulares atingiram média de 502 pontos, as públicas ficaram em 387. Porém, na rede federal pública de educação básica, a média ultrapassou a das escolas privadas, atingindo 528 pontos. “É uma rede pequena, mas mostra que o setor público sabe oferecer boa educação, mas pra isso você tem que remunerar bem o professor, investir em laboratórios, em educação integral, [esses] são componentes do sucesso escolar”, observou Haddad.
Fonte: Brasília Confidencial
O Brasil está entre os três países que alcançaram a maior evolução no setor educacional na última década. É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados nesta terça-feira. Aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a prova do Pisa avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Sessenta e cinco países participaram do teste.
Desde que o país ingressou no programa há dez anos, a média das três provas subiu de 368 para 401 pontos. Na mesma década, apenas dois países conseguiram progresso superior aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37) e Luxemburgo (mais 38). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009.
Metas de melhoria - O Brasil estabeleceu metas de melhoria no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, será preciso alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, analisou.
Cultura de avaliação - Para Haddad, o “pior momento” da educação brasileira ocorreu entre 2000 e 2001, quando o país ocupou a lanterna no ranking do Pisa. Ele acha que essa tendência está revertida e os avanços se devem, em parte, às mudanças no sistema de avaliação, especialmente a criação do Ideb em 2005 que atribui e divulga nota para cada escola pública.
“Não tenho dúvida que isso impactou muito favoravelmente, mexeu com a educação no Brasil”, entende. Haddad considera que “a avaliação é um elemento que estava faltando na cultura escolar”. O maior crescimento – de 17 pontos – se deu no último triênio (2006-2009).
A OCDE também ressaltou a criação do Ideb, citando o Brasil como exemplo a ser observado por outros países com baixa proficiência. “Recursos federais agora são direcionados para os estados mais pobres, dando às escolas recursos comparáveis aos que são disponibilizados nos mais ricos”, diz o documento referindo-se ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), criado em 2006.
Os dois extremos do ranking – Mesmo com o avanço, os brasileiros ainda freqüentam os últimos lugares do Pisa. O país deixou de segurar a lanterna da competição mas os alunos brasileiros estão na 53ª posição em ciências e português e na 57ª em matemática. O topo do ranking é ocupado pela província chinesa de Shangai com 577pontos. Embora pertencente à China, Shangai, por ser autônoma, participa de forma independente. Seguem- se mais três asiáticos e um europeu: Hong Kong (546), Finlândia (543), Cingapura (543) e Japão (529). No extremo oposto estão Albânia (384), Catar (373), Panamá (369), Peru (368) e Quirziquistão (325).
Dentro do país, os resultados mostraram um melhor desempenho dos alunos das escolas privadas sobre aqueles que estudam na rede pública. Enquanto as particulares atingiram média de 502 pontos, as públicas ficaram em 387. Porém, na rede federal pública de educação básica, a média ultrapassou a das escolas privadas, atingindo 528 pontos. “É uma rede pequena, mas mostra que o setor público sabe oferecer boa educação, mas pra isso você tem que remunerar bem o professor, investir em laboratórios, em educação integral, [esses] são componentes do sucesso escolar”, observou Haddad.
Fonte: Brasília Confidencial
20 comentários:
QUEM SAIU " DERROTADO" NÃO FOI O SENADOR TASSO, E SIM, O ESTADO DO CEARÁ !!!!!!!!
o ex-governador do Ceará Adauto Bezerra acabou lançando críticas e elogios para a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o atual chefe do Palácio Iracema, Cid Gomes (PSB), e até mesmo para o senador Tasso Jereissati (PSDB). Embora o tucano tenha sido adversário político da “era dos coronéis” – da qual Bezerra fez parte –, ele lamentou a derrota de Tasso nas eleições deste ano.
“Ele era um empresário. Recebia poucos prefeitos, quase nenhum deputado e se dedicava inteiramente à administração do Estado, que cresceu, se desenvolveu, ninguém pode negar. Acho que o Ceará podia ter mantido Tasso como senador. O estado não podia abrir mão”, considerou.
Questionado sobre a administração municipal, Adauto Bezerra afirmou que Capital “não está administrada” porque, segundo ele, a petista teria mais qualidades políticas do que executivas. “O político não é bom administrador. Ela (Luizianne) foi vereadora, deputada, é prefeita e olha aí o resultado”, reclamou.
O coronel de 84 anos foi menos duro, entretanto, ao avaliar a o atual comando da gestão estadual. Para ele, Cid tem feito um bom trabalho e tem personalidade mais equilibrada que seu irmão, Ciro. “Cid é um bom governador, sabe ouvir, tem uma maneira educada, branda, meiga. Já o Ciro é mais ferino”, criticou.
Com ela no orçamento vai facilitar para o governo:1. Aumento de impostos (CPMF, IR), 2. AeroDilma + Jatos Franceses + Trem-Bala 3. Aumento do Bolsa-Família, esse curral eleitoral, 4. PEC 300 e greve de policiais e bombeiros, 5. Manipulação de superávit primário, 6. Provável baixa artificial da taxa de juros, 7. Invasão de dólares do FED, 8. Aumento da Inflação. Acompanhe mrvbrasil1 no youtube. Veja por que a MAROLINHA pode virar TSUNAMI.
Se a coisa era ruim, ficou pior. Ideli Salvatti deu um show de promiscuidade parlamentar numa das audiências públicas para debates dobre o PLS 116, que trata da exploração de TVs a cabo pelas operadoras de telefonia. Ela falava como se fosse procuradora bastate de todas essas empresas interessadas e queria a aprovação do projeto com URGÊNCIA URGENTÍSSIMA. Pior não poderia ficar. Quanto ao GIM ele foi fiel ao RORIZ seguiu os passos do mestre. Pobre Senado ao qual já pertenceu Rui Barbosa!
Quero ver o que dirão os tassistas que, aqui, vivem metendo o malho no Antônio Palocci, sobre essa afirmação do Tasso no discurso de despedida, hoje, no senado:
"...Não posso deixar de mencionar, também, a seriedade com que o ex-ministro Palloci conduziu a política econômica do país. Ele foi o grande fiador da economia nos primeiros anos do governo Lula."
PORQUE ELE SAIU EM DEODATO, O PALLOCI.
Libertem uisque linque!
Libertem uisque linque!!
Libertem uisque linque!!!
Libertem uisque linque!!!!
Pelo que sei ele saiu porque foi acusado de haver quebrado o sigilo bancário do caseiro. Acusação, aliás, que foi julgada IMPROCEDENTE pelo Supremo Tribunal Federal. E aí?
Deodato voce defendendo O Pallocci parece o sampaio defendendo o nadinho. a defesa de bandido e rruuimmm
A Prefeitura de Fortaleza não sai de cima do muro. Mantém sob suspense o prazo de conclusão das obras do Presidente Vargas (PV). O discurso de que a reforma poderia ser finalizada em dezembro deste ano, já perdeu força na fala do secretário do Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, que hoje desconversa sobre prazos. Na avaliação dele, o debate que deve ser feito é outro. “O nosso discurso não é prazo. É a qualidade de um equipamento que ao longo de 70 anos nunca passou por uma reforma como a de agora”, assegura.
4/2/2008 - A Prefeitura interdita o estádio Presidente Vargas, pelo secretario da regional Deodato.
9/12/2008 - O laudo confirma que a situação do PV é grave
28/5/2009 - A prefeita anuncia licitação do PV para julho
23/9/2009 - Lançado o edital de licitação para a reforma do PV.12/11/09 - O consórcio Fujita/Módulo é anunciado como vencedor da licitação para reformar o PV.
22/12/09 - Assinada a ordem de serviço para o início das obras.
11/01/2010 - Tem início a reforma, com previsão de término para agosto.
4/3/2010 - Secretário de Esportes do Município, Evaldo Lima, acha difícil as obras terminarem até agosto.
11/06/2010 - Consórcio responsável pela reforma do PV confirma entrega do estádio para dezembro.
Acho que essa obra vai se tornar o Hospital da Mulher II, essa Prefeita foi pior que a Maria Luiza, e o gramado do PV também tá horrível, os times cearenses não podem jogar num estádio como esse e com um gramado em mal estado de conservação.
Quanto Palocci fiz apenas o registro de que ele foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal. Quer quer dizer que só vale quando a decisão é contra alguém do PT?
Ao bobinho ou seria "o idiota olha prá cima e diz que ali é o céu e que é azul" que fala sobre o fechamento do PV. Quando o laudo do CREA foi feito, e eu era secretário da SER IV, decidi pela manutenção do PV em funcionamento, louvado em parecer do engenheiro da SER IV. O PV foi interditado quando eu já havia saído da SER IV. O secretário, na época, era o Roberto Rodrigues.Obviamente, que como foram momentos diferentes isso não significa que ele agiu errado, pois, nessas situações (queda das arquibancas no carnaval), é melhor prevenir do que arremediar.
Quando, na minha época, decidi diferente é porque fui tranquilizado pelo engenheiro da SER IV. Quem quiser comprovar é só pesquisar nos jornais da época, quando, inclusive, fui criticado pelo pessoal do CREA por não haver acatado a sugestão deles de fechar o PV. Tanto que, depois desse laudo do CREA, ocorreram vários jogos do Fortaleza no PV.
Quem saiu derrotado num foi o imperador Tasso não fui eu, o PiMENTEL E O EUNÍCIO... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Notícia da libertação da Iraniana Sakineh é falsa.
Que Sakinagem.!!!!!
P$DB / DEM, Lúcifer e Belzebu!…rs….
Sai para lá capeta!!!
Em nossa sociedade atualmente, estamos passando por uma crise ética sem prescedente.
muitas vezes predominam situações nas quais o interesse pessoal é mais forte que a solidariedade, a
justiça e o respeito à própria vida.
BOA VIAGEM ESTÁ SEM RUMO E DESGOVERNADA.
ISSO AQUI É CULPA DE PROFESSORES IGUAL A VOCE ALFREDO CARLOS, AO INVES DE ENCINAR OS ALUNOS FICA FAZENDO POLITICA BAIXA IGUAL A SEU PUPILO DEODATO. Há pouco mais de um século, analfabetismo não era um problema para o Brasil. Mesmo assim, quando a jovem República deparou-se com um contingente de 65% de população adulta iletrada, foi atribuída a ela a culpa pelo “atraso” do País. Políticas de educação foram pensadas e implementadas regionalmente, o bem social do indivíduo é apresentado como um motivo para investir na educação.
Mas as taxas de analfabetismo teimam no desafio. Para o Ceará, o índice apresenta-se como o quinto maior do País: 18,6% em 2009.
Os cearenses estão acompanhados pelos outros oito estados nordestinos e mais o Acre no ranking das dez mais altas taxas de analfabetismo para a população de 15 anos ou mais. O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A pesquisa é aplicada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento do Ipea utilizou o ano de 2004 para avaliar a evolução do País. O Ceará conseguiu reduzir 14,9% a taxa de analfabetismo. No entanto, em relação a 2009, o Estado subiu uma posição no ranking nacional.
VOCE DEODATO ACREDITA QUE PALLOCI NÃO TEM NADA AVER COM AS ACUSAÇÕES QUE FIZERAM A ELE, OU VOCE DEFENDE PORQUE ELE É DO PT, POIS QUANDO É DE OUTRO PARTIDO A JUSTIÇA ESTA COMPRADA, COMO DIZ VOCES DO PT.
Colegas blogueiros,
Realmente ensinar com a letra C, eu não sei, quero que vc me diga como é.
Outra coisa, você dizer que o Deodato é meu pupilo, realmente eu posso avaliar seu estado de politização. Fique com Deus e feliz natal !!
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