sexta-feira, 2 de outubro de 2009

HUMILHAÇÃO AOS SERVIDORES. ASSÉDIO MORAL. QUEM AVISA AMIGO É...


O que é assédio moral?

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.

A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto. Tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, foi defendida em 22 de maio de 2000 na PUC/ SP, sob o título "Uma jornada de humilhações".

A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então o tema tem tido presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão, em todo país. O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo.

Em agosto do mesmo ano, foi publicado no Brasil o livro de Marie France Hirigoyen "Harcèlement Moral: la violence perverse au quotidien". O livro foi traduzido pela Editora Bertrand Brasil, com o título Assédio moral: a violência perversa no cotidiano.

Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados e, entre eles, destacamos: São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, entre outros. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro, que, desde maio de 2002, condena esta prática. Existem projetos em tramitação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Bahia, entre outros. No âmbito federal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei.

O que é humilhação?

Conceito: É um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.

E o que é assédio moral no trabalho?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.

Em resumo: um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe:

  1. repetição sistemática
  2. intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)
  3. direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)
  4. temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)
  5. degradação deliberada das condições de trabalho

Entretanto, quer seja um ato ou a repetição deste ato, devemos combater firmemente por constituir uma violência psicológica, causando danos à saúde física e mental, não somente daquele que é excluído, mas de todo o coletivo que testemunha esses atos.

O desabrochar do individualismo reafirma o perfil do ’novo’ trabalhador: ’autônomo, flexível’, capaz, competitivo, criativo, agressivo, qualificado e empregável. Estas habilidades o qualificam para a demanda do mercado que procura a excelência e saúde perfeita. Estar ’apto’ significa responsabilizar os trabalhadores pela formação/qualificação e culpabilizá-los pelo desemprego, aumento da pobreza urbana e miséria, desfocando a realidade e impondo aos trabalhadores um sofrimento perverso.

A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental*, que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte, constituindo um risco invisível, porém concreto, nas relações e condições de trabalho.

A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos paises desenvolvidos. A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionado com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos. As perspectivas são sombrias para as duas próximas décadas, pois segundo a OIT e Organização Mundial da Saúde, estas serão as décadas do ’mal estar na globalização", onde predominará depressões, angustias e outros danos psíquicos, relacionados com as novas políticas de gestão na organização de trabalho e que estão vinculadas as políticas neoliberais.

(*) ver texto da OIT sobre o assunto no link: http://www.ilo.org/public/spanish/bureau/inf/pr/2000/37.htm

Fonte: BARRETO, M. Uma jornada de humilhações. São Paulo: Fapesp; PUC, 2000.

21 comentários:

Anônimo disse...

Dinheiro para pagar o 13º referênte ainda ao ano de 2008 não existe.

mas, para fazer festa dá que sobra.

Eita Boa Viaginha da: desvalorização do servidor público, anafalbetismo, apadrinhamento, corrupção e descaso com a coisa pública.

Anônimo disse...

Humilhação e obrigar os Diretores das escolas do municipio a comprar em um único comércio, o mais engraçado e que este comercio nunca vendeu material escolar e o dono era 15, como todos nós sabemos a D. Antonia e vingativa e não aceita papo com adversário, o que houve?

carlos disse...

sera que o dinheiro para um certa festa vem da mesma fonte que esta vindo para uma certa loja, que ate a pouco tempo nao existia promoção nenhuma e hoje tem ate demais?

Anônimo disse...

MAUS TRATOS REUNIÕES DE BAIXO NIVEL É O FORTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO D EBOA VIAGEM ISTO NÃO É E ASSEDIO MORAL? EM BREVE A PROMOTORIA DE BOA VIAGEM SERÁ ACIONADA

Maria de Jesus disse...

NAO É NOVIDADE ESTA SENHORA QUE SE DIZ SECRETARIA DE EDUCAÇAO É UMA PESSOA SEM PREPARO PARA ASSUMIR UMA PASTA TÃO IMPORTANTE, ELA NAO TEM POSTURA, Ñ SABE FALAR É DESLEGANTE COM OS FUNCIONARIOS E TRATA MAUS OS ADVERSARIOS. QUERIA DIZER PRA ELA Q ADVERSARIOS VC TEM MUITOS E VC VAI TER QUE CONVIVER COM ELES ATÉ FIM DESTE DESGOVERNO. POR ISSO TRATE AS PESSOAS BEM, POIS PODERÁ ENCONTRA-LAS QUANDO VC VIR DESCENDO.OH!

JESSICA disse...

A EDUCAÇÃO VAI DE MAL A PIOR, POR CONTA DE SECRETARIA DE EDUCAÇAO SEM METAS E AÇOES PARA TRANSMITIR E ACHA QUE BRIGANDO COM OS EDUCADORES RESOLVE. SE CONFORME ESTA FOI A MAIOR DERROTA QUE A EDUCAÇAO DE BOA VIAGEM JÁ PASSOU, AFUNDOU A EDUCAÇAO ADEUS IDBE.

Anônimo disse...

BOA VIAGEM É UMA CIDADE ADORMECIDA MESMO! ONDE JÁ VIU O PREFEITO E SUA IRMÃ BITOLAR OS DIRETORES A COMPAREM EM UM UNICO COMERCIO,DESCRIMINANDO O RESTANTE DOS COMECIANTES. ACORDA COMERCIO DE BV NAO DEIXEM ISTO ACONTECER VAMOS SE MOBILIZAR.
OH! FALTA DE RESPEITO

Anônimo disse...

Eita Boa Viagem da desvalorização do servidor público e com os EDUCADORES, as Formações continuada é só enrolação de 3 horas e meia SEM ALMOÇO e a merenda é servido café com pão seco. Professores e coordenadores a gente vem de LONGE pagando passagem e volta com o barriga seca se quiser vá comprar comida - sem contar que é apenas para ouvir BESTEIRA pelas técnicas da secretaria que não tem nenhum preparo fica na frente só gaguejando. AGUENTA EDUCAÇÃO !!!
D. ANTONIA QUER QUE SEJA ASSIM. É ORDEM.

Anônimo disse...

Anônimo disse a verdade essas formações dadas pelas técnicas tipo organizada pela Glecia, é só besteira mesmo a gente vem pagando passagem cara, pois minha localidade é muito longe e não acontece nada de importante. A merenda é péssima e vc volta sem nenhum estimulo pois a gente sente que a coisa não funciona serio e sim pra dizer que foi feito de qualquer jeito.

Anônimo disse...

A secertaria Lucirene quando aparece nas reunioes é só oara Brigar com os educadores acho que D. Antonia dá as ordens e a bichinha tem que se virar em humilhar os educadores.

Anônimo disse...

Eita Boa Viagem desvalorizada com o servidor público as formações continuadas é uma vergonha,pois os pobres dos professores e coordenadores se deslocam de sua localidade pagando passagem pra vir ouvir besteira deste povo despreparado e passar fome porque nem almoço d. Antonia autoriza servir aos servidores manda servir café com pão seco. QUE HUMILHAÇAO QUERIDOS EDUCADORES POR ESSA VCS Ñ ESPERAVAM NÉ.

Anônimo disse...

Essa moça Secretária de Educação, não tem senso de ridículo para nada. Além de despreparada e com base científica toda feita na porronca, tem pós graduação feita no Instituto INTA(será ANTA?), nunca foi analisada por uma banca examinadora, e o curso não teve monografia. Numa Cidade em que a Educação fosse respeitada, ela não seria nem Diretora de escolinha de crianças. É fraquíssima!!

EDUCADOR DE OLHO ABERTO disse...

A SECRETÁRA DE EDUCAÇÃO DE BOA VIAGEM DEVE ESTAR PREOCUAPDA COM QUEM ESTÁ PUXANDO SILENCIOSAMENTE SEU TAPETE EM TODAS AS COORDENAÇÕES DA SECRETARIA; UMA EX- ADVERSÁRIA ALIADA DO PODER ATUAL - TE CUIDA PROFA LUCIRENE

Anônimo disse...

A frase mais dita pela Secretária De Educação:

"Eu sou Psicopedagoga, formada pela INTA".


rsrsrsrs

ESTUDANTE DE PSICOPEDAGOGIA KKKKKKKKK disse...

UMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO NÃO PRECISA SER PSICOPEDAGOGA PRECISA SER GESTORA SBAER PLANJEJAR, ACOMPANHAR E AVALIAR O PROCESSO EDUCATIVO; PRECISA TER AUTONOMIA OUTORGADA PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO E CONQUISTADA POR ELA; SÓ AÍ TEM CONDIÇÕES DE ADMINISTARR UMA PASTA QUE LIDA DIRETAMENTE COM O CONHECIMENTO; ONDE TEM EDUACDORES MUITO MAIS COMPETANTES NAS ESCOLAS ELA OS COLOCOU LÁ POR BIRRA POLITICA DO QUEM ESTÁ POR GRACIOSIDADE NA SECREATRIA

Anônimo disse...

CUIDADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA LUCIRENE TODOS OS MALTRATOS QUE VC FAZ AOS EDUCADORES E AOS DEMAIS FUNCIONARIOS NAO VAI TE LEVAR A NADA E NEM TE ACHES IMPORTANTE POR QUE TU ÉS APENAS PAUUUUUUUUUUUUUUUUU MANDADO E CUIDADO PORQUE TU PODES ESCORREGAR DO TAPETE MAGICO. OH!! DEUS

Anônimo disse...

A secretaria de educaçao de bv Lucirene fosse uma pessoa preparada ela estaria preocupada com aprendizagem das crianças e não dando entrevistas com falas falsa e mentirosas, também quer o quer esse desgoverno é só faixadas e mentira cabeluda e professorinha tem aprender a mentir. OH! CUITADA DESPREPARADA.

SÓ OLHANDO DE LONGE disse...

EDUCAÇÃO DE MAL A PIOR
CULTURA INESISTENTE
SAÚDE NA UTI
AGRICULTURA DESASSISTIDA
ESPORTE NÃO SE SABE
AÇÃO SOCIAL PARA NINGUÉM
INFRA- ESTRUTURA INOPERATE
FINANÇAS PÚBLICAS MAL DIRECIONADAS
ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE
FOI PARA ISSO QUE O POVO COLOCOU O PREFEITO O ATUAL PREFEITO NO PODER?

Anônimo disse...

A secretária de educação é uma estressada vive maltratando os professores e os recebendo mal em seu gabinete e era ela mesma que fala da maria dias que era mal educada, mas estamos vendo que vc é´que é,com esse ar de boazinha e sO´sabe falar do curso dela e do marido, dois psicopedagogos feito nas colchas, ganharam esse certificado na INTA.

LUCIA COSTA disse...

CADÊ A FESTA DO DIA DO PROFESSOR? OLHA ANO PASSADO TIVEMOS UMA FESTA DE ALTO ESCALÃO E OLHA QUE TINHA ABONO QUASE TODO MES E AINDA SOBRAVA PARA HOMENAGEAR OS DONOS DA EDUCAÇÃO, CLARO NÓS PROFESSORES.
FAÇA BONITO PREFEITO PELO MENOS PARA ESSA CLASSE TÃO ESQUECIDA, DÊ PELO MENOS 1 ABONO, POIS DINHEIRO TEM BASTANTE... VIU... MARTON E LINDACI SOLTEM O NOSSO DINHEIRO...

Anônimo disse...

Quem está olhando de longe e de perto ests só assistido os demando desse desgoverno que só pensa em humilhar os funcionarios e por a mão no dinheiro do povo atraves de meia duzia de sec. incompetente, que em vez de cuidar de sua pasta,simplesmente ficam tontos como barata envenenados apenas pelo o dinheirão que ganha.
eita!eita! povo cuidado!