quarta-feira, 31 de agosto de 2011
ATITUDE AMBIENTAL: DEPOIS DE 24 HORAS ILEGALMENTE OCUPADO SEMAM RECUPERA ESPAÇO PÚBLICO.
Painel de Led - Tipo vídeo - colocado no último fim de semana |
Retirada terça-feira, após 24 horas da autuação pela SEMAM |
domingo, 28 de agosto de 2011
A ARTE DA TRAIÇÃO E DO ADESISMO. O VELHO CEARÁ DE SEMPRE: HAY GOBIERNO? SOY A FAVOR, A LÓGICA DOS POLÍTICOS FISIOLÓGICOS.
Política- Diário do Nordeste
Edison Silva (*)
Partido regulariza sua situação no Estado
Publicado em 28 de agosto de 2011
Camaleão, muda de cor de acordo com a conveniência. |
O PSDB é o partido que mais perde com a criação do PSD no Ceará. Ele perde os deputados estaduais Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola e Gony Arruda. O deputado Téo Menezes, compromissado em ser um
sábado, 27 de agosto de 2011
O "SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?" E O CUMPRIMENTO DA LEI...
Equipes da Semam retiraram as placas na avenida (IANA SOARES ) Equipes da Semam retiraram as placas na avenida (IANA SOARES ) |
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
PERGUNTINHA À EQUIPE DA CGU : A DESTRUIÇÃO DA ESCOLA AGRÍCOLA, QUE CUSTOU OS OLHOS DA CARA, TEM RESPALDO LEGAL?
BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (25)
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
UMA A UMA VÃO CAINDO AS MENTIRAS DA VIVANDEIRA REVISTA VEJA.
WikiLeaks: Revista Veja mentiu para ligar PT com as FARC e prejudicar Lula
Para embaixada norte-americana, a revista "exagerou o real nível das relações entre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o PT", segundo o documento datado de março de 2005. Isso porque, após as acusações, membros da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em Brasília, que de acordo com a revista, estavam infiltrados no encontro, não obtiveram provas concretas sobre o recebimento de dinheiro.Citado pela embaixada norte-americana, o general Jorge Armando Felix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Abin e que acompanhou a investigação, afirmou que os documentos internos da agência citados pela Veja como provas foram "forjados", já que não estavam nas formatações da agência.
O PRIMEIRO ATO QUE PREPAROU OS ANOS DE TREVAS, DE DOR
50 anos de mistério
“Foi uma decepção muito grande. Como é que o sujeito renuncia sem dar satisfação a ninguém?”, questiona. Para Esmerino, ninguém na festa, que teve início na noite do dia 24 e varou a madrugada, podia prever a atitude que Jânio Quadros estava prestes a tomar. Se estivesse na Casa no momento em que a carta chegou, ele acredita que teria mudado a história. “Se eu estivesse lá, tinha rasgado essa renúncia”, admite.
Hoje, com 89 anos, ainda ativo na política e prefeito licenciado de Granja, Esmerino tem suas teorias para explicar a atitude de Jânio. Para ele, tratou-se de uma tentativa fracassada de “golpe”.
Por dentro
Esmerino Arruda trabalhou na campanha do “Vassourinha” e sabia dos bastidores. Presidente e vice-presidente eram eleitos em votos diferentes. Oficialmente, Jânio declarava apoio a Milton Campos para ser seu vice. “Mas ele mandava a gente botar (apoio a João Goulart) por trás. Era Jan Jan, Jânio e Jango”, conta Esmerino, mostrando a foto do veículo usado na campanha com os nomes de Jânio Quadros e João Goulart como se formassem uma chapa única.
No entender de Esmerino, quando Jânio decidiu apoiar Jango como vice, já estava “maquinando” a renúncia. “Jango não tinha a simpatia dos militares e Jânio sabia que as forças armadas não o aceitavam. Ele fantasiou a renúncia achando que ninguém ia aceitar. Já fez isso de malandro”, interpreta Esmerino. João Goulart havia viajado para China. Seria o momento perfeito. Jânio imaginava que o povo e os militares não aceitariam sua renúncia e clamariam por sua volta. “Se voltasse, Jânio ia pedir plenos poderes”, especula Esmerino. Não foi o que aconteceu.
O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, assumiu a presidência. O povo também não reagiu. Segundo Esmerino, os militares dificultaram a entrada de João Goulart ao país, retardando sua posse.
Na sua lembrança, Jânio era um homem de grande autoridade, muito inteligente, falava corretamente o português, tinha o prestígio dos militares, mesmo que tivesse desagradado a classe quando condecorou Che Guevara e recebeu a visita de Fidel Castro. Tinha oscilações de humor. “Ele era uma pessoa estranha. Mudava da água pro vinho, coisa de doido”, ri.
Jânio foi vereador, deputado estadual, prefeito da maior cidade da nação, São Paulo, governador, deputado federal e chegou a presidente da República, num curto intervalo de tempo. Governou o país por apenas sete meses. No reencontro com Jânio, Esmerino não se satisfez com as explicações. “Falei com ele depois, mas ele não se justificava, sabe? Dizia que foi por forças ocultas. Mas isso não existia”, garante.
lucinthya@opovo.com.br
terça-feira, 23 de agosto de 2011
A INDÚSTRIA DA MORTE, DAS GRANDES POTÊNCIAS, ESTÁ EM FESTA.
Otan e a cobiça pelo petróleo da Líbia
Por Altamiro Borges - Blog do Miro.
A mídia colonizada está em festa. A vinheta do Jornal das Dez, da Globo News, comemora “o fim da era Kadafi”. Merval Pereira, que mais parece um porta-voz do império, ataca o “ditador líbio” e, de quebra, a política externa do atual governo. O colunista da TV Globo preferia quando o chanceler de FHC tirava os sapatinhos nos aeroportos dos EUA e prometia apoio à invasão do Iraque.
Na imprensa mundial, a queda de Kadafi também parece próxima. Os “rebeldes” – a mídia evita realçar os bombardeios da Otan – já teriam ocupado parte de Trípoli. Barack Obama, o embusteiro que prometeu reduzir a ação belicista dos EUA, encurtou suas férias para comemorar o desfecho do ataque. “O regime de Kadafi está acabado e futuro da Líbia pertence ao povo”. Que povo?
Capitalistas estão excitados
Na Europa em frangalhos, o francês Nicolas Sarkozy e o britânico David Cameron anunciam uma reunião em Paris para discutir a agenda da “reconstrução” do país devastado. Cerca de 20 bilhões de euros do governo líbio, congelados em bancos da Inglaterra e Alemanha, seriam liberados para as obras, que teriam a participação das poderosas empreiteiras francesas e britânicas.
O mundo capitalista em crise está excitado. As bolsas de valores dos EUA e da Europa subiram, com seus pregões sendo puxados pelas ações das empresas de petróleo e gás. Segundo o Estadão, o clima de entusiasmo também atiça os rentistas brasileiros. “Os investidores estão otimistas quanto à possibilidade do fim dos conflitos da Líbia, que interromperam as exportações de petróleo”.
As reviravoltas de Kadafi
Com aponta Saul Leblon, da Carta Maior, o mundo capitalista pouco se importa com os 1.700 líbios mortos nas primeiras horas de combate em Trípoli. A tal “intervenção humanitária” da Otan, repetida milhões de vezes pela mídia, é conversa para enganar os trouxas. O que está em jogo na Líbia são suas riquezas,
A FORTALEZA DE VERDADE!
Fortaleza, destaque nacional
domingo, 21 de agosto de 2011
DILEMA DO PSDB: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME...
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
É COMO EU SEMPRE PREGO: O MUNDO NÃO ESTÁ PERDIDO. O HOMEM É CAPAZ DE DAR SOLUÇÕES AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
COMO A CORRUPÇÃO PENALIZA MAIS AINDA À POPULAÇÃO!
Camilo Santana admite desvio de recursos
Segundo Camilo, a equipe técnica do órgão já está inspecionando os banheiros construídos por associações comunitárias, retirando parte da responsabilidade das associações. “Você não pode exigir que uma associação possa ter qualidade. Uma associação não tem engenheiro. Então, às vezes, os banheiros saem das regras. Nem todos são do mesmo padrão”, disse.
O secretário afirmou que vai cobrar que todas as normas estabelecidas na celebração dos convênios sejam cumpridas. “O tamanho dos banheiros, a cobertura, tem que ter um sanitário... Essas coisas é que são exigidas. Aquilo que não estiver, nós vamos cobrar”, destacou.
Ele se eximiu da uma responsabilidade sobre a fiscalização das obras. “Não sou eu quem tem que ir fiscalizar. Eu sou um secretário de Estado. É a equipe técnica, que é paga pelo Estado para isso. Cada um tem seu papel e sua função”, afirmou. “E eles já estão ordenados e já fazem essa fiscalização”, garantiu. (Marcela Belchior)
A corrupção, em si, já um crime hediondo, isso por que penaliza a sociedade como um todo. Um ladrão de galinha, por exemplo, provoca um prejuízo localizado, prejudica apenas aos dono da galinha. A corrupção penaliza a todos, sobretudo aos mais humildes, que deixam de receber os benefícios da educação, da saúde, da infra-estrutura etc por conta da gatunagem de alguns. Nesse escandaloso caso dos banheiros, além desse já grave prejuízo (desvio dos recursos públicos), a corrupção ajuda a perpetuar essa surreal situação da ausência das condições mais elementares de promoção da saúde pública, no caso o local adequado para as pessoas fazerem as suas necessidades fisiológicas. Mais do que um ato físico, fazer essas necessidades em local adequado é uma questão de dignidade humana. Cadeia nesses ladrões, após, evidentemente, as devidas apurações e processos.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO, O TERROR DOS CORRUPTOS FINALMENTE CHEGA A BOA VIAGEM.
sábado, 13 de agosto de 2011
OLHA QUE COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DE GRAÇA...
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
A MELHOR HOMENAGEM É MANTER VIVA A HISTÓRIA DE QUEM LUTOU. VALEU CAMARADA "CHICO PASSEATA".
A saudade do “Chico Guerreiro”
Publicado: 12 de agosto de 2011 às 15:39 (Blog do Eliomar de Lima)HASTA LA VISTA LUTADOR...
Uma homenagem ao querido “Chico Passeata”
Publicado: 12 de agosto de 2011 às 9:37 (Blog do Eliomar de Lima)Com um abraço amigo,
Médico-sanitarista.
ATITUDE FORTALEZA. QUASE 17.000 ENGENHOS IRREGULARES SÃO RETIRADOS.
E BOA VIAGEM TERÁ UMA ESCOLA FEDERAL. NÃO, A JUVENTUDE NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, ESSA O PREFEITO NÃO FECHARÁ.
Ceará ganhará mais uma universidade federal
Dois campi avançados e seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também estão previstos. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. Até lá, o MEC informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Segundo o reitor da UFC, uma comissão será criada para definir os detalhes da futura universidade do Cariri. Informações sobre a cidade escolhida para sediar a unidade e quais cursos serão disponibilizados ainda não foram definidos. A expectativa é de que pelo menos cinco mil estudantes sejam atendidos no início do processo.
Na próxima semana, está marcada uma nova reunião com representantes da UFC no MEC para acertar os encaminhamentos rumo à instalação da universidade. “Ainda não sabemos qual será o desenho da universidade. Só teremos mais detalhes depois da oficialização”, explicou.
Além da nova universidade, está previsto a criação de dois Campi Avançados, um no Vale do Jaguaribe e outro nos Inhamuns. “Sei que há a proposta de criar dois campi no mesmo momento da universidade, mas ainda não sabemos quais serão as cidades escolhidas”.
O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) acrescenta a importância para o mercado de trabalho. “O Ceará está focando na formação técnica de nível médio, superior e profissionalizante, atendendo a demanda existente”.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, completa que a mobilização política da sociedade tem contribuído para a interiorização da universidade e pontua os benefícios para a região. “Tem sido impressionante o impacto sócio-econômico, político e cultural da presença de nossas universidades no interior do Estado”.
Atualmente, o Ceará conta com duas universidades federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Ainda não foi confirmado se o Campus Avançado da UFC no Cariri será transformado em Universidade Federal do Cariri ou se na região haverá duas universidades federais: a UFC e a do Cariri. Todas essas definições só serão esclarecidas na próxima terça-feira pelo MEC, segundo Jesualdo. Com a chegada da Universidade Federal do Cariri o Estado somará três universidades federais. (colaborou Thiago Mendes)
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
A região do Cariri foi escolhida para abrigar a terceira universidade federal do Ceará. A macrorregião envolve 42 municípios e conta com uma densidade demográfica que ultrapassa um milhão de pessoas.
MUNICÍPIOS
Municípios que serão beneficiados com a nova universidade
Cariri
Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Iço, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.
População média: 1.338.496 habitantes
Inhamuns
Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril, Tauá.
População média: 411.407 habitantes
Vale do Jaguaribe
Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.
População média: 566.250 habitantes Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
No Pecém, Dilma posa ao lado de trabalhadores
O projeto é tocado pelo consórcio formado pelos grupos Dong Kuk, Posco e Vale do Rio Doce.
ESPERAMOS QUE BOA VIAGEM NÃO ESTEJA NESSA FEDENTINA!
Comissão
Fonte: Jornal Diário do Nordeste.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
terça-feira, 9 de agosto de 2011
JUSTIÇA RECHAÇA MAIS UMA PERSEGUIÇÃO DO PREFEITO DE BOA VIAGEM. A LILI CONTINUA FIRME NA DEFESA DE BOA VIAGEM.
ee |
Primeira página da sentença |
Conclusão da sentença. Juíza julga improcedente a ação que pretendia calar a Rádio Liberdade. |
PRESIDENTE DO PSDB NÃO NEGA A TRADIÇÃO DO PARTIDO: NADA DE INVESTIGAÇÃO, NADA DE PUNIÇÃO.
Deputado Estadual Teo Menezes, PSDB do Ceará. |
Obs: A manchete da matéria é deste blog.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Prefeito afastado de Nova Russas é cassado
Publicado: 8 de agosto de 2011 às 4:34 | Autor: Eliomar de Lima |domingo, 7 de agosto de 2011
REVISTA ISTO É: A VERDADE QUE INCOMODA.
A vitória da "patinha feia"
Às vésperas de o PT decidir se acaba ou não com as prévias, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, mostra como a democracia partidária pode trazer resultados positivos
Alan RodriguesINVESTIMENTO
Recursos públicos aqueceram a economia de Fortaleza
e a renda média da população cresceu mais de 50%
Agora, às vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. O tema, mais uma vez, envolve o poder de decisão dos diretórios em tempos de eleição. O ex-presidente, assim como parte importante dos caciques petistas, quer acabar com as prévias para a escolha de candidatos, pondo fim a uma tradição democrática do PT. Luizianne vai para o congresso nacional do PT, no início de setembro, decidida a lutar contra a proposta. E levará como armas principais para essa briga a sua própria história e o que vem ocorrendo neste momento no diretório municipal do PT de Fortaleza. Lá, mais de um ano antes das eleições, 13 petistas não esperaram a decisão do congresso nacional do partido e lançaram suas pré-candidaturas à sucessão de Luizianne.
A profusão de pré-candidatos em Fortaleza está diretamente ligada ao bom momento que vive a administração municipal. A cada ano, a gestão da prefeita Luizianne coleciona o aumento de expressivos indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos. Dona da quinta maior população entre as capitais do País, com quase 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza foi a capital nordestina que mais reduziu a pobreza em sua periferia, entre 2001 e 2008, segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV). Traduzindo, a renda média dos moradores da periferia da capital cearense aumentou 52,25%, passando de R$ 204,34 para R$ 311,11, um crescimento cinco vezes maior do que o registrado em Salvador ou São Paulo. “Os números revelam uma maior inserção da população no mercado formal de trabalho, consequência de uma política educacional em conjunto com um resultado macroeconômico mais equilibrado”, avalia o economista Mercelo Neri, autor do estudo.
Desde que assumiu a prefeitura, Luizianne tem dado uma atenção especial às populações mais carentes, o que lhe tem rendido duras críticas. “A classe média odeia a prefeita, mas os pobres da cidade representam quase 70% do município”, afirma o cientista político Francisco Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor). “O importante é que aumentamos em muito nossa receita, sem aumentar impostos, e estamos conseguindo investir na cidade”, diz Luizianne. Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidade brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Pelos dados do MTE, a capital cearense abriu 54.669 novos postos de trabalho com carteira assinada, superando Salvador (BA), com 37.786, e quase o dobro de João Pessoa (PB), que contabilizou 28.112 novas vagas de emprego no último ano. “Programas sociais, alinhados a uma política de mão de obra formal, geram uma capacidade de compra que movimenta toda uma economia”, explica o economista Roberto Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB).
Segundo os números da prefeitura, nos sete anos à frente do governo, a gestão de Luizianne reduziu em 52% a mortalidade infantil – crianças mortas antes de completar um ano de vida. Em 2004, morriam 21,2 crianças por 100 mil nascidos e no último ano esse número despencou para 12. Para complementar o saldo positivo da administração, Fortaleza é a terceira maior rede pública municipal de educação, com 240 mil alunos matriculados, só perdendo para São Paulo e Belo Horizonte. Agora resta saber se todos esses números ajudarão Luizianne na batalha que ela vai voltar a travar com a cúpula do PT.
DEPOIS DE ANOS E ANOS DE MANIPULAÇÃO A REDE GLOBO LANÇA CARTA DE PRINCÍPIOS. VEJAM, ABAIXO, A MANIPULAÇÃO SOBRE A PULADA DE CERCA DO FHC...
Por isso, os jornalistas que assinamos a matéria de 6 páginas – eu, Sérgio de Souza, Mylton Severiano, Marina Amaral, José Arbex e João Rocha – deixamos de lado quase todos os detalhes que cercam o romance para ir fundo no essencial: por que, quando lhe interessa, a mídia publica que Fulano ou Cicrano teve caso fora do casamento; e naquele caso, passou uma década escondendo o caso FHC-Miriam Dutra. Então, em 2000, não era o caso de contar que...
sábado, 6 de agosto de 2011
É URGENTE A LUTA CONTRA A DROGA.
O POVO traz mais mais uma reportagem da série especial Mães do crack
A vigília das horas
Ao ser tragado, o crack "voa" até o cérebro em 15 segundos. E o prazer que a droga incita é tão fugaz quanto escravizador. Com o tratamento da dependência química, é possível recuperar parte da vida que virou fumaça
06.08.2011| 01:30 - O POVO
Pediatra da UTI do Instituto Doutor José Frota (IJF) há 18 anos, a médica Maria Francielze Holanda Lavor cuida de casos impressionantes. Como o do “menino de 15 anos que já matou várias pessoas e foi atingido, pela polícia ou pelos próprios (comparsas) da droga”. O crack, mais devastador do que a cocaína, subtrai a existência. Por ser um instante, desconhece futuro. Algumas vezes, assina o atestado de óbito ou de “anos potenciais de vida perdidos”, testemunha a pediatra da UTI do IJF, referindo-se também às sequelas que determinam um coma vegetativo. “Um menino de 15 anos poderia trabalhar até os 60. Ele perdeu esse tempo. Para a sociedade, para a saúde pública, é um índice muito grave”, relaciona.
Aos adolescentes que se iniciam no crack aos 12, 14 anos, juntam-se mulheres em plena idade reprodutiva, ampliando as estatísticas da desgraça. Faltam dados precisos e oficiais sobre as mulheres usuárias da droga, mas o tempo calcula um aumento dessa população. “Há maior número de mulheres não só no uso, mas também no tráfico de drogas.
Elas são presas com os maridos ou amantes”, associa Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade – Regional Nordeste I e integrante do Conselho Estadual de Políticas contra Drogas. O caminho da volta (sugestão de intertítulo) As casas de recuperação são um termômetro desse problema de saúde pública. Pelo Instituto Volta a Vida (fundado em 1999), por exemplo, “já passaram muitas grávidas, inclusive, classe média”, indica o fundador, psicólogo Osmar Diógenes Parente.Já a unidade feminina do Centro de Recuperação Leão de Judá tem, comumente, 40 vagas preenchidas por mulheres a partir dos 14 anos. Hoje, a maioria das internas têm 25, 27 anos. “Mulheres formadas, donas de salão de beleza. Não tem essa de nível social”, perfila Sandramile Rodrigues, agente terapeuta do lugar. “É assustador porque a mulher se degrada e perde a noção de lar, de limpeza. Há entrega pela droga, submissa a maus tratos”, completa.
Os tratamentos tentam remediar a exclusão da vida e da sociedade. E mais, a exclusão de si próprio. “O crack é uma droga que desvincula pessoas que já têm um nível de ausência de vínculos pré-estabelecido. Não só vínculo econômico, mas emocional, afetivo, social. As pessoas já estão abandonadas e vão para a droga”, compreende o médico Alfredo Vieira de Holanda, do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Barra do Ceará.O caminho da volta pode atravessar inúmeras internações e perdões. O primeiro passo é alcançar a ajuda. Para o Alfredo Holanda, é imprescindível a vontade do dependente. O psicólogo Osmar Parente contradiz: “A maioria não vem, espontaneamente, para o tratamento. Ele vai resistir, tentar ir embora, mas vai ser convencido várias vezes”.
Os dois especialistas concordam em aspectos fundamentais. Primeiro, na necessidade de um acompanhamento por profissionais de áreas afinadas. Segundo, na reaproximação da família e dos amigos. “Quem amar e quer curar não pode desistir”, receita Alfredo Holanda. Nessa vigília das horas, lembra Osmar Parente, “é um tratamento para o resto da vida”.No qual o tempo se torna, realmente, o melhor remédio. “Ensinamos até como fazer as reparações. Vá com calma”, sugere o psicólogo.
ENTENDA A NOTÍCIA
Instituições públicas, particulares ou religiosas são saídas para dependentes químicos. O tratamento pode se dar com internações ou consultas. Devem continuar fora dos muros das instituições com a reinserção social do ex-usuário e o restabelecimento dos vínculos familiares.
SERVIÇO
CENTRO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS da Barra do Ceará
CENTRO DE RECUPERAÇÃO LEÃO DE JUDÁ
Instituição evangélica, mantida pelo Ministério Leão de Judá (também através de doações, convênios com órgãos públicos e apoio de empresas), ramificada em casas no Eusébio (feminina), em Pacatuba e em Caucaia. A base do tratamento, feito por uma equipe multidisciplinar, são leituras bíblicas e práticas terapêuticas. O preço é negociável e a internação dura oito meses. Endereços das unidades e informações podem ser obtidas no site www.leaodejuda-ce.org.br.PASTORAL DA SOBRIEDADE
Organismo da CNBB, desdobra-se em grupos de autoajuda que acolhem dependentes químicos, alcoolistas e familiares. No Ceará, mantém grupos em 20 municípios. Na Capital, as reuniões semanais se multiplicam em 24 grupos, nas paróquias dos bairros. Atendimento gratuito.Mais informações: coordenação da Pastoral da Sobriedade (Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, à rua Rodrigues Jr., 300, Centro. Telefones: 3388.8707 / 8687.9628) ou no site w.sobriedadefortaleza. blogspot.com.
INSTITUTO VOLTA À VIDA – Rua Alzira Parente, 288, Lagoa Redonda. Dedica-se ao tratamento de alcoolismo e dependência química, apoiado pelo programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. O tratamento exige internação de quatro a seis meses. O valor também é negociável, e o instituto mantém alguns convênios. Mais informações: www.institurovoltaavida.com.brSAIBA MAIS
Além de informações sobre as usuárias de crack, faltam instituições para o tratamento de mulheres dependentes em Fortaleza. “Uma mulher dá trabalho por dez homens”, afirma o psicólogo Osmar Parente. A droga, continua, tanto capacita a mulher para a violência como acentua a sexualidade.
“A maioria das mulheres, como os homens, começa a usar droga cedo”, observa o psicólogo. “A menina de 15, 16 anos, já tem dois anos de uso de droga e tem droga de graça. Os homens querem se aproveitar, então, ela usa muito. Conhece todo tipo de gente e passa por mil situações de perigo. Com o tempo, começa a ser agredida e tem que aprender a se proteger.
Durante o tratamento, é inevitável a abstinência da droga e do sexo. “Fica numa fissura sexual e quer seduzir qualquer um, a qualquer hora, porque conviveu com a promiscuidade. E, aí, dá muito mais trabalho”, conclui o especialista.
LEIA AMANHÃ
No último dia da série, o relato de quem sobreviveu ao inferno. Duas ex-usuárias de crack, em tratamento, que retomam as rédeas da vida. Mães que pedem perdão aos filhos. Mulheres que fazem as pazes consigo mesmas.