quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AINDA NÃO FOI COMO A CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA ESPERAVA, MAS É UM GRANDE PASSO.

26.10.2011| 22:25
O Senado aprovou na noite de hoje (26) a criação da Comissão da Verdade, incumbida de investigar e documentar as violações de direitos humanos ocorridas no País entre 1946 e 1988. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), relator da matéria, manteve o texto aprovado na Câmara em setembro. Com isso, a proposta segue agora direto para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O relatório do senador tucano foi aprovado em votação simbólica e unânime, numa sessão que uniu oposição e governo, e foi acompanhada, da Mesa Diretora dos trabalhos, pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Após três horas de debates, Aloysio Nunes, que foi perseguido e condenado pelo regime militar, concluiu seu pronunciamento citando o bispo Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz: "virar a página do passado é conveniente não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo nos aprisionar para sempre".
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o tucano, ao relatar a matéria, atuou como uma "bússola", indicando o caminho para que o País se reconcilie com sua história. O senador Jorge Viana (PT-AC) disse que o colegiado será capaz de "transformar a ferida do passado numa cicatriz". O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), destacou que o momento não é de "revanchismos, mas de resgate da verdade".
Caberá à presidente Dilma, que também foi perseguida e torturada pelo regime de exceção, indicar os sete integrantes da comissão, que funcionará por dois anos. Mas ela deverá seguir os critérios de isenção, imparcialidade e ética para selecioná-los, como prevê o texto do projeto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus, não tenho paixão por nem um partido politico, voto apenas em candidatos que me convencem ter um plano de governo decente e promissor que possa contribuir com o crescimento municipal, estadual ou nacional, embora na maioria das vezes seja traído por todos eles. O fato de ser sempre traído nos mostra claramente que todos são farinha do mesmo saco, isso nos deixa totalmente decepcionado com o sistema politico nacional. O que eu não suporto é ver o jogo sujo que muitos políticos juntamente com a mídia fazem pra defender seu ninho politico, pois sabemos que todos os governos, seja na esfera federal estadual ou municipal comprovaram suas fragilidades administrativas e falta de conjuntura politica. O que não dar mais, é tentar tampar o sol com uma peneira, ver veteranos políticos como o Deodato e outros mais defender um mar de lama que existe na administração do PT é no mínimo ter muita cara de pau. Começando pelo o governo Lula com o mensalão, onde o Deodato e alguns militantes do PT afirmavam que nunca foi provado nada, ora, posso muito bem cometer um homicídio em local muito sigiloso, ser o principal suspeito e alegar que não há provas. Concordam comigo? “Mas que na verdade sou o verdadeiro assassino” Essa desculpa muitas vezes não funciona. Agora no governo da Dilma, em menos de dois anos já houve seis ministros afastados de suas funções por conta de escândalos que estão diretamente relacionados a desvios de verbas publicas. Agora não me venha com a desculpa esfarrapada de que o PT não compactua com os desmandos que vem ocorrendo nos ministérios! É óbvio que tem muita gente boa no PT, como tem também nos demais partidos seja aliados ao governo ou não, mas o que quero expressar é que não dar pra defender todas as atitudes e ações administrativa do PT só pelo fato de ser filiado ou militante ativo, santa paciência, temos que ser coerentes. Não tenho nada contra o Deodato, pelo o contrário, admiro muito como um excelente profissional que ele é, mas quando se trata de politica ele se posiciona como o cara que é extremamente apaixonado por a mulher ou namorada..., e que todos falam que ele é corno e ele prefere dizer aquela frase bem conhecida por muitos que diz assim, “ Senhor fazei com que eu não seja, mas se eu for, fazei com que eu não veja só pra não magoar minha amada”. Pra muitos militantes do PT e de outros partidos políticos, essa frase se encaixa perfeitamente, ou seja, seria mais ou menos assim “ senhor fazei com que não roube, mas se eu roubar, fazei com que não diga, pra não degredir a honra do meu partido”.

Deodato Ramalho disse...

Desafio o anônimo aí de cima a indicar uma fala minha defendendo qualquer ato de corrupção, mensalão etc. Ao contrário, mesmo quando surgiram fatos COMPROVADOS praticados por membros do PT, manifestei meu repúdio. No entanto, sempre destaquei, e é verdade, que foi no governo do PT que o Brasil começou a punir a bandidagem política. Outra coisinha, esse negócio do “voto em pessoas e não em partidos” sempre foi um dos maiores males da política brasileira. No PT, infelizmente, também tem gente que traiu os compromissos históricos que sempre defendemos, mas, no seu conjunto, ainda é o que de melhor a vida social e política brasileira produziu. E veja a contradição: muitos dos que fazem esse discurso aí de cima (infelizmente não dá para saber se o próprio anônimo é um dos que o faziam, por conta do anonimato), são os mesmos que nos combatiam sob o argumento de que éramos radicais, não aceitávamos nos misturar etc. Contra mim, então, o meu maior defeito (vejam que absurdo!) era (ou é?) de que eu sou “certinho demais...”.

Anônimo disse...

Mais uma vez a Constituição foi rasgada no nosso país. Já não bastam os acidentes de trânsito, os erros em cirurgias, as garatujas em receitas médicas e todos os outros problemas provocados pelo uso da mão sinistra na nossa sociedade, agora o STJ, seguindo o STF, mostrou que não respeita a família brasileira assinando mais decisões judiciais com a mão esquerda.

Nós da Igreja Bulesca do Sétimo Chá respeitamos aqueles que fazem uso de seu livre arbítrio e decidem, lamentavelmente, praticar o canhotismo em suas vidas. Mas desejamos expressar que não vamos permitir que nossa liberdade de expressão continue sendo violada neste país em nome do canhotismo.

Chega de destrofobia! Queremos dia do Orgulho Destro! Queremos o fim do privilégio de estudantes canhotos que pedem carteiras canhotas nas escolas! Chega de kit canhoto nas escolas!

A Lei d’O Fervoroso é mais sábia que a lei dos homens, e um dia cada um dos juízes que violaram a família direita vai pagar caro, na fervura eterna do pós-vida, vão virar sachê de carne humana para o deleite d’O Justíssimo.

Att,

O Cardeal da Igreja Bulesca Losangular do Sétimo Chá de Porto Alegre.