sexta-feira, 7 de outubro de 2011

E JÁ TEM OUTRO PRÊMIO DEPOIS DESSE...NOS EUA: WORLD FOOD PRISE!

Lula recebe honoris causa em Paris sob aclamação. A Globo é contra

    Publicado em 03/10/2011

Saiu no Estadão:

Aclamado por estudantes, Lula recebe honoris causa em Paris

Recebido como pop-star, ex-presidente elogia o próprio mandato e dá conselhos à Europa em crise durante cerimônia Andrei Netto, correspondente de O Estado em Paris

PARIS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma recepção de pop star neta terça-feira, 27, em Paris, durante a cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa pelo Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po), o maior da França. Em seu discurso, o ex-chefe de Estado enalteceu o próprio mandato e multiplicou os conselhos aos líderes políticos da Europa, que atravessa uma forte crise econômica. Antes, durante e depois, Lula foi ovacionado por estudantes brasileiros, na mais calorosa recepção da escola desde Mikhail Gorbachev.

A cerimônia foi realizada do auditório do instituto, com a presença de acadêmicos franceses e de quatro ex-ministros de seu governo: José Dirceu, Luiz Dulci, Márcio Thomaz Bastos e Carlos Lupi. Vestido de toga, o ex-presidente chegou à sala por volta de 17h30min, acompanhado de uma batucada promovida por estudantes. Ao entrar no auditório, foi aplaudido em pé pela plateia, aos gritos de “Olé, Lula”.

Em seguida, tornou-se o primeiro latino-americano a receber o título da Sciences-Po, já concedido a líderes políticos como o tcheco Vaclav Havel. Em seu discurso, o diretor do instituto, Richard Descoings, se disse “entusiasta” das conquistas obtidas pelo Brasil no mandato do petista. “O senhor lutou para que o Brasil alcançasse um novo patamar internacional”, disse, completando: “Não é mais possível tratar de um assunto global sem que as autoridades brasileiras sejam consultadas”.

Autor do “elogio” a Lula – o discurso em homenagem ao novo doutor -, o economista Jean-Claude Casanova, presidente da Fundação Nacional de Ciências Políticas, lamentou que a Europa não tenha um líder “de trajetória política tão iluminada”. Casanova pediu ainda que Lula aproveitasse “sua viagem para dar conselhos aos europeus” sobre gestão de dívida, déficit e crescimento econômico.

Lula aceitou o desafio e encarnou o conselheiro. Em um discurso de 40 minutos, citou avanços de seu governo, citando a criação de empregos, a redução da miséria, o aumento do salário mínimo e a criação do bolsa família e elogiou sua sucessora, Dilma Rousseff. “Não conheço um governo que tenha exercido a democracia como nós exercemos”, afirmou, no tom ufanista que lhe é característico.

Então, lançou-se aos conselhos. Primeiro criticou “uma geração de líderes” mundiais que “passou muito tempo acreditando no mercado, em Reagan e Tatcher”, e recomendou aos líderes da União Europeia que assumam as rédeas da crise com intervenções políticas, e não mais decisões econômicas. “Não é a hora de negar a política. A União Europeia é um patrimônio da humanidade”, reiterou.

Na saída, estudantes cantaram a música Para não dizer que não falei de flores, de Geraldo Vandré, e se acotovelaram aos gritos por fotos e autógrafos do ex-presidente, que não falou à imprensa. Impressionado com a euforia dos estudantes, Descoings comparou, em conversa com o Estado: “A última vez que vi isso foi com Gorbachev, há cinco ou seis anos. Mas com Lula foi ainda mais caloroso”.

Em tempo: Prezado PHA,
Deu no jornal Estadão (sucursal tucana): Uma pesquisa autóctone dos graduados tucanos contatou: Dilma ganharia de padim pade Cerra já no primeiro turno. O atônito, mas (parece) conformado Jutahy Junior (BA), ainda ironizou: “Felizmente tiveram bom senso de não colocar outro nome na pesquisa, a não ser o do Serra”. E, num surto de desconfiança numerária diante dos circunstantes, quis saber: “Quanto pagamos para falar mal da gente?”. Sérgio Guerra deu de ombros como resposta à indagação. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-politico

6 comentários:

MÀRCIO ARY disse...

Este premio é extensivo a todo povo Brasileiro em especial aos nordestinos que lutaram e acreditaram, em LULA. contra o preconceito de um elite míope e incompetente que por longos 502 anos governou este pais ignorando o desenvolvimento, sem enxergar as necessidades deste mesmo povo.
Este prêmio concedido por instituição tão admirada pela elite quase passa sem notificação na "grande" imprensa que também amargura-se numa "dor de cotovelo" que chega a dar pena;.

mas este prêmio Também é extensivo ao Partido dos Trabalhadores que abrigou e formatou democraticamente este sonho de Brasil melhor. PARABÉNS ILUMINADO LULA.

Abreu Filho ! disse...

Márcio Ary precisa estudar história. Santo Deus, quanto atraso para uma pessoa só.

Será que vc não sabe quem foi Vargas?? JK ?? Não se lembra de Ernesto Geisel???

Vá estudar seu Dentista!!!!

Anônimo disse...

Marcio Ari quem sai aos seus não nega, esse Abreu não nega a origem de aproveitadores do poder , hoje só num tão com o Fernando Eletroshop porque num tem mais o valor de um voto. Coitados. Jyscelino e Getulio tem seu valor mas ficam na poeira perto do Lula reconhecido no Brasil e no mundo. Esse Abreu não nega o que ele pensa de democracia pois vim falar de um general da ditadura é de lascar. Mariano Santos

Abreu Filho ! disse...

Coitado desse Mariano, será que chegou a completar o curso primário???

Vargas e JK, industrializaram o País seu tapado.

Dizer isto não é desdizer o Lula.

Vê se entende o que as pessoas escrevem.

Tenho lá nada a ver com Nandef.

Mariano Santos disse...

Coitado é quem acha que saber sobre política precisa ser doutor. Coitado é quem sempre viveu lambendo o chão dos poderosos como sua família. Tu Abreu é que além de não saber nada de história muda o que as pessoas dizem é só ler o que o doutor Márcio disse e vai ver que ele num falou nada contra qualquer outro presidente, só disse uma realidade que o Lula é o maior presidnete que o Brasil já teve. Vai estudar boçal.

Abreu Filho ! disse...

Além do mais calunia às pessoas, nunca tive ninguém de minha família em Prefeitura.

Sou trabalhador humilde e muito correto. vivo do suor do meu rosto.

Márcio Ary, foi vereador 4 anos e não teve coragem de denunciar Fernando Assef.

Agora um vereador chamado setenta, tá fazendo o dever de casa bem direitinho.

Realmente, não precisa ser doutor!!!

Não precisa mesmo!!!!!