sábado, 22 de outubro de 2011

ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA TEM ACESSO À INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO.

O desenho do futuro

Um laptop por aluno nas escolas públicas, tablets e lousa digital nos colégios particulares. A tecnologia já é - ou será em um futuro muito próximo - companhia nos estudos. Mas ainda precisa andar de mãos dadas com a educação e acertar o passo com a qualidade do aprendizado
22.10.2011| 17:00
Aluno da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato aprende matemática através de jogo no computador  (SARA MAIA) Aluno da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato aprende matemática através de jogo no computador (SARA MAIA)
O futuro está nas mãozinhas curiosas de Maria Manoela Gomes de Souza Silva, 6, aluna da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Monteiro Lobato. “Eu tava mexendo na ‘prova do coelho’. Se a gente acertar, ganha uma cenoura, duas ou dez. Aí, o computador diz: ‘Parabéns!’”, conta sobre a aula daquela tarde.


A aula de matemática virou uma feliz exclamação a partir de maio de 2010, quando a Monteiro Lobato, ex-anexo da Emeif Rachel de Queiroz e esperança em uma rua estreita do bairro José Walter, ligou-se ao projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal. Do outro lado da cidade, o Colégio
Christus implanta lousas digitais que prometem uma reviravolta 3D nos conteúdos didáticos, enquanto o Ari de Sá anuncia a substituição do papel por tablets. A tecnologia já é companhia nos estudos. Na sala de aula ou de casa.

“A proposta é de o computador ser do aluno, personalizado. E eles puderem levar para casa. Quando saírem da escola, devolvem, como se fosse o livro didático”, aponta a diretora da Emeif Monteiro Lobato, Carolina Oliveira Muniz, 45, o passo seguinte do UCA. Já os tablets devem conter, a partir de 2013, hiperlinks que levem o conteúdo didático e o professor (por meio de plantões online) onde o aluno estiver – projeta o gestor de tecnologia do Ari de Sá: “Passa a ser um material onde eu possa fazer, de fato, uso da plataforma”. Antes, em 2012, explica Andrey Lima, “não temos muita mudança significativa, só a mudança de mídia: sai do papel e vai para o ebook”.
 

Cautela e conhecimento
Ainda que a tecnologia adiante o mundo, as escolas devem ter cautela na velocidade de consumo das novas plataformas. A mudança é muito maior – e menos visível – do que a troca de pincel por projetor, da matéria ditada por descobertas na Internet, de livros por tablets. “Com a tecnologia, está havendo uma aceleração da forma de como o conhecimento vai ser construído. O professor tem que entender que não mais será o dono do conhecimento”, reconhece David Rocha, diretor do Christus. “Ele vai facilitar a construção de novos conhecimentos, pelos alunos, em sala de aula”, completa.
A geração de alunos na faixa etária dos 10, 12 anos, desembarca na sala de aula com uma bagagem de mundo (virtual) considerável, destaca o gestor de Tecnologia do Ari de Sá. Pai de uma criança de 3 anos que mexe no tablet de casa “com uma desenvoltura absurda”, entendendo cores e sons por si própria, Andrey Lima observa que “essa geração tem uma velocidade completamente diferente de interpretar, de perceber, de interagir”.
E é nesse ponto que a tecnologia pode, de fato, andar de mãos dadas com a educação e acertar o passo com a qualidade do aprendizado. A grande mudança – ainda pouco percebida - é a troca de ensinamentos entre aluno e professor. “A importância do professor, hoje, é de se envolver com essa mudança. E isso é que é o difícil para o professor: ele não é mais o centro do conhecimento, só está intermediando o conhecimento”, considera Carolina Muniz, diretora da Emeif Monteiro Lobato.
Mais do que a tecnologia ainda possa inventar como ferramenta ou encanto, este é o real futuro da educação, que Carolina ouvia desde quando se formava professora e que agora pode se fazer mais presente.
“Ensino de qualidade é essa troca de conhecimento, onde o professor é mediador. Sou formada há 25 anos e essa era uma fala que era muito distante. Hoje, a gente pode ver... Essa postura do professor, de trocar o conhecimento com um menino de 9 anos (como os que crescem monitores do UCA) é que tem mudado. A valorização do conhecimento do outro”.

Saiba mais

O projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal, foi efetivado em 2010. Oferece um “laptop educacional” para cada professor e aluno. Fortaleza, Barreira, Crato, Iguatu, Jijoca, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante e Sobral participam do UCA. Outras informações: http://uca-ce.blogspot.com/.
 

A lousa digital, investimento do Christus para 2012, será implantada nas turmas da 6ª série do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
 

A nova tecnologia possibilita incrementar a aula com acessos a Internet, músicas e recursos 3D, por exemplo. Outras informações: www.christus.com.br.
 

A digitalização do material didático do Sistema Ari de Sá de Ensino, ou seja, a conversão do “livro de papel” para o ebook é um projeto-piloto que será iniciado, em 2012, com tablets. Abarca as três séries do Ensino Médio. Outras informações: www.aridesa.com.br
 

O Farias Brito também inaugura, em 2012, um projeto digital, com livros, simulados e mais conteúdos pedagógicos em tablets. A lousa digital é outro incremento para as aulas. Outras informações: www.fariasbrito.com.br .
Ana Mary C. Cavalcante
anamary@opovo.com.br

12 comentários:

Anônimo disse...

O jornal Folha de S. Paulo publica na edição deste sábado mais uma acusação de desvio de dinheiro do Ministério do Esporte para o PCdoB, partido do ministro Orlando Silva. Na reportagem, o pastor evangélico David Castro, 56, que dirige a Igreja Batista Gera Vida, de Brasília, afirma ter sido pressionado a repassar 10% do montante de 1,2 milhão de reais que recebeu através do programa Segundo Tempo.

"Veio um monte de urubu comer o filezinho do projeto", acusou o pastor, que disse ter se recusado a pagar a propina. Ele afirma que um dos aliciadores era funcionário do Ministério do Esporte.

No dia 14 de novembro de 2006, a Igreja Batista Gera Vida assinou um convênio com o ministério para desenvolver atividades esportivas para 5 mil crianças carentes, dentro do programa Segundo Tempo. O assédio, segundo o pastor, veio após o pagamento da primeira parcela do dinheiro, ainda no final de 2006.

Castro, que é filiado ao PP, alega ter sofrido retaliação devido à recusa em pagar a propina. "Na hora da prestação de contas [do convênio], houve dificuldade porque evidentemente não houve propina", disse o pastor.

Anônimo disse...

Ao manter Roubando Silva no poder, Dilma demonstra que seu governo é refém do PCC do B, que ameaçou ligar o ventilador se Roubando Silva cair. Dilma não tem mais poder.

Anônimo disse...

A DILMA DEIXOU ELE NO CARGO PRA NÃO DAR O O BRAÇO A TOCER A MIDIA. www.makivelpoliticademocratica.blogspot.com

Anônimo disse...

Bandidos travestidos de comunistas, atuando nas duas pontas da corrupção, os membros do pc do b podem ser tudo menos burros ou idiotas. A sra Dilma acha que eles iriam deixar intencionalmente alguma pista das falcatruas? Escondendo-se por trás por pressuposto jurídico do princípio da inocência, a presidenta, o lula buscam assegurar as fontes de receitas para os partidos que ora estão no poder. A mulher do orlando criando uma empresa para receber dinheiro; o agnelo queiróz mudando de partido como eu mudo de cueca; procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitando ao STF a abertura de um inquérito para irregularidades no Ministério do Esporte; o Tribunal de Minas reprovando as contas do pc do b mineiro, o mato, o lixo crescendo onde deveria haver infra-estrutura para o esporte nas cercanias de Brasília; o patrimônio do soldado joão dias e por ai afora. Então, sra presidente; tudo isso é mera ilusão? é criação da mídia? A sociedade brasileira exige que a sra venha a público explicar que motivos tão fortes estão levando a sra optar pela omissão. O pc do b não passa de um covil de pessoas querendo ganhar sem trabalhar e pelo andar da carruagem, o pt está no mesmo caminho.

Anônimo disse...

Ha quem pede provas ???? Da uma olhadinha na Vej@ dessa semana !! As provas ja estão aparecendo ou vcs acham que uma revist@ como vej@ faria denuncias, se ja tivesse essas provas ?? Inocentes ou muito burros pra acreditar que nao existam nao é ??

Anônimo disse...

ESSA DA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NÃO É VANTAGEM; EM TEREZINA ISSO JÁ E PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR

Anônimo disse...

Se os "professores" de boa viagem fossem obrigados a fazerem o Enem qual será as notas que eles tirariam?!!!!!!


KKKKkkkkkkkkkkkkk...

Deodato Ramalho disse...

Que bom que Teresina tem; que bom que Fortaleza tem; que bom que tem que goste que tenha; que pena que tem que goste que não tenha;que pena que Boa Viagem não tem; que pena que tem quem, em Boa Viagem, acha bom que não tenha! Que bom que tem abre escola; que pena que tem quem fecha escola; que bom que tem quem denuncie quem fecha escola; que pena que tem quem bata palmas para quem fecha escola...

Carla disse...

A coisa mais rídicula que tem são os corruptos que defende o corrupto prefeito de Boa Viagem falando dos corruptos de Brasília. No governo federal pelo menos a gente tá vendo o pau comer nos corruptos o que num acontece aqui.

Carla disse...

Num sei em outras matérias mas em cidadania, em atualidades, em ciência política, esses alienados teriam zero veses zero.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

A situação das provas do ENEM, é um fato altamente lucrativo para todos. Todos nós, professores, Educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, enfim, todos mesmos deveriam ter também o seu ENEM. Um profissional qualquer que seja a sua profissão, precisa ser reciclado anualmente, precisa fazer um aperfeiçoamento para saber como anda o seu nível de escolaridade atual. Dessa forma sou a favor que os professores, façam também o seu ENEM.

LURDINHA FACA AFIADA disse...

É de morrer de rir quando eu leio os comentários de gente que defende os gatunos de Boa Viagem metendo o pau no ministro dos esportes, pois o próprio acusador diz que não tem prova. Aqui com todas as provas do mundo do enriquecimento dos Assefes esses mesmos que falam da corrupção bota o tapete vermelhos para os novos milionários de Boa Viagem. E seguem assefando.