sábado, 1 de outubro de 2011

MAIS UM VEXAME DA GRANDE MÍDIA NACIONAL.


Lula em Paris: a Casa Grande não o perdoa !

    Publicado em 28/09/2011 - Blog ConversaAfiada - Paulo Henrique Amorim.
  • Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+51)

A Casa Grande persegue o Lula até na Sciences Po (Cicero Dias para Gilberto Freyre)

Conversa Afiada reproduz post do Viomundo, do Azenha:

Martin Granovsky: Foi preciso um argentino defender Lula em Paris


Escravocratas contra Lula



               A história completa do vexame que a imprensa nativa sabuja deu estes dias, inconformada por Lula ter sido o         primeiro latino-americano a receber este título, que só foi outorgado a 16 personalidades mundiais em 140 anos de história da instituição, foi contada por um jornalista argentino, Martin Granovsky, no jornal Página 12.


Por Martín Granovsky, no Página 12, sugerido pelo Igor Fellipe


Podem pronunciar “sians po”. É, mais ou menos, a fonética de ciências políticas. Basta dizer Sciences Po para aludir ao encaixe perfeito de duas estruturas, a Fundação Nacional de Ciências Políticas da França e o Instituto de Estudos Políticos de Paris.


Não é difícil pronunciar Sians Po. O difícil é entender, a esta altura do século 21, como as ideias escravocratas continuam permeando a gente das elites sul-americanas.


Hoje à tarde, Ruchard Descoings, diretor do Sciences Po, entregará pela primeira vez o doutorado Honoris Causa a um latino-americano: o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio “Lula” da Silva. Falará Descoings e falará Lula, claro.


Para bem explicar sua iniciativa, o diretor convocou uma reunião em seu escritório da rua Saint Guillaume, muito perto da igreja de Saint Germain des Pres, em um prédio de onde se pode ver as árvores com suas folhas amareladas. Enfiar-se na cozinha é sempre interessante. Se alguém passa por Paris para participar de duas atividades acadêmicas, uma sobre a situação política argentina e outra sobre as relações entre Argentina e Brasil, não fica mal entrar na cozinha do Sciences Po.


Pareceu o mesmo à historiadora Diana Quattrocchi Woisson, que dirige em Paris o Observatório sobre a Argentina Contemporânea, é diretora do Instituto das Américas e teve a ideia de organizar as duas atividades acadêmicas sobre Argentina e Brasil, das quais também participou o economista e historiador Mario Rapoport, um dos fundadores do Plano Fenix faz 10 anos.


Naturalmente, para escutar Descoings foram chamados vários colegas brasileiros. O professor Descoings quis ser amável e didático. O Sciences Po tem uma cátedra sobre o Mercosul, os estudantes brasileiros vem cada vez mais à França, Lula não saiu da elite tradicional do Brasil, mas chegou ao nível máximo de responsabilidade e aplicou planos de alta eficiência social.


Um dos colegas perguntou se era o caso de se premiar a quem se orgulhava de nunca ter lido um livro. O professor manteve sua calma e deu um olhar de assombrado. Quiçá sabia que esta declaração de Lula não consta em atas, embora seja certo que Lula não tem um título universitário. Também é certo que quando assumiu a presidência, em primeiro de janeiro de 2003, levantou o diploma que é dado aos presidentes do Brasil e disse: “Uma pena que minha mãe morreu. Ela sempre quis que eu tivesse um diploma e nunca imaginou que o primeiro seria de presidente da República”. E chorou.


“Por que premiam a um presidente que tolerou a corrupção?”, foi a pergunta seguinte.


O professor sorriu e disse: “Veja, Sciences Po não é a Igreja Católica. Não entra em análises morais, nem tira conclusões apressadas. Deixa para o julgamento da História este assunto e outros muito importantes, como a eletrificação das favelas em todo o Brasil e as políticas sociais”. E acrescentou, citando o Le Monde: “Que país pode medir moralmente a outro, nos dias de hoje? Se não queremos falar sobre estes dias, recordemos como um alto funcionário de outro país renunciou por ter plagiado a tese de doutorado de um estudante”. Falava de Karl-Theodor zu Guttenberg, ministro da Defesa da Alemanha até que se soube do plágio.


Disse também: “Não desculpamos, nem julgamos. Simplesmente não damos lições de moral a outros países”.


Outro colega perguntou se era bom premiar a alguém que uma vez chamou de “irmão” a Muamar Khadafi.


Com as devidas desculpas, que foram expressas ao professor e aos colegas, a impaciência argentina me levou a perguntar onde Khadafi tinha comprado suas armas e qual país refinava seu petróleo, além de comprá-lo. O professor deve ter agradecido que a pergunta não citava, com nome e sobrenome, a França e a Itália.


Descoings aproveitou para destacar em Lula “o homem de ação que modificou o curso das coisas” e disse que a concepção da Sciences Po não é de um ser humano dividido entre “uns ou outros”, mas como “uns e outros”. Enfatizou muito o et, e em francês.


Diana Quattrocchi, como latino-americana que estudou e fez doutorado em Paris depois de sair de uma prisão da ditadura argentina graças à pressão da Anistia Internacional, disse que estava orgulhosa de que a Sciences Po dava um título Honoris Causa a um presidente da região e perguntou sobre os motivos geopolíticos.


“Todo o mundo se pergunta”, disse Descoings. “E temos de escutar a todos. O mundo nem sequer sabe se a Europa existirá no ano que vem”.


No Sciences Po, Descoings introduziu estímulos para que possam ingressar estudantes que, se supõe, tem desvantagem para conseguir aprovação no exame. O que se chama de discriminação positiva ou ação afirmativa e se parece, por exemplo, com a obrigação argentina de que um terço das candidaturas legislativas deve ser de mulheres.


Outro colega brasileiro perguntou, com ironia, se o Honoris Causa de Lula era parte da política de ação afirmativa do Sciences Po.


Descoings o observou com atenção antes de responder. “As elites não são apenas escolares ou sociais”, disse. “Os que avaliam quem são os melhores, também. Caso contrário, estaríamos diante de um caso de elitismo social. Lula é um torneiro mecânico que chegou à presidência, mas pelo que entendi foi votado por milhões de brasileiros em eleições democráticas”.


Como Cristina Fernández de Kirchner e Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula vem insistindo que a reforma do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial está atrasada. Diz que estes organismos, assim como funcionam, “não servem para nada”. O grupo BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) ofereceu ajuda à Europa. A China tem os níveis de reservas mais altos do mundo. Em um artigo publicado no El Pais, de Madrid, os ex-primeiros ministros Felipe González e Gordon Brown pediram maior autonomia para o FMI. Querem que seja o auditor independente dos países do G-20, integrado pelos mais ricos e também, da América do Sul, pela Argentina e Brasil. Ou seja, querem o contrário do que pensam os BRICs.


Em meio a esta discussão Lula chegará à França. Convém que saiba que, antes de receber o doutorado Honoris Causa da Sciences Po, deve pedir desculpas aos elitistas de seu país. Um trabalhador metalúrgico não pode ser presidente. Se por alguma casualidade chegou ao Planalto, agora deveria exercer o recato. No Brasil, a Casa Grande das fazendas estava reservada aos proprietários de terra e escravos. Assim, Lula, silêncio por favor. Os da Casa Grande estão irritados.


26 comentários:

Anônimo disse...

E a posição do PT em relação ao aumento dos professores. Continuarão a apoiar?? Que decepção.

Anônimo disse...

A verdade é que o PT está traindo os princípios que sempre defendeu! O compromisso com o poder, os compromissos com o Governador Cid Gomes se tornaram mais importantes que apoiar a luta dos trabalhadores! Pedir que tudo seja resolvida na negociação é quase banal! Os profesores estão pedindo isso faz tempo, mas o Governo finge que negocia, em uma faz-de-conta insuportável. Cabe ao PT e demais Partidos ditos de esquerda pressionarem o Governador! É isso que precisa ser feito, pois esse papo de que "apelam para o diálogo", ou "esperam que acnteça uma negociação" é querer tapar o sol com a peneira!

Anônimo disse...

palhaçada esse partido....poderia pedir ao cid seu aliado que resolvesse de uma vez a questao dos professores pq um politico ser altamente dispensal poderia pagar o salario de dez professores e ai a pergunta quem realmente e necessario professores pra ensinar crianças a serem honestas ou politicos que roubam na cara dura e outros que ainda defendem o inesplicavel brasil e uma vergonha..

Anônimo disse...

9 pontos percentuais foi a queda registrada pela popularidade da presidente Dilma Rousseff no Nordeste, nas duas últimas pesquisas

Anônimo disse...

O Alfredão acabou com a soberba do PT e Ademir Carneiro, em declaração feita no programa de debates deste sábado, Alfredão afirmou que o único candidato a fazer frente ao Fernando Assef e a Aline Vieira, ela tem que disputar essa eleição na “cabeça de chapa” os outros não têm um espolio eleitoral como a Aline tem, afirmou ele, ela é uma jovem que discursa bem, pessoa serena que não agredi ninguém.

Concordo com o Alfredão, a única candidata a fazer frente ao Fernando, é a Aline outro não tem capacidade eleitoral.

Deodato Ramalho disse...

O que o Alfredo disse no programa da Liberdade (infelizmente não ouvi) provam algumas coisas, tais como:
1. O caráter democrático que hoje a Rádio LIberdade tem, onde seus debatedores convidados têm ampla liberdade de expressarem suas posições. O não existia em Boa Viagem, mesmo quando a Rádio Asa Branca era do senhor José Vieira Filho;
2. Esse negócio de "agredir ninguém", que me perdoe o amigo Alfredo, é um discurso que deixa subentendido algo muito nocivo à democracia: a idéia de que criticar o adversário não é legítimo. Aliás, situação bem própria da política da conveniência. Vejam estou falando em tese, não estou me reportando necessariamente ao que o Alfredo mencionou com relação à Aline, embora deva registrar, também, que é muito cômodo para alguns de, numa atitude a só tempo oportunista e hipócrita, deixar o que é matreiramente apresentado como "trabalho sujo" para que outros o façam;
3. Boa Viagem precisa romper com ciclo de quase meio século de revezamento no poder de duas forças que já demonstraram que não foram capazes de dar um salto de qualidade ao nosso município, tanto assim que Boa Viagem ainda é o município mais emperrado em seu desenvolvimento do sertão Central, perdendo feio para Quixadá, Quixeramobim e, pelo andar da carruagem, daqui é pouco corre o risco de ser ultrapassada por Pedra Branca e até mesmo pela pequena Madalena;
4. Preferencialmente, acho que Boa Viagem tem opções para romper esse continuísmo devastador, como, por exemplo, Márcio Ary, Deodato Neto, Rosa Vieira (que apesar de sempre estar estado ao lado do poder, tem boa experiência política e capacidade de articulação), Adriano, Marco Feitosa (que um pouco mais de disciplina pode articular um mandato de caráter participativo);
5. Partidariamente, hoje, a situação da candidata Aline talvez seja a que terá mais dificuldades de se viabilizar, já que deverá haver, em Boa Viagem, pelo menos duas candidaturas ligadas ao governador Cid Gomes, no caso, a do agrupamento de primeira hora e agora o agrupamento fisiológico e adesista do prefeito Assef;
5. No que depender da minha opinião, mesmo que para alguns não possa valer essas coisas todas, a prioridade será reproduzir em Boa Viagem a mesma aliança da disputa estadual de 2010;
6. Continuo sendo, ao mesmo tempo, um teimoso e um esperançoso: prefiro, se for o caso, perder com honra a ganhar com desonra;
6. Enfim, Boa Viagem não pode viver como aquela situação em que um cachorro fica em círculo rondando atrás do próprio rabo.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Tudo nessa vida tem um preço. Ninguém acredita que ainda existam pessoas que estejam do lado do povo. A política do balcão de negócios, os empregos, os cargos, as licitações fraudulentas e outras coisas mais, é um verdadeiro atrativo para os aventureiros da política. Tudo isso tem um fundo de razão, os exemplos estão todos bem aí. Olhem o alto preço que Cuba está pagando, olhem para Fidel Castro hoje, uma vida dedicada ao seu País e a sua gente. Fidel é uma exceção na América Latina, lá em Cuba a democracia não é burguesa. Vou continuar me expondo, onde puder expor minha opinião vou fazê-lo, tentando não ser injusto com ninguém. Enquanto a rádio liberdade permitir falarei, enquanto o Blog permitir, escreverei. Abços a todos.

ELEITORA disse...

DEODATO
DESÇA DE SUA JANELA NO ANDAR SUPEIOR DO PODER DE FORTALEZA; CORTE CHÃO EM BOA VIAGEM PARA REFAZER SUAS PALAVRAS SOBRE A ALINE. OUTRA
VC PERTENCE AO DIRETORIO DO PT DE BOA VIAGEM? OU ESTE DIRETÓRIO LHE É SUBMISSO? VC O CONSULTA SEMPRE?

Anônimo disse...

DEODATO ASSEF
DEODATOASSEF
DEODATO ASSEF

Deodato Ramalho disse...

Viu como eu tenho razão? Os mesmos que já pularam de galho em galho, sempre voltadox para o comodismo do podrr, repetem o mesmo besteirol que mencionei acima. O mesmo lenga-lenga que sr repete desde 1980... E o querido pastor Rofolfo? Que pena, politicamente não resistiu à força fo vil metal. Traiu o discurso por trinta moedas!

Anônimo disse...

Coitadinho desse Rodolfo se vendeu para a Maria Dias, vivia mostrando os podres do Fernando Assef e agora se vendeu de novo. É o pesdoal do PT ARRANJAR DINHEIRO E COMPRA ELE DE NOVO. OH CABRA FROUXO. QUE VERGONHA.

Deodato Ramalho disse...

Independente das minhas posições enganam-se redondamente quem pensa que o PT de Boa Viagem entrará no jogo, mais antigo do que a serra do Estevão, de achar que Boa Viagem está condenada a decidir sempre entre o ruim e o mais ou menos. Vão perder tempo!

Anônimo disse...

O Problema Deodato é que eu já estou ficando convicto de que o PT é o ruim pra Boa Viagem. E olha que a nível nacional tem pesquisas que dizem que o PT é o partido que tem mais "credibilidade, aceitação etc", mas aqui em Boa Viagem essa estatística é outra completamente diferente. Se tiver alguma dúvida quanto a isso faça uma pesquisa pra ver qual o partido que tem mais rejeição em Boa Viagem.
Não se esqueça, que voto não se obriga, se conquista.

Deodato Ramalho disse...

Oxente, o que foi que eu falei da Aline que fez o anônimo aí de cima ficar sem memória? O que eu disse é uma obviedade, a não ser que também o PR já tenha aderido ao governo Cid. Pelo menos oficialmrnte, pelo que sei, isso não ocorreu. Menciono a perda de memória no pressuposto de que se trate de alguém não tão jovem. Se for alguém mais jovem pode ser que seja filho desse desmemoriado e, assim nunca tenha recebido as informações corretas. De fato, se se der ao cuidado de pesquisar um pouquinho verá que não fui eu quem frequentou o palanque que justificasse o nome Deodato Assef. Descobrirá um emaranhado de nomes e sobrenomes bem diferentes de Deodato e de Ramalho. Aí sim poderá fazer uma enormidade de combinações, de eleição a eleição.

Deodato Ramalho disse...

Interessante! Isso era o que se dizia, e muito, com o Lula e o PT com relação ao Brasil. As coisas não são simples assim. Não é um problema específico de Boa Viagem. Vou relatar um depoimento do Roberto Pessoa (sábado num debate de que eu participei), disse ele (e olhe que o homem é um campeão de votos. Foi deputado estadual e federal e hoje é prefeito de Maracanaú):
"...Fui a uma reunião com bispos e promotores sobre a lei da ficha limpa, na campanha Voto Não tem Preço Tem Consequência. Eu desafiei: VAMOS SAIR AGORA E VAMOS VISITAR DEZ CASAS PARA PEDIR VOTOS. NA CASA DE POBRE VÃO PEDIR CIMENTO, PNEU DE BICICLETA...; NA CASA DE CLASSE MÉDIA VÃO PEDIR BOLSA DE ESTUDO PARA UM FILHO QUE TÁ NA CAPITAL...; NA CASA DOS RICOS VÃO PEDIR PARA CONSEGUIR A TRANSFERÊNCIA DE UM FILHO ETC...DAS DEZ VISITAS SE NENHUM NÃO PEDIR UMA ALGUMA COISA EU RASGO A MINHA CARTEIRA DE DEPUTADO...”. Fecha a cortina! É dessa conquista que o amigo fala?

Anônimo disse...

Não é esse o tipo de conquista que falo, Deodato, mas a forma como o PT tem feito política em Boa Viagem, certamente deve ter algum equívoco. Eu particularmente,percebo que o PT quer obrigar literalmente as pessoas a votarem em seus candidatos e não é bem assim, pois além das propostas você tem cativar as pessoas e isso o PT em Boa Viagem não tem conseguido. Ai eu te pergunto de quem é a culpa?

Deodato Ramalho disse...

A forma correta, então, seria a esperteza, o oportunismo, a enganação...Ah! Quem sabe o discurso de que devemos ser "vendedores de ilusão" ou, quem sabe, estar sempre envolvidos em escândalos! Ah! Poderia ser também não ser e nem parecer ser um Partido ou uma pessoa decente! Afinal, muitos dizem que não gostam de gente que quer ser "certinha”...Resta um consolo, isso não tem nada a ver com Boa Viagem. O que acontece aqui é a mesma coisa que ocorre em quase todos os municípios do Ceará e muitos municípios do Brasil, especialmente os mais pobres. Por que será? Por que será? Com a palavra, de novo, Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú.

Anônimo disse...

Quer dizer então que em Fortaleza o PT conseguiu se eleger porque soube vender bem as ilusões, usou de oportunismo, de enganação? Outra coisa o porque da referência a Roberto Pessoa? Pois se o senhor quiser entrar nesse debate de nomes de políticos que se utilizam dos mais diversos artifícios pra se eleger poderia aqui citar centenas do seu partido de norte a sul deste país.

RODOLFO AMORIM, disse...

Quero aqui me dirigir aos que dizem que me vendir, para prefeito e para Maria dias, primeiro nao votei em mazinho por causa da Maria dias e sim por causa do marcio ary, e do PT, NAO ME VENDIR PARA ELA APENAS FUI ALIADO DEVIDO AO MOMENTO,quero aqui dizer ao deodato que ele estar errado quando diz que eu me vendir por trintas moedas, que isso deodato vc nao estar falando serio tá? acha que eu iria sair do PT apenas por dinheiro, eu nao posso ter saido por convicção nao? isso muito me entristece as pessoas comparem uma atitude pensada como a minha, com a atitude da maioria dos politicos que aqui existem que só pensam neles, eu nao fiz isso por dinheiro nem por cargos,e sim porque nao quero mais fazer parte do PT, SERA QUE ISSO TEM QUE SER ENTENDIDO COMO SE VENDER? PEÇO QUE ME RESPEITE DEODATO ANTES DE TER FEITO ESSE COMENTARIO MALDOSO DEVIA TER ME LIGADO OU RESPONDIDO MINHA LIGAÇÃO,peço que vcs entenda que nao me vendir, posso hoje ter saido do PT, COMO VARIOS JA FIZERAM MAIS MEUS VALORES NAO MUDARAM... VALEU PELA CONSIDERAÇÃO!

RODOLFO AMORIM, disse...

fLOXO E QUEM NAO TEM CORAGEM DE SE INDENTIFICAR NEM NUM BESTA DE UM COMENTARIO SEM FUNDAMENTO, SEM NOÇÃO ESSA PESSOA QUE FALOU QUE EU ME VENDIR DEVERIA PROCURAR ME CONHECER PRIMEIRO... VIU, NAO VIM PARA BOA VIAGEM PORCAUSA DE PT, DE PR, DE MARIA DIAS OU DEODARO E NEM MENOS ASSEF E SIM PARA FAZERR UM TRABALHO E SE ESTOU TENDO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER MEU TRABALHO COM MAIS ESPAÇO POR QUE NAO IR? POR PAIXÃO?? NAO PAIXÃO SO PELA MINHA ESPOSA E POR JESUS!!

Deodato Ramalho disse...

Rodolfo, o que é muito estranho para mim, e para muitos que acompanhavam seu discurso, não é o fato de você ter saído fo PT. Entrar e sair de um partido político faz parte. Agora, aderir a um prefeito que o adjetivo mais leve que você usava para se referir ao mesmo era de que o homem é um safado, é outra coisa. Já que você falou em consideração me parece que quem não teve nenhuma foi você. Porém, não vou julgar isso. As pessoas que acompanharam a sua luta sem nenhum apoio para o seu belo projeto com os jovens, que o prefeito (que você até ontem abominava) negava até um simples transporte, chegando até mesmo processá-lo criminalmente, que analise a sua fraqueza. Quanto à questão "das trintas moedas” ou trinta dinheiros para usar uma expressão bíblica, há várias maneiras de se comprar alguém. Seja com benefício pessoal para quem se vende seja até para uma causa menos indigna. O Fernando não mudou. Você mudou. E que mudança!

Anônimo disse...

E Deodatinho o que você diz do jovem que você dizia que era a melhor coisa que já tinha aparecido na política de Boa Viagem? É dinheiro meu fii e o Nandim tem de sobra. Quem será o próximo que ele comprar? Né nem por causa de ter voto não é só para desmoralisar mesmo. Ahshahahah

Anônimo disse...

a próxima foi a vereadora Mocinha.

ADRIANO disse...

PASTOR RODOLFO DEIXA DE FALAR EM NOME DE JESUS, POR ISSO A CREDIBILIDADE DE PASTOR E ZERO, VOCÊS PREGAM UMA COISA E PRATICAM OUTRA DEIXA DE SER BOBO TU ACHA QUE VAI CONVERTER ALGUÉM AGINDO COM MENTIRAS VOCÊ REALMENTE SE VENDEU. E POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCE QUE O NANDINHO DIZ: "NADA QUE UMA NOTINHA$$$$$$$ NAO RESOLVA" PREPARA O TRASEIRO NOVAMENTE. VENDÁVEL

Maria Dias disse...

Caro Rodolfo
Lamento por todo este festival de condenações a você. Quero apenas concordar que quando você apoiou politicamente o candidato do PR foi realmente como filiado do PT.E todo trabalho feito por você e requerido na campanha e fora dela, se reportava a sua comunidade. Em momento algum você buscou benesses individuais.

Anônimo disse...

Ai meu deus que emoção deu até vontade de chorar. Snif snif snif A durona maria dias toda boazinha, toda com peninha do pastor Rodolfo. Ai ai o que num faz a vontade de voltar pro poder. Quando tá na prefeitura é chibata prá quem num reza no seu rosário. Pega corda Rodolfo. AMARELINHO ESCROTO