sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

INICIADO PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO E COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA.

Educação ambiental

Alunos plantam 47 árvores em escola municipal

Clique para Ampliar
FOTO: ALEX COSTA
Foram plantadas 35 mudas frutíferas e 12 árvores de sombra

Ação conta com trabalhos de educação ambiental e capacitação de crianças e jovens para a coleta seletiva

Alunos da Escola Municipal Professor Luis Recamonde Capelo, no bairro Bom Sucesso, fizeram, ontem pela manhã, o plantio de 35 mudas frutíferas e 12 árvores de sombra. A ação foi decorrente do lançamento do Projeto de Arborização nas escolas do Município, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

Os alunos receberam também instruções sobre educação ambiental e orientação para o uso da coleta seletiva, através de uma palestra educativa, e da doação de um kit para a separação do lixo seco do lixo úmido, além de caixas coletoras de papel para cada sala de aula.

De acordo com o secretário titular da Semam, Deodato Ramalho, o plantio nas escolas municipais faz parte do intenso processo de arborização pelo qual Fortaleza está passando. Aproveitando o espaço disponível nas instituições de ensino, a intenção é, segundo o secretário, intensificar o trabalho de educação ambiental nas crianças a partir de ações concretas, além da promoção e criação de mais áreas verdes para a Capital. "A criança têm que crescer com essa consciência", afirma.

A pequena Bianca Severiano, 10, do quarto ano do ensino primário, foi uma das estudantes que não se importou em colocar a mão na terra em prol de um bem maior. Segundo ela, muitas pessoas não sabem como é importante preservar o meio ambiente. "Fiz isso pelo bem da natureza", afirma.

Sobre a coleta seletiva, Deodato afirma que a conscientização dos estudantes para o uso desse sistema é importante no sentido de transformá-los em multiplicadores, irradiando esse conhecimento e a importância da ação para toda a família. "A partir do exemplo material, esperamos que o processo de conscientização seja levado para toda a comunidade", informa.

Os resíduos coletados na escola serão encaminhados para o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTRS), recém inaugurado no bairro João XXIII. Conforme a coordenadora de Políticas Ambientais da Semam, Edilene Oliveira, este é um trabalho integrado com a comunidade, desenvolvendo nas pessoas uma cidadania ambiental. "A população precisa ter a consciência de separar e levar o lixo aos locais corretos, sendo a própria protagonista das ações em favor do planeta", ressalta.

De acordo com o diretor da escola, Antônio da Silva, ações assim são importantes pois enriquecem o conhecimento e melhoram a qualidade de vida de todos. Além do colégio Professor Luis Recamonde Capelo, outras duas instituições da Regional III receberão a ação, de início.

RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE 
 
Mais fotos do evento:






 

2 comentários:

Anônimo disse...

O EMPRESSARIO ADRIANO SILVA SERÁ QUE ATE VC ESTA BAMBEANDO TAMBEM PARA O LADO DO FERNANDO ASSEF,FICHA SUJA. MEU DEUS! QUE MUNDO É ESTE?.... NAO ME FAÇA PERDER ADMIRAÇAO E A FÉ QUE TENHO POR VC. POR FAVOR!

Anônimo disse...

DIGO PARA O VEREADOR JOVINO GENTE MUITO BOA,MEU VEREADOR DAS ULTIMAS ELEIÇÕES,MAS TE DIGO UMA COISA SE VC FICAR DO LADO DO FERNANDO ASSEF (FICHA SUJA) SINTO MUITO NOSSA FAMILIA NAO VOTA MAIS EM VC,
E FICO COM MUITO PENA DISSO, POIS GOSTAMOS MUITO DE VC, ULTIMAMENTE TEM SE CALADO DIANTE DAS INJUSTIÇAS QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE NESTE DESGOVERNO.
UM DESGOVERNO QUE SÓ ESTA SE MEXENDO AGORA NO ULTIMO ANO E NA ULTIMAS HORAS. PALHAÇADA!
MAS ENTENDO QUE VCS VEREADORE SE MANTIVERAM CALADOS E COZIHADO TUDO EM BANHO MARIA POR CONTA DOS FAVORES QUE O PREFEITO CEDEU A CADA VEREADOR E ASSIM FICARAM SEM CONDIÇÕES DE QUAL QUER ARGUMENTO.
OS EMPREGOS FORAM OTIMOS!
EU PERGUNTO:
MAS O RESTO DO POVO?
A SAUDE? E O MAL ATENDIMENTO?
A EDUCAÇÃO? DINHEIRO MAL APLICADO
ENGANAÇÃO, MENTIRAS, ETC
MAL ATENDIMENTO AOS PROFESSORES?
SECRETÁRIA DE EDUC. DESPREPARADA E DESORGANIZADA E SEM DETERMINAÇÃO.
E AS OUTRAS SECRETARIAS NEM SE FALA........
COM ISSO MUITA SOFREU E SOFREU MUITO.TALVEZ TUDO ISSO PASSOU DESPECEBIDO AOS OLHOS DE
VCS, NUNCA VERAM NADA DISSO DURANTE OS 3 ANOS?????

É COM MUITA TRSTEZA QUE FAÇO ESTE DESABAFO.
NAO POSSO CONTINUAR OLHANDO PRA ISSO.
QUEREMOS MUDAR PARA UM CANDIDATO NOVO E NUNCA TEVE NENHUM MANDATO COM SUA FICHA LIMPA E COM DIGNIDADE.
ESTA MUITO DIFILCE POR CONTA DA GANANCIA DE MUITOS QUE SÓ PENSA EM MAMAR DA MAMAE PREFEITURA.
MAS DEUS HÁ DE PROVER!