sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ISSO É QUE É DEMOCRACIA! PRINCIPAL INTERESSADO NEM MESMO É CONSULTADO.

ELEIÇÃO 03/02/2012 - 01h30 PSDB e DEM fecham acordo nacional sobre FortalezaLíderes cearenses dos partidos demonstraram surpresa. Coligação dependeria de acertos com Moroni Torgan, que ainda não decidiu sobre candidatura

Ex-deputadroni Torgan seria o candidato

Ex-deputado Moroni Torgan seria o candidato
Líderes nacionais de PSDB e DEM reuniram-se em Brasília e decidiram que, nas eleições municipais deste ano, as duas siglas “marcharão juntas” em pelo menos quatro capitais do Nordeste, incluindo Fortaleza. Na capital cearense, segundo informou o colunista da revista Veja, Lauro Jardim, coligação lançaria o ex-deputado Moroni Torgan (DEM).
O problema é que a cúpula tucana no Ceará diz não ter participado do acerto – e adianta que, em nenhuma hipótese, abrirá mão da cabeça de chapa na eleição. O DEM local também alega que nada está definido e que sequer sabia do acordo.
A coligação foi previamente costurada, na última quarta-feira, pelo chefe do PSDB Nacional, Sérgio Guerra (PSDB), e pelos deputados federais ACM Neto (DEM) e Antônio Imbassahy (PSDB). O grupo chegou a emitir nota oficial com os termos da decisão – que não faz menção ao nome de Moroni e é assinada por Guerra e pelo presidente nacional dos Democratas, Agripino Maia.
Em Fortaleza, a reação foi de surpresa. “Essa reunião foi entre eles, não houve participação do PSDB do Ceará. Aqui, o diretório já deliberou que terá candidato próprio. Se Moroni for candidato pelo DEM, é bem-vindo pra o arco dos partidos da oposição. Mas não marcharíamos juntos no primeiro turno”, afirmou o presidente estadual do PSDB cearense, Marcos Cals, favorito para concorrer pelo partido.
No DEM, a decisão sobre para que lado irá o partido ainda depende de Moroni, que está em Portugal, em missão religiosa, e não decidiu se participará do pleito. Caso ele resolva ser candidato, a aliança com o PSDB iria por água abaixo, à revelia do acordo nacional.
“É prematuro falar em coligação. Até porque ainda não houve nenhum contato entre os presidentes do PSDB e do DEM nesse sentido, e também nenhuma imposição do diretório nacional”, argumentou o tesoureiro e articulador político dos DEM, Antônio Nei.
Nos bastidores, no entanto, as duas siglas têm tentado chegar ao denominador comum. Segundo Marcos Cals, Moroni estaria em contato permanente com o principal líder do PSDB no Estado, Tasso Jereissati.
O POVO tentou contato com Sérgio Guerra, mas sua assessoria de imprensa informou que ele não poderia dar entrevista. ACM Neto não atendeu as ligações.

ENTENDA A NOTÍCIA

Além de Fortaleza, também entraram no acordo da cúpula nacional do PSDB e do DEM as cidades de Aracaju, Salvador e Natal. O DEM do Ceará promete discutir o assunto na segunda-feira, em encontro nacional em São Paulo.

5 comentários:

O dia D 12/02/2012 disse...

Dia 12 de fevereiro 2012. Boa Viagem vai tremer.

1- Entrevista do Marcos Cals na rádio liberdade.
2- Concurso INSS.
3- 1 Encontro de Ateus no Brasil, 16hs em fortaleza no centro dragão do mar.

Anônimo disse...

As denúncias de corrupção envolvendo o ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, transformam Guido Mantega no alvo da vez da oposição. Mesmo informado sobre as irregularidades em 2010, o ministro da Fazenda só tomou uma atitude quando soube que o caso havia chegado à imprensa. Ou melhor, foi a presidente Dilma Rousseff quem ordenou a demissão às pressas ao saber dos feitos de Denucci. Mantega admitiu nesta sexta-feira que sabia dos problemas. PSDB, DEM e PPS brigarão para que Mantega se explique ao Congresso.

A situação deixa o Planalto em uma situação delicada. De um lado, o governo teme que a exposição de Mantega possa abalar a credibilidade da economia brasileira. Por outro, uma blindagem total, a exemplo do que ocorreu com Antonio Palocci, pode ter um efeito ainda mais perverso: o de acirrar os ânimos no Congresso e irritar a base aliada.

A oposição está decidida: vai apresentar um pedido de convocação para que Mantega se explique no Congresso. Para os opositores, o ministro da Fazenda deve ser tratado da mesma forma que os titulares de outras áreas. A possibilidade de a crise política ter reflexos econômicos não é suficiente para poupá-lo. "Isso não pode ser fator impeditivo de uma convocação. Pelo contrário. Essas coisas exigem cada vez mais transparência", diz Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM na Câmara.

Em conflito com o PT por mais espaço no governo, o PMDB acompanha de perto a variação de temperatura do caso. Por enquanto, os peemedebistas não usarão de seu poder de fogo. A ferida pela demissão, no ano passado, de dois ministros filiados ao partido, Wagner Rossi, da Agricultura, e Pedro Novais, do Turismo, ainda está aberta. "A gente espera uma explicação", diz o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). "Mas eu preferiria não desestabilizar Mantega neste momento."

Valeu Cid disse...

CID GOMES FAZ UM GOL DE PLACA E ACABA COM AS MARACUTAIAS QUE ERAM A SELEÇÃO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO COLÉGIO DOM TERCEIRO.

1. A Seleção Pública será AGORA realizada pela Coordenadoria de Concursos – CCV, da Universidade Federal do Ceará - UFC, A Seleção destina-se a suprir possíveis carências temporárias do corpo docente efetivo das Escolas Estaduais, nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Arte Educação, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, para lecionarem no Ensino Fundamental e Médio.

Solicitação de Inscrição pela Internet (exclusivamente). 02 a 22/02.
06/03 Divulgação da lista dos inscritos.
07/03 PROVAS Divulgação do local de provas da Primeira Fase.
11/03 Data das Provas da Primeira Fase.
11/03 Divulgação dos gabaritos (a partir das 16h).
12/03 Recebimento de recurso administrativo contra elaboração e/ou gabarito.
15/03 Divulgação do resultado do recurso administrativo contra elaboração e/ou gabarito.
15/03 Divulgação do resultado preliminar das provas da Primeira Fase.

Platão disse...

"o preço a pagar pela tua não paricipação na política é seres governado por quem é inferior".

Platão.

Anônimo disse...

O dever do governador era fazer um concurso para efetivos e não ficar com esta palhaçada de contratar temporários para criar uma "sensação de bem-estar", pois os mesmos não tem a mesma estabilidade dos efetivos, os mandantes do poder, utilizam desta mão de obra para driblar a possibilidade de uma nova greve, embora sejam também funcionários públicos! Em Fortaleza, uma boa parte dos professores do atual concurso (2009) já saíram de sala de aula ou desejam sair de sala de aula, conforme pesquisa já sabida pelo governo, realizada pelos sindicatos SINDIUTE e APEOC! Alguns professores estão procurando outras carreiras e o déficit de profissionais em especial nas ciências exatas já é vísivel pela falta de professores de matemática, química, física e biologia! Pode resolver o problema em BV temporariamente, mas enquanto nenhum governo levar a sério a educação!