domingo, 13 de janeiro de 2013

QUANDO O INSULTO É UM ELOGIO...


Vendo hoje um documentário sobre o grande Darcy Ribeiro me lembrei muito dos que, aqui em BoaViagem, me insultam confundindo o que é sucesso e fracasso. 
Engraçado é que quinta-feira, em Angra dos Reis, me deparei com uma estátua em homenagem a um benfeitor daquela famosa cidade do Rio de Janeiro, que nunca conseguiu se eleger prefeito de lá, apesar de muito querido. Bem, poderia ter a mesma lembrança quando leio sobre a história do grande Rui Barbosa ou, no caso mesmo de Boa Viagem, do meu saudoso pai e de tantos outros. Mas, vejamos o texto do Darcy Ribeiro que me fez, gostosamente, fazer essa reflexão:


“Fracassei em tudo o que tentei na vida. 
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. 
Tentei salvar os índios, não consegui. 
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. 
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. 
Mas os fracassos são minhas vitórias. 
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"
 Darcy Ribeiro



- Eu e Deus sabemos o quanto eu detestaria estar no lugar dos que, até aqui,
 me venceram em Boa Viagem!

Caramba! Acabo de fazer essa postagem, vou ao facebook 
e me deparo com essa do Nelson Rodrigues:

Nenhum comentário: