sábado, 26 de outubro de 2013

O REI DAS CHICANAS...

Quando eu digo (e provo) que esse prefeito de Boa Viagem é um chicaneiro, enganador do povo de Boa Viagem, tem gente que, de boa ou má fé, diz que eu exagero. A última chicana (*) desse "cidadão" foi a de espalhar que conseguiu uma decisão favorável no Tribunal de Justiça, para tentar escapar da cassação já imposta pelo TRE. É impressionante a falta de limite do chicaneiro: utilizou uma decisão da desembargadora QUE LHE IMPÔS MAIS UMA DERROTA NO PROCESSO para atrasar o andamento do processo na Justiça Eleitoral e espalhar, por si e seus asseclas, que reverteu a situação a seu favor. 
A chicana consistiu em requerer a juntada da decisão do Tribunal de Justiça (QUE NEGOU O SEU PEDIDO) ao processo no Tribunal Regional Eleitoral, a fim de abrir mais prazo para a parte contrária (Aline Cavalcante Vieira) e para o Ministério Público Eleitoral se manifestarem para, com isso, atrasar o julgamento dos protelatórios EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. 
É impressionante como esse rapaz zomba e engana o povo de Boa Viagem!

Vejam a decisão do Tribunal de Justiça que ele andou apregoando que seria a seu favor.

Processo: 0139049-36.2008.8.06.0001 - Apelação
Apelante: Fernando Antônio Vieira Assef
Apelados: Estado do Ceará, Município de Boa Viagem e Câmara Municipal de Boa Viagem - CE
DECISÃO MONOCRÁTICA
Na hipótese, o Sr. Fernando Antônio Vieira Assef propusera ação ordinária de nulidade, em face de decisão promanada do Tribunal de Contas dos Municípios, relativa à gestão do autor frente à Prefeitura
Municipal de Boa Viagem, referente ao exercício financeiro do ano 2000,
da qual resultara no acórdão nº 7559/01.
A tese defendida na petição inicial é de que foram desrespeitados os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.
A sentença fora de improcedência.
No apelo, atendo-se as regras do processo civil, o Sr. Fernando Antônio Vieira Assef relatara o seguinte: que o Tribunal de Contas dos Municípios encaminhou ao autor, por meio de ARMP – Aviso de Recebimento por Mãos Próprias, da Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, a informação nº 040/02, comunicando o prazo para a apresentação de defesa de 15 (quinze) dias do Processo nº 7559/01; que a agência da ECT, sediada na cidade de Boa Viagem, comunicou ao TCM que por três vezes, através de seu servidor, comparecera a residência do autor, mas não o localizou; que com a devolução do ARMP, o TCM determinou a citação por meio de edital, o que se caracterizou através da publicação do edital de convocação realizado no D.O.E, sem que, no entanto, tenha sido publicado nos jornais locais por no mínimo duas vezes, como determina o art. 232 do CPC; que, com efeito, fora considerado revel.
Afirma que o debate gravita também em torno dos arts. 227 (Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar), 228 (Art. 228. No dia e hora designados, o oficial de justiça, independentemente de novo despacho, comparecerá ao domicílio ou residência do citando, a fim de realizar a diligência. 
§1o Se o citando não estiver presente, o oficial de justiça procurará informar-se das razões da ausência, dando por feita a citação, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca. §2o Da certidão da ocorrência, o oficial de justiça deixará contrafé com pessoa da família ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome), 229 (Art. 229. Feita a citação com hora certa, o escrivão enviará ao réu carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo ciência), 230 (Art. 230. Nas comarcas contíguas, de fácil comunicação, e nas que se situem na mesma região metropolitana, o oficial de justiça poderá efetuar citações ou intimações em qualquer delas) e 247 (Art. 247. As citações e as intimações serão nulas, quando feitas sem observância das prescrições legais), todos do CPC, além do art. 5º, LV da CRFB (LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes).
Ressai que apesar de todas as exigências trazidas na Lei Processual Civil, nenhuma delas fora cumprida.
Salienta, ainda, que a própria Resolução nº 02/2002, que dispõe sobre as normas internas do TCM, fora descumprida, na medida em que não se respeitara a ordem de comunicação dos atos processuais prevista no seu art. 1º (A comunicação dos atos processuais à parte se dará por intimação, a ser realizada: I – pessoalmente; II – pelo correio, através de Aviso de Recebimento em Mão Própria (ARMP), ou equivalente; III – por edital), apesar do que dispõe o art. 4º (A intimação por edital será feita quando resultarem frustradas as tentativas de intimação pessoal ou pelo correio). Assim, para o apelante, deveria o TCM, antes de promover a comunicação por ARMP, ter primeiro procedido a comunicação pessoal, para somente depois promover o ato editalício.
Nas contrarrazões recursais argumenta-se que não há sentido em utilizar as regras do Processo Civil quando há procedimento próprio para o TCM; que o mérito administrativo não se eiva sob nenhum aspecto.
O Ministério Público, através do parecer de pgs. 315/325, é bem enfático pelo improvimento do apelo, no que defende a conformação plena do procedimento administrativo à Resolução nº 02/2002.
É o que basta relatar.
Passo a decidir.
Justifico minha atuação em caráter isolado a partir da objetividade do art. 557 do CPC. Adoto tal postura por se tratar de expediente que visa compatibilizar as decisões judiciais e racionalizar a atividade judiciária.
Em verdade, uma vez preenchidos os requisitos inerentes à espécie, o Relator tem o dever de julgar sob tal desígnio, porque aí estará a patrocinar sensível economia processual.
Isto posto, prossigo na análise do recurso.
Ab initio, cumpre-me a consideração de que esta decisão toma de empréstimo algumas das ponderações ministeriais via técnica de fundamentação per relationem, porquanto as conclusões pareceristas revelam-se extremamente judiciosas, o que me leva a prestigiar a atuação do Parquet.
Como cediço, ao procedimento administrativo do Tribunal de Contas do Município aplica-se a regra insculpida em seu Regimento Interno e em suas Resoluções, in casu, a Resolução nº 02/2002, a qual define a forma de comunicação de seus atos. 
Não há, portanto, se falar em aplicação das disposições do CPC. O Supremo Tribunal Federal, por exemplo, no corrente "julgamento do mensalão", fez prevalecer seu regimento interno sobre o
que prevê a Lei nº 8.038 de 1990 para aceitar os embargos infringentes dos réus naquele processo.
Na hipótese, há uma norma especial interna que deve ser necessariamente observada. É regra basilar de hermenêutica jurídica.
Equivocada, pois, revela-se toda a fundamentação recursal atinente à observância do Código de Processo Civil.
Vencido este capítulo decisório, avanço.
Dispõe a Resolução nº 02/2002:
"Art. 1º A comunicação dos atos processuais à parte se dará por intimação, a ser realizada:
I – pessoalmente;
II – pelo correio, através de Aviso de Recebimento em
Mão Própria (ARMP), ou equivalente;
III – por edital.
§1º A intimação conterá o número do processo a que se refere, cópia ou síntese do ato a que se quer dar ciência e indicação da providência ou faculdade processual possível com relação ao ato, assim como o prazo para sua realização.
§2º Estando a parte representada por advogado com poderes especiais, a intimação poderá ser realizada na
pessoa deste, inclusive pelo correio, para o endereço que estiver indicado no instrumento de mandato.
§3º A comprovação da realização da intimação será juntada aos autos.
Art. 2º A intimação pessoal será feita por servidor do Tribunal, devendo o intimado apresentar documento de identidade, cujo número será aposto logo após o 'ciente'.
Parágrafo único. Aposto o 'ciente', presume-se que a parte tem pleno conhecimento:
I – do teor do ato a que se quer dar ciência;
II – o número do processo a que se refere;
III – a providência ou a faculdade processual possível com relação ao ato, assim como o prazo para sua realização.
Art. 3º A intimação pelo correio (ARMP) será enviada para o endereço da parte ou do seu advogado, indicado no respectivo instrumento de mandato.
§1º Obriga-se a parte a indicar com precisão, na peça inicial do processo ou na justificativa, o endereço para o qual serão encaminhadas as intimações, e atualizá-lo, 

§2º Tratando-se de Processo-fim Auxiliar, aquele que o iniciar deverá indicar o endereço da parte envolvida.
Art. 4º A intimação por edital será feita quando resultarem frustradas as tentativas de intimação pessoal ou pelo correio.
§1º O edital será publicado uma só vez no Diário Oficial do Estado e deverá conter os requisitos do art. 1º da presente Resolução.
§2º Na juntada, aos autos, do edital publicado, certificar-se-á a data do Diário Oficial e de sua circulação."
Como se vê, está literalmente expressa no caput do art. 4º a discricionariedade do TCM em promover a comunicação, ou pessoalmente, ou por ARMP, para então, em caso de frustração do ato, proceder a intimação por edital.
E, registre-se, a norma prevê que o edital será publicado somente uma vez no Diário Oficial do Estado, o que fora fielmente cumprido.
Efetivamente, tentada a entrega por três vezes do ARMP no endereço da residência do autor, bem como realizada a citação por meio de edital no D.O.E, tenho que o TCM respeitara os princípios garantistas
do devido processo legal.
Com tais considerações, diante de tudo o que fora exposto, nego provimento ao apelo.
Expedientes legais.
Fortaleza, 18 de outubro de 2013.
DESEMBARGADORA VERA LÚCIA CORREIA LIMA
Relatora

(*) 
1. Jurídico: dificuldade criada, no decorrer de um processo judicial, pela apresentação de um argumento com base em um detalhe ou ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; o próprio processo judicial (de forma pejorativa); contestação feita de má-fé; manobra capciosa, trapaça, tramóia.

42 comentários:

Anônimo disse...

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados?

"Chorar durante a pregação é um dos traços mais marcantes da performance de Valdemiro Santiago de Oliveira, o todo-poderoso da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), no púlpito. Criticado por abusar dessa prática, o autointitulado apóstolo tem motivos mais terrenos para derramar suas lágrimas atualmente. O império neopentecostal construído por esse mineiro de 49 anos, nascido em Cisneiros, distrito de Palma, a 400 quilômetros de Belo Horizonte, vive a maior crise da sua história."

Anônimo disse...

À espera de um milagre

Quadrilhas de pastores ladrões, dívidas milionárias com as tevês, administração amadora e investimentos equivocados na construção de grandiosos templos. O que está por trás da crise financeira da Mundial, uma das mais poderosas igrejas evangélicas do País.

Anônimo disse...

Chorar durante a pregação é um dos traços mais marcantes da performance de Valdemiro Santiago de Oliveira, o todo-poderoso da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), no púlpito. Criticado por abusar dessa prática, o autointitulado apóstolo tem motivos mais terrenos para derramar suas lágrimas atualmente. O império neopentecostal construído por esse mineiro de 49 anos, nascido em Cisneiros, distrito de Palma, a 400 quilômetros de Belo Horizonte, vive a maior crise da sua história. O mais recente indício de que a IMPD está fragilizada foi a decisão do Grupo Bandeirantes de encerrar, na semana passada, a parceria que mantinha com Valdemiro, que alugava quase a totalidade da grade da programação do Canal 21 e ocupava cerca de quatro horas diárias nas madrugadas da Band. Motivo do fim do acordo: atrasos no pagamento.

Anônimo disse...

Valdemiro Santiago criou um império religioso, viu seu rebanho se
expandir por cerca de cinco mil templos e, agora, tenta colocar a
casa em ordem ao ver sua igreja sangrar em milhões de reais

Valdemiro até que tentou impedir o fato. De microfone em punho, o comedor de angu que cuidava de marrecos na roça antes de se converter evangélico usou toda a sua empatia com o povão. No início do mês, pôs o rosto no vídeo, caprichou na voz chorosa e iniciou uma campanha conclamando seus fiéis a ajudá-lo a arrecadar R$ 21 milhões para honrar compromissos com o aluguel de horários na mídia. A Mundial já devia R$ 8 milhões ao Grupo Bandeirantes referentes a setembro. No fim deste mês, outro boleto a vencer: R$ 13 milhões. A emissora paulista não confirma oficialmente, mas a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, concorrente direta da Mundial, teria entrado na disputa por esses horários e conseguido vencer a briga sobre a maior concorrente na disputa por almas. “Pegaram a gente em um momento de fraqueza”, diz uma liderança da IMPD. “Gastamos R$ 300 milhões com templos ultimamente e vivemos um tempo de estruturação e amadurecimento.”

Anônimo disse...

PODER
Diante da crise, Valdemiro nomeou Jorge Pinheiro, marido da irmã
de sua esposa, para gerir o setor financeiro e administrativo da IMPD no lugar do bispo Josivaldo, transferido para Lisboa.

Anônimo disse...

"Cerca de 30% dos recursos que arrecadamos são desviados
por bispos e pastores. Por mês, R$ 30 milhões saem pelo ralo",
afirma um alto dirigente da IMPD do Rio de Janeiro

Quisera Valdemiro Santiago, porém, que seus problemas fossem revezes restritos apenas ao campo administrativo da sua igreja. Em São Paulo, o líder evangélico é alvo de uma investigação do Ministério Público estadual e da Polícia Civil. Desde janeiro de 2013, diligências feitas pelo Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) e pela Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Fazenda, da Polícia Civil, apuram um suposto crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos ou valores. O dono da Mundial virou alvo das autoridades quando elas descobriram que a Fazenda Santo Antonio do Itiquira, localizada em Santo Antônio do Leverger (MT), um conglomerado de 10.174 hectares de terras ocupado por milhares de cabeças de gado, foi comprado por R$ 29 milhões à vista pela empresa W. S. Music, cujos representantes são o apóstolo e sua mulher, a bispa Franciléia. O caso, que pode configurar uso do dinheiro de fiéis para enriquecimento pessoal, corre em sigilo.

Anônimo disse...

A Mundial, fundada em 1998 – antes dela, Valdemiro fora pastor na Igreja Universal por 18 anos (leia quadro) –, viveu um avanço muito grande em um curto espaço de tempo. De 500 templos em 2009, hoje a denominação computa mais de cinco mil unidades, segundo seus membros. Acontece que a vida de uma igreja não se resume ao púlpito ou aos cultos. Administrativa e financeiramente falando, a IMPD não evoluiu. “Cerca de 30% dos recursos que arrecadamos são desviados. Por mês, R$ 30 milhões saem pelo ralo”, afirma um alto dirigente da denominação, lotado no Rio de Janeiro. De acordo com ele, a devoção em torno dos cultos, espécie de pronto-socorro espiritual, onde fiéis garantem ter alcançado a cura divina para alguma enfermidade graças à intercessão de Valdemiro, trouxe notoriedade à igreja e atraiu quadrilhas de pastores que se infiltraram em seus templos para se apropriar das doações. “Há dois anos e meio, por exemplo, o Valdemiro descobriu uma dessas quadrilhas no ABC paulista liderada pelo bispo e por seus auxiliares e os expulsou.”

Anônimo disse...

Esse mesmo dirigente lembra do dia em que, ao manobrar seu carro na saída de um culto, uma fiel bateu no vidro para alertar que pessoas traíam a confiança do líder evangélico: “Pastor, está vendo esse carnê da Mundial? A conta corrente aqui escrita não é a da igreja. Estão distribuindo carnês falsos para o povo pagar! Avisa o apóstolo, por favor!” Ou seja, o dinheiro estava sendo desviado num esquema paralelo ao de Valdemiro. Professor da pós-graduação de Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ricardo Bitun se deparou com essa prática ao ir a campo para a confecção de sua tese de doutorado. Intitulado “Igreja Mundial do Poder de Deus: Continuidades e Descontinuidades no Neopentecostalismo Brasileiro”, o estudo defende que Valdemiro foi o único dissidente da Universal que conseguiu alcançar sucesso. E assim o fez graças, principalmente, à remasterização da cura divina, uma prática bastante difundida no Brasil nos anos 1970. “Um bispo me contou que havia pastores infiltrados em igrejas e até mesmo bispos cobrando propinas de pastores”, diz Bitun.

Anônimo disse...

SUSPEITA
Uso do dinheiro de fiéis para enriquecimento pessoal, como a compra de uma
fazenda de R$ 29 milhões (à esq., o documento de compra em seu nome),
é investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de São Paulo

Valdemiro é um líder religioso onipresente no altar e nos programas televisivos e demorou a perceber que estava sendo traído por pessoas muito próximas a ele – e do alto escalão da igreja. Havia um grupo próximo a Josivaldo Batista de Souza, que era considerado o número 2 da Mundial, agindo como lobos em pele de cordeiro. “Ele se deu conta de que o problema advinha da concentração de poder em torno dessa turma”, diz um membro da hierarquia paulista da Mundial. “Era gente pedindo avião para fazer não sei o quê, para ter programa na televisão não sei onde, para abrir igreja em um grotão aí...” Segundo esse integrante da IMPD, Valdemiro cometeu erros próprios de líderes que sobem muito e rapidamente. “Ele se cercou de um estafe pequeno que blindava o acesso a ele. E, assim, passou a ouvir pouco outras opiniões. Precisa amadurecer.”

Anônimo disse...

FLAGRA
Membros da Mundial chegaram a clonar carnês para desviar
o dinheiro que era arrecadado dos fiéis nos cultos

Diante das dívidas, dos calotes e das traições, o líder da IMPD está tentando conter a sangria da sua igreja do jeito que pode. Transferiu para Lisboa o pastor Josivaldo, um ex-membro da Universal que o acompanha desde o começo dos trabalhos da denominação em Pernambuco, segundo Estado onde ele fincou sua bandeira. Para substituir Josivaldo, que era responsável pela gestão administrativa e financeira e cuidava do dia a dia da Mundial, além dos bispos e pastores, Valdemiro achou por bem recorrer a um familiar. Empossou o bispo Jorge Pinheiro, marido da irmã da sua esposa Franciléia. Para tentar se reequilibrar financeiramente, conta um bispo paulista, ele decidiu se desfazer de duas Cidades Mundiais, como são chamados os megatemplos da IMPD, em São Paulo e no Paraná. Elas se encontram fechadas pelos órgãos públicos locais, após pouco tempo de funcionamento, por não preencherem requisitos para receber o público. Um claro erro de avaliação que onerou a igreja. “A Cidade Mundial paulista está fechada desde fevereiro de 2012. Mas Valdemiro, todo mês, tem de pagar R$ 5 milhões das parcelas da compra dela”, diz o bispo. Missionário da IMPD, o deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC-SP), que foi designado pela igreja para fazer “a coisa caminhar” junto aos órgãos públicos, segue na sua empreitada. “Não recebi o comando de parar o trabalho ainda. Mas a vontade do apóstolo é que fala mais alto”, afirma. Templos pequenos e mal localizados, que não condiziam com a orientação de Valdemiro, também deixaram de ser usados. “Cerca de 15% deles tiveram de ser fechados ou reestruturados”, diz uma liderança da igreja. Pode ser uma saída para que a fama de caloteiro não suplante a de apóstolo milagreiro.

Anônimo disse...

Polónia: Crianças são em parte responsáveis por pedofilia, diz líder da igreja

O líder da Igreja Católica na Polónia, Jozef Michalik, está envolto numa forte polémica, depois de ter declarado que as crianças são parcialmente responsáveis pelos abusos sexuais exercidos sobre elas por padres.

Em declarações aos jornalistas, o arcebispo Jozef Michalik comentava as revelações sobre pedofilia exercida por padres, afirmando que uma criança oriunda de uma família disfuncional «procura proximidade com outros e pode perder-se, fazendo com que a outra pessoa também se envolva».

As declarações do religioso provocaram de imediato uma onda de indignação, o que o obrigou a recuar e pedir desculpa ainda no mesmo dia, alegando ter sido mal interpretado. Michalik disse que não pretendia sugerir que as crianças vítimas de abusos eram de alguma forma responsáveis.

De acordo com a imprensa polaca, Jozef Michalik apoiou um pároco que em 2004 foi condenado por crimes de pedofilia.
Desde 2001, estiveram em tribunal 27 padres polacos por crimes de pedofilia, mas a maioria acabou com penas de prisão suspensas, levantando o debate sobre a mão leve da justiça sobre a Igreja na Polónia.

Na Polónia, onde os líderes católicos participam em todas as cerimónias de Estado, a religião católica tem grande preponderância, sendo ensinada nas escolas.

Anônimo disse...

PASTOR-05-IE-2293.jpg
FLAGRA
Membros da Mundial chegaram a clonar carnês para desviar
o dinheiro que era arrecadado dos fiéis nos cultos

Diante das dívidas, dos calotes e das traições, o líder da IMPD está tentando conter a sangria da sua igreja do jeito que pode. Transferiu para Lisboa o pastor Josivaldo, um ex-membro da Universal que o acompanha desde o começo dos trabalhos da denominação em Pernambuco, segundo Estado onde ele fincou sua bandeira. Para substituir Josivaldo, que era responsável pela gestão administrativa e financeira e cuidava do dia a dia da Mundial, além dos bispos e pastores, Valdemiro achou por bem recorrer a um familiar. Empossou o bispo Jorge Pinheiro, marido da irmã da sua esposa Franciléia. Para tentar se reequilibrar financeiramente, conta um bispo paulista, ele decidiu se desfazer de duas Cidades Mundiais, como são chamados os megatemplos da IMPD, em São Paulo e no Paraná. Elas se encontram fechadas pelos órgãos públicos locais, após pouco tempo de funcionamento, por não preencherem requisitos para receber o público. Um claro erro de avaliação que onerou a igreja. “A Cidade Mundial paulista está fechada desde fevereiro de 2012. Mas Valdemiro, todo mês, tem de pagar R$ 5 milhões das parcelas da compra dela”, diz o bispo. Missionário da IMPD, o deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC-SP), que foi designado pela igreja para fazer “a coisa caminhar” junto aos órgãos públicos, segue na sua empreitada. “Não recebi o comando de parar o trabalho ainda. Mas a vontade do apóstolo é que fala mais alto”, afirma. Templos pequenos e mal localizados, que não condiziam com a orientação de Valdemiro, também deixaram de ser usados. “Cerca de 15% deles tiveram de ser fechados ou reestruturados”, diz uma liderança da igreja. Pode ser uma saída para que a fama de caloteiro não suplante a de apóstolo milagreiro.

Anônimo disse...

Não são poucos os templos ocupados pela IMPD que têm problemas com aluguel atrasado ou ações de despejo em curso na Justiça. Em Pirituba, por exemplo, bairro da capital paulista, o proprietário impetrou na justiça uma ação de despejo contra a igreja por não receber o aluguel de seu imóvel desde julho. E cobra, ainda, o pagamento de R$ 34.538,64. De acordo com um de seus representantes legais, essa é terceira vez que a justiça é acionada desde 2010, quando o local passou a ser ocupado pela Mundial. “Não entendo a falta de organização da igreja. Não acredito que ela não tenha caixa para pagar o aluguel”, diz ele, que prefere não se identificar. “Esses problemas diminuíram 70% nos últimos tempos”, garante Dênis Munhoz, advogado da Mundial. À frente também do cargo de vice-presidente da Mundial, Munhoz refuta a ideia de a denominação viver uma crise, argumentando que a IMPD é a evangélica que mais cresce no Brasil. Sobre as quadrilhas de pastores, afirma: “Se existe esse problema, a igreja sempre tomou as providências rapidamente.” Prefere, no entanto, não comentar a perda dos espaços no Canal 21 e na Band. Quem falou sobre o assunto foi o presidente da IMPD, o deputado federal José Olímpio (PP-SP). “Estamos pagando muitas prestações, os valores de aluguéis aumentaram, temos muitas obras em andamento e acabou atrasando alguma coisa. Aí, deixa de pagar um mês e vira um problema para a mensalidade seguinte”, diz.

Anônimo disse...

ISTO É: Por que o Sr. defende a desmilitarização da polícia?

LUIZ EDUARDO SOARES:
Porque já passou da hora de estender a transição democrática à segurança pública. A Polícia Militar é mais do que uma herança da ditadura, é a pata da ditadura plantada com suas garras no coração da democracia. A polícia é uma instituição central para a democracia. E é preciso que haja um projeto democrático de reforma das polícias comprometido com o novo Brasil, com a nova etapa que a sociedade está vivendo. O Brasil tem que acabar com as PMs.

ISTO É: Deixar de ser militar torna a polícia mais democrática?

LUIZ EDUARDO SOARES:
A cultura militar é muito problemática para a democracia porque ela traz consigo a ideia da guerra e do inimigo. A polícia, por definição, não faz a guerra e não defende a soberania nacional. O novo modelo de polícia tem que defender a cidadania e garantir direitos, impedindo que haja violações às leis. Ao atender à cidadania, a polícia se torna democrática.

Anônimo disse...

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos deu uma entrevista bastante interessante à Folha de S. Paulo sobre religião na política e o momento que vivemos hoje. Ele esteve no Brasil para lançar dois livros, um com título provocativo: "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos". Abaixo um trecho da entrevista, confiram o resto no link.

Folha - "Se Deus fosse um ativista dos Direitos Humanos" é um título provocador. Sugere que o senhor acredita em Deus. E sugere que Deus poderia dar mais importância para os direitos humanos. É isso?

Boaventura de Sousa Santos - De fato, não. O título é provocador. Eu não me comprometo com a existência de Deus. Sou como Pascal [filósofo francês, 1623-1662]: diria que não temos meios racionais para poder afirmar com segurança se Deus existe ou não. O que podemos é fazer uma aposta: apostar se existe ou se não existe. Como sociólogo, o que penso é que há muita gente que aposta na existência de Deus e que organiza sua vida ao redor disso.

Anônimo disse...

Estamos num momento de fortes movimentos sociais em todo o mundo, com protestos, muita indignação, muita revolta. Alguns desses movimentos trazem no seu interior pessoas e grupos que seguem diferentes religiões. Ou que transformam a religião e a existência de Deus no motivo da ação ou num impulso para a ação. Portanto, eu tive curiosidade de analisar. Esse fenômeno é extremamente ambíguo.

FSP - Quando surgiu a curiosidade?

Eu já tinha notado desde o Fórum Social Mundial de 2001, onde vi que havia movimentos sociais e organizações de diferentes partes do mundo com vivências religiosas, como a Teologia da Libertação e outros. Tinham uma dinâmica de grupo onde o elemento religioso, espiritual, era forte. Havia movimentos indígenas, para quem o elemento da religiosidade é sempre forte. Essa dimensão do transcendente é que me fascinou, pois eu venho de uma cultura eurocêntrica, que há muito tempo tenho criticado, mas sou filho dela, por assim dizer. Essa cultura tinha resolvido o problema através do que chamamos de secularismo, que é expulsar a religião do espaço público.

FSP - A presença da religião na política está crescendo?

A religião nunca saiu verdadeiramente da política. Temos sociedades que são laicas, mas cujos estados não são. É o caso da Inglaterra, por exemplo. E temos sociedades onde a convivência é mais laica do que outras. Tanto assim que hoje a gente faz distinção entre o secularismo e a secularidade. Secularismo é uma atitude mais radical, de deixar que a religião fique exclusivamente no espaço privado, na família, na vida. Secularidade é aquela que permite que haja expressões [religiosas] no espaço público como afirmação da própria liberdade de todos os cidadãos.

Anônimo disse...

Mas é evidente, a gente sabe, a maneira com que a Europa resolveu a questão da separação da igreja e do Estado no século 17, depois de uma guerra enorme, nunca foi uma separação total. A igreja continuou a ter uma grande influência. Foi assim no esforço da colonização. Continuou com grande influência, ainda tem, nas agendas que o papa Francisco disse recentemente que são as agendas da cintura para baixo (risos), acerca das orientações sexuais, aborto, divórcio. Obviamente são questões de interesse público.

O que parece é que a crise do Estado secular trouxe uma maior presença da religião no espaço público. No mundo árabe, no mundo indiano e também no mundo ocidental. Começou a emergir nas televisões religiosas, cada vez mais e sobretudo com as correntes evangélicas e pentecostais. É uma presença pública muito mais forte, mas também um interesse em influenciar a vida pública, a vida dos Congressos, dos parlamentos. É o que acontece hoje no Brasil.

Anônimo disse...

A encruzilhada do Daime - parte 1

O governo legaliza o uso religioso do chá alucinógeno, mas peca ao deixar que mortes ocorram e ao abrir uma brecha jurídica que pode estimular o tráfico.

Alucinógeno
O chá ayahuasca é parte dos rituais de várias religiões nativas brasileiras

Tudo começou no início do século passado, no coração da Amazônia. Caboclos nordestinos atraídos pela extração da borracha mergulharam na cultura secular dos povos da floresta, inevitavelmente absorvendo muito de sua essência. Logo nasceram as chamadas religiões ayahuasqueiras, grupos em sua maioria cristãos que incorporaram o consumo de um chá alucinógeno utilizado pelos indígenas em seus rituais. Hoje, essas mesmas seitas estão no centro de uma polêmica que envolve questões delicadas e perigosas, como o respeito à liberdade de crença, tráfico de drogas e morte.

Anônimo disse...

No dia 25 de janeiro, em resolução publicada no “Diário Oficial da União”, o governo brasileiro oficializou o uso religioso do chá ayahuasca – também conhecido como daime, hoasca e vegetal. Sem força de lei, o texto, formulado depois de décadas de negociações e estudos realizados pelos órgãos de combate às drogas, define as responsabilidades das religiões institucionalizadas e garante o direito de consumo do alucinógeno a adultos, mulheres grávidas, jovens e até crianças durante os rituais. Por outro lado, ele veta a comercialização e a propaganda do composto feito a partir do cipó mariri e das folhas da erva chacrona, além de sugerir que qualquer tentativa de turismo motivado pelo chá seja coibida.

Anônimo disse...

A decisão do governo repercutiu com força. Políticos como Eduardo Suplicy e Fernando Gabeira, por exemplo, defendem a medida. “A resolução é o reconhecimento de uma religião autenticamente brasileira”, diz Suplicy. Por outro lado, outras vozes levantaram a hipótese de que a liberação do daime poderia abrir o perigosíssimo precedente para a criação de religiões que incorporem drogas como a cocaína e a maconha em seus rituais. E ainda há quem considere o trabalho desenvolvido pela comissão multidisciplinar – composta por médicos, juristas, psicólogos e membros de religiões como Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal, entre outros especialistas – do Conad (Conselho Nacional Antidrogas) um exemplo de respeito aos direitos individuais a ser exportado para o mundo. Porém, o noticiário indica outra direção.

No penúltimo final de semana, Alexandre Viana da Silva, 18 anos, morreu afogado em um lago em Ananindeua (PA), depois de tomar o chá em um culto independente. Claro que não é possível afirmar que o alucinógeno levou o rapaz, que não sabia nadar, a enfrentar uma situação de risco sem medir as consequências. Mas a hipótese não pode ser ignorada.

Anônimo disse...

Outra história contundente é a de Fernando Henrique Queiroz Tavares. Aos 15 anos, ele era usuário regular de haxixe, LSD e ecstasy. Depois de muito sofrimento, encontrou ajuda na chácara Céu de Krishna, sede da seita Encantamento dos Sonhos, localizada na região metropolitana de Goiânia (GO). Lá, participou de rituais que envolviam o consumo de ayahuasca durante três anos. “Ele deixou o vício, voltou à escola e até parou de sair à noite”, diz sua mãe, Neila Maria Queiroz. Ela foi duas vezes até a chácara. Na primeira, para assistir a uma das cerimônias. Depois, para alertar a todos que Fernando Henrique sofria da síndrome de Marfan, enfermidade degenerativa do coração.

Anônimo disse...

Por volta das 4h30 da manhã do dia 15 de novembro do ano passado, depois de consumir 150 ml do chá em um intervalo de quatro horas e meia, o rapaz de 18 anos sentiu-se fraco, apresentou dificuldade para respirar e caiu no chão. Segundo seu atestado de óbito, a morte foi causada por um ataque fulminante do coração, com rompimento da artéria aorta. Apesar de o laudo oficial com a causa do ataque só ter previsão de publicação daqui a dois meses, o que a ciência já sabe sobre os efeitos da ayahuasca no organismo indica forte possibilidade de relação entre o consumo do chá e o ocorrido. “Estamos realizando análises sofisticadas e fora do padrão. Precisamos de mais tempo”, afirma Rejane Sena Barcelos, diretora do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues. Segundo o delegado que cuida do caso, Maurício Massanobu Kai, “se o chá facilitou ou potencializou a morte, o responsável pelo ritual responderá por homicídio doloso”. O delegado fala de Marcelo Henrique Ribeiro, líder do ritual Encantamento dos Sonhos. “Foi como perder um filho”, diz Ribeiro.

Anônimo disse...

Segundo a nova normatização das regras do uso religioso da ayahuasca, as seitas cadastradas pelos órgãos passam a ser totalmente responsáveis pelo que acontece com seus adeptos durante os rituais. Cabe a elas decidir quem está apto ou não, tanto do ponto de vista médico quanto do psicológico, a tomar o chá. Também não há regras de dosagem: quem serve a bebida decide quanto o usuário deverá ingerir. Por fim, a determinação recomenda que todos os participantes permaneçam nas igrejas até o final dos rituais – e dos efeitos alucinógenos do chá.

Não é preciso dizer que o risco de algo dar errado é alto, o que pode transformar o caso em uma questão de saúde pública. Se alguém que começa a frequentar uma academia de ginástica é obrigado a passar por avaliação médica, o mesmo não deveria ser feito por quem consome um alucinógeno? “Assim como em se tratando de qualquer instituição desportiva, de ensino ou recreativa, quem quer que dê causa, por negligência, imprudência ou imperícia, ao prejuízo alheio responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar”, diz Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, secretário nacional de Políticas sobre Drogas e secretário executivo do Conad.

Anônimo disse...

O texto publicado no “Diário Oficial” recomenda que as entidades façam uma entrevista com aqueles que forem ingerir o chá pela primeira vez e evitem seu uso por pessoas com transtornos mentais e por usuários de outras drogas. Segundo Enio Staub, secretário do Cefluris – Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo, que reúne as igrejas conhecidas como Santo Daime –, esse primeiro contato é fundamental. “As pessoas que buscam a ayahuasca devem obter informações da origem dos grupos para verificar sua confiabilidade. Temos essa responsabilidade”, diz.

O Santo Daime ganhou notoriedade nos anos 80, quando chegou aos centros urbanos do Sudeste e do Sul do País. Celebridades como Lucélia Santos e Ney Matogrosso entraram para a seita e o perfil de seus seguidores mudou. Era a vez das classes mais abastadas, universitários e todo tipo de profissional entrarem na história. Paralelamente, a União do Vegetal também cresceu rapidamente. Hoje, segundo dados fornecidos pelas duas instituições, o Santo Daime conta com cinco mil associados e visitantes, enquanto a UDV contabiliza cerca de 15.000 sócios. Ambas estão presentes em países como Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Canadá, nos quais, segundo os religiosos, o chá entra de forma totalmente regular. “Não corremos atrás das pessoas. Elas vêm até nós”, diz Flávio Mesquita da Silva, presidente da União do Vegetal.

Anônimo disse...

Os Sete Pecados Capitais

Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno.

São eles:
1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.

2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.

3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.

4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.

5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.

6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.

7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.

Anônimo disse...

Novos Pecados Capitais

Em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, o Vaticano criou, em março de 2008, um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização.

- Experimentos “moralmente dúbios” com células-tronco: a Igreja Católica defende a ideia de que a vida se forma no momento da formação do embrião. Portanto, condena qualquer tipo de pesquisa científica com embriões humanos e células-tronco embrionárias.

- Uso de drogas: as drogas causam dependência física e psicológica nos usuários e prejudicam o funcionamento harmonioso da família. É uma atitude contra a vida humana.

- Poluição do meio ambiente: a poluição do ar, água e solo trazem prejuízos sérios ao meio ambiente e a saúde das pessoas.

- Agravamento da injustiça social: o capitalismo criou, em muitos países, uma má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais).

- Riqueza excessiva: o capitalismo favoreceu a concentração de renda, muitas vezes, de forma excessiva. Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros, não têm se quer o que comer.

- Geração de pobreza: a pobreza e a miséria estão espalhadas pelo mundo. Cometem este pecado àqueles que contribuem para a geração destas condições sociais.

- Violações bioéticas como, por exemplo, controle de natalidade: é considerada violação bioética toda atitude que pretende evitar a geração de vida de forma natural (uso de contraceptivos, cirurgias, aborto, inseminação artificial).

Anônimo disse...

Nota: Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.

Anônimo disse...

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas...”

- Charles Bukowski

Anônimo disse...

De acordo com a página "Homens Transexuais" um rapaz transexual, que seria do estado de São Paulo, foi impedido de fazer a prova do ENEM sob alegação de falsidade ideológica, sem ter maiores informações deste caso a postagem provocou uma discussão sobre isso e incentivou demais jovens trans* a relatarem as suas situações humilhantes e constrangedoras que foram submetidas ao tentar acessar a sala para realização do exame.

"Me barraram também, tomaram todos os meus materiais e me mandaram pra uma sala para conversar com a coordenadora, que tive que explicar toda a minha situação, dizer que eu sou transexual... Ela me questionou por que eu não tinha mudado os documentos, eu respondi que como iria mudar se tenho só 17 anos e o governo não permite? - Todos da sala ficaram me olhando!" relatou Ana, inconformada.

Diversos outros relatos são registrados na página, comprovando a total falta de preparado e desconhecimento dos aplicadores das provas em atender esse jovens, que muitas vezes já passam constrangimentos na família, na escola, no trabalho e agora no momento mais importante, quando essas pessoas tomam a decisão de dar um passo a frente para a sua evolução profissional e dar um novo rumo em suas vidas, sofrem novamente com a transfobia.

"Eu também perdi uns 30 minutos da prova por que a mulher falou que eu não poderia assinar pois não tinha certeza se era eu mesmo no RG. Foi muito constrangedor, por que ela chamou mais 3 pessoas para poder entender tudo que havia explicado pra ela. Até que uma quarta pessoa chegou e disse que estava tudo certo com meu documento, que podiam me deixar fazer a prova. Foi muito chato, a sala toda me olhando!" diz Hugo na página Homens Transexuais.

Neste ano, foi apresentado no Congresso Nacional pelos Deputados Jean Wyllys (PSOL) e Érika Kokay (PT) o projeto de lei de identidade de gênero, homenageada como Lei João W. Nery que dispõe sobre o direito à identidade de gênero e altera a lei de registros públicos. Além de garantir direitos, permitirá que pessoas transgêneras retifiquem os seus documentos oficiais com maior agilidade e facilidade. A aprovação dessa lei é uma das prioridades de luta das pessoas trans* e do movimento LGBT. Leia o projeto como foi apresentado na íntegra, aqui.

Anônimo disse...

Caso você acredite na existência de algum deus, permita-nos indagar quem é ele: o deus dos oprimidos, dos opressores ou há algum outro?

Anônimo disse...

Torcida Gaivotas Fiéis não é a primeira gay no futebol brasileiro.

Nas últimas semanas, o apresentador e jornalista Felipeh Campos lançou a primeira torcida gay oficial do Corinthians, a Gaivotas Fiéis. A nova organizada já teve símbolo divulgado, com direito a kit de maquiagem e bandeira arco-íris, e recentemente exibiu o piloto de um uniforme.

Torcida gay, porém, não chega a ser uma novidade no futebol brasileiro. O próprio Corinthians já possuía uma torcida na Internet, a Corinthians Livre. No Facebook, possui mais de 2 mil membros.

O grupo Bambi Tricolor representa o São Paulo e chega a ter quase 2 mil curtidas no Facebook. Ainda na cidade paulista, temos a Palmeiras Livre, também com cerca de 2 mil membros.

Em Minas Gerais, a Galo Queer representa o Atlético-MG e tem mais de 6 mil representantes. Já o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, tem duas torcidas gays. A Cruzeiro Maria e a Raposões Independentes, que é a mais tradicional.


No Rio Grande do Sul, a Queerlorado, com mais de mil membros, representa o Internacional. Já o Grêmio tem a Coligay, considerada a primeira torcida gay do Brasil. Foi fundada em 1977 e acompanha o Grêmio desde então, para o que der e vier.

No Rio de Janeiro, a Flagay é a mais famosa. Criada em 1979 por Clóvis Bornay chegou a ter seus representantes frequentando o Maracanã.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/torcida-gaivotas-fieis-nao-a-primeira-gay-no-futebol-brasileiro-10545074#ixzz2iwdF7tuS

Anônimo disse...

Falso testemunho?

Para comprar MTV, Igreja Mundial pede para fiéis fingirem doença.
Em carta encontrada em uma sala do templo da Avenida João Dias, na zona sul de São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus pede a fiéis para se "passarem por enfermos curados, ex-drogados e aleijados" e assim "conseguir convencer mais pessoas a contribuírem financeiramente para a aquisição do canal 32".
O canal 32 é uma concessão do Grupo Abril, usada até 30 de setembro para transmitir a programação da MTV Brasil em sinal aberto. Estaria à venda por R$ 500 milhões.

Anônimo disse...

A carta, reproduzida abaixo, chama a atenção pelo "pragmatismo". Os interessados não precisam comprovar que tiveram alguma doença. Necessitam apenas ter disponibilidade para viajar "para dar seu testemunho de consagração e vitória". Recompensa-se o esforço com "uma ajuda de custo".
A carta tem um espaço em branco para o preenchimento do nome do bispo local, mas diz que se trata de um "pedido feito diretamente pelo apóstolo Valdemiro Santiago a todos os seus fiéis". Pede-se a destruição da carta após sua leitura.
A carta obtida pelo Notícias da TV é uma impressão simples, embora colorida. Havia algumas dezenas delas na sala em que foram encontradas.
A Igreja Mundial do Poder de Deus passa por grave crise financeira. Devendo entre R$ 13 milhões e R$ 21 milhões para o Grupo Bandeirantes, perdeu a locação de 23 horas diárias da Rede 21 e de três horas diárias nas madrugadas da Band. O espaço será ocupado justamente por sua principal rival, a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo.

Anônimo disse...

Ontem, em culto transmitido pela TV, o apóstolo Santiago praticamente se despediu da Rede 21 e convocou seus fiéis da Grande São Paulo a segui-lo pelo canal 25, de cobertura muito fraca.
A igreja vem fazendo intensa campanha para viabilizar seu projeto de televisão. Pede "ofertas de R$ 100,00" durante a transmissão de cultos.
O Notícias da TV tentou durante duas semanas uma entrevista com alguma autoridade da Igreja Mundial. Na semana passada, a igreja se limitou a informar que o bispo Jorge Pinheiro, segundo na hierarquia interna, declarou que "a informação não procede".
Veja a carta:

Anônimo disse...

Conselho de Ética analisará parecer preliminar de processo contra Bolsonaro

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reunirá na terça-feira (29), às 15 horas, para analisar o parecer preliminar do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) à representação do Psol contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

O Psol acusa Bolsonaro de quebra de decoro parlamentar por supostamente ter agredido o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) no dia 23 de setembro, durante visita de parlamentares ligados à Comissão Nacional da Verdade ao antigo Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), no Rio de Janeiro.

Já Bolsonaro criticou a tentativa de barrarem sua entrada no prédio e, quanto à representação do Psol, afirmou que Randolfe “está tentando se vitimizar”.

A reunião ocorrerá no Plenário 3.

Anônimo disse...

Rock e MPB são estilos de classes A e B; funk e gospel, de C, D e E, diz Ibope

Pesquisa divulgada na segunda-feira (28) pelo Ibope procurou traçar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero.
Segundo o estudo, que recebeu o nome de "Tribos Musicais", o sertanejo aparece no topo da pesquisa, com 53% dos pesquisados respondendo que ouvem o gênero.
Em seguida, aparecem MPB (47%), samba/pagode (43%), forró (31%), rock (31%), música eletrônica (29%), gospel (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%) e jazz/blues (9%).

Anônimo disse...

Os ouvintes de sertanejo e samba/pagode foram apontados como pertencentes, majoritariamente, à classe C, com 52% e 53% dos ouvintes dos estilos pertencendo, respectivamente, a essa faixa de renda.
Já os ouvintes de MPB e rock foram apontados como integrantes, principalmente, das classes A e B, com 46% dos ouvintes de MPB nessas faixas de rendas e 52% dos ouvintes de rock. Dentre estes ouvintes, 13% possuem ensino superior, maior incidência do que no caso dos demais gêneros analisados de forma específica (sertanejo, samba/pagode, gospel e funk --os demais não foram esmiuçados).

Anônimo disse...

A audiência gospel e de funk foi apontada como integrante, majoritariamente, das classes C, D e E, com 71% e 72% dos ouvintes, respectivamente, nessas faixas de renda.
Segundo o estudo, 38% dos que ouvem funk também ouvem música gospel, enquanto dentre os ouvintes de música gospel, apenas 22% ouve funk.
Para 43% dos funkeiros, diz a pesquisa, o presente é o mais importante, não se planejando tanto para o futuro. Para 81% dos que ouvem música gospel, a sua própria casa é o "melhor lugar do mundo".
A pesquisa foi feita nas "principais capitais e regiões metropolitanas do país", segundo o Ibope.

Anônimo disse...

Você sabia que é proibido reencarnar na china? Para conseguir isso você precisaria de uma autorização do governo. Isso tem sido um grande problema aos monges tibetanos, os quais consideram a lei uma tentativa de diminuir o poder de Dalai Lama, que aos 77 anos se nega a reencarnar no Tibet enquanto ele for de domínio chinês.Então já podemos imaginar a situação...

Anônimo disse...

Neste exato momento o PSC está fazendo uma propaganda gratuita na televisão de 10 minutos, com seu discurso vazio e preconceituoso, defendendo interesses de políticos pastores que não contribuem em nada com o bem estar social, além de violar a laicidade do Estado com suas ideias "medievais". Se você é contra esse partido, compartilhe.

Anônimo disse...

O cancelamento do 1º Fórum Unicamp de Filosofia e Ciência das Origens provocou a fúria de criacionistas notórios e anônimos, com as habituais, tediosas e previsíveis diatribes contra a Evolução, os “evolucionistas”, os “darwinistas”, a “nomenklatura”, o materialismo, e o escambau.
...
Há cerca de duas semanas circulou a notícia (ou pelo menos foi quando se tomou conhecimento) de que a Unicamp estaria realizando, como parte dos seus Fóruns Permanentes, o 1º Fórum Unicamp de Filosofia e Ciência das Origens:

"a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e da Agência Para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), promove, no dia 17 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Universidade, o 1ª Fórum de Filosofia e Ciência das Origens."

Ocorre que “Ciência das Origens” é uma espécie de codinome habitualmente usado pelos advogados do Criacionismo, e em especial o Criacionismo da Terra Jovem, ou Bíblico, isto é, a visão de que o Universo, a Terra e todas as formas de vida nela, incluindo o ser humano, teriam sido criadas há cerca de 6 mil anos mais ou menos como são hoje, ao longo de 6 dias de 24h, conforme descrito no livro Gênesis, da Bíblia.

A notícia causou certo alarme pois desse modo, uma Universidade pública de renome estaria, não só sediando, mas patrocinando ativamente um evento Criacionista. Proporcionando assim uma espécie de legitimação, de reconhecimento, por vias tortas, do Criacionismo pela universidade, o que tem sido desde sempre um dos objetivos desse movimento.

Anônimo disse...

Em suposta reunião da Igreja Universal no Equador filmada secretamente, pastores sofrem assédio moral de pastor que diz ter sido enviado por Edir Macedo, aparentemente por não produzirem dinheiro suficiente de dízimo.

"La ley soy yo! Inferno!"

"A igreja aqui no Equador está vazia porque vocês não tiram o rabo da cadeira!"...

"Não quero saber se você tem filho. A igreja não tem obrigação de sustentar seu filho."

Encontrado no blog Genizah Virtual e aguardando mais informações sobre a procedência.Ver mais— em Ecuador.