sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ABRAÇO DE TAMANDUÁ...


Fantástica reflexão para nós Petistas, especialmente com vistas ao Dia 10 (próximo domingo): a história costuma ser implacável com quem dela duvide.

A oligarquia Ferreira Gomes e arte de eliminar obstáculos
Publicado: 8 de novembro de 2013 às 14:30 | Autor: Eliomar de Lima 

Com o título “PSDB: O muro das lamentações tardias”, eis artigo do publicitário e poeta Ricardo Alcântara. Ele aborda a situação da tucanada, hoje esvaziada e a arte da oligarquia Ferreira Gomes detonar adversários ou não políticos. Confira:



Cito como lembro: o poema conta que, no primeiro dia, ele entrou no meu jardim, roubou uma flor e eu não disse nada. Nos dias seguintes, idem. Até o dia em que arrancou a última flor e, como eu não havia dito nada, mais nada poderia dizer.
Dos versos lembrei ao refletir sobre o curso gradual com que o PFG – Partido dos Ferreira Gomes – neutralizou, defenestrou e eliminou seus aliados tradicionais para, unindo-se ao lulismo emergente, alcançar a hegemonia política no estado. Sem me alongar em episódios sabidos, lembro que, governador, Lúcio Alcântara comprometeu indevidamente sua própria autoridade ao tolerar que o deputado Ivo Gomes recolhesse assinaturas para instituir uma CPI dos Terceirizados.
Ora, a CPI mirava denúncias de corrupção em um governo que garantia à família do deputado quase todos os cargos públicos na sua região de origem! Um governo que tolera isso se faz merecedor dos aliados que tem e deles não deveria se queixar. Em seguida, o outro tucano-mor da aliança, Tasso Jereissati, esfarelou seu próprio partido quando negou apoio à reeleição do então governador e abriu espaço para a candidatura adversária: o irmão mais novo do seu amigo number one, Ciro Gomes.
Com um arco eleitoral que uniu do banqueiro Adauto Bezerra ao trotskismo fake de Luizianne Lins sob as bênçãos do popularíssimo presidente Lula, Cid Gomes tomou para si o governo do estado e, mais recentemente, a prefeitura da capital. Governo eleito, Tasso recebeu cedo o suficiente aviso: pelo suicídio partidário, receberia a modesta compensação de uma secretaria de Justiça – uma penca de problemas sem potencial nenhum de acumulação de força eleitoral. Não entendeu.
Em Brasília, o senador batia duro no governo do presidente, aliado do governador, e, sem recibo à sutileza dos recados, ele, que já fora o leão da selva, como um gatinho de salão dissimulava o rancor à espera de apoio para um novo mandato. Veio a eleição e, imposição dos fatos, os Ferreira Gomes legaram a quem por eles tudo havia perdido a precária hospitalidade do relento porque o preço cobrado pelo apoio de Lula era aquele mesmo: pijama branco de listas azuis para o tucano.
Ontem, vi Tasso Jereissati na televisão reclamando que Cid Gomes está “brincando de ser governador”. Pois pelo nó de marinheiro que deles recebera, Tasso deveria levar um pouco mais a sério a competência política dos seus alegados traidores. Antes, fosse tudo “brincadeira”! Como um predador dissimulado, o Partido dos Ferreira Gomes segue eliminando aliados – Tasso e Lúcio, Luizianne Lins, Sérgio Novaes… quem será o próximo? – e devorando alguns embriões de resistência.
O golpe fatal está em curso: empurrar Eunício Oliveira para o beiral da derrota, atraindo com uma senatória para José Guimarães as tendências majoritárias do PT cearense, onde já pontifica um naipe de aplicados guaxebas do mando oligárquico. 
Pois eleito senador, Guimarães que se cuide: será o próximo! Ali, a regra é clara: nenhum aliado será poupado a partir do momento em que tenha alcançado a melhor posição enquanto coadjuvante daquele projeto de poder. A forca é o limite.
* Ricardo Alcântara,
Publicitário e poeta.

Sintonize na programação mais livre do Rádio Cearense http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Liberdade-1310-AM/13657#

14 comentários:

Anônimo disse...

Uma ativista que esteve acorrentada ao portão do Instituto Royal dias antes da invasão do local, ocorrida no dia 18 de outubro, foi encontrada morta neste domingo (10) em São Roque, no interior de São Paulo. Julia Colle era conhecida pelo seu ativismo em favor dos animais e, segundo a polícia, a principal suspeita é de suicídio.

Anônimo disse...

Uma ativista que esteve acorrentada ao portão do Instituto Royal dias antes da invasão do local, ocorrida no dia 18 de outubro, foi encontrada morta neste domingo (10) em São Roque, no interior de São Paulo. Julia Colle era conhecida pelo seu ativismo em favor dos animais e, segundo a polícia, a principal suspeita é de suicídio.

Anônimo disse...

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acaba de apresentar a PEC 51, cuja finalidade é transformar a arquitetura institucional da segurança pública, um legado da ditadura que permaneceu intocado nos 25 anos de vigência da Constituição, impedindo a democratização da área e contribuindo para o aprofundamento das desigualdades sociais e a intensificação do racismo.

Suas principais propostas são: (1) O papel das polícias é garantir direitos dos cidadãos. (2) Desmilitarização: as PMs deixam de existir como tais porque perdem o caráter militar, dado pelo vínculo orgânico com o Exército (enquanto força reserva) e pelo espelhamento organizacional. (3) Toda instituição policial passa a ordenar-se em carreira única. (4) Toda polícia deve realizar o ciclo completo de trabalho policial (preventivo, ostensivo, investigativo). (5) A decisão sobre o formato das polícias operando nos estados (e nos municípios) cabe aos estados. O Brasil é diverso e o federalismo deve ser observado. (6) A escolha dos estados restringe-se à aplicação de dois critérios e suas combinações: circunscrições territoriais e tipos criminais."

Texto da PEC 51: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=114516

Anônimo disse...

Após vídeo íntimo sair no WhatsApp, piauiense anuncia morte pelo Twitter:

A morte de uma adolescente piauiense em Parnaíba tem comovido toda a população na cidade no norte do Piauí e acende alerta para os pais em todo o estado. Foi pelas redes sociais, que a jovem Julia Rebeca anunciou o dia da própria morte. Tudo aconteceu depois que um vídeo de sexo entre ela, um rapaz e outra adolescente, filmado pela própria jovem, vazou para as redes sociais através do WhatsApp.

Júlia Rebeca foi encontrada morta dentro do quarto, enrolada no fio da própria chapinha no último dia 10 de novembro, domingo passado. A data foi postada em uma mensagem através do Instagram e do Twitter da jovem, que dizia: "Eu te amo, desculpa eu n ser a filha perfeita mas eu tentei... desculpa desculpa eu te amo muito mãezinha.. desculpa desculpa...!! Guarda esse dia 10.11.13 [sic]"....

Anônimo disse...

‎Intolerância Religiosa‬ Os ateus no Brasil e seu medo de sair do armário

"Cerca de 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente; 57%, em uma mulher; 32%, em um homossexual... e apenas 13%, em um ateu, indicou uma pesquisa da revista Veja de 2007, a última deste tipo realizada no país."

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/os-ateus-no-brasil-e-seu-medo-de-sair-do-armario.html

Anônimo disse...

"[..] o Congresso Nacional aprovou, na madrugada desta quinta-feira (21), o Projeto de Resolução 4/2013, que anula a sessão de 1964 na qual foi declarada vaga a Presidência da República, então ocupada por João Goulart (1919-1976). A sessão anulada, protagonizada pelo então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, ocorreu na madrugada de 1° para 2 de abril [...] e abriu caminho para a instalação do regime militar, que durou até 1985."

Anônimo disse...

Parece mesmo não haver, por parte do pastor que preside a CDHM, limite para seu oportunismo descarado e seu ódio em relação aos homossexuais. Só que dessa vez, por colocar sua homofobia acima de sua intolerância religiosa (sem, contudo, abrir mão da demonização e depreciação da umbanda), o pastor-deputado conseguiu embolar o meio de campo: como vocês podem ver no link abaixo, o site evangélico conhecido por se colocar contra os direitos e a dignidade de LGBTs não gostou do fato de o pastor-deputado se associar a "lideranças" da umbanda contra o casamento civil igualitário e a criminalização da homofobia; não porque o site seja a favor dessas pautas (muito pelo contrário!), mas porque o site não admite associação de evangélicos com umbandistas mesmo que se trate de uma associação falsa e oportunista. Aliás, é preciso questionar que "lideranças" umbandistas são essas que se prestam a um papel desses!

Anônimo disse...

A Suprema Corte do Reino Unido desenhou limites para a liberdade de religião nesta quarta-feira (27/11). O tribunal decidiu que o direito de exercer a própria fé não autoriza ninguém a discriminar outras pessoas. Os juízes consideraram que os donos de uma pousada violaram a legislação britânica ao negar que dois homens gays dormissem num quarto com cama de casal.

A corte analisou o apelo do casal Hazelmary e Peter Bull, que mantêm uma pousada numa cidade litorânea na região da Cornualha, costa oeste da Inglaterra. Os dois são cristãos e afirmam procurar, tanto na vida pessoal como profissional, seguir os ensinamentos da Bíblia. Um deles é o de que sexo só pode ser feito dentro do casamento, que é a união entre um homem e uma mulher. Caso contrário, é pecado. E, para evitar que seus hóspedes pequem, o casal impede que duas pessoas que não são casadas durmam em quartos com uma cama de casal.

A briga foi parar na Justiça. Os donos da pousada perde...



Anônimo disse...

A defesa do piloto de helicóptero Rogério Almeida Antunes, suspeito de conduzir uma aeronave com mais de 400 quilos de cocaína, no Espírito Santo, afirma que o deputado Gustavo Perella (SDD), um dos donos da empresa proprietária da aeronave, mentiu sobre a autorização para o voo. Segundo o advogado Nicácio Tiradentes, o deputado tinha conhecimento do frete, mas não do material transportado. A declaração foi dada nesta quarta-feira (27). Em coletiva há dois dias, o Gustavo Perrella afirmou que o funcionário não tinha autorização para fazer o voo, e que a aeronave estaria em revisão no período.

A Polícia Militar (PM) apreendeu mais de 400 quilos de cocaína dentro da aeronave, na zona rural de Afonso Cláudio, na Região Serrana do estado capixaba, neste domingo (24). Quatro pessoas foram presas, entre elas o piloto. A operação descobriu que traficantes estavam usando o helicóptero para transportar cocaína para dentro do Espírito Santo. De acordo com a polícia, há 20 dias, já estava sendo investigada a movimentação na propriedade rural, mas a presença do helicóptero chamou a atenção.

"Ele mentiu, ficou apavarado do que poderia acontecer. Sabia que o voo seria realizado, não sabia do material. Rogério entrou em contato por telefone com o Gustavo às vesperas do frete. Neste momento, sabia que era suplemento agrícola. Não tenho certeza se comunicou que era produto agrícola, me parece que sim. [...] Comunicou [ do voo] e Gustavo autorizou", disse o advogado. O piloto era funcionário da empresa Limeira Agropecuária, que está em nome dos filhos do senador Zezé Perella, e foi demitido após ser preso.

Deputado Gustavo Perrella

Anônimo disse...

O deputado falou sobre o caso em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25). Segundo ele, o ex-funcionário havia dito que a aeronave estaria em revisão durante esta semana. "O que me foi passado por ele [o piloto] era que a aeronave estaria em revisão durante essa semana. Até por isso eu não fiz uso dela durante o final de semana. E a partir do momento que ele não tem essa autorização pra estar efetuando o voo é considerado um roubo também da aeronave", explicou na data.

Procurado pelo G1, o advogado Antônio Castro, que representa Perrella, afirmou que o cliente confiava no funcionário e que realmente teria dado um 'Ok' por mensagem de celular para o uso da aeronave em um fretamento, sem saber a data e o motivo. A defesa disse que não acompanhou a coletiva, mas afirma que não há contradições. Segundo Castro, durante a entrevista, o cliente negou apenas que tenha autorizado o transporte de drogas.

"Não foi perguntado [ na coletiva] se ele tinha conhecimento do voo, então ele não falou. Apenas negou que tivesse autorizado a viagem de droga", disse Castro. O advogado afirma que a situação do cliente é "extremamente simples" e que "ele foi surpreendido" com o uso da aeronave no tráfico. Ele não informou a data do depoimento à polícia, mas disse que o deputado vai prestar os esclarecimentos necessários.

Anônimo disse...

No Brasil, o reino de Deus é cada vez mais deste mundo. Como ocorre em outras partes da América Latina, o poder das igrejas evangélicas e pentecostais, que funcionam como um tea party à brasileira, está alterando a política. A tal ponto que a classe dirigente, mesmo se estiver a anos-luz da sua ideologia conservadora, entoa suas melhores preces quando tem de negociar assuntos espinhosos com seus representantes no Congresso Nacional, algo muito frequente.

(...)
A força do movimento não diminui, apesar de deputados evangélicos já terem sido denunciados muitas vezes à Justiça por corrupção. Em 2003, 23 deles se viram envolvidos na chamada “máfia dos sanguessugas” e foram levados aos tribunais. Agora mesmo, 50% dos congressistas evangélicos enfrentam acusações judiciais por vários crimes, de corrupção ativa e passiva a lavagem de dinheiro, passando por evasão de divisas e delitos contra o fisco. No entanto, a fé de seus seguidores neles passa por cima de todas as acusações. Quando chegam as eleições, não existe candidato que não deseje o apoio dos milhões de fiéis evangélicos com suas centenas de centros de propaganda, que vão desde os templos às antenas de rádio e televisão.

Se um dia seu sonho se cumprir, o Brasil deixaria, dizem os analistas políticos, de ser um Estado laico, e sua segunda ou primeira Constituição seria a Bíblia, que já é o livro que Feliciano empunha na comissão que preside, esquecendo-se da Carta Magna, à qual considera sujeita aos livros sagrados.

Anônimo disse...

Seguidora da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, a fotógrafa Katrina Barker Anderson, de 30 anos, divulgou um projeto no qual reúne cliques de mulheres mórmons sem roupa. Em crítica aos rígidos códigos de comportamento impostos pela religião, a norte-americana realizou os ensaios com o objetivo de “normalizar a nudez”.

O projeto teve mais de 30 mulheres mórmons voluntárias desde que foi iniciado, em 2012. “Eu sei que as imagens podem ser ferramentas muito poderosas para a mudança”, contou Katrina ao Daily Mail. “Para as mulheres que optaram por serem fotografados, este ato de expressão artística as ajuda a usarem seus corpos como forma de protestos contra um sistema que lhes pede para andarem cobertas”.

Apesar da possibilidade de ser condenada por sua comunidade religiosa, a fotógrafa afirma que foi “surpreendentemente fácil encontrar voluntárias”. “Eu acho que todo mundo que se ofereceu tomou a possibilidade de mudança a sério. Eu certamente espero que continue assim. Acho que este projeto é absolutamente defensável artisticamente e não é uma razão para uma reprimenda da igreja mórmon”.

Ela espera agora que seu projeto também toque mulheres fora da religião sobre a importância de lutar contra códigos rígidos de comportamento feminino

Anônimo disse...

Comissão do Uruguai aprova produção e venda de maconha

A Comissão de Saúde do Senado do Uruguai ratificou o projeto de legalização da compra e venda e cultivo de maconha que tinha sido aprovado anteriormente na Câmara dos Deputados, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes legislativas.
"A maioria dos artigos da lei foram aprovados por uma maioria de quatro ou cinco" em uma sessão da comissão que terminou no final da noite de ontem, explicou uma fonte da secretaria do Senado.
O projeto "deverá ser analisado terça-feira ou quarta-feira no plenário" do Senado, último passo para que a iniciativa se converta em lei, afirmou uma fonte do departamento de imprensa.
O presidente da Comissão de Saúde, o senador Alfredo Solari, do opositor Partido Colorado, disse à "Rádio El Espectador" que a aprovação do projeto -possível pelos votos da governista Frente Ampla (FA)- deixa "um sabor muito amargo pela irresponsabilidade com que foi conduzido" pelo bloco governamental.
Trata-se de "um projeto de quarenta e tantos artigos onde todos eles, praticamente, têm observações, algumas não tão importantes mas outras muito, com casos de inconstitucionalidade", considerou.
"No entanto, (o projeto) foi votado assim como veio da Câmara dos Deputados para que não tivesse que voltar a esta casa porque nela não estão assegurados os votos para que pudesse passar", acrescentou.
O senador Robert Conde, um dos integrantes do FA na Comissão de Saúde, afirmou hoje à Agência Efe que o plano governamental "não tem nenhuma inconstitucionalidade, somente um artigo onde se coloca a necessidade de que a educação sobre drogas seja incorporada à educação secundária pública".
"Entende-se que pode estar invadindo a autonomia das autoridades da educação", mas estas "podem tomar o espírito do artigo e aplicá-lo como elas entenderem melhor dentro do campo de sua autonomia", argumentou por telefone, esperançoso de que esse ponto não gere "nenhum conflito".
Conde participa no Chile de um fórum internacional e em seu lugar votou um senador suplente.
Outras críticas à lei se referem à criação do Instituto de Regulação da Cannabis (IRCA), que atuará como órgão supervisor, e à designação de seu titular.
A oposição lembrou que a Constituição impede a criação de cargos públicos nos 365 dias prévios a eleições, que serão realizadas em outubro.
Sobre a questão, Conde explicou que o IRCA "é um instituto publico mas de direito privado", por isso "não está atingido" por essa restrição.
Segundo o projeto, impulsionado pelo presidente, o ex-guerrilheiro José Mujica, o instituto se encarregará de emitir licenças e controlar a produção e a distribuição da droga.
Os consumidores registrados poderão comprar maconha em farmácias especialmente habilitadas, até um máximo de 40 gramas por mês, ou cultivar em casa até seis plantas que produzam não mais de 480 gramas por colheita.
A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), da ONU, advertiu na semana passada ao Uruguai que a lei sobre a maconha viola os tratados internacionais assinados pelo país.


Anônimo disse...

Pesquisadores descobriram um gene que regula o consumo de álcool e, quando defeituoso pode causar consumo excessivo da bebida e sua dependência o alcoolismo. Eles também identificaram o mecanismo subjacente a este fenômeno.

O estudo mostrou que os ratos normais não mostram interesse em álcool e bebem pouco ou nenhum álcool quando oferecido numa escolha livre entre uma garrafa de água e uma garrafa contendo álcool diluído.

No entanto, os ratos com uma mutação do gene Gabrb1 escolheram esmagadoramente o consumo de álcool ao invés da água, optando por consumir quase 85% de sua ingestão de líquido diaria como bebidas que contenham álcool.

O consórcio de pesquisadores de cinco universidades do Reino Unido – Newcastle University , Imperial College de Londres , da Universidade de Sussex, University College London e da Universidade de Dundee – e a Unidade de MRC Mammalian Genetics em Harwell, financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica (MRC ) , Wellcome Trust e ERAB, publicou suas descobertas na revista Nature Communications.