quinta-feira, 16 de julho de 2009

O PRESIDENTE RESPONDE

A arrecadação de impostos...
Luiz Inácio Lula da Silva14 Jul 2009 - 00h39min
Sanelvo Cabral, jornalista aposentado de Olinda (PE). Por que o governo concede reajuste diferenciado entre o salário mínimo e os proventos de aposentados e pensionistas? Essa política só reduz o poder aquisitivo dos beneficiários. Não é por falta de dinheiro, porque o rombo do INSS está em outras fontes. Um aposentado tem reduzido em até 50% o valor da aposentadoria, após 9 ou 10 anos do benefício.
Presidente Lula - Nada menos do que 17,7 milhões de aposentados e pensionistas, ou 66,9% do total, recebem o piso previdenciário no valor do salário mínimo. Com a política do nosso governo de reajustar o mínimo acima da inflação, todos os que ganham o piso tiveram aumento real de 65% desde 2003. Trata-se da valorização daqueles que mais necessitam, algo inédito no País. A partir de 2007, começamos a antecipar o reajuste do mínimo em um mês, a cada ano. Assim, a partir de 2010, ele será efetuado no dia 1º de janeiro. Quanto aos que recebem acima do piso, a Constituição de 88 garantiu a recomposição da inflação e é isto o que estamos cumprindo rigorosamente. Não há perda. Neste momento, estamos em negociação com as centrais sindicais para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação.

Adílson Rodrigues, 40 anos, empresário de Curitiba (PR). Tenho dificuldade em contratar funcionários para a minha empresa. A maioria dos entrevistados não quer ser registrada em função de estar recebendo o seguro desemprego e depois sai ou é dispensada por falta de interesse. Não está na hora de fazer uma reforma nas leis trabalhistas?

Presidente Lula - Nosso compromisso sempre foi com a criação de postos de trabalho. O índice de desemprego no Brasil, que era de 12,3%, em 2003, caiu ano a ano, até chegar a 7,9%, em 2008. Com a crise internacional, houve um leve aumento desse índice. O fato é que, de 2003 até agora, foram criados 10,5 milhões de novos empregos com carteira assinada. Mas não podemos esquecer a parcela que está fora do mercado. A Lei 7.998/90 garante ao desempregado o recebimento do seguro por três a cinco meses. Você fala em desinteresse dos funcionários, mas é preciso verificar se a razão não é a remuneração que está sendo oferecida. O fato é que o seguro desemprego é uma ação de justiça social da qual o Brasil não abre mão. Em 2008, sete milhões de trabalhadores receberam a ajuda quando estavam em dificuldade.

João Paulo Passos, 27 anos, consultor técnico de Belém (PA). Quando os tributos do nosso país poderão ser nos níveis dos demais países e não os mais elevados do planeta?

Presidente Lula - A nossa carga tributária está muito distante das mais elevadas do mundo. Há vários países, admirados pelos benefícios sociais que concedem, em que a carga é muito maior – Bélgica (44,4% do PIB), Suécia (48,2%) e Dinamarca (48,9%). Na outra ponta, há países, da África e da América Latina, em que a carga tributária é baixa, mas o Estado praticamente não existe e isso é muito ruim para o povo. No Brasil, a arrecadação de impostos está nos permitindo tocar programas que geram crescimento e empregos, como o PAC, e inclusão social, como o Bolsa Família. O resultado é a redução da desigualdade. Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que nos grandes centros a proporção de miseráveis caiu de 35% para 25%, de 2002 para 2008. Por outro lado, temos reduzido impostos em setores-chave da economia, como o de veículos, o de construção civil, cesta básica de alimentos e da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar), o que tem permitido manter girando a roda da economia em plena crise financeira mundial.

Você também pode enviar sua pergunta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo endereço www.opovo.com.br/politica ou pelo e-mail politica@opovo.com.br

Se preferir pode postar o recado neste blog que o reenviaremos.

16 comentários:

Anônimo disse...

Lendo as respostas dadas pelo o Presidente da Republica posso perceber o quanto esse homem vem lutando para o bem esta do nosso país, mas alguns poderosos não ajudam e não querem o bem do nosso pais se todos tivesse o mesmo objetivo de ver um Brasil AVANTE, lutariam contra tudo e assim passar imos a viver melhor sem violência e com condições de vida digna. Nós Brasileiro nunca tivemos um HOMEM sério, e quer ver o bem de seu povo como LULA (LUIS INACIO)

Anônimo disse...

PARABÉNS LULA POR TUDO QUE FIZESTE DE BOM AO POVO BRASILEIRO, GOSTARIA QUE VOSSA EXCELÊNCIA CONTINUASSE A COMANDAR O DESTINO DO NOSSO PAIS, PORQUE NENHUM OUTRO FEZ MELHOR. VOCÊ FOI CAPAZ DE MOSTRAR AO POVO SUA CAPACIDADE E VENCER TODOS OS OBSTACULOS E ADMINISTRAR COM HONESTIDADE.O POVO ACREDITA NAS SUAS AÇÕES.

Anônimo disse...

Como é que o Governo do Estado e a Prefeitura, compram um prèdio, com problema juridico. Porque? não concluiram o esqueleto da 24 de maio. Eu pensei, que o custo fosse ficar maior(Pelo visto não!)Cid cuidado, com as andanças com a nossa prefeita, voçê está adquirindo um pouco da incompetência dela. Aí será demais por nosso Estado. Um presidente de muitas promessas, e até agora só migalhas(CADÊ A REFINARIA, CADÊ A SIDERURGICA, E O METRÔ?)Uma prefeita sem comentários. Por favor, não vá pela mesma linha.

Anônimo disse...

abestado vai lá no PECEM prá tu ver lá o que o governo lulá tá fazendo.

Anônimo disse...

ABESTADO É VOCE EU CONHESSO O PECEM, O QUE TEM LA NÃO FOI CONSTRUIDO NA ADMINISTRAÇÃO DO LULA, ACHO QUEM TEM QUE IR LA É VOCE.

Anônimo disse...

Algum blogueiro saberia me dizer se tem algum orgão Internacional que pudesse ser acionado para que as Leis e A Constituição Federal do Brasil pudessem ser obedecida aqui em Boa Viagem?
já que o Primeiro a acoitar e Insitar aos donos de bares ficar aberto até a hora que quiser é o Próprio Prefeito Municipal e também não adianta ir até a apática e inúltil Câmara Municipal de Boa Viagem porque ela e nada é a mesma coisa.
Como se não bastasse o Poder Judiciário baixou até uma portaria regularmentando o horário de fechamento desses bares, mas os poderosos donos de bares não cumprem.
Principalmente no Centro e se você ligar para o 190 a descupa já está pronta "Não temos Viatura".
Agora para ir humilhar os coitados da periferia, aí são só truculências.

Anônimo disse...

Algum blogueiro saberia me dizer se tem algum orgão Internacional que pudesse ser acionado para que as Leis e A Constituição Federal do Brasil pudessem ser obedecida aqui em Boa Viagem?
já que o Primeiro a acoitar e Insitar aos donos de bares ficar aberto até a hora que quiser é o Próprio Prefeito Municipal e também não adianta ir até a apática e inúltil Câmara Municipal de Boa Viagem porque ela e nada é a mesma coisa.
Como se não bastasse o Poder Judiciário baixou até uma portaria regularmentando o horário de fechamento desses bares, mas os poderosos donos de bares não cumprem.
Principalmente no Centro e se você ligar para o 190 a descupa já está pronta "Não temos Viatura".
Agora para ir humilhar os coitados da periferia, aí são só truculências.

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros,

É muito importante um Presidente da República responder a sua gente, isso mostra o compromisso e o respeito que ele possui pela população. Poucos fizeram isso, talvez nenhum com a mesma ênfase que o Lula faz.

claudio disse...

Contnuo dizendo posso até ser abestado mais num sou corruto como voce e cego de guia, vai no pecem e nao so lá, e a refinaria ja ta e comecada analfa.

carlos*** disse...

meu DEUS temos que recorrer alguem que seja do alem pois querer que esta camara municipal de BOA VIAGEM cheia de alienados do prefeito como: VAldenir, JOVINO (ESTE FOI UM DECEPÇAO PARA MIM) FERNANDO DA CONSED, CLICIA QUASE TODOS soa paus mandado do prefeito, mais tambem com a cultara deste senhores (as) querer o que!!!!!

Anônimo disse...

CLAUDIO VOCE QUER FAZER O POVO DE ABESTADO E BURRO IGUAL A VOCE, ACHO QUE VOCE NÃO SABE NEM ONDE É MADALENA QUANTO MAIS O PECEM, QUERIA INFORMAR A VOCE QUE AQUELA TERRAPLANAGEM QUE ESTA SENDO FEITA COMERÇOU NO TEMPO DO TASSO, MAIS EU ACHO QUE VOCE NÃO CONHECE POR NUNCA TER ANDADO LA, SO OUVIU O PASSARO CANTAR E NÃO SABE AONDE.

Anônimo disse...

Como o brasil tá nadando em dinheiro, já que as Reservas do Banco Central nunca tiveram tão altas , só falta agora o Gov. LULA mandar alguns bilhões da nossa reserva a fim de socorrer os brasileiros ,que perderam os seus empregos nos Estados Unidos e se esta moda pegar , até o Pres. OBAMA vai lhe pedir ajuda pra ajudar o seu país sair da crise mundial. Enquanto tá sobrando tanto dinheiro aqui ,as nossas Estradas estão quase todas esburacadas ,mas o homem não viaja mais de por terra ,pois tem um avião de primeira linha e vários helicópteros pra ele passear e o povão não possui carro pra viajar e como a classe média não paga Imposto neste país conforme foi divulgado recentemente para os eleitores do bolsa família.

Anônimo disse...

Claudio abestado, não sei se voçê sabe! quem começou a guerra, foi o Paraguai, (que queria ter acesso ao mar) Era o pais da AMerica do Sul mais industralizado. É tanto, que foi preciso uma união Brasil,Argentina, e Uruguai; para derrota-lo. Quero essa mesma benevolência do Governo Lula, para o Ceará(começando a refinaria,já está de bom tamanho!) Afinal ele teve mais votos percentuais aqui do que no seu Estado natal(Pernambuco)

Anônimo disse...

Não seria um dos mais hipocritas,Claudio abestado? O Paraguai consome apenas 5% da energia que tem direito na sociedade de Itaipu, o resto ele vende,voçê acha que ainda é pouco o que o Brasil fez pelo o Paraguai? O mercado consumidor cearense, é mais importante do que o Paraguaio, para o resto do Brasil. Além do que eu sou é cearense!(tem gente, que prefere ser Lula, Paraguai, Bolivia!)

Anônimo disse...

As principais obras públicas que estão sendo feitas em Fortaleza são do Estado. Até reforma de praça foi executada

O Governo do Estado do Ceará, no início deste mês, publicou no jornal ´Folha de S.Paulo´ o aviso da concorrência pública nacional para a construção de 696 ´unidades habitacionais, no reassentamento Urucutuba I´, localizado no município de Fortaleza. O anunciou aguçou a nossa curiosidade, em razão dos constantes anúncios da Prefeitura de Fortaleza, sobre seus investimentos na atenção aos mais pobres da Capital cearense. Para surpresa nossa, não fora as ações do Estado, em parceria com o Governo Federal, pouquíssimas seriam as obras públicas a merecer destaque nesta cidade.

Anônimo disse...

Até que enfim que a reforma ortográfica chega em Boa Viagem.
Em fim o acento agudo da vogal U de Parambu foi deportada, aliás coisa que nunca nem existiu na nomenclatura Gramatical Brasileira. Só falta agora deportarem o prefeito.
Não entendo como um prefeito de uma cidadezinha de menor porte do que a Vila de Domingos da Costa vem dar palpite no nosso município.
Só uma pessoa completamente desorientada poderia pedir ajuda. A não ser que seja para regredir o município de Boa Viagem a ficar ao nível de Parambu.


...O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,
Estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,
Feia e morta,
Estende a mão
Na mão direita tem uma roseira
Autenticando a eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam
A tarde inteira entre os girassóis
Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele pões os olhos grandes sobre mim
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem