quarta-feira, 29 de julho de 2009

O QUE É CULTURA? A PRESUNÇÃO DE CERTA INTELECTUALIDADE SULISTA É DE AMARGAR.


Artigo
O Vale Cultura e os intelectuais
Plínio Bortolotti29 Jul 2009 - 00h39min - Jornal O POVO.
Como quase todas as iniciativas do governo Lula, o Vale Cultura também nasce sob polêmica: uns o acusam de eleitoreiro; outros de incentivar eventos culturais desqualificados. O Vale Cultura, se aprovado, será um cartão magnético - parecido com o tíquete alimentação - carregado com o valor de R$ 50,00/mês para o trabalhador adquirir bens culturais. Em sua coluna na edição de 26/7/2009, na Folha de S. Paulo, Gilberto Dimenstein criticou o Vale Cultura pela possibilidade de o benefício ir “para produtos e eventos de alto impacto popular, mas com baixo teor educativo - livros de autoajuda, filmes de comédia ou shows de música sertaneja, por exemplo”.
O jornalista teria de definir melhor o que considera condenável nos itens que ele cita. Vejamos: será que ele inclui no quesito “música sertaneja” somente os “neo-sertanejos” ou vai de cambulhada Inezita Barroso, Rolando Boldrin [e o seu programa Sr. Brasil], as orquestras de viola caipira, Almir Sater e a obra de Patativa do Assaré? Só para citar alguns. Talvez Dimenstein queira sugerir um Comissariado de Intelectuais de seu calibre para definir o que o que a massa ignara deva ler ou ver. O comissariado poderia estabelecer alguns critérios para o uso do Vale Cultura, uma espécie de “bregômetro”. Por exemplo, se o cara comprasse um livro de José Saramago, ele ganharia alguns pontos a mais em seu cartão; mas, na outra ponta, se ele caísse na besteira de comprar um livro de Paulo Coelho, a pena seria, pelo menos, uns três dias de cadeia. Se um sujeito resolve assistir a um filme francês da Nouvelle Vague, ele receberia em casa, uma visita do Comissariado de Intelectuais, ganharia uma medalha e passaria a ser apresentado como exemplo de operário-padrão da cultura para os demais. Agora se algum desinfeliz ousasse assistir a um filme dos Trapalhões ele seria atirado em um tambor de piche , coberto de penas, e seria obrigado a desfilar pelas ruas do se bairro para ser alvo de opróbrio. (Eu não quero nem pensar o que aconteceria se ele fosse, com a família, em um inocente programa de fim de semana,assistir a um show de humor de pizzaria, tão comum em Fortaleza.) Mas o Comissariado teria um duro problema para resolver. O que fazer com aquilo que é considerado de “mau gosto” e depois é promovido para de “bom gosto” pela “intelectualidade”? O músico Peninha, por exemplo, a obra dele teria de ser dividida antes e depois de Caetano Veloso ter gravado “Sonhos”. Quanto aos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano: as músicas não poderia ser ouvidas, mas o filme “Os dois filhos de Francisco” seria obrigatório, pois produzido, escrito e dirigido por jornalistas e diretores da fina flor da intelectualidade. Vamos dar de barato que Dimenstein esteja certo, que não se deve dar dinheiro para a, digamos assim, “baixa cultura”. E vamos supor que somente 0,5% dos beneficiados utilizem o vale para se ilustrar com concertos, peças de teatro da mais alta qualidade, ler clássicos da literatura universal.
Ainda assim valeria a pena, pois, “quem salva uma vida, salva a humanidade”.
Plínio Bortolotti - Diretor Institucional do O POVO mailto:%20plinio@opovo.com.br

12 comentários:

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros,

O Jornalista Gilberto Dimenstain é pródigo em fazer juizo de valor, principalmente naquilo em que ele não entende nada. Cultura não tem região específica, tem teor, tem conteúdo, tem alma, além de atingir costumes, raças e cores, tudo isso é cultura. O povo brasileiro precisa de ajuda e de incentivos, são ajudas como estas que fazem nascer em todos, a inspiração para criar e para inovar regionalmente.

Anônimo disse...

Acabaram de matar o Rio Boa Viagem de vez. vão jogar agora é óleo diesel e gasolina dentro. Só falta agora tocar fogo.

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros,

Não sou contra nenhum empreendimento feito em Boa Viagem, creio que a nossa Cidade precisa de desenvolvimento para gerar empregos e rendas para todos. O que me deixa um pouco atordoado é saber que um posto de gasolina vai ser construido na beira de um rio, gerando com isso mais poluição e contaminação nesse mesmo rio. Afinal de contas, gasolina, alcool, óleo diesel, pneus velhos, fumaça e poeira, causam danos ao meio ambiente e ao nosso ecossistema urbano. Dessa forma, gostaria de saber se para construir tamanho empreendimento não seria necessário além de todos os documentos normais, uma licença ambiental, emitida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo IBAMA. Com a palavra as autoridades MUNICIPAIS.

OBSERVADOR ATENTO!!! disse...

OBSERVADOR ATENTO!!!! disse...
ATENÇÃO POPULAÇÃO DE BOA VIAGEM!!!! ESCANDALO. ALGUÉM PODE INFORMAR A ALIENADA POPULAÇÃO BOAVIAGENSE POR QUE O MAZINHO NÃO AUTORIZOU A CONSTRUÇÃO DE UM POSTO COMBUSTIVEL NAS MARGENS DO RIO BOA VIAGEM E AGORA O POSTO FOI AUTORIZADO? ISSO CHAMA-SE CRIME AMBIENTAL, GOSTARIA DE SABER DO SR. EDSON ALVES DA SILVA, SEC. DO MEIO AMBIENTE SE O IBAMA OU ALGUM ORGÃO DE RESPONSÁBILIDADE PODE NOS INFORMAR SE ESSA COSNTRUÇÃO É REALMENTE LEGAL, POIS TEM VIZINHAMÇA E POR SER LEIGO NO ASSUNTO ALGUÉM ME EXPLIQUE. DEODATO VC TB PODE FAZER ALGUMA COISA, OBTER NA SEMACE EM FORTALEZA E AVERIGUAR SE NÃO HÁ FALCATRUAS OU PAGAMENTOS DE PROPINA PARA AUTORIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO. SOU LEIGO NO ASSUNTO, MAS ACREDITO QUE EXISTA MEIOS LEGAIS PARA LIBERAÇÃO DESSA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO, ACREDITO QUE NÃO É PERMITIDO QUANDO EXISTE RESIDENCIAS NAS PROXIMIDADES E PRINCIPALMENTE AS MARGENS DO NOSSO RICO POLUIDO E HISTÓRICO RIO BOA VIAGEM. REALMENTE QUEM QUER CONSTRUIR ESSE EMPREENDIMENTO NÃO PENSA NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICIPIO, MAS NO SEU CRESCIMENTO PATRIMONIAL.SOCORROOOOOOO AS AUTORIDADES COMPETENTES.

Observador Atento!! disse...

Oh!!!! Cidadizinha sem lei, sem dono, sem nada, qualquer um chega faz o que quer!!!! É essa nossa pobre coitada e desreipeitada Boa Viagem!!!!! Liberta oh! Imaculada!!!

Martinha disse...

Cada vez eu fico mais envergonhada por durante muitos anos ter entrado acreditado nesses políticos aproveitadores de Boa Viagem, que sempre fizeram a nossa cabeça contra esse homem maravilhoso que é o Dr. Deodato Ramalho, somente uma pessoa que realmente ama a sua cidade e mesmo nunca tendo sido reconhecido é capaz de ainda se preocupar com ela. Obrigada Fr. Derodato.

Boaviagence de Raça!!! disse...

Fico feliz por ser natural de Boa Viagem e participar de eventos que envolvam nossos conterrâneos. É maravilhoso podermos nos encontrar em momentos solene, festas dançantes, evento qualquer com pessoas sérias e que deram suas contribuições em nosso municipio e também poderam usufruir dos momentos de glória que nossa Boa Viagem não tem mais. Nos resta a saudade e lembranças inesqueciveis. Nossos irmãos que moram em outros lugares distantes não sabem o caos que essa terrinha amda se encontra, um abandono de ruínas e sem governo que cumpra com o crescimento socio-cultural e educacional da população. Que pena uma festa tão linda, organizada como foi a do 1º encontro dos filhos e amigos de Boa Viagem em Fortaleza e termos que assistir o desmando e a desordem no nosso municipio. Alguem socorra essa terra querida!!!! E o Rio Boa Viagem vai se acabar mesmo? Os Forateiros vão mesmo mandar no que é nosso!! Alô população acorda!!!! Não permitam a construção do Posto de combustivel nas margens do nosso Rio!!!!!!!

Anônimo disse...

Por que a rica Boa Viagem é atravessada há décadas por um rio, O Rio Boa Viagem, que é um esgoto a céu aberto?
Por muitos anos os Boa Viagenses se iludiram com a resposta mais simples:
falta dinheiro, tempo e tecnologia para limpar as cidades.

Anônimo disse...

Eu quero tirar o chapéu para a Sra. Maria Pinajé, a mesma fez a Xerife Valda Ferreira ficar na sua insignificancia, levou um senhor passa fora da Maria, Valda cai na real a Sra. Pinajé tem mais amizade e voto do que voce.Se o Assef conseguir médicos para o hospital, tenha certeza que voce não vai ao final do ano nesta gestão.A D. Guiomar era respeitada por natureza,não por medo que voce passa a todos.

marta disse...

querer comparar a maria pinaje com esta tal de valda e brincadeira, pois a maria apesar de ter o jeito meio afobado sabe respeitar as pessoas emquanto a outra fica esperta pois quando DR GUTEMBA acordar em relaçao a vc tudo volta a ser o que era antes ENTENDEU!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aos críticos e ignorantes que comentam sobre a liberação do posto próximo ao Rio Boa Viagem, nada mais que justo, que os orgãos competentes tomes as devidas providencias cabíveis ao caso. Agora culpar administração atual pelo o fato de ser próximo as residências, espera aí, e o que dizer da liberação do posto novo, ali na 26 de Junho na gestão do Mazinho? Será que ouve propina, por ser de um ricão lá de Canindé que veio lavar dinheiro desviado aqui! Vamos ser críticos, não hipócritas!

CARLOS** disse...

vamos parar de preocupar com partido A ou B, parar de achar que A foi melhor que B, temos que na verdade nos preocupar com nossa cidade, minha opiniao estar os dois politicos estao errados, vamos lutar e para limpar nosso rio, estes POLITICOS VAO PASSAR e se nosso rio morrer quem perderá seremos nos, nossos filhos e nossos netos, pena que esta Secretaria de Meio Ambiente e apenas uma FARSA, e nem podemos esperar "PELOS BOIS DE PRESÉPIO" como fala Joao Alves