segunda-feira, 6 de julho de 2009

PROJETO CIDADE LIMPA- DIÁRIO DO NORDESTE.

IDÉIAS
Poluição visual

A discussão sobre como a publicidade pode ocupar espaços públicos e particulares nos logradouros vem de longa data. Exige estudo, debate, pesquisa e abertura para acolher as propostas que, sem alterar a questão de fundo, possam se compatibilizar com conceito de ´cidade limpa´. Tudo para encontrar uma forma eficaz e objetiva de disciplinar e fiscalizar a chamada mídia externa das ruas e avenidas da cidade. Em Fortaleza, esse debate vem se desenvolvendo a partir de uma clara decisão política da prefeita Luizianne Lins em promover essa limpeza. Esse debate não é mais fomentado apenas pelos ambientalistas ou fiscais da Prefeitura, mas principalmente pelo cidadão comum que precisa e merece uma cidade organizada e limpa, com o resgate do sentido telúrico do ´olhar a cidade´. E é para estimular ainda mais esse debate que a gestão da prefeita Luizianne Lins está trazendo de São Paulo a arquiteta e urbanista Regina Monteiro, idealizadora do projeto Cidade Limpa, que conseguiu disciplinar a poluição visual da maior cidade da América Latina. Lá, na metrópole paulista, a sociedade se apropriou dessa discussão e da decisão governamental de realmente livrar o espaço urbano desses verdadeiros tapumes que escondia as belezas da urbe. Serão diversos encontros com gestores e empresários com o objetivo de construir um documento que deve virar projeto de lei a ser entregue à Câmara Municipal.
A audiência pública realizada dia 3 último, no auditório da Câmara, abre uma série de atividades que incluem reuniões com a prefeita e todo o secretariado, trabalhadores, empresários, profissionais de mídia e urbanistas da Capital. A discussão, sem preconceito e tendo como elemento norteador o compromisso de recuperar o direito do cidadão de usufruir, plenamente, de sua cidade, avança ao articular mudanças estruturais para fortalecer o combate à poluição visual. E deve continuar avançando para que, simultaneamente às ações já desenvolvidas, os debates desta semana resultem na modernização da legislação municipal que possa garantir maior eficácia no combate à indisciplina e à poluição da nossa cidade. O meio ambiente agradece.
DEODATO RAMALHO
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano

Um comentário:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Realmente esse projeto Cidade limpa, é de todos nós. A imprensa e os órgãos de comunicação fazem seu papel, falta agora a população fazer o dela. Educação Ambiental, não jogar lixo em lugares inadequados, não sujar os rios, não contaminar as águas de nossos açudes, não se banhar em reservatórios que servem para o povo beber a água, tudo isso com uma boa campanha informativa há de surgir bons resultados.