segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Campanha “Ficha Limpa” entrega projeto dia 28 à Câmara


“A campanha “Ficha Limpa” conclui os últimos ajustes para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei, de iniciativa popular, que dificulta a candidatura de políticos com maus antecedentes. A proposta, acompanhada de 1,3 milhão de assinaturas, será entregue ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), às 15 horas, na próxima segunda-feira (28).
A proposta proíbe que seja registrada a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. Veda ainda a candidatura de parlamentares que tenham renunciado ao mandato para fugir de cassações ou que respondem a denúncias recebidas pelos tribunais superiores do Poder Judiciário.
Antes da entrega do documento, está prevista a realização de uma caminhada, com concentração no Ministério da Justiça, rumo ao Congresso Nacional. Haverá um representante de cada estado que ajudou no recolhimento das assinaturas.
De acordo com a coordenação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCEE), responsável pela campanha, os formulários com as assinaturas exigidas pela Constituição para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular estão reunidos na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, em fase final de organização.
Segundo os organizadores, Minas Gerais foi o estado que mais recolheu assinaturas. Até a última sexta-feira (18), 203 mil pessoas haviam sido coletas no estado. Paraná, com 172 mil, e São Paulo, com 167 mil, aparecem na sequência. O número ainda pode subir nos próximos dias, já que o restante dos formulários está sendo enviado pelos Correios. A campanha foi iniciada em maio do ano passado.
A apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular precisa do apoio de pelo menos 1% do eleitorado nacional, distribuído no mínimo por cinco estados.
A diretora do Movimento de Combate à Corrupção, Jovita José Rosa, alega que o número exato de assinaturas recolhidas só poderá ser divulgado no fim desta semana. “Temos a certeza que já alcançamos o mínimo exigido. Caso contrário, não teríamos marcado a audiência com o presidente Temer. Mas só teremos possibilidade de divulgar o número preciso quando fecharmos tudo”, diz ela. Ao todo, 42 entidades ajudam na campanha.
Jovita destaca ainda que a entrega da proposta no Congresso é apenas a primeira etapa de todo o processo. “Essa proposta só irá se transformar em Lei com a pressão popular. Prefeitos, vereadores e outros políticos farão de tudo para barrá-la. É por isso que a entrega é apenas a primeira etapa de um longo processo legislativo”, destaca.
A ideia de lançar a Campanha Ficha Limpa foi uma iniciativa que partiu da própria sociedade, a partir dos Comitês 9840 do MCCE nos estados e municípios. O movimento foi responsável pelo primeiro projeto de iniciativa popular que se transformou em lei no Brasil. A Lei 9.840, que proibiu a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa, está completando dez anos. Nesse período, já levou mais de 700 políticos à cassação do mandato.
Parlamentares processados
O Congresso em Foco foi o primeiro veículo de comunicação brasileiro a publicar a lista dos parlamentares federais que respondem a processos judiciais. Isso ocorreu em março de 2004, logo após o lançamento do site, época em que foi contabilizado em 46 o total de congressistas então acusados criminalmente (confira). ”
(Congresso em Foco)
VAMOS NÓS: Essa campanha é salutar e dela participamos ativamente, inclusive subscrevendo a proposta popular. Só devemos ter o cuidado de evitar a condenação antecipada, o pré-julgamento, especialmente quando eventuais condenações de tribunais de contas não separam o que é desaprovação de contas por erros burocráticos dos casos de comprovada corrupção, o que finda por beneficiar fraudadores e prejudicar os que agiram de boa-fé.

3 comentários:

Anônimo disse...

OLHEM OS FICHAS SUJAS.

Fernando Assef Prefeito
Benjamim Alves Vereador
Rosa Vieira Vereadora
Argeu Vieira ex Prefeito

Esses 4 possuem condenações em primeira instãncia, assim que sair o resultado definitivo serão banidos para sempre da política.

"SE DEUS QUISER, AMÉM !

Anônimo disse...

Até o resultado sair daqui a 50 ou 60 anos.

Eles vão rir bastante de tudo e de todos.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Vejam que justiça linda e justa nós temos:

O Vereador Benjamim Alves da Silva, foi condenado pelo Juiz Pedro Pia a 13 anos de reclusão,

O mesmo Vereador vive dando risadas no meio da rua. E ainda se elege duas vezes Vereador de Boa viagem.

"Aqui na Boa Viagem hoje, o homem de bem não tem vez prá nada"

Quê exemplos um pai de família, pode dar ao seu filho hoje.

Quê triste realidade nós vivemos.