sábado, 19 de setembro de 2009

EDITORIAL DO JORNAL O POVO DESTACA CONQUITAS DA CIDADE COM AÇÃO FIRME DA SEMAM.

Editorial
Primeiras conquistas
Os habitantes de Fortaleza voltam a se animar diante da possibilidade de se estar iniciando uma cultura de acatamento ao ordenamento municipal urbano
19 Set 2009 - 00h43min
Muito positivo o balanço dos três últimos meses de atuação da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam), sob nova administração, no que tange à fiscalização das irregularidades, em relação à poluição sonora e visual e a ocupação dos espaços públicos. O embargo de estabelecimentos, por gerar poluição sonora, a retirada de placas publicitárias irregulares e a autuação de estabelecimentos que ocupam irregularmente calçadas provocam um efeito salutar que pode ser o início de uma nova cultura de convivência civilizada no espaço urbano. A prova disso é a reação da população, que está passando a acreditar na ação dos entes públicos e a participar de uma parceria que só pode trazer imensos benefícios para a Cidade e seus habitantes & assim como para os visitantes. Esse novo comportamento alcança também os empreendedores, que estão procurando, de moto próprio, os órgãos fiscalizadores com o objetivo de regular seus estabelecimentos e até antecipar-se às possíveis autuações. Já se notaria, segundo as autoridades, um decréscimo nas denúncias e reclamações sobre poluição sonora. Se essa tendência persistir & de intolerância zero em relação às irregularidades, todos terão a ganhar. Basta pensar no efeito pacificador desse tipo de iniciativa, sobretudo, a diminuição do barulho. A poluição sonora é um dos maiores fatores de indução à violência, de irritabilidade e de estresse, na vida moderna. Por sua causa, o clima de conflito torna-se mais agudo, seja no trânsito, seja na relação entre vizinhos, seja pela infernização da vida de quem reside nas proximidades de um desses focos de poluição sonora. Quantos crimes não aconteceram pelo simples fato de alguém ir reclamar por algum excesso de barulho. O velho princípio ético de não se fazer a alguém aquilo que não se quer que se faça a si é o fundamento de toda boa convivência. Os próprios donos de estabelecimentos que exploram o som eletrônico compreenderão pouco a pouco que a ambientação do som, através de recursos acústicos que impeçam seu extravasamento para além das paredes do estabelecimento, terá um bom retorno multiplicativo. Primeiro, pelo fato de passar a ser um membro bem vindo pela comunidade circunvizinha, e não um objeto de rejeição. Em segundo lugar, seus próprios frequentadores sentir-se-ão mais aliviados por desfrutarem de uma sadia distração sem carregar na consciência o peso de que seu divertimento significa um tormento para terceiros. Os habitantes de Fortaleza e seus visitantes têm direito a desfrutar de uma sadia convivência entre todos os componentes da comunidade, num ambiente de paz e de reciprocidade no que diz respeito ao direito de cada um. Esse é o fruto da civilização e devemos almejá-lo.

3 comentários:

paulo rodrigues disse...

enquanto a secretaria do meio ambiente de Fortaleza anda a todo vapor, aqui em Boa viagem foi criada apenas para servir de cabide de emprego, deveriam pelo menos cuidar da lei do silencio pois nosso cidade parece mais a feira do caruaru, deveria este SECRETARIO ter coragem de pelos menos dá um olhadinha NESTA MIOSERIA CHAMADA FORRO REAL.......ACORDEM POLITICOS SAFADOS DE BOA VIAGEM, esta secretaria e paga com o nosso dinheiro e nao e justo que tenha sido criada para nada,,,,,,,,

Anônimo disse...

concordo totalmente com você paulo.
um prefeito tem muito poder.
Acaba com a Saúde.
Esculhamba a Educação.
Propagação da violência, vejam quantos já morreram só de acidentes de trânsito e bala e faca só esse ano em Boa Viagem.
Ajuda a propagar a baderna á noite com alguns desses bares e casa de shows abertos até altas horas da madrugada com som no último volume.

Este é o retrato de Boa Viagem hoje e a tendência é piorar cada dia mais.

Maria Alice disse...

Este Sr Manoel Merd...... dono do Forro Real nao respeita nem a dor de quem perdeu um familiar pois proximo ao maldito clube (clube nao um murro que chamam de clube)morreu um senhora, e olhe que ele e amigo da familia desta senhora. JA ESTA NA HORA DE TOMAR PROVIDENCIAS, mais quem vai tomar? nao temos nem prefeito.