terça-feira, 29 de setembro de 2009

HOMENAGEM A QUEM DOOU A VIDA PELA LIBERTAÇÃO DO POVO LATINO-AMERICANO.


Homenagem a Che Guevara
O exercício da medicina é aquele que mais identifica a preocupação do individuo com o bem-estar do próximo, aqui e em qualquer lugar do mundo. Esta afirmação foi feita pelo jornalista Themístocles de Castro e Silva e publicada no jornal O Povo do dia 19 de setembro de 2009. Ele fez este preâmbulo para criticar a prefeita Luizianne, por ter dado o nome do Centro Urbano de Cultura Artes Ciências e Esportes – CUCA, de Che Guevara. Na conclusão de seu artigo o jornalista deixa claro que o Che é um criminoso, e não, um médico digo de apreço.
Penso que ninguém no mundo se dedicou e lutou com tanta ênfase em prol do exercício pleno da medicina como um instrumento em favor da vida como o companheiro Che Guevara, médico exemplar e digno de admiração e respeito.
Certa vez o Dr. Guevara estava consultando pessoas pobres do interior de Cuba entre elas muitas mulheres, quase todas com os mesmos sintomas: anemia, avitaminose etc. Ao lado da fila próximo ao Che permaneceu uma criancinha de mais ou menos 10 anos, ninguém entendia porque ela estava ali. Ao chegar à vez de uma senhora muito pálida e sem dentes a criança olhou para ela e disse: “mamá eso doutor le dice a tadas lo mismo”. Isso quer dizer: o doutor diz sempre a mesma coisa. E por que? Parque todas eles apresentavam os mesmos problemas, ou seja, doenças da miséria. Esta era a Cuba rica do ditador Fulgencio Batista, certamente admirável pelo indouto jornalista.
Depois da Revolução o Dr. Che Guevara estabeleceu o sistema de trabalho voluntário; em vigor até hoje de onde se derivam as missões internacionalistas, pelas quais mais de 35 mil médicos cubanos prestam serviços humanitários em todo o planeta.
Fidel Castro criou em Cuba uma Escola de medicina, cujo objetivo é formar médicos, hoje milhares de jovens pobres do mundo inteiro, inclusive dos Estados Unidos estudam medicina na Ilha do Che. Que país do mundo tem uma Escola de medicina inteiramente grátis para formar médicos? Seria por acaso os Estados Unidos? Não, lá somente tem acesso à saúde, aqueles que podem pagar, os demais são arrastados como animais para bem longe dos hospitais são jogados na rua sem nenhuma assistência.
No país do Dr. Che, todos sem nenhuma exceção têm direito aos serviços de saúde gratuita e de qualidade, lá doenças como sarampo, rubéola, tuberculose e outras oriundas de miséria foram erradicadas faz muitos anos. Parece até um milagre, um país menor do que o Ceará competir em matéria de saúde com países como Estados Unidos, Canadá e Suécia.
Por todos esses motivos a homenagem da prefeita Luizianne Lins ao Che Guevara é sábia, justa e histórica. Sabemos é bem verdade, que no Ceará e no Brasil centenas de milhares de médicos são merecedores de justas homenagens e é um dever nosso fazê-las, só lamento que as elites brasileiras ainda não tenham feito. Por que o auditório da Assembléia Legislativo do Ceará tem o nome do coronel Adauto Bezerra? Por que o Centro Social Urbano da Avenida Borges de Melo se chama Presidente Médici? Por que a Avenida Beira Mar se chama Presidente Castelo Branco? Por que uma de nossas maternidades se chama César Cals? Que tal trocar esses nomes por nomes de médicos? O jornalista Themístocles já que está incomodado com o esquecimento aos médicos deveria ser o primeiro a encabeçar essa luta.
Antonio Ibiapino da Silva – Direção da Casa de Amizade Brasil Cuba do Ceará e Dirigente do PT Estadual.

2 comentários:

Arnaldo Cavalcante disse...

Juiz garante posse imediata de seis suplentes na Capital.

Terça-feira, 29 de Setembro de 2009 17:37
Edivaldo Bitencourt e Ângela Kempfer

A Justiça Eleitoral determinou a diplomação e posse de seis suplentes de vereadores em Campo Grande. A decisão é do juiz eleitoral Mário Eduardo Fernandes Abelha, da 8ª Zona Eleitoral.

A determinação acontece de acordo com a Emenda Constitucional que criou 113 cargos de vereadores em Mato Grosso do Sul. No País, foram cerca de 7,3 mil suplentes contemplados.

Abelha determinou a diplomação e posse de Tony Ueno (PTdoB), Athayde Nery (PPS), Maria Emília Sulzer (PMDB), Marcos Alex (PT), Pastor Raimundo (PRB) e Delei Pinheiro (DEM).

Com a sentença em mãos, os suplentes estão indo com toda a documentação à Câmara Municipal de Campo Grande para exigir a posse imediata, elevando o número de vereadores de 21 para 27 na Capital.

Ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, encaminhou aos presidentes dos TREs ofício esclarecendo que no entendimento do TSE a PEC dos Vereadores não poderá entrar em vigor nesta legislatura.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Amigo Deodato,

Faz alguns dias que ví este artigo no jornal O Povo de um sábado. Realmente o Jornalista Themístocles de Castro e Silva, não toma jeito. As ofensas dele contra o grande líder e Médico Ernesto Guevara, não faz o menor sentido. Acredito que essas ofensas, é por causa do governo popular que a Prefeita Luizianne Lins faz hoje em fortaleza.

Quem não está acostumado com Democracia, se ressente muito quando vê um governo totalmente popular em prol dos mais necessitados. Nosso Guevara é um símbolo da democracia hoje praticada no mundo, ele foi um dos primeiros a inaugurar os governos populares por aqui na nossa América Latina.

O contrário disso é defendido por Themístocles, que apoia algo que enojou o mundo, que foi o desgoverno assassino e corrupto do bandido Fulgêncio Batista.