quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O POVO E DIÁRIO DO NORDESTE DESTACAM AÇÕES DA SEMAM.

O POVO - Poluição visual

190 placas irregulares são retiradas

O secretário do Meio Ambiente fez um balanço dos três meses de gestão destacando o apoio da população às operações de combate à poluição sonora e visual

17 Set 2009 - 01h20min

Semam continua removendo placas irregulares em toda Cidade (Foto: EVILÁZIO BEZERRA)
Nos últimos três meses, foram retiradas 190 placas publicitárias irregulares das calçadas e 80 estabelecimentos foram embargados por gerar poluição sonora. A procura pela regularização dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais aumentou 30%, incluindo locais que não foram autuados, nesse período. Isso faz parte, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam), de uma mudança do comportamento da população que tem apoiado o combate à poluição sonora e visual na Cidade, apesar das limitações estruturais para a fiscalização, conforme avalia o secretário Deodato Ramalho.

``O resultado mais importante é o sentimento de acerto, e de que a comunidade está se apropriando desse ganho``, observou o secretário. Em relação à poluição visual, ele diz que há menos reclamações e mais estabelecimentos procurando a regularização antes de serem notificados.

Segundo Ramalho, a associação Interclubes, que representa os clubes sociais em Fortaleza, procurou a Semam para regularizar sua situação em relação aos níveis de som produzidos nos eventos. Instituições culturais públicas, como o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, estão se ajustando à Legislação.

A regularização dos outdoors também está mais próxima. Em reunião dos representantes das empresas com a Semam, foi definido que adaptação será feita seguindo a Lei Municipal nº 8.221/98, que dispõe sobre a mídia exterior no Município. Os próprios empresários devem retirar as peças irregulares, inclusive das áreas particulares, segundo o secretário. ``Cumprindo a lei atual, já reduz 50% (a quantidade de outdoors irregulares)``, pontua.

Uma novidade nos processos da secretaria é que os atendimentos para avaliações e emissões de licenciamento estão sendo feitos por ordem de chegada. A medida é para ``evitar o -jeitinho-, para impedir que se usem meios ilegítimos``, segundo Ramalho. Obras públicas e casos identificados como emergenciais terão prioridade.

SERVIÇO
Denuncie a poluição sonora e visual: 3452 6922 (Semam) ou 0800 2850880 (Fala Fortaleza).
E-Mais
>Para o início de outubro, está previsto um seminário da Semam com músicos e com o setor de bares e restaurantes para discutir a adequação dos equipamentos de som.

>A autorização para estabelecimentos e eventos que usem som limita o volume em até 70 decibéis e o uso somente até as 22 horas. O estabelecimento que desobedecer é notificado e, tendo mais de duas notificações, perde a autorização.

>A Semam deve transferir sua sede para o bairro Castelão. A mudança é para aproximar serviços que se comunicam, como a Semam e a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), visando facilitar o andamento das obras referentes à Copa do Mundo de 2014.

5 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado em Fortaleza o que teoricamente seria muito mais difícil colocar ordem na poluição visual e sonora o Dr. Deodato está conseguindo.

Já aqui em Boa Viagem quem manda na cidade é alguns infratores donos de bar.

Óh!! Cidadezinha sem Jeito.


Mas olha quem é o prefeito.


não podia dar em outra coisa se não fosse este caos que Boa Viagem se encontra.

carlos (boa viaginha) disse...

comentando em relaçao estes descasos em nossa cidade: saude piorada, servidor sem direito a diaria, material de trabalho super racionado, secretarias que nao funcionam, secretarias que sao criadas para cabides de emprego etc etc,nao e que um dos proximo do sr prefeito rindo falou isso: basta trabalhar no ano de politica, pois ELE (prefeito) sabe onde dorme as andorinha.

Anônimo disse...

Pois é amigo anônimo, mas aqui em Boa Viagem é assim mesmo, e estes politicos sabem, para que ter trabalho de trazer fábricas, delegacia, quadras de futebol, escola técnica, aúde de qualidade(pois é bem caro, e nao sobra dinheiro), educação de qualidade..... se na hora do que eles mas querem que é o voto.... é só comprar... é só soltar dinheiro na mão do povo... e receber o voto...

e assim vai indo o descaso com o povo.

Anônimo disse...

Esse blog e maravilhoso,mas vamos mostrar nossa indignação mencionando nosso, nome não tema a nada e nem a ninguem, se não estamos mentindo e sim falando o que de fato esta acontecendo no nosso municipio ,o que temer.Quem quiser saber onde e como esta sendo aplicado nosso dinheiro e o que vem para o municipio e só acessar o portal da transparencia que temos mais ou menos uma mostragem, e o resto só Deus sabe como e feito.
CLARA PINTO

Carlos disse...

saber onde esta indo o dinheiro, nos boaviagense nao temos duvida, o problema maior e ver o discaso que esta acontecendo na saude, pois fazer o que esta fazendo esta tal de Valda e que e de arrebentar a boca do balao, como esta mulhezinha trata os funcionarios nao respeita a nada e a ninguem, mais todos nos sabemos que ela tem o AVAL e carta branca dada por ANA ASSEF, pois nao acredito que a valda tenha tanto moral para fazer o que esta fazendo sem a permissao da ANA.