quarta-feira, 2 de setembro de 2009

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: O RESGATE DA CONFIANÇA NO PODER PÚBLICO.

O POVORita Celia Faheinaem 25/8/2009
"Tolerância zero, a boa notícia", copyright O Povo, Fortaleza (Ceará), 22/08/09.
"Nada poderia agradar mais a quem mora perto de casas de shows, clubes, bares e outros estabelecimentos que provocam barulho do que notícias sobre a fiscalização e punição dos que desrespeitam a Lei do Silêncio. E foi a divulgação das medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) para combater a poluição sonora na Cidade que tem recebido muitos elogios e apoio dos leitores do O POVO.A primeira publicação das ações realizadas pelos fiscais da Semam foi feita na coluna Vertical S/A (edições dos últimos dias 11 e 15), redigida pelo jornalista Jocélio Leal. Na última quinta-feira foi a vez da matéria intitulada ‘Semam e Polícia fecham o cerco (contra a poluição sonora)’ de autoria do repórter Diego Lage (Núcleo Cotidiano). No dia seguinte, nova matéria (da repórter Larissa Lima, do mesmo Núcleo) anunciou que o Portal O POVO Online e a Rádio O POVO/CBN se engajam na Operação Tolerância Zero recebendo denúncias de leitores/internautas sobre o desrespeito à Lei do Silêncio (que estabelece autorização especial para os estabelecimentos que usem equipamentos sonoros na Capital). Decisão acertada (que deveria ser seguida pelos demais órgãos de imprensa local), por isso elogiada por vários leitores. Alguns até enviando sugestões como Vicente de Paula que, em meio a tantos ruídos insuportáveis na Cidade, sente-se incomodado também com o barulho das descargas de motocicletas. ‘Onde está a fiscalização?’, pergunta. Incomoda também ao leitor o som exagerado dos carros. Ele diz que, no local de trabalho, muitas vezes tem de interromper a conversa porque o barulho que vem da rua não permite o diálogo. Entre notícias dos bate-bocas de políticos no Congresso Nacional, renúncias no PT e quem apoia ou não Sarney, o leitor teve pelo menos esta boa notícia: ações que podem contribuir para que as pessoas tenham mais sossego. ‘Enfim, a Lei (do Silêncio) está sendo levada a sério, diz o leitor/internauta Ângelo Leal. Já outro leitor diz que agora confia nas ações da Semam e toda a população de Fortaleza agradece. Francisco Ferreira acrescenta: até que enfim o problema é tratado com seriedade pelo órgão público responsável em combater a poluição sonora e também pelo jornal. ‘Finalmente, uma boa notícia para as pessoas trabalhadoras, honestas e responsáveis’, repete outro leitor, enquanto um internauta lembra ser o barulho da Capital um caso sério que precisava mesmo de uma solução urgente. A promessa do chefe da fiscalização da Semam, Francisco Aurélio Brito é de ‘ação firme e permanente’ (Coluna Vertical S/A). Resta acompanhar e cobrar. E, segundo a editora do Núcleo Cotidiano, Tânia Alves, a editoria continuará fazendo o acompanhamento da Operação Tolerância Zero.
Mapa no portal
Uma boa ideia foi disponibilizar aos internautas, no Portal O POVO Online um mapa da cidade de Fortaleza para que se possa apontar os pontos onde existe poluição sonora. Desde a última quinta-feira e continuando pelo menos até a primeira quinzena de setembro, segundo a editora de Convergência, jornalista Marília Cordeiro, as pessoas poderão acessar, colocar o ponto do barulho no mapa e fazer a denúncia através do e-mail denuncie@opovo.combr.O denunciante deve informar o local que está desrespeitando a lei com o endereço e horário em que está ocorrendo a barulheira ou apontar no mapa Google exibido no Portal Online. As informações, segundo Marília Cordeiro, serão utilizadas em matérias do O POVO. No site constam todas as instruções sobre como denunciar no mapa. No primeiro dia (sexta-feira passada) de denúncias feitas pelos ouvintes para o boletim ‘O Povo diz’, da Rádio O POVO/CBN, houve uma boa participação, segundo avaliou a editora executiva da emissora, Maryllenne Freitas. As denúncias recebidas dos ouvintes são encaminhadas para o Portal Online para serem pontuadas no mapa. Os ouvintes podem ligar para o telefone (85)3066 4030, nos horários das 9 horas às 11 horas (Grande Jornal) e das 15 horas às 17 horas (Revista O POVO/CBN). A emissora acompanhará o prazo da campanha realizada pelo Portal Online. No mínimo até a primeira quinzena do mês que vem, informa a editora de Convergência.Acho importante reforçar aqui essa campanha. É um dever de todos nós contribuirmos para acabar com qualquer tipo de poluição – além da sonora, a visual, do ar, da água, do solo e até a luminosa que é a menos conhecida dentre todas. Este tipo é causado pelo mau uso das luminárias nas ruas, praças e residências. Mas como bem lembra Marília Cordeiro, é necessário que o Poder Público resolva o que a população denuncia. E que a fiscalização continue rigorosa e até com a notificação dos que desobedecerem, acrescenta a jornalista Maryllenne Freitas. Resta-nos esperar."

9 comentários:

Prof Alfredo Carlos !! disse...

Colegas blogueiros,

Aqui em Boa Viagem não é diferente, a população sofre muito com esse barulho infernal, muitas pessoas não dormem direito, não assistem suas novelas em paz. A Lei do silêncio não é cumprida de jeito nenhum. Muitas vezes eu dando aula numa sala quente e apertada, passa um carro de som com o volume bem alto, e nada acontece. Esses vândalos só ouvem músicas, muito altas e em lugares impróprios para tal. Não sou contra a música de ninguém, desde que a mesma seja tocada em lugares apropriados e que não incomodem ninguém.

Anônimo disse...

Eita, chegou a hora do manda chuva da Capitania Hereditária do Maranhão, pagar os favores recebidos de Sua Majestade, LULA I. O apoio total e irrestrito a Dilma. O velho capitão recomenda o voto na Dilma, e em troca ainda recebe a autorização para continuar explorando a Capitania do Maranhão e de lambuja, leva a tiracolo a Sesmaria do Senado Federal, e o povo que se lixe, pois nem Sua Majestade nem o velho Capitão pouco tão ligando para o povo.

Anônimo disse...

Collor é eleito integrante da Academia Alagoana de Letras, aqui no Brasil pode tude, Meu Deus... só mesmo nas Alagoana. e muita m..., e assim agente vai.

Anônimo disse...

Na prática a Dilma não defende desenvolvimento sustentável, pelo menos até agora.As obras do PAC passa em cima de tudo, até do meio ambiente, a saida da Marina do ministério foi por causa da Dilma que atropelava o processo em nome da sua candidatura.Esse discurso eleitoreiro é para neutralizar a Marina, mas o povo sabe e natureza também...

Anônimo disse...

Esse discurso da Dilma é sintomático. O Lula tem menosprezado a capacidade da pre-candidata Marina Silva, em tirar votos da candidata palaciana. É jogada! A Dilma deve ter sido orientada para roubar o discurso ambientalista da pre-candidata do PV. Não cola, porque é na questão ambiental que o Governo Lula tem sido mais omisso! Por isso a Marina saiu do Ministério do Meio Ambiente e depois do PT! A Dilma não tem passado de ambientalista. A Marina tem. Em um debate via TV, a Dilma sobra na curva. Esperem e verão!

Anônimo disse...

No Dia Mundial do Meio Ambiente, entidades ambientalistas divulgaram a lista dos vencedores do Prêmio Parlamentares Amigos e Inimigos da Amazônia 2009. Dos parlamentares eleitos pelo Ceará, o único citado é José Nobre Guimarães (PT), e está incluído entre os inimigos. A comissão de seleção foi formado pelas entidades Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A lista dos amigos é a seguinte: senadora Marina Silva (PT/AC), senadores José Nery (PSOL/PA), Aloísio Mercadante (PT/SP), Cristovam Buarque (PDT/DF), Renato Casagrande (PSB/ES), e os deputados Sarney Filho (PV/MA) e Paulo Teixeira (PT/SP). Já os inimigos, além de Guimarães, estão na lista: senadora Katia Abreu (DEM/TO), senadores Romero Jucá (PMDB/RR) e Flexa Ribeiro (PSDB/PA), e os deputados Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), Homero Pereira (PR/MT), Aldo Rebelo (PC do B) e Valdir Colatto (PMDB/SC) .

Juvencio disse...

Eu morro de me abrir com as besteiradas desse anônimo ~babão dos corruptos do PSDB. É engraçado ahgora um bocado de direitista enchendo a bola da Marina Silva. Vão quebrar a cara. Cadê esses hipócritas que viviam malghando o Hugo Chaves, acusando o Lula de querer o terceiro mandato e agora ficam se fingindo que num tão vendo o presidente da Colômbia aprovando o terceiro mandato para ele.

João disse...

será que esse anonimo é apenas um ignorante da história do Brasil ou é mesmo um direitão do PSDB? a Dilma além de ter uma brava lutadora contra a ditadura é uma tremenda de uma competente mulher brasileira,, por isso será a primeira mulher presiodente do Brasil.

Anônimo disse...

Que bom seria se em Boa viagem existisse "Poder Público" na verdade o que tem é alguns donos de bares derespeitando às leis: do silêncio, ocupação indevida do espaço público, não obedecem o horário de fechamento (ficam aberto até o último freguês) e o pior acobertado pelo Prefeito Municipal de Boa Viagem e a omissa Câmara Municipal que só serve como cabide de emprego mais nada.