terça-feira, 8 de setembro de 2009

PLANO PLURIANUAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR.

(Deodato Ramalho Neto, advogado)

O último dia de agosto marcou o prazo final para que o chefe do Poder Executivo encaminhasse à Câmara Municipal o Plano Plurianual do Município - PPA.
O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Assim, nota-se a extrema importância desse plano nos rumos do município, uma vez que serão expostos os planos e prioridades do Poder Executivo durante o mandato e até o primeiro semestre do próximo mandato. Os princípios básicos que norteiam o plano são: identificação clara dos objetivos e prioridades do governo, integração do planejamento e do orçamento, promoção da gestão empreendedora, garantia da transparência, estímulo às parcerias, gestão orientada para resultados e organização das ações de governo em programas. O programa resulta do reconhecimento de carências, demandas sociais e econômicas e de oportunidades inscritas nas prioridades e diretrizes políticas expressas nas Orientações Estratégicas do Governo. É o instrumento de organização da ação governamental com vistas ao enfrentamento dos problemas da comunidade, devendo articular um conjunto coerente de ações (orçamentárias e não-orçamentárias), necessárias e suficientes para enfrentar os desafios, de modo a superar ou evitar as causas identificadas, como também aproveitar as oportunidades existentes.
As propostas e previsões devem ser analisadas pela Câmara de Vereadores até o mês de dezembro, sendo extremamente importante a participação da sociedade no acompanhamento das discussões.

8 comentários:

Claudio disse...

Belas e oportunas palavras dr. Deodato Neto. Fico feliz em saber que Boa Viagem tem pessoas como você e o seu pai, ele que tá dando um show na administração do meio ambiente de Fortaleza. No fim de semana passado a SEMAM enfrentou chuvas e trovoadas e fehcou o som ilegal do Centro Dragão do Mar que pertence ao governo do Estado. Num instante eles foram se ajeitar na SEMam. eNQUANTO ISSO BOA VIAGEM CONTINUA AO DEUSDARÁ...

Prof Alfredo Carlos !! disse...

Colegas blogueiros,

É muito salutar as discussões pela câmara Municipal sobre o plano plurianual da Prefeitura de Boa Viagem. Nesse plano estão as ações que devem ser debatidas exaustivamente pelo corpo de Vereadores e receber sugestões das mais diversas da sociedade civil.

No entanto, creio que mais saudável ainda seja a participação popular nesse processo, pois as dificuldades no meio popular é muito grande e tendo sua participação o legislativo e executivo tomarão conhecimento daquilo que deve ser prioridade hoje.

Dessa forma conclamamos a todos os munícipes a se fazer presente e como também exigir do legislativo o amplo debate para que os verdadeiros anseios da população seja realizado.

Anônimo disse...

Os trabalhadores vão sair do emprego numa quinta-feira pela manhã para assistir uma sessão da Câmara de Boa Viagem?
Eles já colocam a sessão neste horário é para o trabalhador não ir mesmo.
Eles nem querem ninguém por lá e nem radiam as sessões ao vivo.
para ninguém ficar por dentro das maracutais.

Anônimo disse...

OH! BOA VIAGEM ATRASADA, OS VEREADORES DE BV SÓ FAZEM O QUEREM, E NAO TEM MORAL ALGUM. SAO TODOS IGUAIS É SÓ BALANÇAR A CUIA DE MILHO QUE OS PORCOS SE VENDE PARA O LADO DA CORRUPÇAO.
EITA! EITA! BOA VIAGEM

Anônimo disse...

O Plano vai ser aprovado de qualquer forma, pois o vereadores que aqui foram eleitos, nada sabem e nem tem qualificação para saber opinar onde pode investir o dinheiro púlico, se mais saúde, educação ou outros que o município se faça de necessário.
Vai se saber que realmente o modo como o meio de transporte do lixo hoje em Boa Viagem, é absurdo, viver ainda da carroça (caminhão velho), e não aproveitar o que se tem desse lixo, somente pagando o serviço de coleta, que em Boa Viagem, deve de ser carissimo.

Anônimo disse...

'ACORDA CÃMARA DE BOA VIAGEM' Veja como e com que a Sec. de Infra-Estrutura esta gastando o nosso dinheiro. O que vs estão recebendo por enquanto e só empregos, ou não? isto basta para tanta omissão? Não tem pre
ço, CARATER, ETICA, DIGNIDADE E SOBRETUDO VERGONHA NA CARA.

Anônimo disse...

E muito bonito eu sair do meu comercio para ver a Ver Rosa, Ceiça, competindo para ver quem vai mais arrumada. Ou então ver a Clicia fazendo de conta que tá entendendo o que o Bem fala, o Consed mastigando chiclete, o Valdenir quase dormindo, o Jovino fazendo de conta que está preocupado com os funcionários, A Mocinha falando para ninguem, o Ademir uma gota dágua mo oceano.

Anônimo disse...

uma gota de peçonha ficaria mais apropiado.