terça-feira, 2 de março de 2010

MUDAR OU CONTINUAR: A LÓGICA DO PROCESSO E O DILEMA DE SERRA.


Política
A lógica do processo e o dilema de Serra
Fábio Campos02 Mar 2010 - 01h30min
Na medida em que surgem, as pesquisas de intenção de voto vão consolidando o sentimento de que o eleitor pretende manter no poder o projeto político e administrativo do presidente Lula. Ou seja, o sentimento hoje não é de mudança e sim de continuidade. Só há mudança quando prevalece a sensação de que o projeto envelheceu. Não é o que se observa hoje. Pelo contrário. Se tal condição permanecer até o dia da eleição, Lula fará o sucessor. Numa democracia representativa, mudar ou continuar é a lógica que determina os processos eleitorais. Aqui e alhures. Está na praça o resultado do Datafolha. É sempre bom lembrar que o instituto não aceita encomendas de partidos e só trabalha para órgãos de imprensa. Os resultados apontam que a ministra Dilma Roussef, mais cedo do que se esperava, já abocanhou a simpatia de um terço do eleitorado e encostou no índice do governador José Serra. Nesse ritmo, não será surpreendente se a petista superar o tucano ainda durante o mês de março. Nessa altura do campeonato, os resultados são desestimulantes para o governador de São Paulo. Portanto, fica ainda mais forte a sensação de que o tucano pode simplesmente abrir mão da disputa para tentar a reeleição em São Paulo. Atentem que, se decidir disputar a eleição de presidente, Serra precisa deixar seu cargo de governador ao longo dos próximos 30 dias. Caso contrário, permanece sentado na segunda cadeira mais cobiçada do País e ainda disputa a reeleição paulista como candidato quase imbatível.

UM RESUMO FAVORÁVEL À DILMA

O Datafolha sugere que a polarização entre PT e PSDB está se delineando. Ou seja, mesmo com Ciro Gomes e Marina Silva na disputa, seus pesos até aqui não evitaram o crescimento de Dilma e a queda de Serra. Imprensados entre os dois líderes, Ciro e Marina tenderiam a ser ignorados pelos eleitores. Principalmente se continuar funcionando a estratégia petista de sufocar Ciro, tirando-lhe as chances de montar as alianças. Sem alianças, não há tempo de TV. Sem tempo na TV, um candidato não se viabiliza. Vamos um resumo do que diz a pesquisa Datafolha: Dilma Rousseff subiu. Serra caiu. A petista começou a melhorar suas posições nas regiões Sul e Sudeste na mesma medida em que o tucano diminuiu seus índices. A rejeição do tucano passou a ser maior. A ministra, pela primeira vez, superou o governador na pesquisa espontânea. 42% afirmaram que pretendem votar no candidato do presidente Lula e outros 26% disseram que talvez votem. As subidas e descidas não dependeram de oscilações que envolvessem Ciro ou Marina. Significa que Dilma está tirando votos de Serra. O que ela ganhou coincide com o que ele perdeu. O ocorrido é reflexo de uma tendência que vem sendo observada ao longo dos últimos seis meses e não há nenhum indicativo de quando ela vai parar. E o pior: não há um discurso plausível para a oposição.

CIRO E AS PORTAS DE SAÍDA

E Ciro Gomes, como fica? A pesquisa não lhe é favorável em nenhum aspecto. Os pesquisadores do Datafolha foram às ruas após o programa do PSB em rede nacional de TV. Ciro foi o ``âncora`` do programa. Tinha 13% no Datafolha de dezembro. Agora, chegou aos 12%. O deputado tem reafirmado sua candidatura a presidente. Certamente continuará nessa linha. Porém, sempre há a abertura de uma porta de saída em suas falas. Ciro costuma ressaltar que só não será candidato a presidente da República se seu partido, o PSB, não quiser. Aí está a porta. Fala também que se as circunstâncias obrigarem será candidato a governador de São Paulo. É outra porta de saída. Sozinho, sem ajuda do partido e com um mandato de deputado federal muito aquém do que era esperado, Ciro consegue manter a atratividade de seu nome numa faixa que não é desprezível. São cerca de 15 milhões de pessoas que se declaram seus eleitores. Não deixa de ser um feito, mas é muito pouco para a dimensão que o próprio projetou para a sua carreira política.

25 comentários:

Anônimo disse...

ATENÇÃO! de 11 a 13 de março haverá uma CONFERENCIA com todos os Secretarios de Saúde do Ceará , os mesmo terão que expor seus trabalhos para os demais Secretarios dos Municipios, inclusive o do Estado e o Ministro . Imagine a Dra. Valda como irá se atar? Isto é será que ela irá? levar a D. Izabel Ximenes, ela fala muito b-e-mmmmmmmmmmmmmmm

Anônimo disse...

Roberto gostaria que você divulgasse que a Escola Mirian Brito Fialho ( Bairro de Fátima) da rede municipal de Boa Viagem está exigindo dos pais que levem para a Escola folha de papel oficio. Sei que é crime porque a escola é pública e gratuíta e esse direito é assegurado por Lei. Ministério Público veja isso com bons olhos da Lei.

Anônimo disse...

POR QUE SERÁ QUE SÓ AQUI EM BOA VIAGEM AS ESCOLAS MUNICIPAIS PEDEM E EXIGEM DOS PAIS MATERIAL DIDÁTICO? SEI BEM QUE A ESCOLA DO BAIRRO DE FÁTIMA, MIRIAM BRITO FIALHO ESTÁ PEDINDO UM PACOTE DE FOLHA DE PAPEL OFICIO CHAMEQUINHO. SE A ESCOLA É PÚBLICA COMO PODE ISSO ACONTECER.A QUEM DEVEMOS RECORRER? E AS PROFESSORAS AINDA DIZEM: VOCÊ RECEBE O BOLSA ESCOLA PARA ISSO MESMO!!!! ERA BOM QUE O PROMOTOR DESSE UMA CHAMADA NA DIREÇÃO DA ESCOLA.

João Alves disse...

Atendendo aos pedidos de várias pessoas desse blog postamos agora a relação dos candidatos classificados para o processo de escolha dos conselheiros tutelares para o triênio 2010/2013. Desses 12nomes serão 5 escolhidos.


*Joaquim Mendes de SOusa Filho
*José Matias Carneiro Neto
*Gerdilan Carvalho do Nascimento
*GErleane MArtins de SOusa
*Maria Neuza FRanco
*Cristiano Amaro Angelim
*Antonia Maria Do Nascimento Benicio
*Ana Selma Silva MArques
*Rodolfo Amorim DOs Santos
*Alvanir Araújo Leal
*MAria Neuzimar Soares Cavalcante
*Francisco SIqueira Dantas

Anônimo disse...

Qualquer um menos a Alvanir essa é de lascar.

Anônimo disse...

Quem quer faz.

Que diferença entre a atuação do Secretário de Fortaleza Dr. Deodato Ramalho e os secretariados de Boa Viagem. Dr.Deodato não fica esperando que alguém denuncie uma ilegalidade. Ele e sua equipe vão a campo e fiscalizam. E não dá espaço para as ilegalidades acontecerem e olhe que os maiores infratores são todos "filhos de papaizinhos".
Já em Boa Viagem o cidadão de bem que se sentir prejudicado não tem nem ânimo para fazer a denúncia. Por que sabe que aquela denúncia não vai ser resolvida. Principalmente se for contra algum eleitor do prefeito. Os infratores podem deitar e rolar. Quase toda a administração é só um faz de conta tudo não passa de uma grande encenação. Eles vão passar quatro anos só fingindo e brincando de administrar. Só querem enriquecer.

A única coisa que não precisa de denúncia para que esta administração tome alguma providência é a cobrança do IPTU. Aí eles sabem cobrar juros e correção monetária sem que ninguém precise denunciar alguma coisa.

Que lástima quatro longos anos perdidos.

Anônimo disse...

Eu vou de:
Pastor Rodolfo, Dantas, Maria Neusa, Neuzimar e Gerdilan.

e Você?

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Falei aqui por diversas vezes que, Dilma irá ultrapassar Serra de março para abril. Tudo isso está acontecendo, Serra não tem saída, resta-lhe uma tênue ilusão, disputar o Governo de São Paulo, e arricar-se a perder. Ninguém pode fugir ao seu destino, Dilma Roussef é uma estrela que irá brilhar muito, na Presidência da República.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Gostaria de obter confirmação. Será que é verdade mesmo, que a Escola Mírian Fialho está pedindo aos pais de alunos papel ofício. Vamos primeiro investigar, para depois comentar.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Notícia postada sobre a Escola Mírian Fialho, é de autoria do Professor Alfredo Carlos.

ADMIRADORA CHOCADA disse...

è triste essa istória da Clara Pinto. Sempre eu escuto ela falar no rádio defendendo a lisura nas coisas gosto muito, mas agora eu fiquei decepionada com essa informação de que ela participa de fraude na Assembléa Legislativa. Qual a mora dela afgora de falar das corrupções do prefeito de BOa Viagem como o fraude de pagar gente sem trabalhar? Isso é verdade mesmo amiga Clara.
Por isso é que só quem num tem o rabo preso pode falar as coisas.

CIDADÃO 2010 disse...

BOA VIAGEM DE NOVO NA MÍDIA. NEGATIVA

Acopiara, Tauá e Boa Viagem são as cidades cearenses que mais desmatam a Caatinga
Ceará e Bahia desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma, metade do índice registrado em todos os estados

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 2, que o Ceará e a Bahia foram os dois estados brasileiros que mais desmataram a Caatinga no Brasil nos últimos seis anos. Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma. No Ceará, os municípios que mais desmataram foram Acopiara, Tauá e Boa Viagem.

Minc também informou que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga do País, o que equivale a 2% do bioma no Brasil. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826 mil quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais.

Para o ministro, o número é muito alto. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".

De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste. Outros fatores apontados foram as áreas criadas para biocombustíveis e pecuária bovina. O uso do carvão em indústrias de pequeno e médio porte e em residências também foi indicado.

"Para reverter a situação é importantíssimo pensarmos em uma matriz energética diferente para a região, como energia eólica, gás natural e pequenas centrais hidrelétricas", completou o ministro.

Minc disse que o Banco do Nordeste estuda a criação do Fundo Caatinga, e que o Banco do Brasil tem a intenção de implementar o Fundo contra a Desertificação. O Minstério do Meio Ambiente pretende destinar ao Nordeste cerca de R$500 milhões oriundos do Pré- Sal para o Fundo Clima. O Ibama já planeja 25 grandes operações de combate ao desmatamento e ao carvão vegetal ilegal na região, que devem ocorrer simultaneamente a partir deste mês.

Anônimo disse...

Ministro minc, cuidado com esse fundo da caatinga não ir parar no fundo da família dos assef em Boa Viagem.

Anônimo disse...

É ENGRAÇADO NA OUTRA ADMINISTRAÇÃO AS ESCOLAS TAMBÉM PEDIAM MATERIAL E NÃO ERA ERRADO, NINGUÉM FALAVA NADA. SO NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO QUE É ERRADO?

E DEIXEM DE SER DRAMATICOS QUE AS ESCOLAS NÃO EXIGEM.
E SE OS PAIS RECEBEM O BOLSA ESCOLA É PARA COMPRAR TAMBÉM O MATERIAL ESCOLAR DOS SEUS FILHOS.

Anônimo disse...

Se for apurar o caso da Escola Miriam Brito Fialho será comprovado. Porque é verdade. As mães estão comprando e levando para a escola o pedido das professoras. Basta divulgar na emissora de rádio liberdade que as mães irão comprovar. Vamos apurar Roberto, chame as mães no seu programa que elas se manisfetarão.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk este anonimo fala q na outra adiministraçao se pedia material a mim nunca foi pedido nao mais nesta ja me falaroa q ou eu levava papael ou meu filho ficaria sem participar das aulas

Anônimo disse...

so pode ser um babão derrotado para falar que o na administração passada não pediam material.
PEDIAM SIM .
você é que não quer admitir.

Anônimo disse...

o mal carater e proibido pedir ou ate mesmo exigir material de aluno q estuda em escola publica se na uotra adminastraçao pedao ou nao sei q nessa pedem e isso e um crime . sobre bolsa familia e sim para o aluno o dinheiro mais para ele se alimentar melhor comprar muchilas sapatos para escola sim mais nao material escolar kkkkkkkkkk babao e vc q nao sabe onde tocou o apito e fica falando mer................... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gorreth disse...

Eu tambem vou de:
Pastor Rodolfo, Dantas, Maria Neusa, Neuzimar e Gerdilan.

e Você?

Clara Pinto disse...

Temos 12 candidatos para escolher um de nossa preferencia, que tenha
coragem e força de vontade de lutar pelo os direitos da criança e do Adolescente.Todos eles (candidatos) são pessoas conhecidas, uns são candidatos pela segunda vez, todos nós conhecemos sua particpação no CT, então não há pq ficarmos denegrindo a imagem de ninguem, vamos votar consciente.

Anônimo disse...

A Conferencia da Saúde acontecerá em Sobral

Anônimo disse...

É importante denunciarmos está exploração na educação boaviagence no Ministério da Educação, só assim teremos como comprovar que está gestão lascando a gente terá fim.

Anônimo disse...

É importante denunciarmos está exploração na educação boaviagence no Ministério da Educação, só assim teremos como comprovar que está gestão lascando a gente terá fim.

Anônimo disse...

a verdade é que a maioria das pessoas usam o dinheiro do bolsa familia para luxarem, e esquecem que um dos principais objetivos deste programa é auxiliar a educação das crianças.

Anônimo disse...

Vamos comentar...
A caatinga é uma especie vegetal que não existe em nenhuma outra parte do mundo, a não ser no nordeste brasileiro. A palavra Caatinga tem origem na lingua indigena, que quer dizer "mata branca". Mas porque estamos falando da caatinga? O cidadão 2010 relata um dado muito triste, quando nos informa que o Ministério do Meio Ambiente em um de seus relatórios destaca como sendo o Município de Boa Viagem um dos que mais desmatou a nossa caatinga nos últimos anos e isso nos preocupa.
Primeiro queremos dizer que a caatinga ainda não foi totalmente estudada, de forma que existem plantas que ainda não se tem conhecimento de seu valor economico, bem como não se conhece o seu valor para a indústria farmaceutica. Ora caros blogueiros, destruir a caatinga de forma desordenada é extinguir de maneira predatória uma vegetação rara e que no futuro muito nos vai fazer falta. Algumas espécies vegetais se encontram em extinção, e são justamente essas as mais perseguidas pelas pessoas menos informadas. Eu era garoto e nessa época era muito fácil encontrar o pau d'arco, ou ipê como alguns chamam, o cedro, mulungu,aroeira e outros. E os pássaros que tristeza, como é dificil encontrarmos uma graúna, (a não ser em alguma gaiola), o canário, o galo de campina está também ficando dificil, o certo é que as crianças de hoje apenas conhece os referidos passaros através de fotografias, que pena. Poderia também citar o predadorismo dos animais silvestres, mas voltarei a comentar esse assunto em outra oportunidade.
Mas aonde quero chegar?
A roupa do solo é a vegetação, que protege e amortiza a queda da água quando no período invernoso. Com esse desmatamento desordenado e a não utilização de práticas conservacionistas acarretam sérios prejuízos ao solo e consequentemente aos seus proprietários. O assoreamento das barragens de terra em nosso município em um fato concreto, diminuindo em muito a capacidade de armazenamento de água. E o clima, como está quente! Lógico, com certeza isso é proveniente da ação danosa da humanidade.
Mas como fica esse desmatamento da caatinga em Boa Viagem? Acredito na realização de alguma ação da Secretaria de Meio Ambiente para orientar e mostrar a importância da preservação ambiental. A final esse desmatamento vai continuar, se algo não for feito pelos poderes públicos e os desastres serão bem maiores.
Acorda Secretário Municipal de Meio Ambiente de Boa Viagem, reúna sua "equipe" e faça alguma coisa pela caatinga, pois ela está pedindo SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO, a caatinga está sendo extinta.