domingo, 28 de março de 2010

REFORMA POLÍTICA SÓ NÃO BASTA, EMBORA IMPORTANTE. VOTO CONSCIENTE DO ELEITOR É O REMÉDIO.

28/3/2010
Diário do Nordeste - Tarcísio Holanda
Elite desencantada com desgaste da imagem
A desgastante imagem do Congresso na opinião pública e a ausência de vontade política para aprovar uma reforma política, a única forma de resolver nossa crônica crise institucional, são apontadas como as causas principais que levaram parlamentares do primeiro plano da elite política a decidirem não disputar a reeleição. Entre eles, estão políticos de tendências bastante diferentes, mas que se caracterizam pelo espírito público e uma boa formação intelectual, como os deputados Fernando Coruja (SC), atual líder do PPS na Câmara, José Eduardo Cardozo (SP), secretário geral do PT, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Roberto Magalhães, do DEM, ex-governador de Pernambuco.
"Nosso sistema político gera uma relação promíscua entre o doador e aquele que recebe e é a porta de entrada da corrupção" José Eduardo Cardozo, Secretário geral do PT.
Regras incoerentes
Os deputados José Eduardo Cardoso, Fernando Coruja e Roberto Magalhães se consideram desencantados com o exercício do mandato parlamentar, no qual tanto apostaram, mas principalmente com as incoerentes regras eleitorais e uma notória má vontade da maioria em aprovar uma reforma eleitoral que torne mais autêntica a representação popular. Também se insurgem contra a ditadura ilegítima das maiorias nas duas Casas do Congresso, a qual impõe no Poder Legislativo vontades e caprichos do Poder Executivo, além da já desgastada imagem dos políticos de modo geral junto à sociedade.Político é bandido?
O deputado Ibsen Pinheiro, ex-presidente da Câmara e um dos melhores quadros da atual legislatura, diz que anunciou sua decisão de não concorrer a um novo mandato de deputado federal para não cair no equivocado processo de captação de fundos para a campanha eleitoral, que submete o candidato a tantos riscos.
"Cinquenta por cento dos atuais parlamentares não vão voltar. Os outros 50% vão aos Tribunais por causa do obscuro financiamento de campanha. Já demonstrei que discordo do atual sistema eleitoral. Estou fora disso" - declara o deputado Ibsen Pinheiro.
Falta de vontade
José Eduardo Cardozo aponta como fator principal de seu desencanto a falta de vontade política para fazer a reforma política. Lembra os altos custos de uma campanha eleitoral de candidato a deputado e a dificuldade que existe no Congresso para aprovar um sistema transparente de financiamento público. Também cita a crença generalizada na opinião pública de que todos os políticos são bandidos: "Nosso sistema político gera uma relação promíscua entre o doador e aquele que recebe e é a porta de entrada da corrupção. É uma máquina de moer boas intenções, que abate e desanima".
Político relegado
O deputado Fernando Coruja, líder do PPS na Câmara, está no 3º mandato e sentiu a hora de encostar a chuteira, argumentando que a representação parlamentar não é mais capaz de responder à sociedade e que é necessário conceber outros sistemas de representação. Coruja comenta o que acha errado: "A separação clássica de poderes e a democracia representativa emitem sinais de que estão se esgotando. O poder político vai se tornando cada vez menos importante na sociedade. Deu-se espaço demasiado ao poder econômico, de tal sorte que o Congresso fica discutindo para onde vai o dinheiro".RepresentaçãoComo não existem instituições políticas estáveis, o Poder Executivo faz de tudo para construir maiorias. Roberto Magalhães comenta: "Uma coisa é o partido ter maioria e ganhar. Outra coisa é o presidente ou o governador não ter maioria e, em razão do que pode oferecer, se transformar em majoritário dentro das Câmaras e Assembleias e fazer o que bem entende. A maioria, convalidando o que vem do Planalto ou convalidando em caso de acordo para votar a favor ou contra, vai legitimando o processo, fazendo com que tudo pareça democrático, mas é uma decisão de rolo compressor".

11 comentários:

Eudson Júnior disse...

"É uma máquina de moer boas intenções, que abate e desanima".

Essa frase acima foi a melhor de todas; caracteriza de forma nua e crua a realidade das nossas campanhas eleitorais!!

Acredito que muitos cidadãos de bem ainda veem a política como um meio de transformação da realidade, não como meio de ascensão social.

Mas a principal reforma que precisa ser feita é a DA EDUCAÇÃO, só a partir dessa poderemos quebrar o circulo de dependência que existe entre o eleitor alienado/desinformado/excluido das decisões e os "políticos" de mau caráter.

Os corruptores sempre irão se insurgir, seja qual for a forma. Não acredito em reforma política realizada por esses que lá estão, a limpeza moral deve e só pode ser realizada pelos eleitores!!

Eudson Júnior

Deodato Ramalho disse...

É isso Eudson. A situação realmente é angustiante. Sempre haverá aqueles que tentarão, em qualquer sistema eleitoral, corromper o eleitorado. Por isso, penso que a grande revolução terá que se dar a partir do eleitor. Claro, uma boa reforma política, cujo ponto de partida seja o financiamento público de campanha, é ponto crucial para essa depuração. O dilema que se coloca hoje aos políticos que colocam o interesse público acima de tudo, como esses da matéria que, desencantados, deixarão a política, é como disputar mandatos nesse sistema viciado, corruptor.
Diante da atitude desses conhecidos e corretos homens públicos, lembramos o que dizia o ex-governador Virgílio Távora: "quando os homens de bem deixam a política, os canalhas dela tomam de conta."

MARINO disse...

Falando aí nesse asunto eu pergunto ao Eudson será como foi o Ademir ser o campeão de votos? Foram votos mesmo de escolha consciente?

Eudson Júnior disse...

Caro Marino(se é que realmente é esse o seu nome), sinceramente eu nao posso responder, com certeza, essa sua pergunta, bem que eu queria saber também!!??

Posso te falar que realmente fiquei impressionado,um vereador de 1º mandato, ser logo o mais votado, pelo que eu me lembro foram 2222 votos(é muito).

Não posso te responder porque estaria fazendo ilações sobre a honestidade de uma pessoa, sem ter provas!! Nesse mesmo blog vi várias vezes muitos anônimos relatarem que ele comprou a eleição!!

Acusar alguém, mesmo que seja em um blog, sem provas a meu ver é muito perigoso e não é do meu feitio!!

UMA COISA É FALAR DE UM POLÍTICO/PREFEITO "X" OU "Y" QUE JA RESPONDE A PROCESSOS, POR EXEMPLO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, OUTRA É FICAR ACUSANDO SEM PROVAS.

VAMOS AO CASO DA MANGUEIRA, AQUILO SIM POSSO COMENTAR, É ALGO CONCRETO(E MUITO VERGONHOSO)!! DESVIO DO DINHEIRO QUE DEVERIA SER DESTINADO AO IPM DE BOA VIAGEM É ALGO CONCRETO(IRRESPONSÁVEL E DESRESPEITOSO COM OS SERVIDORES MUNICIPAIS),EMPREGOS FANTASMAS!! ENTENDE????

Posso te garantir que nao votei nele, pra falar a verdade nao votei em ninguem propriamente dito, VOTEI NA LEGENDA !!

ABRAÇO

Anônimo disse...

É isso ai Eudson júnior, vc se mostrou muito sensato na sua explicações(te conheço desde pequeno e voce sempre se mostrou uma pessoa muito centrada, apesar da pouca idade). Realmente não se pode ficar acusando outras pessoas sem provas.
Queria muito poder colocar meu nome aqui , mas só funcionario da prefeitura e tenho muito medo de represalias, sei que os atuais governantes perseguem mesmo as pessoas que nao rezam na sua cartilha.
Votei no atual prefeito, mas SE ARREPENDIMENTO MATASSE, mas vamos esperar a proxima eleição!
Boa dia a todos!!

Antonio do Bairro de Fátima disse...

Caro anonimo, é devido ao anonimato, a inercia do povo de Boa Viagem, que os mandatários de nossa cidade continuam a nao fazer nada para melhorar a vida do povo!
Se cobrassemos mais desses, se fossemos mais conscientes na escolha dos nossos representantes teríamos uma cidade melhor, com mais desnvolvimento para todos!
O atual grupo político que comanda a nossa cidade é o pior que se poderia ter, agora com essa possivel aproximação com o grupo do Argeu/Domingos Filho e correligionários a coisa so tende a piorar.

Agora é Dr Marcio e Dr Aline na cabeça, duas pessoas comprometidas com a nossa cidade.. abraço a todos e a todas...

Lulu disse...

Nunca desista Dr Deodato de lutar por um boa Viagem melhor. vc é uma verdadeiro filho de Boa Viagem, que nunca mudou de lado, sempre ao lado do povo e das necessidades e anseios do povo!.

Estamos ao seu lado. À LUTA..

Anônimo disse...

Vc está certo!! So no resta a esperança de Dr Marcio e Dra Aline se unirem! seria nossa redenção,
espero que a mesma nao de uma de menina mimada e queira a cabeça, pq ela tem potencial(pode ser genetico),mas o Dr Marcio tem mais bagagem.
Ela sozinha sem o apoio do PT de Boa Viagem nao decola, nao vai ter rádio e coisa e tal!!
Esaa uniao seria perfeita....

Anônimo disse...

Novo patrocinador do galo do sertão: Pfizer.
Vai fornecer viagra de graça para todo o time, prá ver se sobe…


vcs sabem a diferença entre: o luciano ruck, o faustao e o galo do sertão é que o luciano ruck passa sabado o faustao passa no domigo e o boa viagem na segundona.



Dizem que o domingo foi o dia mais curto do ano para o galo do sertão, pois ainda eram 18:30 de domingo e ele ja estava na segunda.

Anônimo disse...

Um marido torcedor 45 bateu na mulher pq ela estava usando vestido “tomara-que-caia”

Sabem,será lançado em 2008 um novo modelo de carro, é o KADETT-galo do sertão.
JÁ VEM REBAIXADO E SÓ SAI DE SEGUNDA.
KKKKK


a quarta feira mudou, é do zeca !!!!! ( zeca feira ) a segunda tambem mudou agora é (galo do sertão feira ) oferecimento DRAHMA a cerveja do timecozinho

Anônimo disse...

Sabe porq o galo do sertão nao vai assistir Tela Quente
…porq ele vai jogar na segunda hehehehehehehe


sabe a diferença do Galo do Sertão e um aluno da 1ª série??
R:nenhuma pq próximo ano os dois vão tá na segunda!!!!
kkkkkkkkkkkk