sexta-feira, 12 de agosto de 2011

E BOA VIAGEM TERÁ UMA ESCOLA FEDERAL. NÃO, A JUVENTUDE NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, ESSA O PREFEITO NÃO FECHARÁ.

Ceará ganhará mais uma universidade federal

O anúncio oficial da criação da Universidade Federal do Cariri deve ocorrer na próxima terça
12.08.2011| 01:30
O Campus Avançado da UFC no Cariri fica em Juazeiro do Norte (EDIMAR SOARES) O Campus Avançado da UFC no Cariri fica em Juazeiro do Norte (EDIMAR SOARES)
O Cariri será a sede da mais nova universidade federal no Ceará. A informação foi antecipada pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, que voltou na última quarta-feira de uma reunião no Ministério da Educação (MEC). “O Ceará pode comemorar porque é uma realidade”, garantiu Jesualdo.


Dois campi avançados e seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também estão previstos. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. Até lá, o MEC informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo o reitor da UFC, uma comissão será criada para definir os detalhes da futura universidade do Cariri. Informações sobre a cidade escolhida para sediar a unidade e quais cursos serão disponibilizados ainda não foram definidos. A expectativa é de que pelo menos cinco mil estudantes sejam atendidos no início do processo.
Na próxima semana, está marcada uma nova reunião com representantes da UFC no MEC para acertar os encaminhamentos rumo à instalação da universidade. “Ainda não sabemos qual será o desenho da universidade. Só teremos mais detalhes depois da oficialização”, explicou.
Além da nova universidade, está previsto a criação de dois Campi Avançados, um no Vale do Jaguaribe e outro nos Inhamuns. “Sei que há a proposta de criar dois campi no mesmo momento da universidade, mas ainda não sabemos quais serão as cidades escolhidas”.
O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) acrescenta a importância para o mercado de trabalho. “O Ceará está focando na formação técnica de nível médio, superior e profissionalizante, atendendo a demanda existente”.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, completa que a mobilização política da sociedade tem contribuído para a interiorização da universidade e pontua os benefícios para a região. “Tem sido impressionante o impacto sócio-econômico, político e cultural da presença de nossas universidades no interior do Estado”.
Atualmente, o Ceará conta com duas universidades federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Ainda não foi confirmado se o Campus Avançado da UFC no Cariri será transformado em Universidade Federal do Cariri ou se na região haverá duas universidades federais: a UFC e a do Cariri. Todas essas definições só serão esclarecidas na próxima terça-feira pelo MEC, segundo Jesualdo. Com a chegada da Universidade Federal do Cariri o Estado somará três universidades federais. (colaborou Thiago Mendes)
Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
A região do Cariri foi escolhida para abrigar a terceira universidade federal do Ceará. A macrorregião envolve 42 municípios e conta com uma densidade demográfica que ultrapassa um milhão de pessoas.

MUNICÍPIOS

Municípios que serão beneficiados com a nova universidade

Cariri
Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Iço, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.

População média: 1.338.496 habitantes

Inhamuns
Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril, Tauá.
População média: 411.407 habitantes

Vale do Jaguaribe
Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.
População média: 566.250 habitantes Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br

7 comentários:

eduardo disse...

Espero que desse vez este Sr da Curruptao (Nandinho) nao se atreva a fechar esta, ouvi Jovino teu patrao esta ele nao fechara, falando em jovino como as coisas mudam, na outra vez que jovino nao comia na mao do prefeito, ele perdeu e foi morar na casa de farinha, mas quando falavamos de honestidade na politica ele era ponto de referencia hoje ele nao mora mais na casa de farinha mais em compensaçao quando falamos em "RATO DE POLITICA" lembramos logo dele.

Anônimo disse...

ESSA É DA ENCOMENDA DE DILMA TERÁ MORAL SERÁ GESTÃO,DOCENCIA E TODOS OS SERVIÇOS POR CONCURSO PÚBLICO

Anônimo disse...

Parabéns para a cidade de Boa Viagem que há muito tempo vem merecendo um investimento de porte federal a fim de "alanvancar" a economia local e criar novas oportunidades para esta juventude tão esquecida em nossa cidade! Tive a oportunidade de estudar só que tive saindo de minha cidade! Agora é esperar para saber como este novo empreendimento será aproveitado pelo poder municipal e ver se não ocorre algum problema, como: vou mandar para outro município, pq este prefeito não se interessou pelo projeto!

Anônimo disse...

Espero tbm! Q assim como o meu companheiro anônimo, que o governo federal faça concursos para esta escola, a fim de diminuir o clientelismo e jogo sujo do poder, podendo assim, dar um maior dinâmismo econômico a nossa cidade de Boa Viagem, pois tendo mão de obra qualificada, poderemos atrair investimentos! Agora é preciso que o poder público municipal tbm investir nesta juventude, para que não caia em outros caminhos e torcer para que Boa Viagem não perca este investimento...

Anônimo disse...

Impressionante o populismo insano governamental!!!! Criar universidades sem melhorar o ensino básico é como fazer uma cama sem colchão e sem estrado mas com um belo lençol !!! A Nação é que paga!!!

Anônimo disse...

A tucanada tá com raiva porque os govrnos do PT estão melhorando a educação. Para esse tipo de poliqueiros num é para ter universidade não. O pior é que esse que escreveu aqui deve um liso que nunca ia ter chance de entrar numa faculdade se continuasse esses tucanos f.d.p. no govrno.

Anônimo disse...

Não entendi esta raiva do anônimo com relação a construção de universidades e a expansão dos campi das Universidades e dos IFET's. A responsabilidade do ensino básico é da prefeitura e do governo do estado, cabendo ao governo federal, promover a expansão da educação para outras cidades, até pq, um país só pode avançar com educação de qualidade para todos! E a construção de novas universidades e IFET's, deve ser comemorada, pois significa a interiorização do acesso ao ensino superior e técnico para todos e não apenas para os que podem mandar seus filhos para a capital e outros estados!