sábado, 6 de agosto de 2011

É URGENTE A LUTA CONTRA A DROGA.


O POVO traz mais mais uma reportagem da série especial Mães do crack


A vigília das horas

Ao ser tragado, o crack "voa" até o cérebro em 15 segundos. E o prazer que a droga incita é tão fugaz quanto escravizador. Com o tratamento da dependência química, é possível recuperar parte da vida que virou fumaça

06.08.2011| 01:30 - O POVO

Uma vida por um prazer de 5 a 10 minutos. Essa é a troca que o crack exige dos usuários. A droga, que pode ser comprada a partir de R$ 5 (uma pedra das menores, que alguns comparam a um grão de arroz), vai dos pulmões ao cérebro em 15 segundos. E o prazer que incita, ao “turbinar” a liberação de dopamina (substância produzida pelos neurônios e que tem função estimulante), é tão fugaz quanto escravizador. Passada a euforia, vêm a dependência e o descaminho.

Pediatra da UTI do Instituto Doutor José Frota (IJF) há 18 anos, a médica Maria Francielze Holanda Lavor cuida de casos impressionantes. Como o do “menino de 15 anos que já matou várias pessoas e foi atingido, pela polícia ou pelos próprios (comparsas) da droga”. O crack, mais devastador do que a cocaína, subtrai a existência. Por ser um instante, desconhece futuro. Algumas vezes, assina o atestado de óbito ou de “anos potenciais de vida perdidos”, testemunha a pediatra da UTI do IJF, referindo-se também às sequelas que determinam um coma vegetativo. “Um menino de 15 anos poderia trabalhar até os 60. Ele perdeu esse tempo. Para a sociedade, para a saúde pública, é um índice muito grave”, relaciona.

Aos adolescentes que se iniciam no crack aos 12, 14 anos, juntam-se mulheres em plena idade reprodutiva, ampliando as estatísticas da desgraça. Faltam dados precisos e oficiais sobre as mulheres usuárias da droga, mas o tempo calcula um aumento dessa população. “Há maior número de mulheres não só no uso, mas também no tráfico de drogas.

Elas são presas com os maridos ou amantes”, associa Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade – Regional Nordeste I e integrante do Conselho Estadual de Políticas contra Drogas. O caminho da volta (sugestão de intertítulo) As casas de recuperação são um termômetro desse problema de saúde pública. Pelo Instituto Volta a Vida (fundado em 1999), por exemplo, “já passaram muitas grávidas, inclusive, classe média”, indica o fundador, psicólogo Osmar Diógenes Parente.

Já a unidade feminina do Centro de Recuperação Leão de Judá tem, comumente, 40 vagas preenchidas por mulheres a partir dos 14 anos. Hoje, a maioria das internas têm 25, 27 anos. “Mulheres formadas, donas de salão de beleza. Não tem essa de nível social”, perfila Sandramile Rodrigues, agente terapeuta do lugar. “É assustador porque a mulher se degrada e perde a noção de lar, de limpeza. Há entrega pela droga, submissa a maus tratos”, completa.

Os tratamentos tentam remediar a exclusão da vida e da sociedade. E mais, a exclusão de si próprio. “O crack é uma droga que desvincula pessoas que já têm um nível de ausência de vínculos pré-estabelecido. Não só vínculo econômico, mas emocional, afetivo, social. As pessoas já estão abandonadas e vão para a droga”, compreende o médico Alfredo Vieira de Holanda, do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Barra do Ceará.

O caminho da volta pode atravessar inúmeras internações e perdões. O primeiro passo é alcançar a ajuda. Para o Alfredo Holanda, é imprescindível a vontade do dependente. O psicólogo Osmar Parente contradiz: “A maioria não vem, espontaneamente, para o tratamento. Ele vai resistir, tentar ir embora, mas vai ser convencido várias vezes”.

Os dois especialistas concordam em aspectos fundamentais. Primeiro, na necessidade de um acompanhamento por profissionais de áreas afinadas. Segundo, na reaproximação da família e dos amigos. “Quem amar e quer curar não pode desistir”, receita Alfredo Holanda. Nessa vigília das horas, lembra Osmar Parente, “é um tratamento para o resto da vida”.

No qual o tempo se torna, realmente, o melhor remédio. “Ensinamos até como fazer as reparações. Vá com calma”, sugere o psicólogo.

ENTENDA A NOTÍCIA

Instituições públicas, particulares ou religiosas são saídas para dependentes químicos. O tratamento pode se dar com internações ou consultas. Devem continuar fora dos muros das instituições com a reinserção social do ex-usuário e o restabelecimento dos vínculos familiares.

SERVIÇO

CENTRO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS da Barra do Ceará

Na rua Hildebrando de Melo, 1110. Telefones: 3101.2592/2593. O Caps AD da Secretaria Regional I integra a rede municipal de atenção à saúde mental, formada por cinco Caps AD (os endereços no site www.sms.fortaleza.ce.gov.br – link “Saúde Mental”). É gratuito, realizado por uma equipe multidisciplinar, e se desenvolve por consultas (não há internação).

CENTRO DE RECUPERAÇÃO LEÃO DE JUDÁ

Instituição evangélica, mantida pelo Ministério Leão de Judá (também através de doações, convênios com órgãos públicos e apoio de empresas), ramificada em casas no Eusébio (feminina), em Pacatuba e em Caucaia. A base do tratamento, feito por uma equipe multidisciplinar, são leituras bíblicas e práticas terapêuticas. O preço é negociável e a internação dura oito meses. Endereços das unidades e informações podem ser obtidas no site www.leaodejuda-ce.org.br.

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Organismo da CNBB, desdobra-se em grupos de autoajuda que acolhem dependentes químicos, alcoolistas e familiares. No Ceará, mantém grupos em 20 municípios. Na Capital, as reuniões semanais se multiplicam em 24 grupos, nas paróquias dos bairros. Atendimento gratuito.

Mais informações: coordenação da Pastoral da Sobriedade (Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, à rua Rodrigues Jr., 300, Centro. Telefones: 3388.8707 / 8687.9628) ou no site w.sobriedadefortaleza. blogspot.com.

INSTITUTO VOLTA À VIDA – Rua Alzira Parente, 288, Lagoa Redonda. Dedica-se ao tratamento de alcoolismo e dependência química, apoiado pelo programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. O tratamento exige internação de quatro a seis meses. O valor também é negociável, e o instituto mantém alguns convênios. Mais informações: www.institurovoltaavida.com.br

SAIBA MAIS


Além de informações sobre as usuárias de crack, faltam instituições para o tratamento de mulheres dependentes em Fortaleza. “Uma mulher dá trabalho por dez homens”, afirma o psicólogo Osmar Parente. A droga, continua, tanto capacita a mulher para a violência como acentua a sexualidade.


“A maioria das mulheres, como os homens, começa a usar droga cedo”, observa o psicólogo. “A menina de 15, 16 anos, já tem dois anos de uso de droga e tem droga de graça. Os homens querem se aproveitar, então, ela usa muito. Conhece todo tipo de gente e passa por mil situações de perigo. Com o tempo, começa a ser agredida e tem que aprender a se proteger.


Durante o tratamento, é inevitável a abstinência da droga e do sexo. “Fica numa fissura sexual e quer seduzir qualquer um, a qualquer hora, porque conviveu com a promiscuidade. E, aí, dá muito mais trabalho”, conclui o especialista.

LEIA AMANHÃ

No último dia da série, o relato de quem sobreviveu ao inferno. Duas ex-usuárias de crack, em tratamento, que retomam as rédeas da vida. Mães que pedem perdão aos filhos. Mulheres que fazem as pazes consigo mesmas.


16 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas Professores,

A Diretoria do sindicato APEOC, através de sua diretoria, de seu Presidente Anízio Melo e de suas representações em todas às cidades do estado do Ceará, comunica o seguinte: a partir desta segunda feira, se inicia uma greve dos Professores da rede estadual de ensino do estado do Ceará.

O motivo desta greve, é o não cumprimento pelo Governo do estado, das promessas e acordos feitos com a diretoria do sindicato e não concretizado plenamente. Não é de hoje que isto acontece, nossa classe sempre foi aviltada pelos governos que se sucedem de 4 em 4 anos, em nosso estado.

Dessa forma convocamos à todos para se unirem nessa cruzada que é de todos nós.

Atenciosamente,

Prof Alfredo Carlos, representante da diretoria da APEOC em Boa Viagem.

Anônimo disse...

O blog estar de cara novas parabéns.

MARIA HELENA disse...

POR FAVOR ME TIREM UMA CRUAL DUVIDA? ESTA NOVELA MORDE%SOPRA A HISTORIA DESTE PREFEITO FOI BASEADA NA REALIDADE ADMINISTRATIVA DE BOA VIAGEM? PORQUE O PREFEITINHO PARECIDO COM O NOSSO. PROCUREM OS DIREITOS AUTORAIS PORQUE TENHO CERTEZA QUE E NOSSA HISTORIO.

Anônimo disse...

ESSE NEGOCIO DE CPI É SÓ PARA OPOSIÇÃO FAZER MÉDIA COM A POPULAÇÃO, PORQUE O PT NÃO DEIXA CRIAR CPI PARA INVESTIGAR O SEU GOVERNO?

É A MESMA COISA O QUE ACONTECIA NO GOVERNO DO PSDB, NÃO DEIXAM A CPI VINGAR PORQUE ISSO TRAZ DESGASTE AO GOVERNO
.
PESAMOS BEM, POLITICO INVESTIGAR OUTRO POLITICO? É OU NÃO É UMA PIADA?

IMAGINEM ESSES DEZ VEREADORES INVESTIGANDO O FERNANDO ASSEF? IMAGEM ISSO?

E O PSDB E DEM INVESTIGANDO O GOVERNO DILMA JÁ IMAGINOU ISSO?

Anônimo disse...

NENHUM GOVERNANTE DESSE PAÍS DEIXA CPI VINGAR DESDE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNADOR DE ESTADO E PREFEITOS, ALGUMAS VEZES SÃO ATÉ CRIADAS MAIS CONTRA O COSENTIMENTO DOS MESMOS.

Anônimo disse...

PORQUE QUE A CPI DO ESCANDALO DOS BANHEIROS NÃO VINGOU? HEITOR FERRER ATÉ TENTOU MAIS CADÊ A CPI? LÓGICO A MAIORIA DOS ALIADOS NÃO DEIXOU, PORQUE NÃO DEIXOU? EU QUERIA QUE ALGUM REPORTER PERGUNTASSE AO CID GOMES SE ELE É A FAVOR DE UMA CPI NESSE CASO DOS BANHEIROS.

TENHO PLENA CONVICÇÃO QUE SE CRIASE UMA CPI, IA RESPINGAR EM MUITA GENTE POR AI, NÃO EM CID MÁS EM OUTRAS PESSOAS DESDE PSDB AO PT. MÁS NÃO CRIAM!

Anônimo disse...

ANALISEMOS, NA GESTÃO PASSADA AQUI EM BOA VIAGEM TINHA VARIOS INDICIOS DE IRREGULARIDADES COM A EMPRESA DE COLETA DE LIXO. QUAL ERA AFIRMA QUE COMANDAVA A COLETA DE LIXO EM BOA VIAGEM? QUEM COMADAVA ESSA FIRMA?

GENTE EMPREGADA APADRINHADA DOS GESTORES DA ÉPOCA.

QUEM NÃO SE LEMBRA DAQUELE CALÇAMENTO FEITO NA PORTA DA CASA DA MARIA DIAS LÁ NO JANTAR, ENQUANTO QUE O BAIRRO PADRE PAULO NEM SANEAMENTO E CALÇAMENTO DEIXOU MAIS CALSOU A PORTA DA CASA NA FAZENDA JANTAR!

Anônimo disse...

NA GESTÃO PASSADA VEI INUMERAS VERBAS PARA CONSTRUIR CISTERNAS E QUANDO A GESTÃO PASSADA ENTREGOU O PODER PARA O ATUAL NÃO TINHA FEITO TODAS AS CISTERNAS E QUANDO FEZ BENEFICIOU MAIS A REGIÃO ELEITORAL DOS MESMOS COMO A REGIÃO DO JANTAR HOUVI UMA DISTRIBUIÇÃO INJUSTA DESSAS CISTERNAS FAVORENCENDO CABOS ELEITORES. CADÊ OS VEREADORES DA ÉPOCA? QUE NÃO VIRAM ISSO MUITO MENOS FEZERAM NADA!

Anônimo disse...

QUEM VAI QUERER CPI NEM O LULA QUERIA IMAGINEM OS OUTROS O LULA FAZIA DE TUDO PARA BARRAR CPI’S QUE VIESEM A INVESTIGAR O GOVERNO, ALGUMAS FORAM CRIADAS SEM O CONSETIMENTO DO MESMO PORQUE ELE NÃO TINHA MAIORIA COMO TEM DILMA HOJE.

Anônimo disse...

O LULA ALÉM DE NÃO QUERER CPI AINDA PASSAVA A MÃO NA CABEÇA DOS ACUSADOS AO CONTRARIO DE DILMA QUE VEM DEMITINDO. “FAZENDO UMA FAXINA”

Anônimo disse...

VEJAM OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFIETOS DE BOA VIAGEM:

FERNANDO ASSEF (PSD)

ADEMIR (PMDB)

ALINE (PR)

MARCIO ARY OU OUTRO (PT)

VOCÊS TEM ALGUMA DUVIDA QUEM VAIS GANHAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO?

Anônimo disse...

O FERNANDO NÃO SÓ VAI GANHAR MAIS COMO VAI FAZER A MAIORIA NA CÂMARA DE VEREADORES, NO MINIMO 8 (OITO) VEREADORES POSSIVELMENTE 10 (DEZ) VEREADORES DOS 15 (QUINZE) ELEITOS

Anônimo disse...

ISSO É UMA REALIDADE E QUANDO EXISTE UMAREALIDADE NÃO PODEMOS QUESTIONAR. FASSAM UMA PESQUISA COM UM INSTITUTO DE SUAS CONFIANÇAS E COMPROVEM ISSO!

Anônimo disse...

NÃO EXISTE MAIS MAZINHO MUITO MENOS DR. SÉRGIO. A UM DITADO: “ELES MORRERAM E LEVARAM OS VOTOS COM ELES”

Anônimo disse...

Até concordo mas também Boa Viagem nunca teve antes na história desse município uma imprensa livre como tem agora a Rádio Liberdade.

Você está substimando o povo de Boa Viagem pelo menos os ouvintes destá rádio.

O Deodato está fazendo um grande e valoroso benefício que ninguém está percebendo.

Ele está dando oportunidade de seus ouvintes ter acesso a notícias Verdadeiras.

Isto aos poucos está tornando alguns boa viagenses do "povão" mais críticos isso é muito perigoso para um "Rei".


"A emancipação dos oprimidos será feita por eles mesmos."

Kall max

Anônimo disse...

Justificar os graves erros do fernando assef por que ouve erros em administrações anteriores; não sei se é uma boa saida.

faça uma pesquisa entre os jovens o que acham da atual administração.