terça-feira, 23 de agosto de 2011

A INDÚSTRIA DA MORTE, DAS GRANDES POTÊNCIAS, ESTÁ EM FESTA.

Otan e a cobiça pelo petróleo da Líbia


Por Altamiro Borges - Blog do Miro.

A mídia colonizada está em festa. A vinheta do Jornal das Dez, da Globo News, comemora “o fim da era Kadafi”. Merval Pereira, que mais parece um porta-voz do império, ataca o “ditador líbio” e, de quebra, a política externa do atual governo. O colunista da TV Globo preferia quando o chanceler de FHC tirava os sapatinhos nos aeroportos dos EUA e prometia apoio à invasão do Iraque.

Na imprensa mundial, a queda de Kadafi também parece próxima. Os “rebeldes” – a mídia evita realçar os bombardeios da Otan – já teriam ocupado parte de Trípoli. Barack Obama, o embusteiro que prometeu reduzir a ação belicista dos EUA, encurtou suas férias para comemorar o desfecho do ataque. “O regime de Kadafi está acabado e futuro da Líbia pertence ao povo”. Que povo?

Capitalistas estão excitados

Na Europa em frangalhos, o francês Nicolas Sarkozy e o britânico David Cameron anunciam uma reunião em Paris para discutir a agenda da “reconstrução” do país devastado. Cerca de 20 bilhões de euros do governo líbio, congelados em bancos da Inglaterra e Alemanha, seriam liberados para as obras, que teriam a participação das poderosas empreiteiras francesas e britânicas.

O mundo capitalista em crise está excitado. As bolsas de valores dos EUA e da Europa subiram, com seus pregões sendo puxados pelas ações das empresas de petróleo e gás. Segundo o Estadão, o clima de entusiasmo também atiça os rentistas brasileiros. “Os investidores estão otimistas quanto à possibilidade do fim dos conflitos da Líbia, que interromperam as exportações de petróleo”.

As reviravoltas de Kadafi

Com aponta Saul Leblon, da Carta Maior, o mundo capitalista pouco se importa com os 1.700 líbios mortos nas primeiras horas de combate em Trípoli. A tal “intervenção humanitária” da Otan, repetida milhões de vezes pela mídia, é conversa para enganar os trouxas. O que está em jogo na Líbia são suas riquezas, principalmente o petróleo. Kadafi virou um estorvo. Por isso, ele deve cair!

Kadafi já foi considerado vilão, aliado do bloco soviético e inimigo do “livre mercado” e da “democracia liberal” – principalmente quando estatizou o petróleo do país. Depois, acuado com o fim da URSS, ele renegou o seu passado nacionalista, virou amigo das potências imperialistas, tirou fotos com os “líderes ocidentais” e assinou estranhos contratos com as multinacionais.

“Rebeldes” sem povo

A recente revolta no mundo árabe, que derrubou vários carrascos aliados das nações imperialistas – que nunca foram rotulados de ditadores pela mídia colonizada – mudou a geopolítica da região e abalou os interesses das corporações. Era preciso derrubar, também, Kadafi. Afinal, ele nunca foi visto com bons olhos pela burguesia internacional.

Mas, diferentemente das outras nações árabes, onde multidões ocuparam as ruas na luta por democracia, na Líbia não ocorreram protestos massivos. A única forma de derrubar Kadafi, o vilão que virou amigo e, depois, virou novamente ditador, era fomentar os “rebeldes”, armá-los e, principalmente, ajudá-los com os bombardeios da Otan. Do contrário, os “rebeldes” seriam derrotados.

O petróleo é o “troféu” das guerras

Na tragédia da Líbia, não há santos. O que está em jogo, é bom enfatizar, é o petróleo. Como apontou Michel Chossudovsky, num excelente estudo sobre o país, “a Líbia está entre as maiores economias petrolíferas do mundo, com aproximadamente 3,5% das reservas globais de petróleo, mais do dobro daquelas dos EUA... O petróleo é o ‘troféu’ das guerras conduzidas pelos EUA-Otan”.

“A ‘Operação Líbia’ faz parte de uma agenda militar mais vasta no Médio Oriente e Ásia Central, que consiste em ganhar controle sobre mais de 60% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, incluindo as rotas de oleodutos e gasodutos”. Com 46,5 mil milhões de barris de reservas provadas (dez vezes as do Egito), a Líbia é a maior economia petrolífera do continente africano.

Privatizar a indústria petrolífera

Para Chossudovsky, a “ação humanitária” da Otan na Líbia serve “aos mesmos interesses corporativos” da invasão do Iraque, em 2003. “O objetivo é tomar posse das reservas de petróleo, desestatizar a National Oil Corporation (NOC) e, finalmente, privatizar a indústria petrolífera do país, transferindo o controle e a propriedade da riqueza petrolífera para mãos estrangeiras”.

A estatal NOC está classificada entre as 25 maiores 100 companhias de petróleo do mundo. “O petróleo líbio é uma mina de ouro para os gigantes petrolíferos anglo-americanos. Embora o valor de mercado do petróleo bruto esteja atualmente pouco acima dos 100 dólares por barril, o custo do petróleo líbio é extremamente baixo”.

China e os objetivos geopolíticos

Além disto, a operação militar da Otan tem objetivos geopolíticos que pouco aparecem nos noticiários da mídia imperial. “Onze por cento das exportações de petróleo líbias são canalizadas para a China... A presença chinesa na África do Norte é considerada por Washington como uma intrusão... A campanha militar contra a Líbia pretende excluir a China desta região”.

Estas razões é que explicam a violência dos bombardeios da aliança militar dos países capitalistas – a Otan. Como alerta o escritor Michael Collon, o resto é pura manipulação midiática. “O problema é eles falam em ‘guerra humanitária’ e que gente de esquerda se deixa enganar. Seria melhor que lessem o que pensam os verdadeiros líderes dos EUA ao invés de olharem e assistirem a TV?”.

A “ingenuidade” dos cúmplices

“Escutem, a propósito dos bombardeios contra o Iraque, o célebre Alan Greenspan, durante muito tempo diretor da Reserva Federal dos EUA. Ele escreveu em suas memórias: ‘Sinto-me triste quando vejo que é politicamente incorreto reconhecer o que todo mundo sabe: a guerra no Iraque foi exclusivamente pelo petróleo’”. Collon critica a “ingenuidade” de certos setores da esquerda, que não aprenderam “nada sobre as falsidades humanitárias transmitidas pela mídia nas guerras precedentes”.

E cita o discurso de Obama para justificar os ataques à Líbia: “Conscientes dos riscos e das despesas da atividade militar, somos reticentes ao empregar a força para resolver os numerosos desafios do mundo. Mas quando os nossos interesses e valores estão em jogo, temos a responsabilidade de agir. Vistos os custos e riscos da intervenção, temos que calcular nossos interesses ante a necessidade de uma ação. A América tem um grande interesse estratégico em impedir que Kadafi derrote a oposição’”.

7 comentários:

LUIS disse...

Doutor Deodatinho eu tomei conhecimento que as duas brastemps de Boa Viagem fizeram um acordo para ficarem juntos. Um é a cara um do outro, vai ser o abraço dos afogados FERNANDO ASSEF E ARGEU VIEIRA. Lascou-se Boa Viagem.

CESAR disse...

e muito bonito e necessario que o meio de comunicaçao seja bem democratico mais esta democraciA de deixar o sampaio e suas desculpas sem eira nem beira nao e mais democracia e sim uma boba "PALHAÇADA"
NAO TEMOS ACESSO AOS ESTUDIOS DA LILI MAIS ACREDITO QUE O SAMPAIO VA PARA O PROGRAMA VESTIDO DE PALHAÇO

Anônimo disse...

EU OUVINDO HOJE O PROGRAMA LIBERDADE A VOZ DO POVO, PERCEBI O QUANTO É TRISTE A PESSOA QUE VIVE NA SOLIDÃO E QUE NÃO TEM MORAL COM SIGO PRÓPRIO.O ROBERTO SILVA QUE NÃO TEM MAIS O QUE FALAR PQ TA SUJO DEMAIS DESAFIANDO O SAMPAIO CHAMANDO AT´´´´´´É DE MENTIROSO!!! COMO O DINHEIRO FAZ MAL AS PESSOAS, UM VEM NÃO SABEMOS DE ONDE E NEM PRA QUE VEI E FICA DESAFIANDO OS DAQUI QUERENDO SER DONO DO MUNDO MAS TUDO PELO O DINHEIRO QUE ESTA GANHANDO E O SAPAIO QUE NÃO SE DAR O RESPEITO SÓ PORQUE ESTA GANHANDO ALGUM TROCADO DA PREFEITURA E SEM TER NECESSIDADE PQ O SAMPAIO NÃO É RICO MAS VIVE BEM E SER DESRESPEITADO E SE MOSTRAR QUE NÃO TA NEM AI!!! SAMPAIO RESPEITE AO MENOS A MEMORIA DA SUA MÃE QUE DEVE ESTAR DECEPCIONADA COM VC!!! NÃO TA VENDO QUE UM CARA DESSE LA NÃO SEI DAS CONTAS NÃO ME DESRESPEITAVA DESSSA MANEIRA!!! COMIGO ELE VOLTAVA BEM LIGEIRINHO LA POU PADRE CICERO DELE!!! TENHA MORAL SAMPAIO DEIXE DE SER TÃO PEQUENO!!!

Anônimo disse...

PROFESSORES DE TAUA EM GREVE PEDEM APOIO AO VICE-GOVERNADOR DOMINGOS FILHO PARA INTERNEDIAR O DIALOGO COM O GOVERNO DO ESTADO
SONHA ALICE!!!!!!!!!!!!!!!

ana lucia disse...

olá querido deodatinho. fiquei muito triste com a policia de nossa cidade. ontem na agronomando rangel centro um rapaz de aproximadamente uns quatorze anos, esse rapaz estava trabalhando fazendo cobrança. dai paou dois policiais parecendo dois bichos e abordaram o rapaz chamando o garoto de vagabundo e mandando ele encostat na parede. coitado ele ficou tão nervoso . gostaria de saber se o senhor algum dia vai ajudar nossa boa viagem a ser um lugar melhor de gente mais educada. esses policiais q estão aqui não conhecem os direitos humanops e colocam pessoas de bem numa situação vergonhosa. e com certeza por isso ficará o caso desse jovem que não é bandido mas foi tratado como tal. grande abraço da amiga ana lucia.

CARLOS ALBERTO disse...

SAMPAIO NAO PERDE A MORAL COM AS COISAS QUE ROBERTO SILVA FALA COM ELE, MAIS SIM COM O DESCARAMENTO DE DEFENDER O INDEFENSAVEL DE UMA PESSOA TAO DESCARADA, TAO CHEIO DE DEMAGOGIA COMO ESTE PREFEITINHO, ISSO SIM QUE E FALTA DE VERGONHA. MAIS O PIOR DE TUDO QUE NOSSA CIDADE ESTA ANDANDO PARA TRAZ, UM CIDADE QUE SEUS GONVERNANTES FESTEJAM COLOCAR TRAVES DE FERRO EM CAMPO DE FUTEBOL COMO SE FOSSE UMA GRANDE OBRA. ATENAÇO TAMBEM QUE LOGO LOGO MADALENA SUPERARA A NOSSA CIDADE.

Anônimo disse...

POBRE POVO SOFREDOR QUE É GOVERNADO POR UM LOUCO
QUE SE ACHA QUE É ALGUMA COISA.
APROVEITE SEU REINADO ESTÁ ACABANDO.