segunda-feira, 11 de março de 2013

QUEM MENTIU? QUEM RASGOU A CONSTITUIÇÃO? QUEM LEVOU À LONA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA?

O documentário "The revolution will not be televised" (A revolução não será televisionada), filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Briain, apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela. Os dois cineastas estavam na  Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo. 

Vídeo com legendas em português http://www.youtube.com/watch?v=_DvqSnSUTt0 __. __._,_.___

Que belíssima lição de politização e de bravura democrática deu o povo venezuelano, em abril de 2002, enxotando os golpistas do palácio Mira Flores e recolocando o presidente democraticamente eleito de volta ao poder. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Igreja comprou apartamentos de luxo em prédio que abriga sauna gay.
Com apenas um dia para o início do conclave, em que será definido o nome que assumirá o posto de Bento 16 após sua renúncia, foi descoberto um investimento um tanto incomum da Igreja Católica. De acordo com o jornal britânico “The Independent”, a instituição religiosa gastou 23 milhões de euros em apartamentos de um prédio que abriga nada menos que a maior sauna gay da Europa.

Anônimo disse...

O cardeal que mais deve suar devido à proximidade com o local é Ivan Dias, chefe da Congregação para Evangelização dos Povos, de 76 anos de idade. O religioso, que participará do conclave a partir de terça-feira (12) ao lado de seus colegas, mora no mesmo andar onde funciona a sauna.
A descoberta aparece em um momento delicado para a Igreja, que ainda se recupera de especulações a respeito da renúncia de Bento 16. Chegou a ser dito que a renúncia do teólogo alemão ocorreu devido à presença de cardeais homossexuais dentro do Vaticano. O prédio abriga pelo menos 18 apartamentos resididos por cardeais, responsáveis pela escolha do novo papa.
A imprensa local ainda apurou que o investimento no imóvel, realizado em 2008 pelo cardeal Tarcisio Bertone, foi feito graças a generosos benefícios fiscais recebidos pela Igreja Católica durante o governo de Silvio Berlusconi. A propriedade é reconhecida como parte da Cidade Santa.


Anônimo disse...

Manifestantes exigindo um papel maior para as mulheres na Igreja Católica acenderam uma chama de fumaça rosa em uma colina do Vaticano na terça-feira, enquanto começava um conclave só com homens que irá escolher o próximo papa.

Anônimo disse...

Em carta aberta aos presidentes e dirigentes das Igrejas Evangélicas do Brasil, mais de 100 líderes protestantes de todo o país afirmam que foi ilegítima a escolha do deputado pastor Marco Feliciano para dirigir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Anônimo disse...

Atenção, gente! Hoje a deputada Luiza Erundina (PSB) está apresentando a petição do Avaaz com 363.600 assinaturas contra a eleição de Marco Feliciano para presi...dente da CDHM da Câmara, na reunião da Frente Parlamentar de Defesa da Dignidade Humana e contra a Violação de Direitos. Esta reunião aconteceu no Plenário 16, anexo II da Câmara.

Anônimo disse...

A onda de protestos que antecedeu a eleição do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC/SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deveria ter sido suficiente para que seu nome fosse imediatamente retirado do pleito.

Para o Cimi, a manutenção do nome e a eleição de Marco Feliciano não se justificam, mas se explicam pela determinação de se cumprir acordos pré-estabelecidos entre forças conservadoras e fundamentalistas, de diferentes matizes, presentes e fortalecidas no Congresso Nacional – ao contrário dos grupos que tradicionalmente buscam defesas e garantias de direitos e afirmação na Comissão de Direitos Humanos.

A aliança umbilical entre as bancadas evangélica e ruralista vem sendo observada há mais tempo e foi sacramentada com a eleição de Feliciano. A presença de deputados ruralistas na primeira seção convocada para a eleição do novo presidente da comissão, bem conhecidos dos povos indígenas e seus aliados por ocasião da aprovação da admissibilidade da PEC 215/00, em 2012, não deixa dúvidas de que eleição de Feliciano resulta de acordo entre estas duas bancadas.

Anônimo disse...

Para o Cimi é evidente que um dos objetivos centrais de tal acordo é o de bloquear o acesso e a acolhida dos povos indígenas, quilombolas, dentre outros setores, e suas reivindicações na Câmara dos Deputados, a fim de facilitar o trabalho dos ruralistas em torno de suas prioridades para 2013, entre elas a aprovação da PEC 215/00, que transfere o poder de decisão sobre a demarcação de terras indígenas, titulação de terras quilombolas e criação de novas unidades de conservação ambiental do Executivo para o Legislativo, o arquivamento do PL 3571/08, que cria o Conselho Nacional de Política Indigenista, e a descaracterização do conceito de trabalho escravo no Brasil.

O Cimi entende que a chegada do PSC e de Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e a eleição do Senador Blairo Maggi (PR/MT), ruralista aliado de Dilma e muitas vezes elogiado por Lula, para a presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado não é coincidência. Para os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, camponeses, homossexuais, mulheres, negros, vítimas da ditadura militar, trabalhadores em situação análoga à escravidão, familiares de vítimas de grupos policiais de extermínio e defensores do meio ambiente as duas Comissões eram importantes trincheiras institucionais na defesa de seus direitos.

O rompimento da tradicional hegemonia das forças progressistas nestas Comissões revela o fortalecimento de forças conservadoras, fundamentalistas e, portanto, de direita, no tabuleiro social e político brasileiro. As eleições de Feliciano e Maggi refletem simbolicamente no Legislativo a aproximação entre a presidenta Dilma Rousseff e a senadora Kátia Abreu no Executivo. Fica evidente que a ascensão destas forças de direita vem sendo alimentada e subsidiada pelas opções político-econômicas do governo brasileiro e dos principais partidos que lhe dão sustentação.

O Cimi manifesta preocupação com o processo de fortalecimento das forças conservadoras e fundamentalistas no Brasil, o que reforça a necessidade de que os setores que têm seus direitos atacados se articulem e voltem a se manifestar publicamente em todas as esferas.