terça-feira, 19 de março de 2013

BOTANDO OS PINGOS NOS IS... OU NÃO DAI A JOSÉ O QUE NÃO É DE JOSÉ!


SÃO JOSÉ 19/03/2013

Para cientistas, dia de São José não tem relação direta com inverno

Para meteorologistas, o dia de São José não deverá ser definidora da quadra chuvosa. Em 2012, ano de seca, Funceme registrou chuvas em muitas cidades no dia 19 de março
EVILÁZIO BEZERRA
Ao contrário do que indica a crença popular, chuvas de 19 de março, se vierem, nem sempre caracterizam o inverno

Os meteorologistas mandam um aviso alentador aos agricultores: a esperança de uma quadra chuvosa frutífera não precisa se acabar se hoje, no dia de São José, não houver chuvas pelo Ceará. Especialistas afirmam que não há relação entre a quantidade das chuvas no Estado e as precipitações que caem especificamente no dia 19 de março.
Não é possível fazer essa relação, porque os sistemas meteorológicos são mutáveis e não se reproduzem de maneira igual, afirma a meteorologista Raiane Araújo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No ano de 2011, por exemplo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 43 postos de coleta do órgão, espalhados por cidades do Interior e na Capital; em 2012, foram 124 postos com chuva. Em 2011, a quadra foi um pouco acima da média, enquanto o ano passado deixou a marca desagradável da seca, uma das piores das últimas décadas.
Não é à toa que a crença tenha se estabelecido entorno de um dia do mês de março. O mês é um dos historicamente mais chuvosos do ano. “Há sempre uma probabilidade muito alta de que chova no dia 19 por ser um dia inserido quase no meio da quadra”, diz a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes.

Equinócio

A previsão para o dia de São José é céu de parcialmente nublado a claro com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado devido a um vórtice ciclônico de ar superior (VCAS), fenômeno atmosférico de baixa previsibilidade e que está mais relacionado às chuvas de pré-estação do que ao sistema climático que provoca precipitações na quadra chuvosa.

As condições para o fenômeno efetivamente causador da quadra chuvosa, a zona de convergência intertropical, estão desfavoráveis, porque a bacia do Atlântico Sul está com temperaturas neutras em suas águas - caso o ambiente fosse mais propício, a temperatura deveria estar maior. Por conta disso, a zona tem procurado temperaturas mais quentes da bacia do Atlântico Norte.
Com o dia de São José se aproxima também um fenômeno conhecido por equinócio e que não é benéfico para os agricultores. O primeiro equinócio do ano acontece entre os dias 20 e 21 de março.

Em linhas gerais, é a passagem da incidência solar mais intensa do hemisfério sul para o hemisfério norte. Assim, a probabilidade é de que as águas aqueçam ainda mais ao norte, diminuindo a força e a permanência das chuvas no Nordeste brasileiro.
ENTENDA A NOTÍCIA
A disputa entre sabedoria popular e conhecimento científico aqui no Ceará se dá de modo intenso no ambiente meteorológico: cientistas negam relação entre dia de São José e qualidade da quadra chuvosa.

Saiba mais
O prognóstico climático para a quadra chuvosa do Estado é atualizado mensalmente.
 Órgãos responsáveis pela previsão - como a Funceme, o Inpe e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - devem se reunir próxima para estudar o ambiente.

No primeiro prognóstico, divulgado no final de janeiro, às vésperas de começar a quadra chuvosa, a Funceme previa 45% de chances de que as precipitações fossem abaixo da média história.
 O segundo prognóstico, mais otimista, previa que as chuvas fossem um pouco mais generosas: as chances eram de 40% para chuvas abaixo da média.

Nos últimos dias, voltou a chover de modo mais abrangente. Foram registradas chuvas em 50 cidades do Ceará
.

6 comentários:

Anônimo disse...


A galera tá acampada lá em frente ao Congresso Nacional, pedindo pela renúncia de Marco Feliciano!!

"estamos acampados em frente ao congresso em defesa dos direitos humanos. compartilhe a foto e venha fazer parte dessa revolução! tem como estacionar na alameda dos estados (onde ficam as bandeiras em frente ao congresso). ainda tem vaga nas barracas pra 5 pessoas mas se vc vier com a sua barraca, melhor ainda. passar aqui pra dar uma força só tb tá valendo." Foi a mensagem enviada por uma das manifestantes que está lá!


...

Anônimo disse...


A galera tá acampada lá em frente ao Congresso Nacional, pedindo pela renúncia de Marco Feliciano!!

"estamos acampados em frente ao congresso em defesa dos direitos humanos. compartilhe a foto e venha fazer parte dessa revolução! tem como estacionar na alameda dos estados (onde ficam as bandeiras em frente ao congresso). ainda tem vaga nas barracas pra 5 pessoas mas se vc vier com a sua barraca, melhor ainda. passar aqui pra dar uma força só tb tá valendo." Foi a mensagem enviada por uma das manifestantes que está lá!


...

Anônimo disse...

"Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor."

Desmond Tutu

Anônimo disse...

Funcionários deixam Comissão de Direitos Humanos em protesto a Feliciano. Dos 19 servidores que trabalhavam na comissão da Câmara, só dois ficaram. Quem não pediu para sair, foi dispensado.

Anônimo disse...

Itaú, Halls e Coca-Cola são algumas das empresas que apoiam o casamento igualitário.

ao joão disse...

Se as brasileiras são conhecidas pelo mundo por ousar na hora da depilação, as marcas não ficam atrás e têm lançado produtos para quem gosta de inovar ainda mais: é a chamada depilação artística, que consiste em moldes, tatuagens e aplicações para a depilação dos pelos da virilha.

Os moldes, por exemplo, podem ter diferentes formatos, mas devem ser utilizados por profissionais, e não em casa, já que requerem depilação com cera quente. “A depilação deve continuar sendo feito de acordo com o crescimento dos pelos”, explica Ana Ribeiro, coordenadora técnica da marca Depil Bella, que comercializa os produtos. “O molde é adesivo, para ajudar na fixação e precisão do desenho durante o processo de remoção dos pelos”, explica ela.

Há ainda quem opte por utilizar hena e tintas atóxicas para fazer as chamadas “tatuagens íntimas” – desenhos temporários que, em geral, remetem a temas sensuais. Segundo a coordenadora técnica Aline Santos, já é comum que se use henna , do mesmo tipo usado em sobrancelhas, ou géis atópicos para a pele.

Para fazer em casa, o mais indicado são os adesivos, vendidos por algumas marcas especializadas em depilação, que podem ser removidos com água quente.

Ficou em dúvida se tem alguma restrição? Segundo Aline, os moldes não interferem em nada: “Como no processo de depilação convencional, o procedimento pode ser feito em qualquer pessoa – desde que esteja com a pele íntegra”.

Quatro dicas para quem quer fazer a depilação artística

Usando o molde, ainda é preciso tomar todos os cuidados de uma depilação comum: higienizar a região, depilar no sentido do crescimento dos pelos e aplicar óleo removedor e gel calmante depois.
Use sempre produtos antialérgicos, já que a pele dessa região é sensível.
Procure uma profissional: em casa é difícil conseguir bons resultados, dizem as marcas.
Se seus pelos forem ralos, o desenho pode não ficar perfeito, mesmo usando o molde para depilação artística. Nesse caso, a aplicação de henna pode ajudar a definir o contorno.