Concorrência não faltava à diretora-superintendente da Folha de S.Paulo e presidente recém-reeleita da ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Mas o fator decisivo para a “vitória” de Judith foi sua confissão de que hoje a grande mídia — e não o PSDB ou o DEM — é que realmente desempenha o papel de oposição ao governo Lula. Com Judith, o chamado PiG (Partido da Imprensa Golpista) mostrou, sem cerimônias, sua verdadeira face.
Diversidade
A resistência à mídia hegemônica e a oposição ao ideário direitista de Serra são pontos consensuais num Encontro que, contraditoriamente, demonstrou e enalteceu a diversidade da blogosfera, bem como seu caráter democrático. Nem todos os participantes são de blogs que se debruçam sobre as eleições presidenciais ou os abusos da grande imprensa. É o caso de Débora Maria da Silva, líder do movimento Mães de Maio.
À frente de um blog que leva o mesmo nome de seu movimento, a ativista aderiu à mídia alternativa devido aos acontecimentos que abalaram o estado em maio de 2006. Em retaliação à ofensiva do PCC (Primeiro Comando da Capital) sobre o sistema penitenciário e policial no estado, agentes de segurança exterminaram 562 pessoas naquele mês – “mais do que a ditadura” liquidou em 21 anos. Uma das vítimas, lembra Débora, foi uma mulher grávida que estava a três dias de fazer cesariana.
“São Paulo é um estado capitalista e autoritário”, denunciou Débora, ao lado de Nassif e PHA, na mesa de abertura do Encontro. Segundo ela, é à blogosfera que os movimentos devem recorrer para lançar seus pontos de vista e tentar sensibilizar a opinião pública. “O blog é um espaço democrático para nos manifestarmos. Não podemos deixar que barrem o direito de pensar do brasileiro, e a luta só se ganha com pressão.”
Triunfo do campo de cá
Segundo Nassif, essa guerra acabou – com triunfo do campo progressista. “É o fim de um de um ciclo em que a mídia se tornou uma máquina de triturar reputações. O que nos uniu foi a luta monumental contra a ultradireita, para garantir os direitos básicos da sociedade civil”, afirma. “Vem um grande país pela frente, e nós temos o orgulho de dizer que participamos dessa construção.”
Já Paulo Henrique Amorim acredita que, apesar da “derrota fragorosa de Serra”, a grande mídia segue poderosa e influente. “Temos pela frente uma batalha pela liberdade de expressão. O PiG resiste, tem bala na agulha e vai resistir. Nós temos de lutar contra ele”, discursou.
A seu ver, o enfrentamento requer financiamento e resultados práticos. “Não podemos ser uma indústria que não encontra seus mecanismos de sustentação financeira”, diz PHA. As verbas, segundo ele, servirão para pagar eventuais advogados – mas também para buscar a notícia em primeira mão. “Os blogs precisam informar. Opinião não ganha jogo. O que ganha jogo é a informação.”
9 comentários:
Eu voto no Tasso e ningu[m esse voto, mas eu voto também no Pimentel para senador porque ele foi um grande ministro da previdência. Esse Eunício é um aproveitador e dá cobnertura aos esquemas podres de Boa Viagem. Esse pessoal do PT e do PSDB deviam era se unir para eleger dois melhores para o senador. Eu tou PimenTasso.
o CID esta na mão dos prefeitos e lideranças em busca de voto para sua reeleição e se falar grosso sobre Pimemtel corre o risco de rodar.oH COISA BOA
Quem quizer saber quem o tal de galeguim é bom ler o jornal da TRIBUNA DA IMPRENSA. O usto dejatinho pago com dinheiro público é fichinha. Alguém aí num sabe quem foi que andou perto de quebrar o BNB? TASSO NUNCA MAIS.
Eu sou petista e acho que o PT errou em não apresentar um apresentado um candidato. O PMDB nao tem confiança, são ums trairas. Depois do comício da traição em Iguatu mudei meu voto agora só voto para senador no Pimentel e vou pensar em votar no candidato do Partido Comunista.
valeu joãozinho
Quero aqui registrar o ocorrido no dia 25/08/10 à noite no Colégio Melo Cavalcante, horário em que funciona a faculdade onde alguns marginais usavam drogas ao lado do colégio e faziam atos que insinuavam que iam invadir o colégio quando foi chamada a Policia que simplesmente os revistou e mandou-os que fossem embora. Por volta das 20:40h foram atiradas para dentro das dependências do colégio mais especificamente no corredor duas BOMBAS caseiras causando um incêndio, onde os alunos sairam apavorados e até passaram mal que chegou ai ir no Hospital graças a Deus não aconteceu algo pior, pois jogaram as bombas na intenção que entrasse nas salas, a Policia foi acionada mais uma vez e só foi ate o local por que a Diretora e Dona do Colégio Foi la na delegacia Busca-la, chegando muito tempo depois e ainda tiveram a cara de pau de dizer que foi nada. como não foi nada e se acerta alguém e o pior é que a Policia sabe que fez isso.
Fica a pergunta:
Ja que sabem quem fez isso por que a policia não prende?
Nos alunos e toda a população de Boa Viagem queremo ou melhor merecemos uma policia de verdade e não uma Policia faz de conta que se mistura com os bandidos e traficantes.
Agente não sabe mais quem é bandido e que é traficante.
Entrincheirados
...
Casa santa
É casamata
Que encanta
Ao deus que mata
...
Espreita em seu covil
A horda desalmada
A inocente, infantil
Alma desarmada
...
De crime não cometido
Tornaram-me o réu
Se ateu sou pervertido
Não entrarei no céu
...
REALMENTE ESTE POLICIAS JA TERIAM QUE TER MUDADO POIS E SABIDO POR TODOS DA AMIZADE ENTRE TRAFICANTES COM POLICIAIS, TEM BARES AQUI QUE TODOS SABEMOS QUE E BOCA ELES SABEM, LIGAM SOM A TODA ALTURA QUANDO LIGAMOS ELES, QUANDO FALAMOS ONDE E O BAR, LA ELES NEM APARECEM, POR QUE SERA?
REALMENTE ESTE POLICIAS JA TERIAM QUE TER MUDADO POIS E SABIDO POR TODOS DA AMIZADE ENTRE TRAFICANTES COM POLICIAIS, TEM BARES AQUI QUE TODOS SABEMOS QUE E BOCA ELES SABEM, LIGAM SOM A TODA ALTURA QUANDO LIGAMOS ELES, QUANDO FALAMOS ONDE E O BAR, LA ELES NEM APARECEM, POR QUE SERA?
Postar um comentário