sábado, 13 de março de 2010

PROFESSOR MOURÃO: ACRESCENTE AÍ A IMORALIDADE DOS SALÁRIOS PÚBLICOS SEM TRABALHO.

O que tem a ver o Caso Arruda, os escândalos financeiros e o assassinato da empresária?Publicado: 13 de março de 2010 às 10:41 Autor: Eliomar de Lima
O professor Antônio Mourão Cavalcante escreve artigo no O POVO deste sábado sinalizando que casos como escândalos financeiros, roubos e até assassinatos como o da empresária Marcela Montenegro são resultados de uma mesma matriz: todos querem levar vantagem em tudo. Confira:
“Não tenho dados estatísticos precisos, mas creio não estar errado quando afirmo que morre mais gente de forma violenta em Fortaleza, do que em Bagdá, capital do Iraque. Todos os dias somos assustados com novos acontecimentos. Parece um pesadelo sem fim. Ninguém sabe quem será a próxima vítima…
Não quero, nesse espaço, conduzir-me pela busca de culpados, apontando o dedo para aquele que deveria ser condenado. Isto é pouco producente. Prefiro entender de modo plural: somos uma sociedade doente. Assim como falamos, na Psiquiatria, em indivíduo esquizofrênico, depressivo ou psicopata; o mesmo podemos afirmar em relação a determinadas sociedades. Estamos enfermos. Somos uma sociedade que se dilacera. Uma nação que se autodestrói todos os dias. Por isso, não é exagero afirmar: estamos socialmente enfermos…
Existiram saídas? De imediato pensamos na polícia como solução. Mas, ela parece totalmente perdida. Não tem bíceps (músculos, força, repressão), nem tem neurônios (inteligência, dissuasão, comunicação, prevenção). Atordoada, não sabe como reagir. Ou ainda, os fatos sufocam a competência.
A longo prazo, torna-se imperativo construir um novo pacto social. O crime em que foi assassinada a jovem empresária tem uma mesma matriz que o caso do Governador de Brasília e dos dólares na cueca. Fazem parte da mesma tendência de afrouxamento e oportunismo que escolhemos como princípio fundador das nossas relações sociais. “O importante é levar vantagem em tudo.“ A vida perdeu seu valor. Tudo é absolutamente descartável e subornável. Otário é quem não tira proveito… Entre o honesto e o esperto, escolhemos a malandragem.
Mas, nem a aplicação das leis basta. Modificar a idade limite de ser menor é uma falsa questão. Resolve mais ter escola. Resolve mais os que erram serem punidos. Resolve mais termos um conjunto de regras e normas que emanam da Ética e não do oportunismo eleitoral. Onde as políticas públicas não respondem ao interesse coletivo, mas ao andamento das pesquisas.
Está na hora de entendermos que assim não dá. De repente, a esperteza vira um bicho e engole todos nós …
Antonio Mourão Cavalcante – Médico e antropólogo. Professor universitárioa_mourao@hotmail.com

21 comentários:

CLAUDIO disse...

tEM GENTE QUE É ABESTADO OU QUER FAZER A GENTE DE ABESTADO. ESSA PESSOA QUE FALOU QUE A ESCULHAMBAÇÃO DAS PESSOAS QUE GANHAM DINHEIRO PÚBLICO SEM TRABALHAR RETIRA O FOCO DAS MALUQUIXES DO FERNANDO ASSEF. SERÁ QUE ESSA PESSOA TÁ É QUERENDO TIRAR O PREFEITO DA RESPONSABILIDADE QUE ELE TAMBÉM TAMBÉM POR ESSA PATIFARIA? ELE TEM SIM, POIS FAZ PARTE DO ESQUEMA DO MARCOS CALS E TEM DUAS FILHAS NA LISTA IMORAL.

Anônimo disse...

Você sabe qual é o cúmulo do cinismo?

É ver o prefeito de Boa Viagem de pés descalços e de calção no estádio dando uma de populista para enganar os bestas e desfaçar o seu riquíssimo patrimônio: Casas de luxo, Apartamentos na beira-mar, carros importados, fazendas, muito dinheiro no banco e muito mais.
só vendo prá crer.


Milhões, milhões, milhões...!!!

Anônimo disse...

uma matéria dando conta de que não está havendo repasses de verbas para o Hospital da Mulher (iniciado em 2008) por conta da falta de prestação de contas das parcelas já repassadas. Olha, e o que faz então a oordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura? Um asimple prestação de contas inviabiliza a continuidade de repasses das outras parcelas. Vai ver que é porque o comandante dos tais "projetos especiais" vivie na rota Fortaleza/Brasília/RJ/SÃO PAULO, e fica sem tempo de apresentar as prestações de contas. Enquanto isso, o governo do estado estará concluindo ainda em 2010 a construção do hospital regional do Cariri, orçado em mais de R$ 140.000.000,00 (mais do que o dobro do hospital da mulher), e olhem que a obra teve início em 2009 e já será concluída em menos de doze meses. Quanta diferença!

Anônimo disse...

IMORALIDADE MESMO PARA VALER, É ESCONDER O NOME DOS PARENTES E NÃO PUBLICAR PARA OS OUTROS LER.

KARLA LETÍCIA, PÉSSIMO CARÁTER, ZÉ CÂNDIDO TEU PADRINHO, TEM NOJO A POBRES, ENGANOU TEU PAI, TOMOU UMA FAZENDA DELE POR DÍVIDA DE CAMPANHA DE 1962. O SAMPAIO SABE DE TUDO ISSO.

O PRÓPRIO ZÉ CÂNDIDO, NUNCA VOTOU EM DEODATO PARA NADA, PELO CONTRÁRIO, FAZIA ERA TIRAR VOTOS PARA DAR AO DR. SÉRGIO. BELO TIO E PADRINHO VC TEM.

AGORA VEM UMA MOÇA DESSAS, VIR A PÚBLICO RETIRAR A LAMA DA FAMÍLIA RAMALHO, FREITAS E SOARES.

DESSE JEITO O BLOG VAI MUITO MAL, ESTÁ SENDO TENDENCIOSO, PATERNALISTA E FAMILIAR AO EXTREMO.

Anônimo disse...

Como foi o jogo?

Anônimo disse...

O Guarany começou melhor a partida. Com toque de bola envolvente o time chegava com facilidade ao gol adversário. Aos 17 minutos numa troca de passes envolventes na área adversária, Márcio Carioca rolou a bola para Clodoaldo que chutou no canto do goleiro abrindo o placar para o Cacique do Vale: Guarany 1 x 0.
O Guarany ainda teve a chance de ampliar o placar com o atacante Márcio Carioca que arrancou do meio campo e conduziu a bola até a grande área adversária, chutando forte para a defesa do goleiro Gato.
No segundo tempo o Guarany voltou melhor e pressionou o adversário que resistiu até os 39 minutos, quando Wanderley ampliou o marcador numa bela cobrança de falta: 2 x 1. Nos minutos finais o bugre acabou cedendo o empate aos 44 minutos.
Com o empate o Guarany soma dez pontos e continua liderando o returno do estadual.

Anônimo disse...

Você queria que ele fosse como para o jogo de paletó e gravata? kkkkkk...
Ele tá é certo. quem manda ele ser gostozão.
voCê aguenta aquelas coxas gostoza...

Raquel Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Recomendo aos amigos, Pastor Rodolfo para o conselho tutelar.

abrços em todos.

Anônimo disse...

Que pena Clara Pinto você perdeu seu emprego de comentarista da Radio Liberdade.kkkkkk
Eu sabia quesua saia debaixo dos peitos e o seu salto,só podia ser uma marajá mesmo.kkkkkk...

CLAUDINHA disse...

Arre égua tem gosto prá tudo. Chamar aquele bolofó que mais parece um saco de batata de fofo é dose prá leão.

Anônimo disse...

O que eu queria mesmo é que ele devolvesse pelo menos 5% (cinco porcento) do que já embolsou. Daria para fazer tantas casas populares para quem não têm moradia.

Anônimo disse...

Raquel qual é sua função na prefeitura?!!
Não me diga que você é mais uma que recebe sem trabalhar?!!

Anônimo disse...

Pastor Rodolfo gostei muito do seu pronunciamento na câmara municipal de Boa Viagem.

Anônimo disse...

Uma homenagem ao Prefeito e aos Vereadores de Boa Viagem.
Dinheiro não é tudo mais é sem porcento

2 mais 2 são 4
Que gente besta não conta
É sabido se atrapalha
Legal que só!
Entrar na vida legislativa em Boa Viagem Puxar o trem com a caneta
(De trás pra frente)
Cheio de parentes, de agregados,
De aderentes, etc. e tal
2 mais 2 nunca é 4
Segunda-feira de manhã
1000 meu com 1000 seu é a comissão
Que o tesoureiro se assusta
Mas passa o recibo
Diz que não está por dentro e tira 10%
Legal que só!
Entrar pra vida legislativa em Boa Viagem.
Pra me eleger
Posso contar, humildemente
Com meus parentes, meus agregados,
Meus aderentes, com os bestas e depois tchau!

Anônimo disse...

O prefeito de Boa Viagem só vai descansar quando encher a cidade de moradores de rua e a violência ficar cada dia mais acentuada. As únicas ações que esse rapaz faz é para o aumento do consumo de bebida alcóolica.

Anônimo disse...

E agora Argileu onde anda você.

CIDADÃO 2010 disse...

BNB prorroga renegociação das dívidas agrícolas até o fim de maio
Os produtores que quiseram obter custeio agrícola para a safra deste ano precisam renegociar débitos


O superintendente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)/Banco do Nordeste do Brasil, Luís Sérgio Farias, informou, nesta segunda-feira, 15, que a Instituição prorrogou, até o fim de maio próximo, o prazo para renegociar dívidas dos pequenos, médios e grandes produtores ruais da região.

Ele não informou quanto já foi abatido da dívida que teve duas prorrogações de prazo de negociações, mas garantiu que os benefícios oferecidos são satisfatórios – parcelamentos e juros baixos.

Luís Sérgio lembrou que os produtores que quiseram obter custeio agrícola para a safra deste ano precisam renegociar débitos. O BNB vai aplicar R$ 1,15 bilhão em custeio agrícola neste ano, devendo atender cerca de 500 mil produtores rurais, acentua Farias.

CIDADÃO disse...

EU VOTO PARA O CONSELHO TUTELAR NO José Matias Carneiro Neto, Nº 14. ELE É FILHO DO PRESIDENTE DO SINTRAF SERTÃO CENTRAL I, O NONATO DAS LAGES DO ROGÉRIO. SINDICATO QUE EM POUCO MAIS DE 3 ANOS DE EXISTÊNCIA JÁ CONSTRUIU EM BOA VIAGEM 19 CASAS PARA SEUS FILIADOS E ESTÁ COM PROJETO EM PAUTA PARA NOVAS CONSTRUÇÕES.

VOTE 14. PARA O CONSELHO TUTELAR TER UM REPRESENTANTE DO HOMEM DO CAMPO.

VOTE 14.

Leitora disse...

Gostaria de saber como poderemos enviar para o Programa Comando 22 e TV Verdes Mares, bem como para a Assembleia Legislativa. Isso tem que ser divulgada a nivel nacional. Vamos nos unir para a divulgação dessa rede de corrupção em nossa terra querida. Avante Boa Viagem!!!!

Anônimo disse...

Eu não voto em ninguém nesse Conselho Tutelar!!!!!!!! è só de faxada. Ninguém vê atuação.