sábado, 13 de março de 2010

A TIBIEZA DO PSDB.


Política - JORNAL O POVO.
Os contras e os prós dos resmungos de Ciro Gomes
Erivaldo Carvalho - erivaldo@opovo.com.br13 Mar 2010 - 00h39min
Praticamente virou bandeira do pré-presidenciável do PSB, Ciro Gomes. Sempre que tem oportunidade, o deputado federal solta os brados contra a sinalização de aliança entre PT e PMDB para a sucessão do presidente Lula. Especificamente, contra a determinação da cúpula nacional petista, que decidiu recentemente tratar com mão de ferro a parceria nos estados, impondo a qualquer preço a montagem de palanques com os aliados peemedebistas. Como argumento principal, Ciro cita interesses supostamente escusos que uniriam as duas forças políticas, cujos objetivos mútuos seriam a reprodução do poder pelo poder. Para ilustrar, Ciro costuma citar os estados de Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul, onde já há nomes definidos para os governos estaduais, por parte do PT e PMDB. Mas que, em nome do projeto Dilma-2010, tais definições estão sofrendo pressões nacionais para serem revistas. Em princípio, procede a avaliação do representante do PSB. Afinal de contas, pelos pontos alegados por ele, não se sustentaria, moralmente, uma aliança na base do simples toma lá dá cá. Do tipo: ``PT, fique com o meu tempo de rádio e TV, que lá na frente nós peemedebistas cobraremos a fatura em ministérios, cargos e verbas``.
Há, pelo menos, dois pontos a destacar. Primeiro: sempre se lamentou que no Brasil são muito precários os projetos políticos a partir de partidos efetivamente nacionais. Que as siglas são meramente cartoriais, regionalizadas e que, grosso modo, nos períodos eleitorais, pendem para onde seus donos terão mais vantagens. Não seria essa, mesmo se considerando os argumentos de Ciro Gomes, uma oportunidade de se tentar começar a mudar isso? O segundo ponto envolve diretamente o próprio contexto em que o pré-presidenciável do PSB faz restrições aos arranjos PT-PMDB nos estados: com exceção do partido ao qual é atualmente filiado, Ciro está só. Isolado. Vacilantes, o PSB e o deputado viram, em brancas nuvens, a coalizão pró-Dilma formar-se. É de se supor que quem assistiu a isso, inerte, de camarote, tenha lá seus motivos para resmungar. Um extra: notem que Ciro nunca fechou a porta para o PMDB.
SINAL VERDE PRESSIONA PT
A propósito de interesses nacionais sobrepondo-se aos locais & ou vice-versa -, o Ceará vai consolidando suas peculiaridades nestas eleições. Além do fator Ciro Gomes, que deverá ter impactos diretos na formação do palanque do irmão pré-candidato à reeleição, governador Cid Gomes, principalmente na hipótese de Ciro sair candidato, esta semana assistimos a mais um desdobramento relevante na disputa para o Senado. O POVO, terça-feira, dia 9: ``PSDB acatará decisão de Tasso``. Pelo que disse o secretário-geral nacional tucano, deputado Rodrigo de Castro (MG), o senador cearense, que pleiteia a reeleição, tem sinal verde para fechar alianças locais, independentemente da disputa presidencial. O que significa isso? Que ficou mais próximo um acordo, formal ou não, envolvendo o governador e o senador. Tasso quer, Cid aceita e o PSDB libera. A repercussão direta da posição do secretário-geral do PSDB recai sobre o PT, que faz força para renovar a vice-governadoria e emplacar uma candidatura ao Senado. Tanto que o partido vive forçando para os tucanos brigarem com o Palácio Iracema. A pressão sobre os petistas ocorre, também e principalmente, por conta do mais sólido compromisso do governador até aqui: carregar o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) debaixo do braço, fazendo-o senador.
MELHOR DO QUE MARCAR POSIÇÃO
Do ponto de vista do pragmatismo político, é uma decisão inteligente deixar o caminho aberto para Tasso fechar com Cid. Argumentos contrários apontam que uma aliança entre os dois anularia um palanque para o presidenciável tucano no Ceará. E daí? Pelos atuais números de aprovação do governo Lula na região Nordeste e no Estado do Ceará & o que significa um potencial de crescimento da candidatura Dilma -, seria puro desperdício uma candidatura do PSDB ao Governo do Estado. Para o tucanato nacional, é muito mais valiosa uma cadeira na próxima legislatura em Brasília ocupada por um nome de peso, como Tasso, do que uma candidatura local, em um Estado periférico como o nosso, apenas para cumprir tabela. Apenas para marcar posição. Resta saber se, uma vez fechada essa ``coligação branca`` para o Senado incluindo Tasso, qual o raio de abrangência de tal acerto. Como ficariam os compromissos para a corrida visando às cadeiras na Assembleia Legislativa, por exemplo? Lembremos de que um terço do legislativo cearense é formado, atualmente, por deputados tucanos & todos reverenciadores do senador tucano. Com uma provável bancada muito menor, o partido terá muito menos poder de fogo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Alvanir na campanha passada seu lema era "Vote em mim que eu estou desempregada".
Agora que toda sua família esta recebendo da prefeitura sem se quer ter a necessidade de cumprir a carga horária como os outro funcionários da prefeitura, como os seus filhos faz.
Qual vai ser o seu lema agora?!!

Anônimo disse...

O próprio Prefeito municipal de Boa Viagem fernando assef faz uma política claramente a favor dos donos de bares desta cidade.
Eles violam a lei do silêncio, ocupam espaço público, vendem bebida a menores.
Propiciam até ambiente para consumo de drogas.

Qual é a opinião dos candidatos a conselheiro municipal sobre este assunto?

Anônimo disse...

Pessoal não vão no queixo da alvanir isso é uma malaca.
Cria dos assef, não vale o que o gato enterra.

MARIA EDUARDA disse...

O conselho tutelar de Boa Viagem e Igualzinho a peito em HOMEM nao serve para nada, quando e o final de semana os bares e este maldito forro do real esta cheinho de menores bebendo, fumando e cheirando e os conselheiros que nao estao na farra tambem estao em casa e nada fazem por isso eu digo: VOTAR EM CONSELHO TUTELAR NEM MORTA.

Anônimo disse...

Mais esta Alvanir e um desastre como ser humano, falou um besterol que melhor seria se ela não tivesse ido para a entrevista, a mesma alegou que estava com dor de cabeça.Quer dizer que vc não suporta saber que tem mães dormindo enquantos os filhos estão soltos nas ruas, bebendo, se drogrando, se prostituindo? mei Deus e muito hipocrisia.

Anônimo disse...

Voces sabiam que o Prefeito fez uma reunião com os Secretarios e foi logo dizendo que sua candidata ao CT era a Alvanir? Meus Deus. Prefeito, vai procurar o que fazer no nosso municipio (saúde, educação, infra, enfim, todas estão de mal a pior) deixe o povo decidir.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Esta semana o governador de São Paulo, José Serra, colocou a polícia para espancar os professores em greve. A greve é legítima por melhores salários, está dentro da nossa constituição. É este monstro que quer ser Presidente da República.

Esta semana sairá uma nova pesquisa para a corrida presidencial. Os tucanos vão ter uma grande surpresa. Aguardem!!

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Comentário feito pelo Prof Alfredo Carlos.

abrços em todos.

Anônimo disse...

a droga em boa viagem é muito grave,eu acho que é caso de intervenção federal,policia federal para prender esses mafiosos que estão em nossa cidade,as dorgas tomou conta da cidade,do interior do nosso municipio,tem casos comprovados de menores se drogando na zona rural,pais de familia sendo ameasados,pessoas levando tiros pelas costas para serem asaltados,(esse fato aconteceu no distrito de ipiranga)tudo em conta das drogas,pessoas viciadas,não tem como comprar drogas,é obrigado rouba,matar como se tudo fosse natural.

Anônimo disse...

É as políticas públicas a todo vapor em Boa Viagem. Incentivando o consumo de alcool e drogas.
A administração atual fecha até ruas para facilitar. Sem falar no inocente forró real;

Anônimo disse...

a nossa sociedade estar aflita,não sabe a quem pedir socorro,imaginem amigos!no interior de boa viagem após as 6 horas da noite,familias tem que fechar as portas,porque se sair de casa corre serio risco de vida,sem falar nessas escolas de ensino medio no interior,servem só para menorem se prostituirem,é só ver o indice de gravidez nas escolas,(exeto que muitos estudão),isso não são relatos são fatos que as autoridades não ver.eu sou um cidadão preocupado com o futuro,me digam; o que falta acontecer para mudar isso,aonde vamos chegar com isso,como acabar com essas drogas que os jovens estão se perdendo tão faciu,com a prostituição de menores.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANONIMO, ESSE FORRO DAS DROGAS TEM Q ACABAR.

Francisco.
Boa Viagem - ce


OUTRA PRA Q SERVE MESMO O CONSELHO TUTELAR EM BV???????????? DE NADA ABSOLUTAMENTE DE NADA NEM OS Q VEM POA AI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
AGUARDE.