domingo, 26 de setembro de 2010

RÁDIO LIBERDADE: 22 ANOS. 3 ANOS DE ABERTURA E PLURALIDADE E DE BOM JORNALISMO.

Hoje comemoramos 22 anos da Rádio Liberdade, carinhosamente chamada por muitos ouvintes de "nossa Lili". Navegando nessa história de vinte e dois anos, um ano já passado de sua maioridade, constatatamos várias fases em sua caminhada. Iniciada ainda sob os auspícios da política dominadora dos coronéis e da estrutura autoritária montada no País e no Estado, a sua própria origem se deu no processo num contexto histórico que pavimementava o caminho para obtenção da prorrogação do mandato do então presidente José Sarney, ocasião em que as forças conservadoras oriundas do estado ditatorial distribuiram inúmeras concessões de rádio e de televisão para seus aliados. Se por um lado essas novas concessões estabeleciam um liame de dependência de parlamentares com o poder Central, aprofundando o processo de manipulação política e de modo especial no Nordeste, por outro, abria oportunidade de acesso de várias comunidades a novas emissoras de rádio e de televisão. Fazendo-se um balanço dessas duas situações pode-se afirmar que, malgrado muitos erros, equivocos e uma boa dose de exploração política, manipulação da informação etc., a caminhada da Rádio Liberdade carrega um grande ganho para a comunidade boa-viagense. De fato, se analisarmos o aspecto do entretenimento, das informações de cunho local que não se inscrevesse no campo da política, os primeiros dezenove (19) anos cumpriram o seu papel.
Pela Lili, nesse período, passaram vários profissionais do rádio. Alguns que dignificaram a comunicação e a informação; outros que, desgraçadamente, se colocaram a serviço da infâmia e do não-jornalismo, mas, enfim, essa caminhada permitiu que chegássemos onde agora estamos. Nos últimos três anos, quando assumimos o controle da emissora, estamos dando uma nova cara à Rádio Liberdade, sem pretendermos, com isso, deixar de reconhecer que, nesse percurso, possamos ter cometido algum erro, algum equivoco, que, se ocorreu, não foi de forma deliberada, consciente. Contudo, fazendo-se o balanço desses três anos e alguns meses dessa nova Rádio Liberdade, podemos afirmar que demos um grande salto de qualidade. Mesmo a nossa conhecida militância política, pela esquerda e no Partido dos Trabalhadores, não levou a que repetíssemos o mesmo erro do passado, tornando a emissora uma mera escora para os interesses políticos de seu controlador. De fato, nesse período a Rádio Liberdade, sem prejuízo do claro posicionamento editoral que expressa a posição de sua direção, se transformou numa emissora plural, democrática e combativa na defesa do interesse público.

Nessa linha, realizamos, com certeza, a primeira cobertura democrática, plural, de eleição em nosso município no pleito de 2008. Nenhuma emissora de rádio do Estado do Ceará cumpriu o papel que a Liberdade cumpriu. Abrimos espaço para todos os candidatos (amigos, correlegionário, adversário, simpático ou antipáticos com relação à direção da rádio), fato absolutamente inédito na história da radiofonia cearense.

A independência da Rádio Liberdade é inegociável. Por isso, atravessamos momentos de enormes dificuldades, especialmente financeiras, o que tem exigido de todos nós, direção e funcionários, um esforço hercúleo para transpor esse mar revolto. Mas, como alguém já disse "não sabendo que era impossível, foi lá e fez". É isso que faremos. Com a participação e ajuda de todos, especialmente dos nossos anunciantes que acreditam na força da nossa audiência, que é alicerçada na credibilidade que goza em Boa Viagem e em todo o sertão central.

Para mostrar que a vida é feita de alegria e para trazer bons fluidos para o porvir, hoje vamos comemorar o 22º Aniversário da Lili com um show na praça Antônio Queiroz com a banda Forró Viagem e o show de humor do grande humorista cearense (de Quixeramobim) Escolástica.

Rádio Liberdade, Respeito e Credibilidade.

17 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado aquela propaganda na qual aparece o lula com o cid, dizendo q quem votar num senador tem q votar no outro da mesma coligaçao, ora isso é desespero em saber q o tasso é q esta em primeiro lugar, e ele é quem esta mais certo de ganhar pro senado.

Anônimo disse...

DE AGORA EM DIANTE, DEVERIAM PROIBIR ERA AS PROPAGANDAS E PASSEATAS DE CID GOMES E CIRO GOMES. ALEM DAS DENUNCIAS CONTRA ELES, SE VÊ TODA HORA NA TV E NO RADIO CID GOMES USANDO A MÁQUINA ESTATAL EM SUAS PROPAGANDAS E CAMPANHA ELEITORAL, DIZENDO QUE FEZ ISSO E AQUILO....; VIVE DIZENDO QUE VAI LEVAR O SAMU PARA O INTERIOR, QUANDO NA VERDADE TODOS NÓS SABEMOS QUE O SAMU É DO GOVERNO FEDERAL E NÃO DO ESTADO; AS ESTRADAS DO CEARÁ QUE FORAM E ESTÃO SENDO RECONSTRUIDAS SÃO TAMBÉM COM DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, E POR AÍ VAI...; VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE NA PROPAGANDA DO EUNICIO E DO PIMENTEL, ELES FICAM DIZENDO QUE EUNICIO TROUXE TANTOS MILHOES PARA O CEARÁ, BEM COMO QUE PIMENTEL DESTINOU TANTOS MILHOES PARA TAL COISA. NA VERDADE ELES NÃO TROUXERAM E NEM DESTINARAM NADA, POIS QUEM DETINA DINHEIRO PARA O CEARÁ É O GOVERNO FEDERAL, VISTO QUE ESSES MINISTROS NÃO TEM PODER PRA NADA. PORTANTO, MEU POVO, PROPAGANDA ENGANOSA E ESTÓRIA PRA BOI DORMIR. FIQUEM ESPERTOS E NÃO ACREDITEM NESSA CAMPANHA MILHIONÁRIA DE CID GOMES. SAMU E ESTRADAS, BEM COMO OUTROS PROJETOS DE GRANDE SOMA DE DINHEIRO É TUDO CONSTRUIDO COM VERBA FEDERAL, DO GOVERNO FEDERAL E NÃO AQUI DO ESTADO DO CEARÁ. AGORA FICA UM BANDO DE MENTIROSOS DIZENDO QUE DESTINOU ISSO, TROUXE AQUILO, ESTÁ CONSTRUINDO E TAL, TUDO USANDO A MÁQUINA ESTATAL E AS VERBAS FEDERAIS. AQUELE NELSON MARTINS MESMO DISSE VÁRIAS VEZES NA ASSEMBLÉIA QUE O CEARÁ É UM ESTADO POBRE. POR AÍ SE VÊ QUE AS PROPAGANDAS DESSES FERREIRAS GOMES É TUDO MENTIRA. TUDO É UMA CAMPANHA POLITICA PLANEJADA COM PALAVRAS EMPREGADAS DE FORMA ESTRATÉGICA PRA ENGANAR O POVO, NÃO ACREDITEM EM CID GOMES, CIRO GOMES, NELSON MARTINS E EM OUTROS POLÍTICOS ESPERTOS!!!!! QUEM AVISA AMIGO O É!!!!

Deodato Ramalho disse...

Durante toda essa campanha deixamos de liberar alguns comentários. São comentários que trazem leviandades explícitas quanto a vários candidatos, por exemplo: acusações graves, sem qualquer consistência contra o governador Cid e também contra o senador Tasso Jereissati (no caso do Tasso enfocando matéria da Revista Isto É de 2000, que traz fatos que envolve o BNB e o BEC). Quem se der ao trabalho de examinar todas as postagens deste blog, desde o início do período eleitoral, constatará isso. Críticas políticas, as vezes totalmente infundadas, foram, são e serão liberadas, o que também é de fácil constatação, como as feitas pelo anônimo aí de cima.

Anônimo disse...

Ate que fim o boi mostrou a cara,estou envergonhada com a derrama de dinheiro Publico nos Estado Unidos,quer que Oman Carneiro vazia ali na viagem pois O BICHO DO DIA NÃO FOI CARNEIRO, FOI COBRA. O CARNEIRO SO VAI DAR AMANHÃ, se aproveitem pois só faltam 7 dias pra esta farra acabar.

Anônimo disse...

Parabéns a Rádio Liberdade nunca houve tanta liberdade de expressão, tanta verdade na comunicação como neste novo momento de lucidez em Boa Viagem.

A classe dominante fica irritadíssima com esta lição de democracia e amadurecimento que os boa viagenses estão vivendo agora.


O Futuro é Agora parabéns Lili.

Anônimo disse...

DEODATO VOCE PODE ATE NÃO DIVULGAR ALGUMAS POSTAGEM NA SUA RADIO, ASSIM MESMO O POVO FICA SABENDO, JA QUE É POUCAS PESSOAS QUE LEEM ESSAS BESTERAS DESSA RADIO IGUAL A EU.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a Emissora de rádio Asa branca por mais uma comemoração natálicia. Principalmente por seu Presidente que tem demonstrados segurança e transparência em tudo que expõe aos seus ouvintes. Qualidade profissional e dinamismo e precisão nas programações diarias. Porém mais admiravel ainda são as posições criticas no blog da liberdade que temos oportunidades de saber o que se passa em todos os pontos do mundo e a a atualização na politica brasileira. Parabéns tb Deodato pela liberação que faz com as postagens, liberando apenas aquelas de fato interessa aos leitores. Você me faz sentir orgulhosa por ser boaviagence. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Tem muita diferença uma festa paga por um particular e outra paga com dinheiro público. Desde ás 08 horas da manhã até ás 02 horas da madrugada era fogos soltando a torto e a direito.

Depois os professores ficam perguntado porque eles não tem aumento.
Porque a Saúde está esse caos etc, etc.

Kátia disse...

PARABÉNS!!!! "LILI"
EU TE AMO MUITO!!!!!!!!!!!
VC É A MELHOR RADIO DE BOA VIAGEM!
OBRIGADO! DR. DEODATINHO

Anônimo disse...

RADIO LIBERDADE, "A LILI" MINHA COMPANHEIRA DE TODOS OS DIAS OBRIGADO POR VC EXISTIE! PRABABENS!

PARABENS PARA O DR. DEODATO POR ESTE ESPAÇO DEMOCRATICO,RADIO,BLOG ETC. TUDO ISTO É MARAVILHOSO.
OGRIGADO!

PARABENS TAMBEM PARA TODOS QUE FAZEM ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO TÃO ABERTO AS PESSOAS.
FELIZ ANIVERSÁRIO!

Anônimo disse...

Parabéns LILI!!!!!

QUE VC CONTINUE SENDO ESSE ESPAÇO DEMOCRATICO DE BOA VIAGEM.

Anônimo disse...

Feliz aniversário Lili.

Um momento especial de renovação e a capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a vocês, um ano cheio de amor e de alegrias,
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, amar o próximo é dar mais amparo e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais.
É ser grato, reconhecido, continuem sendo fortes e destemidos.
É ser rima, é ser verso, "para não dizer que não falei dos versos".

Parabéns a todo vocês nesse dia tão grandioso.

Deodato, João, Roberto Silva, Tadeu pires etc,etc.
E todas as outras "jóias" que fazem parte desta equipe cheia de credibilidade e verdade.

Arnaldo Cavalcante disse...

Parabens.

É importante refletir sobre a função de uma rádio e os desafios no que se refere à qualidade da sua grade de programação, e a AM LIBERDADE não esta simplesmente para entreter os ouvintes, mas também propiciar programas que tenham um conteúdo que seja utilizado como instrumento de democratização, que busque a construção da cidadania. E com certeza todos nós cometemos falhas, mas sempre no intuito de acertar, e temos que ver que esta nova forma da AM LIBERDADE esta no estágio inicial, pois o formato se deu poucos anos, por esta diretoria que ai está, e com o aval do amigo Deodato.

Que todos que fazem a AM LIBERDADE continuem firme neste ideal, e sempre na busca de melhora na programação, pois o aperfeiçoamento faz parte do cotidiano dos bons profissionais.

Um grande abraço a toda a equipe.

E em especial aos meus amigos JOÃO ALVES e SANDRA LINHARES.

Arnaldo Cavalcante.

Eudson Júnior disse...

Parabens Lili por suas "bodas de Trigo" pois nesses ultimos tres anos houve um casamento da Liberdade com a ética na política, com os interesses dos desfavorecidos e acima de tudo um casamento com a mudança de pensamento e postura de boa parte de nossa população!!

Essa mudanda ainda é incipiente, mas tenho certeza que está chegando o dia em que veremos nossa Cidade livre das amarras do atraso, da manipulação e de governantes descompromissados com a o bem do povo.

Abraço

CARLOS disse...

ESTE ANONIMO ESTA FALANDO QUE CID ESTA USANDO A MAQUINA, E O QUE ESTE ANONIMO DIZ DO NANDINHO QUE ESTA OBRIGADO A PESSOA DE CARGO COMISSIONADO, CONTRATADO E ATE CONCURSADO (BOBO CLARO ) A PEDIR VOTO PARA GENESSIAS AQUELE QUE JA PAGOU PELOS OS VOTOS, E QUE PARECE QUE NAO VAI DAR PARA ENTREGAR, HAHAHAHA , ESTA TIRANDO FUNCIONARIO DO TRABALHO PARA CAIR EM CAMPO. SR ANONIMO SE NAO TIVESSEMOS UM JUIZ TAO HONESTO O COMITER DO NADINHO SERIA NA PREFEITURA. VOU DE CID.

CARLOS disse...

ESTE ANONIMO ESTA FALANDO QUE CID ESTA USANDO A MAQUINA, E O QUE ESTE ANONIMO DIZ DO NANDINHO QUE ESTA OBRIGADO A PESSOA DE CARGO COMISSIONADO, CONTRATADO E ATE CONCURSADO (BOBO CLARO ) A PEDIR VOTO PARA GENESSIAS AQUELE QUE JA PAGOU PELOS OS VOTOS, E QUE PARECE QUE NAO VAI DAR PARA ENTREGAR, HAHAHAHA , ESTA TIRANDO FUNCIONARIO DO TRABALHO PARA CAIR EM CAMPO. SR ANONIMO SE NAO TIVESSEMOS UM JUIZ TAO HONESTO O COMITER DO NADINHO SERIA NA PREFEITURA. VOU DE CID.

Amâncio José disse...

Parabéns a todos os integrantes da Rádio Liberdade. Pioneira na liberdade de comunicação e expressão em Boa Viagem, encontra no seu Diretor-Presidente, Deodato Ramalho o espelho dos valores maiores da democracia - Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Parabéns Deodato, Parabéns Rádio Liberdade.