quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NADA MAIS APROPRIADO PARA DESEJAR FELIZ ANO NOVO DO QUE MOSTRAR UMA HISTÓRIA DE SUCESSO DE QUEM VEIO DO POVO!

Lula em Boa Viagem, Caravana da Cidadania, 1994 (Na foto com Deodato Ramalho e Ernandes Brito)



"...onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe
a minha história e veja que na vida nada é impossível".
Trecho do último discurso em rede nacional de TV).


(Texto e fotos originais De Luis Soares, em Pragmatismo Politico - http://pragmatismopolitico.blogspot.com/

Amanhã fecha-se um ciclo. É o último dia do governo comandado por uma figura simbólica que estimulou a esperança e avançou em questões historicamente defasadas. O nosso presidente é o inspirador desse movimento revolucionário de pensamentos e atitudes que se inicia no país. Pragmatismo Político é tão observador quanto participante e sente-se na obrigação de celebrar este momento singular.
O fato é que Lula extrapola qualquer espaço específico do universo humanístico. Sendo um fenômeno, adquire o privilégio da imunidade no tocante ao comprometimento do seu nome com toda e qualquer corrente de pensamento fragmentado, incompleto, deturpado e manipulável. Então, por personificar a libertação do povo brasileiro, Lula pode ser referência de estudo em todas as fases da sua vida, ou seja, antes, durante, e depois da sua ascensão ao cargo mais alto do país.
Considero, no entanto, que a força da sua significação histórica começará a aparecer verdadeiramente daqui a dois dias, a partir de 2011, quando Dilma o sucederá no posto de presidente da República. E ele passará a ser, sem sombra de dúvida, um fantasma que pairará em todos os segmentos da política brasileira. As questões em pauta se sustentarão em quando, como e porquê se fará mais ou menos do que Luis Inácio fez.
O índice recorde de aprovação do ex-metalúrgico em todas as classes sociais o credencia como a melhor experiência da nossa história republicana. Ninguém deve mais se envergonhar de tachá-lo como um paradigma, um divisor de águas da história política do Brasil. Desse modo, urge que aquela sentença do falecido escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues de que "toda unanimidade é burra" caia por terra - embora ainda possamos considerar descartáveis os 4% que o rejeitam.
Quer dizer, quem se habilita a desconstruir ou minimizar a importância de Luis Inácio Lula da Silva para o Brasil? Evidentemente que não é tão fácil elogiá-lo e meio a tanta popularidade, devido a parecer que se está mistificando-o. Mas, queiram ou não seus adversários e inimigos, com base na sociologia, na antropologia, na filosofia, na psicologia, de resto, em quaisquer tipos de estudos da área humanística, o dado concreto, como ele mesmo diz, é que "nunca antes na história do Brasil, existiu um presidente da República como Lula!"

Abaixo, a extensão de nossa homenagem em imagens e algumas pinceladas:

O corpo teórico e programático do Partido dos Trabalhadores foi inspirado na figura de um metalúrgico, que só começou a se interessar por política graças à insistência do seu irmão de alcunha Frei Chico.



Quando o sonho virou realidade. Quando o torneiro mecânico tornou-se presidente do Brasil


Ao lado do grande companheiro vice-presidente José Alencar e sob o aplauso do seu povo, subindo a rampa do Palácio do Planalto


Num país como o nosso, onde o abismo entre ricos e pobres ainda é enorme, o maior capital de um político é possuir identificação com as massas. A imagem dispensa comentários

O Lula presidente toda vez que se manifesta publicamente e de improviso, principalmente nos palanques, adota uma linguagem (para alguns premeditada, mas que para ele é natural, intuitiva e empírica) que o aproxima mais ainda das suas origens. E se emociona.

Acolhidos, mas não muito agradecidos.




Acolhidos e muito bem agradecidos. Lula é tão somente a cara do povo brasileiro.

Encontro com Catadores de Lixo


Acesso à Universiade


O choro de uma conquista incalculável. De um novo começo. De um sonho que só os mais otimistas imaginavam materializar.


O choro da noção de quem ajudou a construir um país melhor e reconhece a sua importância histórica e simbólica. É, também, um choro de 'valeu a pena' e 'obrigado'.


O primeiro presidente oriundo da classe trabalhadora passa o bastão para a primeira mulher presidenta do Brasil


Obrigado, companheiro.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sou muitíssimo grato ao Lula. Ele me deu a chance para que eu entrasse na universidade. E hoje estou mais esperançoso de um futuro melhor pra mim. Só tenho a agradecer à esse homem que mudou a história de tantas vidas como a minha. Obrigado companheiro LULA por fazer tantas coisas maravilhosas por nós mais pobres. Você é uma Lenda e para sempre permanecerá em nossos corações !!!

Anônimo disse...

Espero que um dia a nossa querida Boa Viagem acorde e coloque políticos Prefeito e vereadores, principalmente prefeito). Já perdemos oportunidades de ouro como nas candidaturas do Deodato, Amâncio e Márcio Ary. De tanto apanhar e ser enganado por esse mentiroso e acusado de corrupto que está no poder, quem sabe na próxima em 2012 ele já estará atrás das grades juntamente com a irmã milionária Ana Assef?

Anônimo disse...

Professor Alfredo esse disinfeliz da turma do mal aqui da nossa terra num aprende nem mesmo o significado da palavra pupilo.oh bicho ignorante

Anônimo disse...

Como pode ainda ter gente que defende esse debochado prefeito de boa viagem?

Anônimo disse...

Dr. Deodatim, sábado passado ouvindo o Programa Liberdade a Voz do Povo ouvi o Dr. Amâncio fazer uma denúncia seríssima sobre o uso de veneno vencido em setembro/2010, contra o mosquito da dengue. Ele disse até o nome e o lote do veneno e disse que deixou a prova do crime nas mãos do João Alves.

Me impressionou a pouca importância a denúncia teve a qui no blog e principalmente do radialista Roberto Silva, mais preocupado em falar abobrinhas com Sampaio Neto e sobre a eleição da Rosa Vieira para comandar os vereadores pau mandado.

Será que o radialista e a população tem noção da importância e da gravidade dessa denúncia?

Após o meu desabafo gostaria de lhe perguntar de quem é a responsabilidade sobre a aplicação desse veneno vencido, pois é aplicado nas casas por funcionários da prefeitura do Fernando e da irmã milionária Ana Assef.

Será que o Dr. Amâncio deixou mesmo essa prova com o João Alves?

Anônimo disse...

Imprensa nossa de cada dia,como é q ela diz isso e vcs não questiona,se ela já falou q até hoje o hosp.da mulher não foi concluido e outras obras por falta de recuros assim como o pv,e diz na cara de vcs com a maior com a maior cra de pau e que precisaria de oleo de peroba para tanto .Ela é parece q esta noutra capital,ela nunca fez nada e que agora depois de muito tempo e com atrazo identificaram o quanto é incompetente só serve para legistar que pode reclamar de tudo e não acontecem é como dizer é uma coisa fazer é q são elas,pense numa prefeita ruim,copiando a velha maria luiza,e dinheiro nunca faltou,pois desde o começo que são pagos tudos de seu interesse,é só falação e vcs da imprensa sejam profissionais e não submissos a ela ou ao seu jornal!

Deodato Ramalho disse...

Vou verificar o assunto com o Joao, a fim encaminhar a denuncia ao Ministerio Publico. O internauta tem inteira razao. Lamentavel que um assunto de tanta relevancia nao tenha merecido maior destaque, inclusive por nossos radialistas.

Anônimo disse...

QUERO LAMENTATR A FALTA DE RESPEITO DESSE TAL DE FERNANDO ASSEF COM OS FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE FICARAM SEM O SEU SALARIO DE FINAL DE ANO POR FALTA DE RESPEITO DESSE PREFEITINHO FULERAGEM QUE NÃO FAZ NADA QUE PRESTE A NAO SER PREJUTICAR A POPULAÇÃO BOAVIAGENSE QUE NAO TIVERAM VERGONHA NA CARA E COLACARAM UM HOMEM DESSE QUE NAO COMPROMISSO C/ A COISA PUBLICA E SÓ PENSA EM R

Anônimo disse...

PREFEITO SEM VERGONHA DEIXOU NOS FUNCIONARIOS SEM DINHEIRO NO FINAL DO ANO E AINDA VEM MENTIR PARA A POPULAÇAO EM SUA EMISSORA.
CARA TU MERECE CADEIA!

TADEU PIRES disse...

TADEU PIRES: GOSTARIA DE INFORMAR SOBRE O ASSUNTO COMENTADO PELO INTERNAUTA DA DENUMCIA FEITA PELO DR. AMANCIO É DE SUMA IMPORTANCIA INCLUSIVE O JOÃO ALVES ME LIGOU A FIM DE ENTREVISTARMOS O DR AMANCIO QUE LEVOU A DENUMCIA E PARA QUE POSSAMOS ACOMPANHAR O ASSUNTO DE PERTO, PORTANTO A EQUIPE DE REPORTAGENS VAI PROCURAR JÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE BOA VIAGEM.

TADEU PIRES disse...

O primeiro homem do povo presidente e o maior da história. Deus o abençoe Lula, deixou a presidencia mais sempre terá lugar reservado no coração do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Além do veneno vencido, tem o hipoclorito de sódio que as agente de saúde destribui nas casas, tem e lote vencido, estão entregando cálcio pela metade, numa frasco contém 75 comprimidos, uma sra. recebeu u vidro com 30, a mesma voltou para reclamar, as atendentes falaram que foi a Sec. de saúde Valda que tinha dado esta ordem para dividir os comprimidos.

Rogerio Santos disse...

Meus caros como eu avia comentado à uns dias atrás sobre a forma de abordagem por parte dos policiais do Programa Ronda do Quarteirão e alertei a respeito do que poderia acontecer e realmente aconteceu, no ultimo domingo dia 2 de Janeiro policiais do RONDA efetuaram disparou em via publica alvejando um rapaz que é deficiente mental, agora fica a pergunta vão espera acontecer mais coisa para tomarem as devidas providencias? não sou conta o policiamento mais sim com os abusos cometidos por esses rapazes despreparados para estarem nas ruas fazendo a segurança da população.

Sr. locutor torne essa nota publica

Anônimo disse...

Dr. Deodatim,
A serviço de quem está esse radialista Roberto Silva? Com certeza não é da informação isenta e do debate qualificado sobre os destinos do nosso município.

O programa do dia 4/01/11 foi dedicado totalmente ao ex-prefeito Benjamin. Não quero aqui desmerecer o valor do Benjamin, mas, poderia ter sido mais noticioso em um pequeno bloco, e não no tom fúnebre que foi feito o programa. Parecia que tinha morrido o Airton Senna. Já pensou se a Rede Globo fosse fazer um JN para cada ex-político que falecesse?

No programa de hoje 5/01/11 Ele teve a coragem de dizer que em Boa Viagem não tem quadros políticos para a sucessão do Fernando. Disse que desse jeito o Fernando terá mais 4 anos. Sequer o radialista comentou que o atual prefeito tem obstáculos a vencer como por exemplo a Ficha sujíssima dele e o desgaste da sua desastrada administração. Esquece o radialista que temos nomes com reserva moral como você mesmo Deodatim, Márcio Ary, Aline, Amâncio e outros poucos, porque mentiroso do nipe do atual prefeito temos aos montes.

Foi preciso a Clara Pinto ligar para contestar em tom de indignação que temos quadros sim e rememorar o radialista que o atual prefeito é Ficha Suja.

Olha Deodatim, desse jeito além da Rádio Chapa Branca a serviço dessa desadministração dos Assef agora temos também a Liberdade que sequer comenta e debate os fatos?

Parabéns Clara Pinto pelo "pito" no ar e ao vivo nesse radialista que não sabe e nem conhece a história. Ou será que ele já foi convidado pela Rádio Chapa Branca? Ou será que vai fazer igual ao Francisco José, embora que tardiamente.

Anônimo disse...

Foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quem sugeriu ao PMDB abraçar a bandeira do aumento do mínimo como forma de retirar do foco a disputa por cargos no governo de Dilma Rousseff, real interesse do partido, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete

Anônimo disse...

O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato.

Segundo entendimento do órgão, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).


Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do ex-presidente, gozam de perfeita saúde e obtiveram o documento em 29 de dezembro de 2010, penúltimo dia útil da era Lula.

Anônimo disse...

Roberto Silva tem razão mesmo. A oposição em Boa Viagem é muito fraca e se não se cuidarem o prefeito fdp vai ganhar de novo.