sábado, 8 de janeiro de 2011

BERLUSCONI E OS IDEIAIS NAZI-FASCISTAS. O QUE A MÍDIA NÃO MOSTRA.

“Caso” Battisti: Eis por que estamos com Lula
Do Uninomade
04/01/2011


Um grupo de intelectuais italianos radicados na França lançou na última terça-feira (4) documento apoiando a decisão do Brasil de não extraditar o ex-ativista Cesare Battisti e desmascarando os argumentos do governo direitista de Sílvio Berlusconi. A mídia italiana e alguns políticos que conforme a ocasião se apresentam como de “esquerda” são aqui submetidos a severa crítica
Somos um certo número de italianos residentes no exterior, onde trabalhamos no ensino e na pesquisa, estupefatos com a postura da mídia e da “opinião pública” do nosso país diante do “caso” Cesare Battisti. A jornalista Anais Ginori, em La Reppublica de 2 de janeiro, parece por exemplo estigmatizar o “júbilo dos intelectuais franceses” (arbitrariamente identificados com Bernard-Henri Lévy e Fred Vargas) diante da recusa de extraditar Battisti, decidida pelo presidente brasileiro Lula da Silva.

(Ministra do governo Berlusconi fazendo saudação fascista, em desfile militar na Itália).
Quanto à força de oposição ao atual governo Berlusconi, estamos particularmente surpresos ao constatar como alguns parlamentares do PD se recordam repentinamente de sua matriz ideológica, apelando inesperadamente ao presidente Lula enquanto “homem de esquerda”, com o único propósito de questionar seu gesto de precaução em relação aos direitos de um preso.
Contrariamente ao que se tem escrito e dito, nós acreditamos que a decisão de competência do presidente brasileiro não é resultado de um juízo superficial e apressado sobre nosso país, mas resultado de uma avaliação aprofundada e pertinente da situação política e judiciária italiana. O Brasil é o último de uma longa lista de países, após Grécia, Suíça, França, Grã Bretanha, Canadá, Argentina, Nicarágua, que se recusaram a colaborar com a justiça italiana. Será um acaso?
Na verdade, a fúria do governo italiano em pedir a extradição de Battisti se configura hoje mais como a vontade de exorcizar um inimigo vencido (quase uma obsessão de eliminar), do que como uma sóbria, autêntica exigência de justiça. Surpreendente, em particular, uma tal perseverança “justiceira” da parte de um executivo tragicamente incapaz de lançar luz sobre a carnificina dos anos sessenta e setenta, unanimemente considerada pelos historiadores como a “mãe” de todo o terrorismo.
Recordemos como em seu favor o “zero responsáveis” sobre o atentado da Praça Fontana em Milão e da Praça de Loggia em Brescia tem sido permanentemente consagrado, respectivamente pela Suprema Corte em 3 de maio de 2005 e, mais recentemente, pela Corte de Inquérito em 16 de novembro de 2010. Ou uma magistratura severa que garante a imparcialidade do Estado, como sugerido recentemente por Alberto Asor Rosa[1] em uma de suas freqüentes colunas no Manifesto!
Uma tal diferença de tratamento em investigar a responsabilidade, que não tem como não saltar aos olhos da opinião pública internacional, não é apenas o efeito de uma permanência endêmica, na Itália, de uma classe corrupta no governo ou mesmo para-fascista (de Alemanno, ex-membro de esquadra fascista, prefeito de Roma, ao insolente ex-MSI [2] La Russa, Ministro da Defesa). Não, essa tara originária é antes de tudo fruto da política de emergência que tem sido o leitmotiv da política italiana do pós-guerra e na qual a esquerda se deixa seduzir, até a morte rápida como uma fatalidade, quando não tranqüilamente acomodada, por uma consolidada incapacidade de propor uma alternativa global a uma ordem capitalista tardia.
Essa “emergência” prolongada foi a base da participação de setores inteiros do Estado nas atrocidades criminais que ensanguentaram o passado recente da história nacional, impedindo a emancipação social e debilitando antropologicamente, molecularmente, a cotidianidade. Fato altamente significativo, a classe política atualmente no comando na Itália é herdeira direta desses poderes um dia ocultos (“Piano solo”, “Gládio”, “P2” [3]), mas agora definitivamente desembaraçada e bem decidida a ocupar o terreno político e midiático, para defender seu próprio interesse vital ameaçado: aquele de uma vida reduzida a uma pura, absurda axiomática empresarial.
A “anomalia italiana” não é senão o resultado dessa sistemática subordinação dos órgãos garantidores do direito à “exceção” do comando político e ao seu diktat selvagem sobre a consciência. Basta pensar que um dos mais altos postos da República, abaixo apenas do presidente Giorgio Napolitano, é hoje confiado a um “magnata” da mídia cuja “acumulação primitiva”, no curso dos anos sessenta e setenta, tem sido caracterizada por aqueles que a definiram eufemisticamente como “ilegalmente comprovada”.
Portanto, acreditamos que o forte envolvimento do Estado italiano na guerra civil “guerreada” que teve lugar na Itália nos anos setenta, paralelamente ao conflito (não somente e nem sempre “frio”) encenado pelos dois blocos internacionais opostos e parcialmente especulares, torna impossível desatar o nó histórico emerso com o “caso” Battisti no quadro das instituições e das leis atualmente vigentes na Itália. Somente uma medida que reconheça a enorme responsabilidade do Estado na degeneração do embate político entre os anos sessenta e oitenta, e não a grotesca exibição de orgulho nacional a que estamos assistindo nesses dias, pode permitir à Itália sair do “déficit” de credibilidade internacional que danifica fatalmente sua imagem. Enquanto tal medida não se concretizar, justiça não poderá ser feita e o pedido de extradição de ex-terroristas aparecerá fatalmente como atalhos vexatórios, quando não como tentativas mentirosas de reescrever a história.
Saverio Ansaldi – Universidade de Montpellier III
Carlo Arcuri – Universidade de Amiens
Giorgio Passerone – Universidade de Lille III
Luca Salza– Universidade de Lille III

Notas
[1] Alberto Asor Rosa é um intelectual conhecido na esquerda italiana desde os anos sessenta. No final dos anos setenta, como quadro do Partido Comunista Italiano, defendia posições teóricas que buscavam se contrapor ao protagonismo nas lutas sociais dos sujeitos políticos dos quais Cesare Battisti fazia parte. Vide sua teoria da “primeira” e “segunda sociedade”. (N. do T.)
[2] Partido formado no pós-guerra por aderentes do fascismo. Foi na prática o partido fascista italiano até sua dissolução na Aliança Nacional em 1995. (N. do T.).
[3] Gladio era o nome de uma operação clandestina da Otan no pós-guerra, com objetivos anti-comunistas. Entre suas ações estavam atentados como a chamada “bandeira trocada”. P2 era uma loja maçônica, envolvida com a Operação Gladio, com a máfia e em escândalos financeiros. O ‘Piano solo’ foi um plano no qual a Gladio esteve envolvida e que conseguiu tirar do governo italiano os ministros socialistas, em 1964. (N. do T.).
Fonte: Uninomade.org, traduzido do italiano e reproduzido na lista Plebiscitoalcasp
(Fotos colocadas por este blog).

22 comentários:

Clarinha disse...

Todo mundo sabe que a Itália foi controlada muitos tempo pela máfia, que tava infiltrada no governo, no judiciário e na sociedade italiana de um modo geral. Vocês viram o que a novela Passione tá mostrando? Aquilo ali num é fantasia não, a máfia é quem mais controla a economia da it´´alia.

MARGARIDA disse...

JOAO ALVES o vereador anchieta disse que a experiencia do vereador vem depois do primeiro ano por isso nao deve ser tao radical com o prefeito, senDo que a verdade e que depois do 1 ano eles aprende a comer na mao do prefeito, pois arruma a vida com propinas, empregos para familiares e favores por baixo dos panos, resumindo: VIRAM BOIS DE PRESEPIO.

Anônimo disse...

MENSAGEM A CESARE BATTISTI

Olá, Cesare!
Foi muito importante a vitória duramente conquistada. Mas, o anúncio da recusa de Peluzo em acatar a decisão de Lula abre uma brecha por onde vai passar a conquista da liberdade.
Para isso não devemos nos intimidar com a reação dos reacionários. Ela vai ressaltar a importância dessa conquista.
Estamos programando, juntamente com vários segmentos, diversas iniciativas para arrancá-lo da prisão. Esse momento está chegando, depois de um longo tempo em que a fuga parecia não ter fim.

Como diz o poeta:
"Se a vida é combate
Que aos fracos abate
Aos fortes e aos bravos
Só faz exaltar!”
(Gonçalves Dias)

A liberdade parecia impossível, Cesare! Agora, ela se aproxima.

PELA DEFESA DA LIBERDADE DE CESARE BATTISTI!
11/01/11 - 17h - SINTUFC
(Rua Waldery Uchoa,50 Praça da Gentilândia)

Anônimo disse...

Eita Boa Viagem véia sem jeito e até hoje estamos procurando a tampa do pinico, já que por este está emborcado era sem fundo….

Anônimo disse...

Clara Pinto concordo com vc a respeito desse tão de capacitação UM terno até mais antigo o que deve ter realmente é Formação Continuada bimestramente com todos os educadores em suas modalidades e nao um faz de conta como esses que a secretária de educação inventa p/ professores.
E nesta ocosial foram servido café com bolacha fogosa aquelas biscoitão inchado do tempo da seca dos anos atras (por sinal muito ruim) e no almoço baião de dois com farrofa seca e outros cardapios mais ruim foram servidos NOS OUTROS DIAS (foram 3 dias de enrolação) e assim que essa administração cuida bem dos educadores de Boa Viagem é c/ esse despresso? É assim que dá estimulo aos educadores? TEVE EDUCADOR QUE NAO ALMOÇOU PORQUE NAO PODIA COMER BAIÃO E ELE FICOU C/ FOME? Coitado dele em?
Precisamos saber quanto custou um prato de baião desse, deve ter custado os olhos dá cara!
Quanto essas pessoas estão se aproveitando do nosso dinheiro por nao TEM INVESTIGAÇÃO ELES FAZ TUDO O Q BEM QUEREM.
EDUCADORES ESSE DINHEIRO É NOSSO VAMOS PRESTAR ATENÇÃO MAIS UM POUCO NAO FINJA QUE Ñ SABE,VAMOS A LUTA A FAVOR DOS NOSSOS DIREITOS.
ESSE PREFEITO NAO ESTÁ NEN AI, ELE É MALA APRONTA TUDO E NADA ACONTECE.

Anônimo disse...

CLARA E OUTROS PROFESSORES A QUE SABE QUE ESSA TÃO CAPACITAÇÃO FOI SÓ FAICHADA DE MENTIRAS A GENTE SÓ OUVIA ERA MUITOS PROFESSORES RECLAMADOS E FALANDO MAL DO fERNANDO aSSEF ATÉ AMARELINHO ESTAVAM CHATEADOS.
MAS NA VERDADE ELES NAO TEM CORAGEM MESMO DE RECLAMAR, POR ISSO DEVE COMER MUITOS BAIÃO DE DOIS E BOLACHA FOGOSA ATÉ MAIS DOIS ANOS QUE FALTA.
ESSA GENTE QUIS ASSIM.
QUANDO ELES ERAM BEM TRATADOS ELES NAO QUIZERAM AGORA BAIÃO E BISCOITOS NELES.
É SE ACHAR POUCO E QUIZER DÁ O BIS É SÓ REPETIR A DOSE DAQUI A 2 ANOS,AI VCS PROFESSORES VAO COMER RAPADURA C/ FARINHA. (baião esta é bom ainda)
PASSEM BEM!

Anônimo disse...

A MENSAGEM DO DIA.

NÃO DESANIMES FREQUENTEMENTE É A ULTIMA CHAVE DO MOLHO QUE ABRE A FECHADURA.

Anônimo disse...

Essa secretária de educação Lucirene só dá de cabeça nada que essa criatura faz nada tem sequência tudo é desmantelo.
professora Marcia

Anônimo disse...

É verdade essa educação de Boa Viagem esta NO faz de conta.
É tanto que tem DIRETORES DE ESCOLAS FAZENDO DE CONTA que é diretora.
E faz de conta QUE TRABALHA.
Sai dá escola toda hora.só dá ordem p/ os outros, nao sabe nen quantos alunos tem!
nao cuida dá escola porque nao dá tempo, ainda diz que só esta lá pelo dinheiro.(deve ter algumas inseções)
BELOS DIRETORES!
Fazer o que o prefeito e sua irmã só estão lá pelo o dinheiro tambem.

Anônimo disse...

PREFEITO sacano cadê o retroativo dos professores vc colocou a onde? em que conta? foi no banco da Suiça?
SERÁ que vc fez igual o Fred?

Anônimo disse...

Sou Professora e gostaria de saber da administração cuidando de você sobre o nosso retroativo e o nosso abono. sera q ñ sobrou nada?
Só SEI que retroativo é UM e Abono deve ser a sobra do montão que VEIO DURANTE O ANO.
Deve ter sobrado, e se ñ sobrou foi usado de outra forma iregular.
ISSO ESTÁ BEM CLARO P/ TODOS EDUCADORES.
porque esse povo que manda NA ADM. nao vai a sua radio e explica esse fato que envergonha nos professores.
OLHA QDO. ESTOU EM OUTRA CIDADE E ALGUEM PERGUNTAR SOBRE O PREFEITO DE BOA VIAGEM FICO É COM VERGONHA DE FALAR DESSA CRIATURA.
SE FALAR O NOME AS PESSOAS DIZEM, HÁ ELE É FICHA SUJA ESTAMOS SABENDO.
AI VC FICA C/ MUITA V

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Uma das questões mais sérias de uma Administração é a questão salarial. Salários não podem atrasar, seu atraso, causam vários transtornos à população. Sobretudo àqueles que ganham pouco, eles, ficam totalmente refém da inflação e dos juros altos. Portanto, esta nova prática inaugurada nessa Administração, não pode dar resultados positivos. Além do mais, não há motivos para esse atraso, todas as verbas chegam rigorosamente em dia.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Outra questão que está deixando a população de baixa renda muito inconformada, é a saúde municipal. Todos os dias são várias as reclamações que chegam aos nossos ouvidos. Pessoas com vários problemas, são tratadas de maneira estúpida e ainda fazem pouco caso dos seus problemas. Péssimo atendimento, poucos médicos, remédios faltando e falta de paciência para com os doentes. Dessa forma a decepção e o inconformismo está tomando conta de nossa cidade.

Anônimo disse...

Alguem sabe quando o processo do mensalão va a sentença ? Parece que o Genoino, reu no precesso, foi convidado como assessor de Jobin . Sem esperar a sentença ? Pode ser ?

Anônimo disse...

NINGUÉM MELHOR QUE SEU BOLSO PARA SENTIR OS EFEITOS NOCIVOS DESSA INFLAÇÃO. 01 Kg. Alcatra no governo de FHC R$4,80 No governo Lula R$ 18,70. 01 Kg. De Açúcar no governo de FHC R$0,75 No governo Lula R$ 2,60 Com essa inflação, Salário Mínimo de R$ 2.560,00 Já!

Anônimo disse...

Dando busca pela curiosidade fiquei surpresa com os nomes que encontrei na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, olhem só os nomes: Adelmo Rodrigues de Freitas, Ana Selma Alves Pereira (presta serviço no FÓRUM de Boa Viagem)e é lotada no Departamento de Planejamento e Ações e Segurança Contra Incêndio. Dá prá entender? Oh!! Estadozinho sem lei. Uma serventuária da Justiça cometendo injustiça!!!!! Isso é feio.

Anônimo disse...

Por que as servidoras prestadoras de serviços da Prefeitura de Boa Viagem que são lotadas no FÓRUM de Boa Viagem tem Gratificação do Gabinete do Prefeito? Na dúvida visite o Portal da Transparência. E nós, oh!!!!!!!!!!!!!!!!!

DESACREDITADO disse...

Assistindo o programa de ontem (08/01) me fez ver como sao cara de pau este vereadore, o Sr Anchieta falou que nao podem bater de frente com o prefeito e que nao maneiraram com ele pois no primeiro ano ainda nao tem experiencia,por isso batem de frente, pena que esta maneira deles ficarem mancinho com o prefeito nao e EXPERIENCIA e sim muita propina e cabide de emprego que eles tem com o nandinho, e emquanto o que estao preocupado de quem entra se Herminio ou 70 , nao se preocupem pois nada vai mudar, lembram como era a dona MOCINHA e hoje so diz amem, jovino meu Deus nunca vi um gatinho tao manso, nandinho saber como lidar com essa laia. agora quando estiver proximos as eleiçoes todos eles irao bater de frente com o nandinho para enganar mais uma vez os eleitores.quero dizer OS TROUXAS. 'POR FAVOR SENHORES VEREADORES NAO TENHA MEDO DE VOLTAR PARA CASA DE FARINHA NAO, FAÇAM ALGUMA COISA POR NOSSA CIDADE"

Anônimo disse...

Infelizmente, deixei de postar neste blog por alguns meses, por entender que o debate se tornou repetitivo e ineficaz.Mas, este espaço é sem sombras de dúvidas muito interessante, e, portanto as pessoas que postam neste blogue deverão ser mais criativas e fugirem da mesmísse.Em relação a administração municipal,a mesma, está como as portagens, ou seja, continua do jeito que começou, ou até pior, pois, o governo anterior deixou a prefeitura organizada.No entanto, se fala muito no sucessor do Fernando e mais uma vez a MESMÍSSE VEM À TONA , já que os nomes cotados são os mesmos, ou as mesmas, que governaram nossa terra por inúmeros anos, seja diretamente ou indiretamente através de seus familiares, contudo, entendo que essas opções que se apresentam em nada irão mudar a política de Boa Viagem.Portanto, não tenho em mente um nome apropriado para verdadeiramente mudar essa situação, já que o grande problema de elegermos uma pessoa decente é muito difícil, pois o nosso povo está viciado em vender sua consciência.A nossa Câmara é uma aberração...a maioria dos nossos educadores são extremamente alienados... os comerciantes exploram seus funcionários...os advogados tirando o Dr. Deodato que não mora aqui o resto são convenientes e só pensam em si.
Então, fica difícil mudar isso, e partindo para a realidade isso aqui não muda tão cedo!
Tem que partir do povão o candidato?

Anônimo disse...

Professora Célia concordo com vc Professor Alfredo nossa saude esta na UTI e ninguem faz nada, outro dia levei minha tia com problemas de saude ao hospital e me dirigi ao médico Dr. Gutembergue quase que me engole e por ai vai muitos e muitos casos.
Neste dia nao só minha tia ficou doente, mas eu tambem tive uma grande raiva e minha pressã subiu muito. Atendimento pessimo.
eDUCAÇÃO NEM SE FALA

CARLOS disse...

querem ver quem realmente e este Dr Gutemga! o prefeito fizesse como faz com os outros, mexesse no salario gordo dele, ai sim vcs saberiam quem e esse GUTEMBA

Anônimo disse...

Dando busca pela curiosidade fiquei surpresa com os nomes que encontrei na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, olhem só os nomes: Adelmo Rodrigues de Freitas, Ana Selma Alves Pereira (presta serviço no FÓRUM de Boa Viagem)e é lotada no Departamento de Planejamento e Ações e Segurança Contra Incêndio. Dá prá entender? Oh!! Estadozinho sem lei. Uma serventuária da Justiça cometendo injustiça!!!!! Isso é feio.