segunda-feira, 30 de maio de 2011

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO CEARÁ COROADO DE MUITO SUCESSO!



Conversa Afiada
Sujos de Fortaleza se preparam para Encontro Nacional
    Publicado em 29/05/2011 - Conversa Afiada e no Blog da Dilma.

O incansável Daniel Bezerra, comandante do Blog da Dilma, realizou em Fortaleza, no Cuca (*) o I Encontro Nacional de Blogueiros (sujos) de Fortaleza, em preparação para o II Encontro Nacional de Blogueiros sujíssimos, reunidos sob a proteção do Instituto Barão de Itararé de Mídia Alternativa.

Na véspera, à noite, em Porto Alegre, o presidente do Barão de Itararé, Miro Borges, do Blog do Miro, fez o mesmo com o Encontro de blogueiros sujos e gaudérios amigos do Cloaca.
O II Encontro Nacional se realiza em Brasília, nos dias 17 e 18 e junho, com a presença do Nunca Dantes (foi o que ele prometeu ao PTrem das 13);
Como se vê trata-se de um movimento que caberia numa Kombi, como diria o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (**), autor de duas (uma, no Crime, ele já perdeu) das 37 ações ajuizadas contra Paulo Henrique Amorim (“diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”).
Em Fortaleza, o Barão está sob a liderança de Francisco Bezerra, da revista “Nordeste Vinte Um”; de Luiz Carlos Antero, um dos pioneiros na batalha para revelar a verdadeira essência do passador de bola apanhado no ato de passar bola, chamado de “banqueiro condenado” da tribuna da Câmara dos Deputados; e Deodato Ramalho, blogueiro e secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, que trava uma batalha feroz com as empresas imobiliárias da cidade.
Este ansioso blogueiro lembrou aos 200 participantes do I Encontro que os blogueiros sujos têm um foco: a Ley de Medios.
E fez questão de chamar a atenção para o risco de a Ley de Medios e o Plano Nacional de Banda Larga serem capturados pelo PiG (**) e as operadores de telefonia.
P ara ser democrático e republicano, o PNBL tem que ser universal, rápido (banda lerda, foi uma invenção do Cerra, governador de São Paulo) barato e neutro.
Ou seja, não pode discriminar os navegantes por volume, audiência ou inclinação política.
Há o risco de haver, numa banda larga não republicana, uma discriminação política, sim, senhor !
Os “operadores” só deixarem passar os blogs “limpos”.
Já imaginou, amigo navegante ?
A quem reclamar ?
À Anatel ?
Quá-quá-quá !
À Anatel, ela própria, que parece servir mais às operadoras do que aos clientes das operadoras?
Também falou no Cuca a diretora-executiva do Conversa Afiada, Geórgia Pinheiro.
Ela explicou como administra este ansioso blog.
O que fez para que ele se tornasse profissional, pagasse as contas e se tornasse lucrativo.
Além de pretender ser um ativo participante deste crescente um mundo blogosfera, explicou Geórgia, o Conversa Afiada precisa pagar a conta dos advogados.

E tratou das 37 ações que se movem contra este ansioso blogueiro.

(Não esquecer que tudo explica pelo princípio bíblico do “diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”.)

E Geórgia, pausadamente, deu o nome de um por um dos que acionam este blogueiro na Justiça.

Lia um nome e fazia pausa.

Daniel Dantas.

A plateia caía na gargalhada.

Carlos Jereissati (este sobrenome deve ter um significado especial no Ceará, tal a reação de indignação da plateia).

Gilmar Dantas (***).

Outra gargalhada (no Ceará, muita gente conhece bem o Gilmar Dantas (***).)

Ali Kamel (a plateia quase vem abaixo).

Geórgia leu, por último, o nome … (pausa) do Cerra.

Aí, ouvia-se da plateia: “É o Padim !”, “o Padim !”.

Como se sabe, o Padim Pade Cícero é um patrimônio da cultura e da religiosidade cearenses.

Foi a consagração daquele que, finalmente, arrumou uma ocupação.

(Por falar nisso, de que vive o Cerra ?)

Veio gente de todo o Ceará.

E muitos dos que pediam a palavra diziam: “fulano de tal, da cidade tal, ainda não processado”.

E a plateia ria !

Este ansioso blogueiro lembrava que a próxima etapa da batalha pela liberdade de expressão se travará na Justiça.

Querem calar os blogs, já que o PiG (**) foi cooptado.

Por isso, vale insistir na idéia que surgiu no Encontro do Rio, com a corajosa deputada Jandira Feghali: construir um fundo para financiar advogados de blogueiros sujos perseguidos Brasil afora.

(Vários dos debatedores contaram que são perseguidos fisicamente, às vezes na ponta de um revólver por líderes políticos do interior, que não têm a sutileza do passador de bola. O Conversa Afiada abre suas portas a todos os blogueiros sujos que queiram descrever as ameaças que sofrem.)

Quem veio a Fortaleza para o I Encontro foi o Ângelo Alves, de 14 anos, que viajou 400 km na estrada.

Ele tem o blog há 3 meses e achou que precisava aperfeiçoar o seu trabalho.

Quantos Ângelos o amigo navegante conhece ?




Ângelo, de 14 anos, também quer liberdade de expressão (fotos de Geórgia Pinheiro)


Daniel Bezerra e a diretora executiva do C Af, Géorgia Pinheiro, no CUCA

Paulo Henrique Amorim

(*) O Centro Urbano de Cultura, Arte , Ciência e Esporte Che Guevara , às margens da foz do rio Ceará, no bairro do Pirambu, o peixe que ronca, o maior conjunto de favelas do Brasil com 300 mil pessoas, é o primeiro de seis Cucas que a prefeita Luizianne Lins pretende instalar. Para os “sulistas”, o Cuca é um Brizolão sem educação formal. Um CEU sem educação formal. É cultura, cultura popular, entretenimento, oficinas de arte e esporte. Por falar nisso: o que o Wellington Moreira Franco fez dos Brizolões quando assumiu o Governo depois do Brizola, no Rio ? O que o Cerra e o Kassab fizeram dos CEUs da Marta Suplicy, quando a sucederam em São Paulo ? Hein, amigo navegante ?

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(***) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

Outras notícias do I Encontro dos Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará

7xqvv.jpg(Bom papo e leveza: Rachel, Deodato, Geórgia e Paulo Henrique Amorim - no Faustino, a melhor cozinha de Fortaleza

Deodato Ramalho (Blog da Dilma) e o Marcelo Branco(Porto Alegre) não param de twittar no palco central dos questionamentos do I Encontro de Blogueiros do Ceará. Muita gente que não está presente pelo Brasil interessada nos andamentos das discussões aqui do Ceará. Ache bom ou ache ruim, o negócio é não para de twittar, é isto! Obs.: foto registrada antes da palestra do Marcelo Branco. Fonte: Blog RastreadoreS de ImpurezaS.

2 comentários:

Amâncio José disse...

Deodato, parabéns pela organização e participação nesse encontro de blogueiros. Vi a matéria no CAf do Paulo Henrique Amorim, onde ele faz as melhores referências a você e ao seu trabalho frente a SEMAM de Fortaleza.

Anônimo disse...

Como é bom ver o Deodato brilhando e aparecendo na mídia nacional. Vejam o blog CAf do Paulo Henrique Amorim e verão o Deodato sendo citado. Já o Prefeito Assef de Boa Viagem só aparece nas páginas policiais acusado de corrupção.