quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUAL O TAMANHO DA SUA HUMANIDADE?

Os olhos de Kadhafi

02.11.2011| 01:30 - O POVO.

Tentei escapar desse tema, mas ando acossada pela morte e a coincidência desse texto público no dia dos mortos me obriga a enfrentá-lo.
O que nos faz humanos? Você pensa que é humano? Então, sinceramente, o que sentiu vendo o assassinato/linchamento de Kadhafi? E quando soube/viu que ele foi abusado sexualmente antes de morrer? Costuma-se dizer que o tratamento digno dado aos criminosos a quem nossos mais arcaicos instintos recomendam a crueldade é sinal claro da civilidade que se impõe contra a barbárie, ainda que repousando sobre ela. Foi assim que aprendi, foi assim que me constituí e isso não por minha própria conta, mas pelos mais nobres valores herdados da assim chamada civilização ocidental, de matriz judaico-cristã.
O iluminismo laicizou as melhores pretensões das grandes religiões mundiais e as tornou princípios soberanos, consolidando o que nos acostumamos a chamar de humanidade, em sentido pleno, no afã de nos destacarmos da animalidade infra-humana. Sinceramente, como muitos, acreditei nisso. Por isso não consigo me livrar das apavorantes imagens a que fomos expostos, e continuamos sendo, à exaustão do assassinato festivo de um ser humano.
Não preciso mais falar dos aspectos políticos que envolvem essa morte. Importa-me mais compreender o que somos, ao reagirmos tão docilmente diante disso, quando bem sabemos o que está em jogo. Aqui em nosso Estado, recebemos a oferta diária pela televisão de corpos mutilados, afogados, decompostos, torturados, associados aos gritos lancinantes de parentes, tudo isso apresentado como ornamento da liberdade de expressão e de garantia de direitos. Expressões pérfidas, perversas, de engravatados travestidos de defensores da cidadania e intrépidos guardiões da ordem pública. Uma mentira torpe, uma ilegalidade, uma hipocrisia empresarial de resultados funestos, que cinicamente aceitamos. Mas somos bem seletivos nessa aceitação. Designamos para alguns dentre nós essa condição de párias, completamente excluídos das mais ínfimas noções de dignidade.
A morte de Kadhafi, ao vivo, foi uma espécie de programa policial em clímax, em escala global. Já estamos anestesiados. Mas assim como os olhos mortos do Che, a reza interrompida pela corda no pescoço de Saddam Hussein, o espetáculo obscuro da morte de Bin Laden, cena filtrada pelos olhos da cúpula americana, são os olhos aterrorizados de Kadhafi que me interrogam, sem cessar. Fomos expostos sem peias a uma cena primária. Adultos, crianças, todos. Uma cena que não nos deixa espaço para a salvífica elaboração da imaginação e construção de narrativas, assim como podemos fazê-lo em relação aos mortos das torres gêmeas. Ali fomos poupados, em nome da “dignidade humana” e da esperança. Que pureza.
Você que me lê deve acreditar-se ao abrigo dessa podridão tornada entretenimento, catártico, pois portador de direitos e cidadão de bem. Pois sim. Volto então a perguntar: o que você sentiu ao ver aquelas imagens se é mesmo que sentiu algo. Responda diante de seu espelho, e não espere por Deus, o que nunca responde. O trabalho é nosso, apenas nosso. Os mortos agradecem.
Sandra Helena de Souza - sandraelena@uol.com.br
Professora de Filosofia e Ética da Universidade de Fortaleza

13 comentários:

A jumenta falante disse...

Números capítulo 22 versículo 30 na Bíblia Online. Bíblia Sagrada Online e Falada: "E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não."

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Notícia muito triste no mundo Jornalístico. Há dois meses, faleceu no Rio de Janeiro, o jornalista Rodolfo Fernandes, filho do grande homem público e também jornalista, Hélio Fernandes. Há 8 dias, faleceu o filho mais velho do Hélio Fernandes, o jornalista Hélio Fernandes Filho, o Helinho. Vejam vocês, que perder um filho, é um golpe muito pesado, imaginem perder dois filhos. O Pai dos dois jornalista falecidos, é um dos homens mais perseguidos nesse País, nos últimos 40 anos. O velho Hélio Fernandes, tem atualmente 91 anos de idade, apesar dos percalços e das vicissitudes da vida, continua a trabalhar diariamente no blog da Tribuna da Internet. Este bravo Jornalista, serve de modelo e de exemplo, para qualquer cidadão que queira ser digno, corajoso e trabalhador. O Hélio teve com dona Rosinha, 5 filhos, 3 homens e 2 mulheres. Ainda restam bem vivos, Bruno, Isabela e Ana Carolina, todos do ramo de fotografia e jornalismo.

PS. Neste dia de finados, lembrei deles e de muitos amigos em minhas orações.

"Deus esteja com vocês".

Anônimo disse...

Hoje acordei mais cedo para participar do momento de oração no Cemitério local para prestar homenagem aos meus entes queridos. Fiquei a meditar por alguns minutos. Existem tanta gente ao nosso meio que não consegue se quer disfarçar seu contentamento em nos ver na pior, e quantos ali inertes que poderiam muito bem ainda estar no nosso convívio social, com tanta bondade e amor para nos oferecer, mas a vida tem dessas coisas... perseguições e guerras paralelas. Mas, mesmo assim vamos driblando nosso próximo para vivermos mais.

Anônimo disse...

As ENTIDADES e PESSOAS abaixo assinadas, em respeito ao princípio constitucional da LAICIDADE do Estado Brasileiro e da DEMOCRACIA que estabelece a separação entre Estado e Religião, única forma de garantia da Liberdade de Culto Religioso, sem influência (positiva ou negativa) do Estado ou das instituições que o representam sobre a capacidade individual de cada cidadã e de cada cidadão de decidirem sobre seguir ou não a uma religião e seus princípio, solicitam a RETIRADA IMEDIATA DE TODOS OS CRUCIFIXOS E DEMAIS SÍMBOLOS RELIGIOSOS dos espaços públicos da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e da Assembléia Legislativa do Estado do rio Grande do Sul.

http://www.peticoesonline.com/peticao/retirada-de-crucifixos-e-simbolos-religiosos-da-camara-de-vereadores-de-poa-e-asselmbleia-legislativa/236


Se você também pensa assim, assine também. O objetivo e chegar a 100000 assinaturas.

Anônimo disse...

Até hoje existe uma igreja estatal na finlândia, por incrível que pareça a Finlândia não é um país laico. No entanto a religião lá não interfere em assuntos de estado da mesma forma que no Brasil. Parece paradoxal, e é. Creio que é muito mais uma questão de mentalidade do que o que consta na Constituição.

Anônimo disse...

..
Eu penso que o dízimo já está ultrapassado, uma vez que já inventaram o trízimo.

O Apóstolo Valdomiro, por exemplo, alega que sua Igreja não possui apenas energia e água para pagar.
Existem muitas outras despesas, como o pagamento dos pastores, dos atores, além dos canais televisivos, suas fazendas, seus apartamentos e principalmente os jatinhos usados para levar a arrecadação do trízimo até outros rincões de miseráveis como na África.

Abr.

Anônimo disse...

Meça o tamanho de seu fervor!
Frequentemente observamos pastores neo-evangélicos e padres Carismáticos anunciando milagres atribuídos a Deus após orações com pedidos de socorro aos céus.

Não vou citar nomes uma vez que bastará ligar sua TV e terá uma enxurrada (essa palavra caiu bem) de exemplos.

No entanto, àqueles que não conseguem ter seus desejos realizados, os mesmos esclarecem que é necessário ter muita fé afim de que sejam atendidos.

Muitos fiéis se martirizam perguntando: Quanta fé será necessária para ser ouvido por Deus?

Para sanar essa dúvida, publicamos abaixo um pequeno resumo dos resultados obtidos após profundos estudos sobre o assunto:

0% de fé: Nenhuma chance. Você é ateu. Se vire sozinho ou com os recursos parcos da ciência.

10% de fé: Dificilmente Deus notará sua existência. Melhor não pedir nada para não se aborrecer piorando a situação.

25% de fé: Um leve rumor de sua existência passará para o outro lado, mas nada que consiga subverter as leis físicas. Você não será atendido.

50% de fé: Trata-se de um número significativo. Você terá 50% de chances de ser atendido ou não, dependendo da quantidade de pedidos naquele momento. Vale a pena arriscar.

75% de fé: Grande possibilidade de ser atendido em suas preces, principalmente para pequenas dores, furúnculos, coceiras e outras contrariedades não muito graves.

100% de fé: Que ótimo! Você é um dos eleitos! Peça e receberá. Cura de câncer, Aids e outras doenças que, sem esse índice, seriam terminais. Mas não espere coisas mirabolantes como o ressurgimento de um membro amputado. Só lagartixas mesmo.

Esperamos que nossos estudos tenham servido para ajudá-lo em sua vida religiosa.

Em tempo: Desenvolvemos um termômetro que você poderá utilizar para verificar em que estágio se encontra o seu fervor. O preço é simbólico: apenas 100,00 reais a unidade e vem acondicionado em estojo adequado. Junto segue um folheto ilustrativo esclarecendo todas as dúvidas e qual o local do corpo onde você deve introduzi-lo.

FaculdeCoimbra@.com
A.B.

Anônimo disse...

Perguntaram a José Saramago, escritor portugues, prêmio Nobel de Literatura e Ateu:

- Como pode pessoas boas, sem deus no coração?

Ele respondeu:

- E com pode pessoas tão más dizerem ter deus no coração?

Anônimo disse...

"Deus, perdoe meus pecados, que eu perdôo os seus." Lucas Menezes

"Um ateu diria que Deus
fez esse mundo tão mal feito,
tão cheio de sofrimentos
que ficou envergonhado
e até hoje vive escondido." Valter da Rosa Borges.

Anônimo disse...

"O homem que criou a idéia de Deus foi um gênio" Euripedes

"Matar ou morrer em nome de Deus é a mais perigosa de todas as psicoses coletivas da humanidade." Valter da Rosa Borges

"O Cristianismo é uma invenção de cérebros doentes" Adolf Hitler

"Em termos de alocação de recursos, a religião não é muito eficiente. Eu poderia fazer muito mais numa manhã de domingo." Bill Gates

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Darwin

"Somos muito injustos com Deus. Nem sequer Lhe permitimos pecar." Friedrich Nietzsche.

Anônimo disse...

"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume." Mao Tse Tung

"O que aconteceria se um dia as pessoas comprassem mais os meus discos do que a bíblia? Isso me tornaria deus porque muito mais pessoas acreditam em mim do que neles? Tudo é uma questão de popularidade. Há um monte de gente no mundo que nunca ouviu falar de Jesus, enquanto a América o idolatra." Marilyn Manson.

"Deus quer prevenir o mal, mas não consegue? Então ele não é onipotente. Ele consegue, mas não quer? Então ele é malevolente. Ele quer e ele consegue? Então, por que o mal acontece? Ele não quer e não consegue? Então, por que chamá-lo de Deus?" Epicuro

“Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.”
Galileu Galilei

Anônimo disse...

Não existe nada divino e nenhuma divindade. Nós
vivemos e depois vamos para debaixo da terra virar comida de minhoca. A vida não é um ensaio, nem uma precursora de coisas boas. A vida simplesmente é. E a gente tem uma chance de fazer as coisas da melhor maneira possível para aqueles à nossa volta e aqueles que estão por vir.
— Warren Ellis

Anônimo disse...

Ser Ateu é:
Ser ateu não é uma simples oposição ou rebeldia contra uma crença.Ser ateu vai muito além disso.

Ser ateu é ter a honestidade de viver a vida como ela realmente é sem distorcer a realidade dos fatos.

Ser ateu é levar uma vida sem superstições e preconceitos mesmo que estejam todos contra você.

Ser ateu nos leva a compreender as dores do mundo,e não se conformar com tanto sofrimento ao invés de cruzar os braços e dizer que são inevitáveis e que fazem parte de um plano divino.

Ser ateu é reconhecer que fomos inteligentes em chegarmos até aqui,e reconhecer os limites da razão.

Ser ateu é executar a difícil tarefa de viver,não apenas para si mesmo,mas pela humanidade que implora por socorro.

Ser ateu é se comover com a miséria que a humanidade se encontra.

Ser ateu é aceitar que estamos sozinhos na luta com o sofrimento,pois se existe algo maior que nós e não se manifesta,é melhor que não exista.

Ser ateu é levar uma vida sofrida ou feliz,mas acima de tudo...SINCERA!