terça-feira, 22 de novembro de 2011

SEMAM: UNIR E MOBILIZAR FORÇAS É A SOLUÇÃO!

Ação alerta para coleta seletiva
22/11/2011
Grande parte das cerca de cinco toneladas de lixo produzidas diariamente no Mercado não recebe destinação correta

Em meio à variedade de produtos vendidos no Mercado São Sebastião, no Centro, a qual atrai uma média de três mil pessoas a cada dia, o descarte adequado do lixo é um detalhe que muitas vezes passa despercebido por muitos dos frequentadores e permissionários que atuam no local. Como consequência, em grande parte do lixo descartado nas lixeiras, tambores e contêineres do mercado material orgânico e inorgânico se misturam, impedindo que uma série de produtos pudesse ser reciclada.

Mesmo entre aqueles que trabalham no local, a falta de organização quanto ao despejo do lixo é apontada como um problema. "Principalmente onde vendem carne e verduras", frisa a permissionária Cristina Freitas.

Como forma de tentar alterar essa situação, ainda que apenas a médio prazo, a 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e administração do mercado realizaram, ontem, uma ação conjunta por meio da qual orientaram os 454 permissionários do espaço sobre coleta seletiva.

De acordo com o major Marcelo Guimarães, 20 homens do Exército participaram da ação, distribuindo folhetos e passando diversas orientações aos permissionários. "É uma forma de colocar em prática o civismo que nós aprendemos no quartel", destaca o major.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, o Mercado São Sebastião foi escolhido para receber a ação por conta do grande volume de pessoas que passam pelo local e pelo "valor simbólico" que o São Sebastião possui em Fortaleza.

Conforme o administrador do Mercado, Marcos Henrique Dutra, serão distribuídas, a partir de hoje, entre os permissionários, sacolas plásticas coloridas, que deverão facilitar a realização da coleta seletiva.

A distribuição, acrescenta, irá continuar até que os permissionários adotem a coleta seletiva como uma prática cotidiana, sem a necessidade de intervenções por parte da administração. "Mesmo que isso se dê a médio prazo", ressalta.

Para o administrador, a presença do Exército contribuiu para dar maior destaque à ação, durante a qual todos os 454 boxes foram visitados.

O lixo produzido no Mercado São Sebastião é distribuído entre 80 lixeiras, 15 tambores e seis contêineres, dos quais dois são exclusivos para cocos. Ao todo, são produzidas, diariamente, de quatro a seis toneladas de lixo no mercado.

10 comentários:

LURDINHA FACA AFIADA disse...

OLHE O CONTRASTE, O DEODATINHO SEMPRE DANDO BONS EXEMPLOS DE COMPETÊNCIA E TRABALHO. ENQUANTO ISSO O ADRIANO DA SILVA DÁ ENTREVISTA DIZENDO QUE O ARGEU VIEIRA É UMA GRANDE REFERÊNCIA PARA ELE. SERÁ QUE É RABO PRESO? QUANDO TÔ ACHANDO QUE TEM ALGUMA ESPERANÇA NA BEIRA DO TÚNEL VEM UM JOVEM QUE DIZ QUE É SÉRIO E LASCA UMA BARBARIDADE DESSA. COITADA DA BOA VIAGEM ONDE VAMOS PARAR?

Anônimo disse...

Queria fazer uma pergunta ao Deodato onde está os deputados do PT que foram votados em Boa Viagem e que nunca colocaram nem uma emenda parlamenta para o município, lembro-me bem que o Eudes Xavier já foi votado aqui duas vezes e nunca fez nada pelo município, sem tira que o PT Boaviagense só servi para perseguir também nunca fez nada de bom para a nossa cidade queria que o companheiro me mostrasse algo feito na política de Boa Viagem pelo PT, Deodato perseguiu Mazinho até próximo a campanha e na hora fez aliança realmente não entendo a militância petista de Boa Viagem.

Anônimo disse...

Hoje pude ouvir em uma determinada emissora que o PC do B vai se aliar com o partido mais corrupto do Brasil o DEM ( ex PFL )fugindo seriamente de suas raizes politicas.

Deodato Ramalho disse...

Regra mais básica, mais elementar da democracia: quem ganha a eleição, governa; quem perde vai exercer, legitimamente, o papel de oposição. Os deputados do PT que foram votados em Boa Viagem (poucos, mas conscientes votos), como Eudes Xavier e Nelson Martins, são, sem favor, dois dos melhores parlamentares do Ceará. Nunca persegui ninguém, muito menos o Mazinho. A não ser que a ignorância política seja tanta que entenda o papel legítimo da crítica, da oposição democrática, como perseguição. Aliás, no caso de Boa Viagem, dou razão a quem já disse: "se não fosse o Deodatinho, os políticos que sempre mandaram em Boa Viagem, já tinham levado a água do Capitão-Mor". Talvez esse anônimo aí, pelo discurso que faz, seja do time que pensa que fazer política é se aproveitar da coisa pública.

Marcos disse...

AHAHAHAHAHA O PC DO B SE ALIA COM QUALQUER UM. SE ALIAR COM O PFL NÃO É DE HOJE NÃO LÁ NO PIUAÍ FOI ALIADO DA TURMA DO MÃO SANTA.

Carlao disse...

Bote uma coisa na sua cabeça dr. Deodato aqui na nossa terra só é bom político, bom de voto, se for ficha suja, se for condenado da justiça, aí tem voto. O senhor não ouve como é que o pessoal da Rádio do Domingos Filho chama uma pessoa condenada a 50 anos de cadeia pelo roubo do banco central como sendo o grande líder da cidade?

Anônimo disse...

JOVEM CURIOSA
PERGUNTA PARA QUEM QUIZER RESPONDER:
QUAL A DIFERENÇA DO SR. ARGEU VIEIRA PARA O DR. FERNANDO ASSEF?
MAYARA DO BAIRRO DE FÁTIMA

Anônimo disse...

ENTÃO CARLÃO O SR. FERNANDO ASSEF TAMBEM É UM GRANDE LIDER ALÉM DE PREFEITO ELE PODE COMANDAR BOA VIAGEM POR LONGOS ANOS PELO PODER QUE TEM DE CORRUPÇÃO QUE TAMBEM É ROUBO,POIS SE ENCAIXA NO PERFIL DOS OUTROS CITADOS NA RADIO DO DOMINGOS FILHO.
Graça

marcia silva disse...

tem liderança para tudo

Anônimo disse...

Rádio Fm LIDER chamando o ARGEU VIEIRA de CARDEAL, Adelmo! e e pq alguns alienados o chamam de inteligente, isto pra mime ser B.... mesmo.Adelmo tu sofreu tanto pra se formar, passou até fome, humilhações, mas como um bom combatente venceu.Tenha senso do ridiculo epare de ser hipocrita, vença por seus méritos.Se espelhe no grande Reporte da Globo Eraldo Pereira, que honra sua raça.