quinta-feira, 3 de maio de 2012

E O PSDB, NÃO DIZ NADA SOBRE SEU DEPUTADO?


ESCÂNDALO DOS BANHEIROS 03/05/2012

Conselheiros rejeitam volta de Teodorico ao TCE

Conselheiros se reuniram com o ex-presidente e disseram que ele só deve voltar após concluídas as investigações
DEIVYSON TEIXEIRA
Teodorico: retorno vetado

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) não aceitam o retorno de Teodorico Menezes e comunicaram ao ex-presidente que ele não poderá reassumir a cadeira na Corte. A informação foi divulgada ontem pelo atual presidente, Valdomiro Távora. Teodorico é suspeito de participação no desvio de verbas estaduais para a construção de kits sanitários.
Ao longo do dia, Távora realizou reuniões informais com os conselheiros. O próprio Teodorico participou. Eles fecharam questão quanto a manter o conselheiro afastado até que a investigação chegue ao fim.
O presidente disse que Teodorico “aparentemente” concordou com a decisão dos colegas, mas acredita que ele ainda irá consultar os advogados.
Na semana passada, Teodorico comunicou que iria reassumir seu lugar no TCE. Seu entendimento era de que havia se afastado por vontade própria. Mas não é essa a compreensão majoritária no tribunal. Caso ele insista em retornar à Corte, a questão deverá ser levada a voto no pleno do TCE. Nesse caso, a tendência será a confirmação do afastamento.
A conselheira Soraia Victor, cuja postura é tradicionalmente mais crítica em comparação com os demais membros, não participou da reunião, apesar de estar no tribunal enquanto o encontro era realizado. Os auditores, que cumprem a função de substituir os conselheiros, tampouco foram chamados.

Ministério Público
O TCE espera receber até amanhã os documentos relacionados à investigação que tramita na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Segundo o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, o órgão já concluiu a apuração. O documento inclui dados bancários sigilosos que mostram “fortes indícios” da participação de o conselheiro, conforme O POVO informou sábado com exclusividade.

No entanto, Machado afirma que há discussão acerca da competência do Ministério Público para remeter essas informações a outro órgão, já que Teodorico possui foro privilegiado.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Teodorico Menezes se afastou do TCE uma semana depois que O POVO revelou, com exclusividade, o esquema de fraudes na construção de kits sanitários por entidades fantasmas, dirigidas por pessoas ligadas ao conselheiro.
O POVO - George Pedrosa.
 

Nenhum comentário: