quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Deodato defende a requalificação do espaço urbano de Fortaleza


O vereador Deodato Ramalho (PT) aproveitou a discussão sobre a mudança da sede da Câmara Municipal de Fortaleza para o Centro da cidade, para lamentar o descompromisso da atual gestão da Prefeitura em manter políticas ambientais que vinham sendo desenvolvidas anteriormente, trazendo prejuízos sócioambientais para a qualidade do espaço urbano da capital. O pronunciamento foi realizado durante o pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (29).

Para Deodato a mudança da sede do poder legislativo municipal para o Centro poderá beneficiar o acesso aos cidadãos a Casa do Povo. “O bairro do Centro é o coração pulsante da capital, frequentado por pessoas de todos os bairros e de todos os setores da sociedade”, disse. Ele ponderou, no entanto, que a requalificação e o ordenamento do bairro são desafios crescentes para as ações do poder público, devido a um conjunto de problemas: desde a fiscalização dos comércios à falta de planejamento quanto às diversas atividades desenvolvidas na região.

O parlamentar reconheceu em parte o empenho da gestão atual em manter as políticas ambientais apoiadas por sua gestão à frente da então Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura de Fortaleza (atual Seuma), no que tange ao combate à poluição sonora. Inclusive por conta da cooperação da Polícia Militar no suporte às ações atuais O que dificilmente ocorria antes. Deodato, quando foi o titular da pasta, atuou decididamente na contenção da poluições sonora e visual na cidade. Mas o vereador também ponderou que as atuais iniciativas para coibir a poluição visual têm deixado a desejar, o que na sua avaliação, talvez tenha relação com a submissão da prefeitura ao lobby do setor da publicidade em outdoors.


Lei Cidade Limpa

Segundo Deodato, a sua tese da falta de interesse do prefeito no enfrentamento ao problema da poluição visual pode ser confirmada devido ao veto prefeitoral ao projeto de lei 15/2013, conhecido como "Lei Cidade Limpa", de sua autoria. A Lei tornaria mais severo o combate à este tipo de poluição na cidade. Na época, o prefeito justificou sua recusa em acatar a proposta por conta de estar preparando um projeto semelhante para enviar ao legislativo.

Apesar das várias promessas, após dois anos a matéria ainda não chegou à Casa. “O projeto Cidade Limpa foi votado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza e foi recusado pelo prefeito. Em agosto deste ano, a atual secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, veio à CMFor e prometeu novamente que o prefeito iria mandar uma Mensagem sobre isso, mas até agora nada!”, lembrou.


I Congresso Internacional de Paisagem Urbana

O vereador ainda revelou que foi convidado para palestrar no I Congresso Internacional de Paisagem Urbana, em São Paulo, entre os dias 05 e 08 de dezembro, onde falará sobre a gestão ambiental de Fortaleza. “Infelizmente, caso não haja nenhuma novidade daqui pra lá, vou ter que dizer, meio acabrunhado, que depois da gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), a atual administração colocou avanços importantes da gestão ambiental em segundo plano”, lamentou.

Nenhum comentário: