quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CUMPRIMENTO DA LEI E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ROTA DA MUDANÇA NA SEMAM.

18/02/2010

Cidadania Ambiental nas áreas de riscos de Fortaleza

Parceria da Semam com demais pastas da prefeitura visa sensibilizar a população.

Sensibilizar crianças e jovens moradores de áreas de riscos de Fortaleza. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam, que em parceria com as Secretarias Executivas Regionais, Secretaria de Saúde-Vigilância Sanitária e Defesa Civil vem realizando ações de sensibilização nas áreas de risco da cidade. As ações acontecem paralelamente às ações de gestão como limpeza e dragagem dos canais da cidade, realizadas pelas Secretaria Executivas.

As atividades de 2010, que percorrerão toda a cidade até abril, tiveram início nesta quinta-feira (18) com a realização da oficina de Cidadania Ambiental na Comunidade da Rosinha, situada no bairro da Serrinha - Regional IV – e se estenderão até o mês de abril com a presença de adultos jovens e

crianças. Na ocasião foram desenvolvidas atividades sócio-educativas como dinâmicas de integração e rodas de conversa sobre a atitude de cada um para com a cidade. Também foram abordados assuntos como lixo e separação de materiais recicláveis, além da poluição das águas do canal que atravessa a comunidade.

Desde 2005 a Semam faz parte do Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa. A criação do Comitê foi uma iniciativa da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza e Gabinete da Prefeita. A finalidade é gerar uma política intersetorial para possibilitar um maior envolvimento dos órgãos municipais na prevenção e atendimento à quadra chuvosa.

Desde que foi criado o Comitê, o número de ocorrências de desastres teve uma queda de 25% a 40%. Outro dado importante e que há 5 anos não é registrada nenhuma vítima fatal, mostrando que realizar atividades de prevenção é o melhor modo de minimizar problemas como alagamentos nas áreas de risco de Fortaleza.


4 comentários:

Dr. Amâncio disse...

PARA REFLETIR

A Rede Globo não é nenhuma referência televisiva, mas, hoje produziu um diálogo interessante entre duas personagens da novela Malhação.

Conversando sobre política, uma adolescentes perguntou a outra: PORQUE TODO POLÍTICO SÉRIO SEMPRE SE DÁ MAL NO FINAL?

Será que os jovens estão despertando para a realidade da corrupção que assola o país? E que em Boa Viagem não é diferente.

Anônimo disse...

Dentro dessa reflexão que a juventude hoje faz. Entendemos que em Boa Viagem, não é diferente.
Senão vejamos: O Prefeito de Boa Viagem, foi vaiado estreptosamente pelos jovens que ali estavam na praça do "jóia" de carnaval.

Não havia nenhum adulto comandando este fato, foram coisas da juventude mesmo, que estão insatisfeitas com as promessas de campanha não cumpridas até agora. E tem mais. Muito jovens que votaram no Prefeito estavam alí. São aqueles que não fazem parte do fisiologismo da câmara Municipal, nem do Executivo.

Anônimo disse...

queria muito esta neste dia q fernando foi vaiado pois ia almentar o coro da vaia eu e minha esposa huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

PROFA. GERARDA disse...

Parabéns Dr Deodato pela inclusão da Educação Ambiental NA ROTA DE MUDANÇA DA SEMAM. EDUCAÇÃO É TUDO