quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"O plantio é opcional, mas, a colheita é obrigatória"
É assim que faço a leitura do episódio em questão. Os funerais do Mazinho. Começo por pedir desculpas de somente hoje ter tido condições emocionais de ler todo o blog. Ver partir um companheiro de 40 anos de convivência é de uma crueldade inigualável. Não se concebe nem justiifica a ausencia das homenagens públicas a um homem que foi uma das maiores e mais respeitadas lideranças locais, regionais e até estaduais. Mas o atual poder local não conhece as regras públicas de civilidade e muito menos a ética, tanto quanto vivencia a corrupção. Tenho certeza que isto vale muito mais pena do que falta. O Mazinho foi homenageado pelos poderes constituidos de todos os municípios do sertão central. Foram presenças dos prefeitos, vereadores além dos muitos muitos amigos que acorreram aos seus funerais.
O Poder Legislativo Local o homenageou com sessão presencial, a Câmara de Tamboril fez sessão especial e votos de Pesar, bem como a Assembleia Legislativa que levantou os trabalhos da sessão do dia 03/02 em sua homenagem.
Ao velório e ao enterro compareceu também Boa Viagem urbana e rural em peso, além das presenças honrosas dos dep.estaduais: Artur Bruno e Marcos Cals. Havia caravana de todos os recantos a lhe darem o último adeus.
Muito nos honrou a participação da maioria dos partidos políticos. Tal vida tal morte. Ele foi todo amor a sua terra e recebeu de volta todo o carinho que sempre teve por sua terra e seus conterrâneos. Nós, a familia, nos sentimos gratos pelo conforto e a solidariedade de todos. Saibam que o legado deixado por Ele, tem raizes será regado por cada um de nós que sempre o respeitamos e amamos.
A dor da perda nos une ainda mais e nos dá mais coragem de lever adiante os seus projetos: Devolver a dignidade usurpada de seus conterrâneos e ver sua terra se desenvolver de fato e de direito e não apenas na demagogia das placas e na leviandade das ações.
Maria Dias Cavalcante Vieira.

16 comentários:

Dr. Amâncio disse...

Cara companheira Maria Dias.

Hoje, depois de perder as pessoas mais importantes na minha vida, que foram meu saudoso e amado pai e minha saudosa e amada mãe, é que consigo mensurar o tamanho da sua dor.

O que nos consola é acreditar na vida eterna e na ressurreição da carne, onde esperamos que todos aqueles que tiveram uma vida pautada pela ética, dignidade e amor ao próximo sejam consagrados e ungidos pelo verdadeiro Amor de Cristo.

É por acreditar nesses valores que espero que o legado deixado pelo ÚLTIMO Prefeito que Boa Viagem teve, seja cultivado e para que produza bons frutos para a atual e futuras gerações do nosso querido município.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Fez um mes que Boa Viagem predeu um grande HOMEM do bem que amava sua terra. José Vieira deixou um vazio muito forte nas familias Boaviagens que sofrem com sua ausencia.
Que Deus dê muitas forças a sua esposa Maria Dias para que ela possa continuar com o seu projeto que era ver Boa Viagem desenvolvida que as pessoas possa junto com ela ajudar neste SONHO que ainda ñ acabou.
Deus te abençõe Maria Dias e Família!

Anônimo disse...

Esposa e filhos.

Não chores por quem já está junto a Deus!
Pense nos momentos felizes que passaram juntos com o Mazinho
E a Deus por deixar esta pessoa brilhar
Na vida de todos os amigos.

Eudson Júnior disse...

Sonho com o dia que a nossa, tao estimada, terra será tratada com o respeito que ela merece, sonho com o dia que ela será novamente lembrada pelas suas riquezas - "hoje vejo os teus campos de algodão" - sonho com o dia em que a paz terá novamente presença em nossas ruas e lares - "onde a PAZ e o AMOR são o Ideal".

Mas disse Raul Seixas : " UM SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ, MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTA É REALIDADE"

EUDSON JÚNIOR

GERARDA disse...

MARIA DIAS FOI FIEL COMPANHEIRA, SUBSTITUINDO TODOS OS PROJETOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS PELA DEDICAÇÃO INTEGRAL DE CORPO E ALMA AO SEU AMADO ESPOSO, FAZENDO VALER O JURAMENTO DE FIDELIDADE NA TISTEZA E NA ALEGRIA,NA SAÚDE E NA DOENÇA, AMANDO E RESPEITANDO POR TODA VIDA E NA MORTE. MAZINHO TEVE A PARTIDA COMO SONHOU. EM SUA CASA NO JANTAR COM ESPOSA, FILHOS, FILHAS, NETOS, NETAS, IRMÃO, IRMAS, SOBRINHOS SOBRINHAS, AMIGOS E AMIGAS. DURANTE A SUA AGONIA FORAM MUITAS CENAS FORTES DE DESPEDIDAS DE VERDADEIRAS AMIZADES QUE PARTILHARAM DA HORA DERRADEIRA. FOI MUITO DOLOROSO MAS AO MESMO TEMPO MUITO TRANQUILO EM VIRTUDE DA CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO COM FAMILIARES, AMIGOS E COM A BOA VIAGEM, CUJA PROVA DE UMA ADMINISTRAÇÃO DE MÃOS LIMPAS FOI CONFIRMADA PELO TCM PROXIMO A SUA PARTIDA; ELE LEVOU CONSIGO A PROVA QUE ELE SABIA EXISTIR, MAS NADA COMO A CONFIRMAÇÃO DO ORGÃO MAXIMO NESSE ASPECTO O TCM QUE EXAMINOU SEUS ATOS ADMINISTRATIVOS EM PROL DA TERRA QUE ELE TANTO AMOU. QUE SUA MEMORIA SEJA UM BALSAMO DE INCENTIVO AOS QUE LUTAM POR UMA BOA VIAGEM MELHOR. DESCANSA EM PAZ AMIGO. À IRMÃ DE OPÇÃO, A AMIGA DE FÉ MARIA DIAS E SEUS FILHOS E FILHAS, NOSSA SICERA AMIZADE. E O RECONHECIMENTO DE FAMÍLIA INTEGRA, PAUTADA EM VALORES COMO A ÉTICA NA POLITICA E NA VIDA

Leitora!!! disse...

Maria é com grande emoção que leio esse seu artigo, tudo que vem de você tenho um respeito e uma grande admiração. A admiração e o conceito que tenho de você é imenso, dificil até de calcular, sua inteligência é incomparável, e lamentávelmente isso incpomoda a muita gente. Acredito que muitos sentirão a falta do Mazinho, mas você é a única que mais sentirá, foi companheira incansável de luta e de amor. Também acredito no poder da decisão que juntos comungavam o progrsso da nossa terra. Perdemos muito, era um homem sem ambições e nem vaidades pessoais, o que conseguia era pensando no desenvolvimento do municipio. estive presente no funeral, missa e continuarei sempre perto de vocês, são pessoas do bem e tenha certeza que juntas venceremos. Fica com Deus!!!!!

Anônimo disse...

E não esqueça que na ocasião da morte do saudoso DR. SERGIO até o posto de saúde no qual o mesmo desenvolvia suas atividades aqui em Boa Viagem funcionou normalmente. Na época não tiveram a mínima consideração.

Claro que um erro não justifica o outro... Mas o que se faz aqui...

Cidadão 2010 disse...

Peraí Leitora. Querer omparar a trajetória política do Dr. Sérgio com a do Mazinho é querer brincar com os fatos e com a história.

MAZINHO: Prefeito de Boa Viagem 5 vezes e morreu com a FICHA LIMPA.

DR. SÉRGIO: Prefeito menos de 1 mandato e cassado por corrupção.

Outro detalhe. A família do Dr. Sérgio optou em enterrar o Dr. Sérgio em Fortaleza.

Agora, se existe alguém ingrato nessa história é o atual prefeito de Boa Viagem, que só é gente na política graças ao Dr. Sérgio e na eleição de 2004 fez corpo mole para ele perder para o Mazinho. Só assim hoje ele tá socado lá na prefeitura com sua turma.

Pergunte a Marília Prado, esposa do falecido o que ela acha do Mazinho e do Fernando?

JUSTIÇA SEJA FEITA.

Anônimo disse...

O falecido foi vítima das circunstâncias, aonde o mesmo não quis comprar as vacas de presépio da câmara municipal, então o mesmo foi enganado e as vaca o pussseram para fora da prefeitura, e até hoje as vacas de presépio só vivem com o pires na mão pedindo "ajuda" ao prefeito, senão ele não governa. Então é fácil saber que este prefeitinho aí, passa a ajuda. Aí meu irmaõ por isso que ele C... e batiza e as vacas de presépio nada fazem!!!

romulo disse...

bem venho atraves este blog falar algumas palavras rapidas , mazinho voce foi o melhor entre os melhores prefeitos do nosso sofrido municipio. Tinha um amor fenomenal para com este povo , este mesmo povo , que vai sim reconhecer a pessoa que vc foi . pessoalmente sempre tive uma admiraçao e um forte respeito a sua pessoa . Tenho um amor inorme por todos os seus filhos , amor de irmao . E Maria dis voce e uma pessoa iluminada sempre estarei ao lado de voces grande abraço do seu sobrinho Romulo

Anônimo disse...

Gostei júnior do trocadilho que você fez da atual situação do nosso município com o nosso tão lindo Hino!! infelizmente só o que vemos é sofrimento e dor na nossa terra, que tem sido tomada pelas drogas, dizimando nossa juventude, e pela bandidagm política!!!

Cara amiga Maria Dias, a mémoria do Mazinho nao irá morrer nunca, seu legado de honestidade com a coisa pública será seguido por nós que queremos uma Boa Viagem melhor!!

Por muito tempo houve uma fragmentação política em nosso município, que só favorecia aos detentores do poder!! Hoje com a união de partidos mais progressistas e comprometidos com causas sociais, como PT, PSB e PR(nao digo PCdoB de Boa viagem, porque este está a cargo de um aliado de primeira grandeza do atual prefeito)Boa viagem logo logo estará novamente EM BOAS MÃOS!!

Abraço

Clara Pinto disse...

Querida Maria Dias e Familia, pode ter certeza que o amor que tenho por voces só aumenta a cada dia. Sempre estarei com voces para sempre.beijos.

Edson disse...

Mazinho foi o maior político que Boa Viagem já teve. Lembro-me que, quando conversávamos sobre Boa Viagem e as necessidades de seu povo, Mazinho, sempre atento, sacava projetos e mais ações para desenvolver sua terra. Não me deixava sem resposta. Hoje em dia, é raro encontrar político assim, criativo e corajoso, e, além de tudo, coerente com o que diz e faz. Estive numa reunião dessas de partido político, e tocamos no PSDB de Boa Viagem. Falava um amigo meu, político sério e compromissado, que hoje não havia salvação no PSDB de Boa viagem. Maria Dias era quem dava o tom, e uma grande perda foi sua saída dos quadros do partido. Hoje, é preciso resgatar a dignidade política usurpada de Boa Viagem. Chega de oportunismos, de se brincar com o interesse público. Miremos em Mazinho o exemplo de político que queremos para Boa Viagem.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Para Maria Dias e família,

Amiga Maria, Sempre que posso comentar alguma coisa a respeito do Mazinho, procuro despertar à atenção de todos para os exemplos. Creio que num homem público, os exemplos são fundamentais para que fique sedimentada a crença de que, ainda há muitas pessoas de bem na política.

Os jovens principalmente eles, precisam saber disso, pois essa juventude que aí está, será no futuro nossos representantes na política. Os jovens precisam saber que política se faz por amor à causa, amor ao trabalho, dedicação e repeito àqueles que lhe confiaram os destinos de uma cidade.

Um governante é para fazer, e não, se fazer. Dessa forma creio que em suas várias Administrações, o Mazinho se preocupou em fazer algo pela nossa cidade, para que ficasse no decorrer do tempo, sua marca indelével de grande Administrador que ele sempre foi. E sobre tudo o exemplo para os mais jovens de fazer política voltada para os interesses da coletividade. Receba o forte abraço do amigo Alfredo Carlos.

Anônimo disse...

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA
ANEXO I AO ATO DELIBERATIVO Nº 662, de 29 de janeiro de 2010
RELAÇÃO NOMINAL DOS SERVIDORES ATIVOS - QUADRO UNICO, DOS OCUPANTES DE CARGOS DE DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO
E FUNÇÕES GRATIFICADAS E DOS
SANTA CLARA... ESSA É A SENHORA MESMO?
RECEBENDO DA ASSEMBLEIA SEM TRABALHAR?

ASSESSORES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA


CLARA ALVES PINTO 020729 03 GRUPOS DE TRABALHO MEMBRO EXECUTIVO GT

Anônimo disse...

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA
ANEXO I AO ATO DELIBERATIVO Nº 662, de 29 de janeiro de 2010
RELAÇÃO NOMINAL DOS SERVIDORES ATIVOS - QUADRO UNICO, DOS OCUPANTES DE CARGOS DE DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO
E FUNÇÕES GRATIFICADAS E DOS
SANTA CLARA...É VOCE MESMO?

RECEBENDO DA ASSEMBLÉIA SEM TRABALHAR?


ASSESSORES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA


CLARA ALVES PINTO 020729 03 GRUPOS DE TRABALHO MEMBRO EXECUTIVO GT