sexta-feira, 7 de maio de 2010

APROVADO PROJETO DE INICIATIVA POPULAR "FICHA LIMPA". VOCÊ ASSINOU?


Editorial - Jornal O POVO
Ficha Limpa

07 Mai 2010 - 03h18min
-->A Câmara dos Deputados aprovou o projeto Ficha Limpa, resultante da mobilização da sociedade civil através de projeto de iniciativa popular respaldado por cerca de dois milhões de assinaturas. Resta esperar que o Senado siga o mesmo caminho e ainda se possa aplicar a legislação na próxima eleição.

Há muito os cidadãos brasileiros manifestam sua indignação com a impunidade de políticos flagrados em atos de corrupção e outras ilegalidades. Infelizmente, a lentidão sempre prevaleceu quando se tratou de punir atos condenáveis de dirigentes públicos. Até que um dia, em 2009, surgiu um movimento liderado pela Igreja Católica com o sentido de colher assinaturas para um projeto de lei destinado a impedir candidaturas de políticos com processos em andamento na justiça & era o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), que recolheu 1,6 milhão de assinaturas. Nesta semana foram adicionadas mais de dois milhões de assinaturas coletadas pela ONG Avaaz.

A dificuldade para a aprovação do Ficha Limpa advém do temor de sua inconstitucionalidade em vista do princípio constitucional da presunção de inocência, que significa que uma pessoa só pode ser considerada culpada (criminosa) se a condenação transitar em julgado (não caiba mais recurso).

Contudo, o artigo 14, parágrafo 9, da Constituição Federal estabelece restrições a candidaturas, ``a fim de proteger a probidade administrativa a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou abuso de função, cargo ou emprego na administração pública direta ou indireta``. Ora, a emenda visa que não se dê registro a aspirantes a esses cargos que denotem em sua vida pregressa a falta de compromissos implícitos no desempenho de funções e cargos que pretendem ocupar, como mandatários da Nação, no Executivo, no Legislativo e no Judiciário.

Ora, se se exige para aqueles que desejam integrar a Magistratura, o Ministério Público e toda uma série de outros e relevantes cargos públicos, reputação ilibada, essa condição não poderia ser esquecida no que diz respeito a candidatos aos postos eletivos do Executivo e Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal.

É verdade que a triagem de candidaturas deveria ser feita pelo partido, através do voto do coletivo partidário. Ou então pelo próprio cidadão, através de referendo revogatório de mandato, se a democracia participativa fosse regulamentada na Constituição. Contudo, se prevalecer o projeto levado a cabo pela iniciativa popular, a cidadania brasileira terá obtido uma grande vitória.


VAMOS NÓS: O avanço é indiscutível. Participei e participo dessa luta, especialmente como integrante da Comissão Brasileira Justiça e Paz - CBJP/CNBB. Agora é torcer para que as regras sejam aplicadas, sem descuidar dos exames necessários para separar o joio do trigo, ou seja, separar aqueles que praticaram atos de desonestidade, de desvio de verbas, daqueles que, eventualmente, tiveram suas contas desaprovadas em razão de erros, atecnias etc, evitando, assim, qualquer injustiça. Infelizmente, se tem que correr esse risco, a fim de dificultar a candidatura de conhecidos "fichas sujas", papel que o eleitor, lamentavelmente, não tem tido a responsabilidade de fazê-lo...Afinal, não podemos esquecer: quem elege o ficha limpa e o ficha suja é o eleitor e a eleitora.

9 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Deputado do PSDB da Bahia quer retirar universidade - UNILAB (Redenção) do Estado do Ceará...

http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/981008.html

Anônimo disse...

Eu também assinei Dr. Deodato, mas aqui em Boa Viagem tem gente que escreve no blog se fingindo de sério dizendo até que votana Marina Silva que nem assinou e fez foi zombnar de quem defendia o projeto

CIDADÃO 2010 disse...

LEMBRO DA DIFICULDADE DE CONSEGUIR ALGUMAS ASSINATURAS LÁ NA CAPELA DO SÃO PEDRO. ALGUNS TEMEROSOS DE ESTAREM ASSINANDO ALGUMA DENÚNCIA, ETC. ALGUNS NÃO ASSINARAM COM MEDO.

PERGUNTEI SE O PADRE NÃO HAVIA ESCLARECIDO A RAZÃO DAS ASSINATURAS. RESPONDERAM QUE NÃO. O PRÓPRIO LÍDER DA COMUNIDADE NÃO SABIA EXPLICAR A RAZÃO DAS ASSINATURAS (ESTE É O QUE TEM MENOS CULPA, POIS SEGUE AS DIRETRIZES DO PADRE MAIOR).

NAS CELEBRAÇÕES MENSAIS QUE OCORREM NA CAPELA, O PADRE RAIMUNDO MAIS ASSÍDUO CELEBRANTE, NUNCA TOCOU NO ASSUNTO FICHA LIMPA, POIS SUA PREDILEÇÃO É FALAR MAL DO PRESIDENTE LULA E DO PT.

MESMO ASSIM, COM TODA ESSA DIFICULDADE CONSEGUIMOS ALGUMAS ASSINATURAS. SÓ RESTA SABER SE ESSAS ASSINATURAS CHEGARAM REALMENTE AO SEU DESTINO FINAL. AGORA ISSO É O QUE MENOS IMPORTA.

POR PRECAUÇÃO PEGUEI ALGUMAS FOLHAS EM BRANCO E SAÍ COLHENDO ASSINATURAS NA ASSOCIAÇÃO E DEPOIS SAÍ NA MINHA RUA EM FORTALEZA FAZENDO O MESMO E ME ENCARREGUEI DE REMETÊ-LAS PARA BRASÍLIA.

Deodato Ramalho disse...

Para quem quiser acompanhar o site da Dilma, especialmente o "Dilma no rádio".

http://www.dilmanaweb.com.br/paginas/radio/

Anônimo disse...

João é verdade que os trepdants têm mais de dez discos gravados?

toca farewell para mim.

Anônimo disse...

REMEMBER-ME



What’s the use
You try to do so?
I am in you forever
What’s all that for?
If you always loved me
And never will get forget me
Please be fair with yourself
If you aren’t sure
Do not to that
But on the contrary
Remember me
You wouldn’t manage to live without me
Close your eyes
And feel in your heart
You’ll only see my effigy
You can't face it
Nobody can do it
Just loving you as I did
Everything that you do now
Will be for me or thinking about
But on the contrary
Remember me
You wouldn’t manage to live without me
Forgive me if you can
But I don’t understand
Why don’t you tell me
What happened to you?
Tell me why
Tell me why you stopped loving me
We were so happy
You told me once
That I was your heaven
Your everything
If I have lost you
I’m not to blame me
I want you baby
You need me
Can I get you back again
Please I want to know
Don’t be so vain
But on the contrary
Remember me
You wouldn’t manage to live without me

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Efetivamente, tivemos uma grande conquista, principalmente para às eleições de 2012. Entretanto a luta continua, queremos definitivamente excluir das eleições pessoas que no exercicio de mandatos tiveram seus patrimônios infinitamente aumentados. Isto ocorrendo, será um grande estímulo para que pessoas de bem, concorram a algum cargo.

Anônimo disse...

O QUE ESSE PADRE DE BOA VIAGEM GANHA EM FALAR MAL DO LULA,A IGREJA DEVIA FAZER CAMPANHAS,PARA AJUDAR AS PESSOAS MAIS CARENTES,FAMILIAS COM FILHOS DROGADOS,TEM TANTAS COISAS QUE A IGREJA PODERIA FAZER,ALEM DE LEVA A PALAVRA DE DEUS..ABRAÇO

Anônimo disse...

OI CAMARADA AMARELINHOS COMECEM A PROCURAR EMPREGOS PQ SE O PROJETO FICHA LIMPA PASSAR O PREFEITO DE VCS SÓ FICRÁ ESSE MANDATO E ADEUS 8 ANOS. SECRETARIADO VÃO LOGO LIMPANDO O NOME DE VCS NA JUSTIÇA PQ Mais tarde nao tem mais jeito......