sábado, 19 de junho de 2010

A DROGA É UMA DROGA. DIGA SIM À VIDA.


220 kg de maconha, crack e cocaína são incinerados no CE
A Delegacia de Narcóticos do Ceará realizou a incineração de 220 quilos de drogas, entre pedras de crack, cocaína e maconha, numa fábrica de cerâmica, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria da Segurança não realizava a queima da droga há três anos
Angélica Feitosaangelica@opovo.com.br 19/06/2010 02:00
Atualizada às: 19/06/2010 02:17

Os depósitos da Polícia já estavam abarrotados de drogas vindas de apreensões. “Não é possível precisar a quantidade de quilos de cada tipo de droga, porque são muitos. E nem dar uma estimativa, para não chamar a atenção de bandidos”, aponta o titular da Delegacia de Narcóticos do Ceará (Denarc), Everardo Lima, durante a cerimônia que antecedeu a incineração de 220 quilos de drogas. A queima do entorpecente aconteceu na manhã de ontem, 18, numa fábrica de cerâmica, no município de Caucaia.

Foram necessários dois metros cúbicos de lenha para realizar a incineração. A última queima da droga foi realizada três anos atrás. “É um processo lento de permissão, é preciso autorização judicial. Porque a defesa e a acusação sempre solicitam realizações de testes que comprovem ou não o crime”, justificou Lima. Segundo ele, os entorpecentes incinerados ontem vêm de apreensões antigas, nenhuma realizada este ano.
De acordo com dados da Célula de Estatística da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, somente em 2010, foram apreendidos 174 quilos de drogas, entre cocaína, maconha e crack. A intenção do delegado Everardo Lima é realizar a incineração duas vezes por ano, para tentar diminuir o estoque da droga armazenada.
O delegado abriu o processo de incineração, lançando um pacote de maconha no forno. “Cada pacote que a gente joga ao fogo, salvamos uma vida”, disse o delegado. Assim como ele, os outros delegados e secretários presentes, entre eles o titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Seman), Deodato Ramalho, também emendaram frases ao lançar as drogas no incinerador.
Prevenção

O delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), representou o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, e prometeu ações enérgicas para a apreensão das drogas no Estado. “A maioria dos quilos de entorpecentes eliminados hoje era provenientes de públicos de Fortaleza, mas o consumo também cresce no Interior. E são estratégias de combate que devemos buscar”, afirma o delegado.

A ação antecede a Semana Estadual Sobre Drogas, que ocorrerá de hoje até o próximo dia 26, com atividades preventivas, como caminhadas e panfletagem, em todo o Ceará.

Nenhum comentário: