segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CID AMPLIA. LÚCIO EM QUEDA LIVRE... E MARCOS CALS DESAPARECE.


Cid tem mais que o dobro das intenções de voto dos adversários
Governador alcança 69% dos votos válidos e seria reeleito hoje no primeiro turno
Érico Firmo
ericofirmo@opovo.com.br
13/09/2010 03:00
Com três semanas de campanha pela frente, Cid Gomes (PSB) alcançou percentual que supera o dobro das intenções de voto dos adversários somados. A nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha mostra que o governador e candidato à reeleição voltou a subir, enquanto seus principais adversários oscilaram, para baixo, dentro da margem de erro.
Quando se leva em conta só os votos válidos, Cid alcança 69%. Com isso, seria reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Para vencer sem precisar passar pelo segundo turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos. Nesse cálculo, são descartados votos em branco, nulos, eleitores que dizem não votar em nenhum candidato e aqueles que ainda não sabem em quem votar.
Levando-se em conta o total de votos, Cid chegou a 58%, cinco pontos percentuais a mais do que tinha na pesquisa anterior, realizada no fim de agosto. Desde a primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em julho, o atual governador acumula alta de 11 pontos.
O candidato à reeleição cresceu praticamente na mesma medida em que caiu seu adversário mais bem colocado. Lúcio Alcântara (PR) agora aparece com 16%. Desde a pesquisa de julho, o ex-governador, que tenta voltar ao Palácio Iracema, caiu 10 pontos. Em relação à pesquisa Datafolha realizada em agosto, ele aparece com três pontos a menos - oscilação que está no limite máximo da margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Já o candidato do PSDB praticamente não teve mudança de seu desempenho após dois meses de campanha. Marcos Cals (PSDB) começou com 7%, oscilou para 9% na segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha e, agora, nova oscilação, também dentro da margem de erro, para 8%. Considerando-se só os votos válidos, Lúcio tem 20% e Cals, 10%.
Entre os demais candidatos, o único que conseguiu pontuar foi Francisco Gonzaga (PSTU), que ficou com 1%. Eleitores que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 2%. Na pesquisa anterior, o percentual era de 6%. Já os que não sabem em quem votar passaram de 12% na pesquisa anterior para 14%.

Metodologia

O Datafolha ouviu 927 eleitores em 41 municípios, nos dias 9 e 10 de setembro. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que significa que, se forem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 52908/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número – 29210/2010.
*A manchete é deste blog.

18 comentários:

Anônimo disse...

O resultado dessa pesquisa mostra que a população do Estado do Ceará está a cada dia mais consciente e sabendo diferencia o certo do errado. Isso é o resultado de uma campanha de dois candidatos sem discurso em sem propósito, ficam só falando de CPRV, parem com isso que caso continuem a tendência e cair mais. Aliás é muito engraçado ver a Maria Pinajé no seu fusquinha fazendo apologia aos crime de transito... é de morrer de rir... rsrsrs

Anônimo disse...

“Cid vai ganhar no 1º turno”, afirma José Airton

Publicado: 13 de setembro de 2010 às 8:31 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Ceará | 1 Comentário

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) disse, nesta segunda-feira, não ter se surpreendido com o resultado da pesquisa Datafolha/O POVO que traz elevação da diferença de Cid Gomes (PSB) sobre adversários na disputa pelo Governo do Estado. ”Isso já era esperado. O que vemos no Interior é o governador sendo ovacionado. Ele é respeitado pelas obras que vem fazendo e passa a imagem de um grande gestor”, disse.
Pela pesquisa, Cid Gomes tem 58% contra Lúcio Alcântar (PR/PPS, que apresenta 16%, enquanto Marcos Cals (PSDB/DEM) registrou 8%.
José Airton afirmou não ter dúvidas de que Cid ganhará as eleições logo no primeiro turno, porque também conta com o apoio do presidente Lula e da candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.
Ele disse torcer agora para que esse bom desempenho do governador ajude “a puxar os nossos candidatos ao Senado, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). Airtomn admite que está difícil derrotar o tucano Tasso Jereissati, mas confia na força da militãncia no final da campanha para mudar o quadro.

Anônimo disse...

Qual queima melhor?!

SYDNEY (AFP) - Um professor de Direito australiano rasgou páginas do Alcorão e da Bíblia e utilizou as folhas como papel de fumo, em um vídeo disponibilizado no YouTube pouco depois da grande polêmica provocada pelo plano de um pastor evangélico americano de queimar o livro sagrado dos muçulmanos.
No vídeo de 12 minutos, que tem como título "A Bíblia ou o Alcorão, qual queima melhor?", Alex Stewart, membro de um grupo de ateus de Brisbane, exibe um exemplar do Alcorão e outro da Bíblia, arranca páginas dos dois livros e usa as folhas como "cigarros".
O vídeo, que foi retirado do YouTube, havia sido disponibilizado no fim de de semana, ou seja, no aniversário de nove anos dos atentados de 11 de setembro e depois do pastor americano Terry Jones ter desistido de queimar exemplares do Alcorão.
Um novo vídeo, de outro usuário, mostra partes do vídeo de Stewart com comentários.
Alex Stewart afirmou que pretendia exercer o direito à liberdade de expressão.

Anônimo disse...

Saiu o resultado final do concurso para as policlínicas de Camocim, Campos sales, Baturité, Russas e Tauá. Segundo a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), organizadora, foram mais de 2.700 inscritos na seleção para as microrregiões.

Anônimo disse...

Ao Santinha resta disputar a famigerada Copa Nordeste e já começar a pensar na temporada 2011 Precisando de um empate para passar à terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o Tricolor perdeu para o Guarany-CE, por 2 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio Junco, em Sobral.
Na partida de ida, o Santa já havia conseguida uma virada incrível. Após sair perdendo por 2 a 0, virou e acabou vencendo por 4 a 3. O problema é que os três gols anotados davam o direito ao Guarany de vencer por 1 a 0. E foi isso que o time explorou ao abrir o placar.
Agora, o clube cearense terá pela frente, o Sampaio Corrêa, que eliminou na fase anterior o CSA-AL. A ordem dos mandos de campo será nesta segunda-feira, às 14 horas.
O time pernambucano optou por se fechar na defesa. O problema é que Guarany jogou de forma consciente e não desesperou-se conforme o tempo passava.
Aos 19 minutos, após cobrança de falta rápida, o atacante Danilo Pitbull foi lançado nas costas da zaga e bateu no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro Tutti. O gol acalmou o time da casa, que diminuiu o ritmo, já que o placar o favorecia.
Avalanche do Guarany
A segunda etapa foi dramática para a torcida do Santa. O clube de Sobral entrou em campo para liquidar sua classificação. Foram dez minutos de pura pressão rubro-negra. Foram, pelo menos, quatro oportunidades claras de gol: uma com o meia Bismarck, outra com o atacante Vanderlei e duas com Danilo Pitbull.
O atacante Léo Olinda invadiu a área e encheu o pé, no ângulo. A bola ainda bateu na trave antes de entrar, sem chances de defesa para o goleiro.
Ficha Técnica
Guarany-CE 2 x 0 Santa Cruz-PE
Local: Estádio do Junco, em Sobral (CE).
Gols: Danilo Pitbull aos 19’/1T e Léo Olinda aos 33’/2T (Guarany)
Guarany-CE
Vantuir; Thiago Granja (Jean), Tobias, Junior Alves e Zada; Carlos, Rogério, Jean (Alberto) e Bismarck (Jhonny); Danilo Pitbull e Vanderlei.
Técnico: Oliveira Canindé.

Anônimo disse...

PRA QUE ELEIÇÃO O HOME NUM JÁ TA ELEITO? SÓ NÃO É COM MEU VOTO DESÇM DO SALTO ENQUANTO É TEMPO

Manoel disse...

Eu nunca votei no Tasso mas eu acho que ele tem razão, o Ceará não pode uma capitania dos ferrreiras gomes não . Por isso eu vou votar no Taso e no Pimentel, pois o Eunício e o Domingos Filho são pau mandado e aqui em Boa Viagem são padrinhos de muita coisa podre. Vou faser uma salada Dilma, dr. Lucio, Taso e Pimentel.

Anônimo disse...

Sinceramente, não sei de onde se tiram essas pesquisas. O indice de rejeição do atual governo do Estado é alarmante! e sua excelência aparece com toda esse vantagem? acho que deveriam respeitar pelo menos a inteligência do eleitor cearense.

Anônimo disse...

é incrível como todos desacreditam na credibilidade dessas pesquisas, pois nas ruas nao vemos tamanha diferença! e outra: O Datafolha ouviu 927 eleitores em 41 municípios. Com certeza escolheram municipios que são currais eleitorais d cid!

Anônimo disse...

NÃO SOU ATEU MAS SÓ AGREDITO VENDO!

Anônimo disse...

Pesquisas eleitorais influenciam o eleitor. É aquela história do voto útil. Diante dessa pesquisa que dá ao governador Cid ampla maioria, pra que mais então propaganda eleitoral ? Pior que pesquisa é o governador concorrer à sua própria reeleição sem se afastar do cargo. Aí é moleza ! Só perde se for muito ruim. É um critério super injusto para a oposição. Outra coisa errada é o Lula ou outro qualquer político fazer campanha prá Deus e o mundo, sem ser candidato. Cada candidato deveria se apresentar de cara limpa e sem padrinho, afinal de contas, se ganhar, não é o padrinho que vai governar. Reeleição do jeito que está tem de acabar.

Anônimo disse...

Construir um aquário com o dinheiro público e dizer que não tem como pagar o piso salarial é fazer uma boa administração? Oh povo cego

Anônimo disse...

PARABENS MANOEL EM FIM ENCONTRO ALGUÉM DE BOM SENSO

Deodato Ramalho disse...

Qujem inventou a reeleição no Brasil foi o PSDB, inclusive patrocinando o escândalo da compra de deputados a R$ 200.000,00 cada um. Na época, teve deputado que renunciou ao mandato para não ser cassado. A participação de pessoas filiados a partidos políticos, nas campanhas eleitorais, é regra basilar da democracia. Engraçado, quando o FHC estava no auge (diga-se, da enganação) nunca ouvi ninguém dizer que não poderia... Um pouco de "simancol" não faz mal a ninguém!

Anônimo disse...

PESQUISA INFUENCIA QUEM NÃO SABE LER O CENARIO DENTRE OS MUNICIPIOS COM CERTEZA NÃO ESTA BOA VIAGEM, MADALENA, CANINDE CARIDADE, MONS TABOSA TAUA E SANTA QUITERIA ONDE PASSO E VEJO MARCAS DE MARCOS CALS QUE ELE DESAPARECEU NÃO É VERDADE
PESQUISA EM CURTAIS DE CID

Anônimo disse...

QUEM INVENTOU O ENEM QUE VIROU PROUNI, O FUNDEF QUE VIROU FUNDEB E BOLSA QUE FOI MPLIADA TAMBÉM FOI O PSDB. A POLITICA AMBIENTAL DO PT É PESSIMA EXCETO O TRABLHO DO DEODATO EM FORTALEZA A SAUDE É UMA CHAGA E ESMOLA VICIA O CIDADÃO
O PSDB CRIOU QUASE TODOS OS STUAIS PROGRAMAS, NÃO SÓ A REELEIÇÃO. O PT SÓ TEM O LULA MESMO. CONTIUNUAR E AMPLIAR O QUE ESTA CERTO É CORRETO NEGAR TODA UM HISTÓRIA É CEGUEIRA POLTICA

Deodato Ramalho disse...

Essa informação do blogueiro aí de cima não tem o menor fundamento. O único programa que teve início, NO PAPEL, no desgoverno FHC foi o hoje bolsa família. Vejam bem: no papel... porque, na prática, os recursos destinados para o programa eram insignificantes. Recentemente, saiu um estudo sobre o assunto e a conclusão é arrasadora contra o PSDB/DEM. Vou tentar encontrar e disponibilizar no blog. Vejam mais: 1. Na época do FHC/Tasso o BNB quase foi à falência; 2. A verba para agricultura familiar chegou no máximo 2,5 bilhões, agora são quase 17 bilhões; 3. O Luz para Todos é para todos mesmo, não apenas para os afilhados de políticos, agora a companhia de eletricidade é obrigada a colocar a energia. O governo paga.
Sugiro uma análise simples: pesquisar qualquer item de política governamental e comparar.
Por último: é muito hilário essa história que agora, por não terem o que dizer, ficam babando o Lula, falsamente, dizendo que o Lula presta, mas o PT não presta, blá blá blá... Antes era o sapo barbudo, analfabeto, comunista, radical etc etc etc. Um presidente não governa bem se não tiver quadros. O PT tem os melhores quadros da política brasileira. Isso é fato.

CARLOS disse...

MEU AMIGO VOCE MESMO SEM QUERER, TEM QUE INGULIR ESTA PESQUISA, O MARCOS CALS NEM AQUI EM BOA VIAGEM QUE ELE NOS ENGANA HÁ MUITO TEMPO NAO TERA OS VOTOS QUE VCS ACHAM QUE ELE TEM, ESTA MANO A MANO AQUI EM BOA VIAGEM